O QUE OCORREU NÃO FOI ACIDENTE, FOI CRIME

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Tulio
Administrador
Mensagens: 4928
Registrado em: 31 Out 2005, 04:35
Gênero: Masculino

O QUE OCORREU NÃO FOI ACIDENTE, FOI CRIME

Mensagem por Tulio »

O QUE OCORREU NÃO FOI ACIDENTE, FOI CRIME
19.07, 09h44
por Francisco Daudt, na Folha de S. Paulo

Gostaria imensamente de ter minha dor amenizada por uma manchete que estampasse, em letras garrafais, "GOVERNO ASSASSINA MAIS DE 200 PESSOAS". O assassino não é só aquele que enfia a faca, mas o que, sabendo que o crime vai ocorrer, nada faz para impedi-lo. O que ocorreu não pode ser chamado de acidente, vamos dar o nome certo: crime.

Remeto-me ao livro de García Marquez, "Crônica de uma morte anunciada". Todos sabiam e ninguém fez nada. E não me refiro a você, leitor, que se consome em sua impotência diante deste e de tantos descalabros que vimos assistindo semanalmente. Ao ponto de a ministra se permitir ao deboche extremo do "relaxa e goza'? Será esta sua recomendação aos parentes das novas vítimas? Refiro-me às autoridades (in)competentes, inapetentes de trabalho gestor. Refiro-me ao presidente Lula, que, há quantos meses, ó Senhor, disse em uma de suas bazófias inconseqüentes que queria "data e hora para o apagão aéreo acabar", como se não dispusesse da devida autoridade para tal.

Sinto pena de não ter estado na abertura do Pan, de não ter engrossado aquelas bem merecidas vaias. Talvez o presidente não se importe tanto, afinal, quem viaja de avião não é beneficiário de sua bolsa-esmola, não faz parte do seu particular curral eleitoral cevado com o dinheiro que ele arranca de nós. Devem fazer parte das tais "elites", que é como ele escarnece da classe média que faz (apesar do governo) o país crescer.

Qual de nós escapou do medo de voar desde o desastre da Gol HÁ NOVE MESES? Qual de nós assistiu confortável o jogo de empurra, "a culpa é dos controladores'; "não, é do ministério da defesa'; "a mídia também exagera tudo'; "é do lobby das empreiteiras que só querem fazer obras inúteis e superfaturadas nos aeroportos". Qual de nós deixou de ficar perplexo com a falta de ação efetiva para que o problema se resolvesse?

Perdão, acho que a tal falta de ação geral de governo é de tamanho tão extenso e dura tanto tempo que muitos de nós a ela nos acostumamos. Sou psicanalista, e, por dever de ofício, devo escutar o que meus clientes queiram dizer.

Pois nunca pensei que fosse pronunciar no consultório uma frase que venho repetindo há algum tempo, depois de que mensalões, valeriodutos, Land-Rovers, dólares na cueca, dossiês fajutos, renans calheiros, criminalidade, insegurança pública, impunidade, pizzas e tudo isso que o leitor já sabe se despejam fétida, diária e gosmentamente sobre nossas cabeças. A tal frase: "Não quero falar desse assunto". Os pacientes me respondem com alívio, "Ufa, eu também não!' É o desabafo da impotência partilhada. "Welcome to Congo'? Talvez seja um insulto ao Congo.

Pois agora quero falar deste assunto. Deram-me a oportunidade de ser menos impotente. Sei que falo por uma enorme quantidade de brasileiros trabalhadores que sustentam essa máquina de (des)governo, muitos mais que os 90 mil do Maracanã, para expressar o nojo e a raiva que esse acúmulo de barbaridades nos provoca. O governo sairá da inação, da omissão criminosa? Alguém será preso, punido por todas essas coisas? Infelizmente, duvido. Talvez condenem a mim, por ter deixado o coração explodir. Pagarei o preço alegremente, lembrando Graciliano Ramos, que, visitado no cárcere, travou com o amigo o seguinte diálogo:

- Puxa, Graça, você, aí dentro, de novo?

- E você, o que faz aí fora? Nestes tempos, lugar de homem honesto é na cadeia.
TULIO

ImagemWE ARE ALL MONKEYS

Avatar do usuário
Malamen
Mensagens: 1141
Registrado em: 08 Nov 2005, 11:23
Localização: 127.0.0.1
Contato:

Re.: O QUE OCORREU NÃO FOI ACIDENTE, FOI CRIME

Mensagem por Malamen »

:emoticon5:
Imagem

Avatar do usuário
Ashus
Mensagens: 129
Registrado em: 16 Jul 2007, 16:57

Re.: O QUE OCORREU NÃO FOI ACIDENTE, FOI CRIME

Mensagem por Ashus »

Aproveitamento político ou justas acusações?
O autocarro azul está a chamar

Avatar do usuário
Tulio
Administrador
Mensagens: 4928
Registrado em: 31 Out 2005, 04:35
Gênero: Masculino

Re: Re.: O QUE OCORREU NÃO FOI ACIDENTE, FOI CRIME

Mensagem por Tulio »

Ashus escreveu:Aproveitamento político ou justas acusações?


Com uma crise aérea que há quase um ano não sai dos jornais e já beira o caos, tu ainda tens dúvida? :emoticon5:
TULIO

ImagemWE ARE ALL MONKEYS

Avatar do usuário
Ashus
Mensagens: 129
Registrado em: 16 Jul 2007, 16:57

Re: Re.: O QUE OCORREU NÃO FOI ACIDENTE, FOI CRIME

Mensagem por Ashus »

Tulio escreveu:
Ashus escreveu:Aproveitamento político ou justas acusações?


Com uma crise aérea que há quase um ano não sai dos jornais e já beira o caos, tu ainda tens dúvida? :emoticon5:



Sou português, na Europa, não sei o que se passa no Brasil. Perguntei para formar minha ideia sobre o Brasil.

Avatar do usuário
spink
Mensagens: 3106
Registrado em: 08 Nov 2005, 11:10
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: O QUE OCORREU NÃO FOI ACIDENTE, FOI CRIME

Mensagem por spink »

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Avatar do usuário
Tulio
Administrador
Mensagens: 4928
Registrado em: 31 Out 2005, 04:35
Gênero: Masculino

Re: Re.: O QUE OCORREU NÃO FOI ACIDENTE, FOI CRIME

Mensagem por Tulio »

Ashus escreveu:
Tulio escreveu:
Ashus escreveu:Aproveitamento político ou justas acusações?


Com uma crise aérea que há quase um ano não sai dos jornais e já beira o caos, tu ainda tens dúvida? :emoticon5:



Sou português, na Europa, não sei o que se passa no Brasil. Perguntei para formar minha ideia sobre o Brasil.


Estão desculpa ae, meu.
TULIO

ImagemWE ARE ALL MONKEYS

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Re.: O QUE OCORREU NÃO FOI ACIDENTE, FOI CRIME

Mensagem por Jeanioz »

Ashus escreveu:
Tulio escreveu:
Ashus escreveu:Aproveitamento político ou justas acusações?


Com uma crise aérea que há quase um ano não sai dos jornais e já beira o caos, tu ainda tens dúvida? :emoticon5:



Sou português, na Europa, não sei o que se passa no Brasil. Perguntei para formar minha ideia sobre o Brasil.


Puxa, que legal. Como está aí no Paraíso? :emoticon16:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
Ashus
Mensagens: 129
Registrado em: 16 Jul 2007, 16:57

Re: Re.: O QUE OCORREU NÃO FOI ACIDENTE, FOI CRIME

Mensagem por Ashus »

Tulio escreveu:
Ashus escreveu:
Tulio escreveu:
Ashus escreveu:Aproveitamento político ou justas acusações?


Com uma crise aérea que há quase um ano não sai dos jornais e já beira o caos, tu ainda tens dúvida? :emoticon5:



Sou português, na Europa, não sei o que se passa no Brasil. Perguntei para formar minha ideia sobre o Brasil.


Estão desculpa ae, meu.


Na boa

Avatar do usuário
Ashus
Mensagens: 129
Registrado em: 16 Jul 2007, 16:57

Re: Re.: O QUE OCORREU NÃO FOI ACIDENTE, FOI CRIME

Mensagem por Ashus »

Jeanioz escreveu:
Ashus escreveu:
Tulio escreveu:
Ashus escreveu:Aproveitamento político ou justas acusações?


Com uma crise aérea que há quase um ano não sai dos jornais e já beira o caos, tu ainda tens dúvida? :emoticon5:



Sou português, na Europa, não sei o que se passa no Brasil. Perguntei para formar minha ideia sobre o Brasil.


Puxa, que legal. Como está aí no Paraíso? :emoticon16:


Deduzo que esteja a referir a Europa. Para mim é o paraíso, minha base no momento é em Bruxelas, viagens constantes a Paris, Londres... Para onde quer que nos viremos damos de caras com um país diferente. :emoticon16:

Apocaliptica

Re: Re.: O QUE OCORREU NÃO FOI ACIDENTE, FOI CRIME

Mensagem por Apocaliptica »

Ashus escreveu:
Jeanioz escreveu:
Ashus escreveu:
Tulio escreveu:
Ashus escreveu:Aproveitamento político ou justas acusações?


Com uma crise aérea que há quase um ano não sai dos jornais e já beira o caos, tu ainda tens dúvida? :emoticon5:



Sou português, na Europa, não sei o que se passa no Brasil. Perguntei para formar minha ideia sobre o Brasil.


Puxa, que legal. Como está aí no Paraíso? :emoticon16:


Deduzo que esteja a referir a Europa. Para mim é o paraíso, minha base no momento é em Bruxelas, viagens constantes a Paris, Londres... Para onde quer que nos viremos damos de caras com um país diferente. :emoticon16:


Aiai...há tantos imbecis e bandidos por aqui que não fazes idéia...

Aproveite o paraíso, porque aqui estamos todos a pular carnaval....e todos mortos.

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Re.: O QUE OCORREU NÃO FOI ACIDENTE, FOI CRIME

Mensagem por Jeanioz »

Ashus escreveu:
Jeanioz escreveu:Puxa, que legal. Como está aí no Paraíso? :emoticon16:


Deduzo que esteja a referir a Europa.


COM CERTEZA!!!! :emoticon12:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re.: O QUE OCORREU NÃO FOI ACIDENTE, FOI CRIME

Mensagem por Johnny »

Brasil é o inferno. Nunca venha para cá. Só tem assassinos, bandidos e pedintes. Fuja o quanto antes. Avise todos seu amigos e parentes. O que sua midia mostra daqui é uma mentira deslavada. Aqui é pior que o Vietcong. Pior que a Venezuela, Colombia.

Corra...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re: Re.: O QUE OCORREU NÃO FOI ACIDENTE, FOI CRIME

Mensagem por aknatom »

Johnny escreveu:Brasil é o inferno. Nunca venha para cá. Só tem assassinos, bandidos e pedintes. Fuja o quanto antes. Avise todos seu amigos e parentes. O que sua midia mostra daqui é uma mentira deslavada. Aqui é pior que o Vietcong. Pior que a Venezuela, Colombia.

Corra...


E se mesmo assim resolver vir, nunca, mas nunca mesmo, em hipótese alguma, aceite um vôo de uma empresa chamada tam. :emoticon12:
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Apocaliptica

Re.: O QUE OCORREU NÃO FOI ACIDENTE, FOI CRIME

Mensagem por Apocaliptica »

E nunca pouse em Congonhas. Nunca fique doente por aqui também, não ande na rua depois das 4 da tarde...mas pegue putas à vontade.

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Re.: O QUE OCORREU NÃO FOI ACIDENTE, FOI CRIME

Mensagem por Johnny »

Apocaliptica escreveu:E nunca pouse em Congonhas. Nunca fique doente por aqui também, não ande na rua depois das 4 da tarde...mas pegue putas à vontade.


? Esta não entendi... ?

Em qualquer lugar do planeta podemos pegar putas à vontade!
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apocaliptica

Re.: O QUE OCORREU NÃO FOI ACIDENTE, FOI CRIME

Mensagem por Apocaliptica »

Aqui este é o produto principal.

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Re.: O QUE OCORREU NÃO FOI ACIDENTE, FOI CRIME

Mensagem por Jeanioz »

Johnny escreveu:
Apocaliptica escreveu:E nunca pouse em Congonhas. Nunca fique doente por aqui também, não ande na rua depois das 4 da tarde...mas pegue putas à vontade.


? Esta não entendi... ?

Em qualquer lugar do planeta podemos pegar putas à vontade!


Mas país sub-desenvolvido é melhor. E o Brasil atrai gente por causa da propaganda turística sexual das mulatas semi-nuas... :emoticon19:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Apocaliptica

Re.: O QUE OCORREU NÃO FOI ACIDENTE, FOI CRIME

Mensagem por Apocaliptica »

Lógico. Tão claro isto...

Avatar do usuário
Ashus
Mensagens: 129
Registrado em: 16 Jul 2007, 16:57

Mensagem por Ashus »

Querem assustar este pobre europeu que desconhece o significado de violência urbana :emoticon5:

:emoticon16:

Trancado