Pilotos rejeitam pouso em Congonhas

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RicardoVitor
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Re: Re.: Pilotos rejeitam pouso em Congonhas

Mensagem por RicardoVitor »

Apocaliptica escreveu:
SickBoy escreveu:rio das conspirações ridículas. os pilotos voavam antes pra congonhas porque? são suícidas? queriam ser eles os mártires a denunciar o descaso do governo?


acho que os pilotos primam por suas vidas. até segunda-feira era seguro?


Um dia antes teve avião rodando na pista e ontem outro teve que arremeter, como está cansado de acontecer.


O procedimento de arremetida é tão normal quanto o de pouso.

Apocaliptica escreveu:No início do ano um avião ficou com o nariz pendurado na mesma avenida. Não quer saber de ouvir nada do que é fato né? Qua a pista é um lixo e curta, que passou por metade de uma reforma porque realmente precisava. Que foi feita para operar com aviões Electra. Que está no meio de um bairro onde a avenida está grudada na pista. Que e pista precisa ser fechada quando chove. Nada disso é verdade né?
Tudo imaginação.


Então devemos fechar 99% dos aeroportos do país, pois esses possuem pista bem mais curta, com menos recursos e muitos também bem próximos a áreas residenciais. Pinto Martins (Fortaleza), por exemplo, recebe inclusive tráfego internacional.
E uma novidade para você: Não se "fecha" pista. Os controladores informam os pilotos das condições operacionais do aeródromo, e este é quem decide se pousa no destino ou se segue para a alternativa.

Apocaliptica escreveu:Pilotos são empregados sabia? Entram em aviões sem as mínimas condições


Mínimas condições?? Você não sabe sobre o que está falando, me desculpe.

Apocaliptica escreveu: de boca fechada para não perder emprego. Já teve amigo ou parente piloto? Já conversou com eles prá ouvir umas historinhas?


Sim, meu irmão é comandante comercial.

Apocaliptica escreveu:E então? Já decolou e pousou em Congonhas quantas vezes?


Humm, 4 vezes no jumpseat de um 737-800 (de maior porte que um A320, este que caiu). Te garanto que é 20 vezes mais tranquilo e seguro do que pousar, por exemplo, em Santos Dumont.
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Ferreira_br
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Re: Re.: Pilotos rejeitam pouso em Congonhas

Mensagem por Ferreira_br »

RicardoVitor escreveu:
Ferreira_br escreveu:
SickBoy escreveu:rio das conspirações ridículas. os pilotos voavam antes pra congonhas porque? são suícidas? queriam ser eles os mártires a denunciar o descaso do governo?


acho que os pilotos primam por suas vidas. até segunda-feira era seguro?


Os melhores pilotos tão indo voar é na China, na Índia. O comando dos "comandantes" cada vez mais está se limitando apenas ao nome. Antes, se o cara quisesse ficar meia hora voando até achar seguro aterrisar, ele ficava, o comandante mandava. Agora o que se têm cada vez mais é um empregado preocupado com combustível e outros detalhes financeiros em prejuízo da segurança. Se não obedece, tem outro disposto a obedecer por um salário freqüentemente menor. Os caras aqui trabalham já pela metade do salário.


Um monte de baboseira e desconhecimento do assunto. Desde sempre muitos comandantes descartam o pouso na pista auxiliar de Congonhas, não é nenhuma novidade, somente a imprensa sensacionalista e muitos "experts de última hora" estão considerando essa situação anormal. A preocupação com o combustível sempre foi rotina básica de todo comandante, existem cálculos padrões para sua quantidade, que sempre foram os mesmos. E a situação do mercado de trabalho na área é exatamente o contrário do que você disse, existe cada vez mais uma escassez de bons comandantes (com horas de vôo suficientes) para suprir a crescente demanda de vôos no Brasil e no exterior. A Gol recentemente aumentou os salários de todos os comandantes em 45%. É incrível como chove de gente que adora falar pelos cotovelos sem conhecimento algum da causa.


Ontem mesmo eu ouvi declarações de um comandante aposentado da Varig no programa do Boechat na BandNews dizendo o que eu repito: que no tempo dele se ele tivesse que continuar voando, queimando combustível, gastando dinheiro, continuava, ele mandava! E que hoje os caras são pressionados, não tem mais o comando que se tinha.

Eu ouvi na quinta um comandante falando ao Luiz Carlos Alborghetti, que Congonhas é um sabão e que o aeroporto é inseguro, que deveria ser fechado. Disse mais, disse que pilotar no Brasil tá uma merda e que a vontade é de parar. Que os colegas dele tem ido para a China trabalhar.

E quanto ao salário é só pesquisar, tá cheio de informações na Internet.

Se é para acreditar em alguém, eu escolho acreditar nos pilotos, afinal são eles que estão para morrer com os passageiros. Estranha que suas declarações, principalmente quando podem falar anonimamente, sejam tão diferentes das dos orgãos oficiais e empresas aéreas.

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RicardoVitor
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Re.: Pilotos rejeitam pouso em Congonhas

Mensagem por RicardoVitor »

Eu é que te falo: deixe de assistir televisão e vá conversar com um comandante. Eu estou com um ao meu lado aqui, enquanto digito.

Já que "tá cheio de informações na Internet", então me diga o valor médio que é pago atualmente a um comandante por hora de vôo, vamos ver.
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O ENCOSTO
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Re: Re.: Pilotos rejeitam pouso em Congonhas

Mensagem por O ENCOSTO »

Apocaliptica escreveu:Ria da desgraça do seu país. Seja cúmplice. Quem se vende é a corja do PT, por isto seus pensamentos sempre acham uma saída suja para as ações dos outros.


Esse aeroporto, até onde sei, recebia voos de varios locais do mundo.

Ninguém sabia que ele não tinha condições ou estão querendo criar polemica agora para vender revista ou jornais?
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Re.: Pilotos rejeitam pouso em Congonhas

Mensagem por O ENCOSTO »

Temos um comandante aqui no forum. Seria interessante ver a opinião dele. Me refiro ao comandante euclides.
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Re: Re.: Pilotos rejeitam pouso em Congonhas

Mensagem por O ENCOSTO »

RicardoVitor escreveu:Eu é que te falo: deixe de assistir televisão e vá conversar com um comandante. Eu estou com um ao meu lado aqui, enquanto digito.

Já que "tá cheio de informações na Internet", então me diga o valor médio que é pago atualmente a um comandante por hora de vôo, vamos ver.


Durante o processo de falencia da VARIG, foi noticiado no jornal ZH que muitos dos pilotos da empresa estavam indo para a China.

Os salários de lá estavam melhores.

Pode ser que Gol e TAM ainda não estavam preparadas para substituir a VARIG. Por isso, esse pessoal partiu para a China.
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RicardoVitor
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Re: Re.: Pilotos rejeitam pouso em Congonhas

Mensagem por RicardoVitor »

O ENCOSTO escreveu:
RicardoVitor escreveu:Eu é que te falo: deixe de assistir televisão e vá conversar com um comandante. Eu estou com um ao meu lado aqui, enquanto digito.

Já que "tá cheio de informações na Internet", então me diga o valor médio que é pago atualmente a um comandante por hora de vôo, vamos ver.


Durante o processo de falencia da VARIG, foi noticiado no jornal ZH que muitos dos pilotos da empresa estavam indo para a China.

Os salários de lá estavam melhores.

Pode ser que Gol e TAM ainda não estavam preparadas para substituir a VARIG. Por isso, esse pessoal partiu para a China.


Isso é fato, há uma evasão para a Ásia, onde os comandantes brasileiros são bastante valorizados... Tem comandante recebendo até USD $15.000 líquidos/mês, com tudo garantido (moradia, educação para os filhos, etc). O que freou um pouco essa evasão foi a baixa do dólar, pois agora deixou de valer tanto a pena assim. Mas se eu fosse comandante ou copila iria lá pra fora, sim.
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Ferreira_br
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Re: Re.: Pilotos rejeitam pouso em Congonhas

Mensagem por Ferreira_br »

RicardoVitor escreveu:Eu é que te falo: deixe de assistir televisão e vá conversar com um comandante. Eu estou com um ao meu lado aqui, enquanto digito.

Já que "tá cheio de informações na Internet", então me diga o valor médio que é pago atualmente a um comandante por hora de vôo, vamos ver.


É rádio, não TV!

Na gol, com o aumento, o valor da hora de vôo foi de 88 pra 118 reais. Dá uma lida numa discussão como esta: http://forum.contatoradar.com.br/index. ... 10621&st=0

Pede para teu irmão nos explicar como é esse negócio do pessoal novo, co-piloto e tal, rezar, pagar, dar a bunda para conseguir trabalhar numa companhia.

Como eu disse, no Brasil, comandante tá recebendo até a metade do que se recebe no exterior, por isso o êxodo, e o pessoal novo se matando pra conseguir uma vaga.

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Samael
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Mensagem por Samael »

O avião não chegou a tocar na pista, atravessando-a sem causar danos.

Daí, creio que a pista seja irrelevante ao assunto. O ponto volta a ser falha humana.

Mas claro, os abutres estão sempre à espreita.

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Alexandre
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Mensagem por Alexandre »

21.7.07
Laudo do IPT, instituto do governo Serra, diz que pista de Congonhas está em ordem

A nota abaixo é do blog do Fernando Rodrigues, colunista da Folha, jornal que tem o governador José Serra em altíssima conta. Para tristeza da turma que acha que as 200 mortes em Congonhas devem ser debitadas na conta do presidente Lula, o IPT de fato emitiu um laudo que simplesmente coloca os pingos nos is: não há problemas com a pista principal de Congonhas. :emoticon11: O problema mesmo é de vergonha na cara, de certos jornalistas que escrevem antes de apurar...


Parecer técnico do IPT não encontra
problemas na pista principal de Congonhas

Parecer técnico parcial nº12792-301-ii realizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) na pista principal do aeroporto de Congonhas não identificou restrições ao uso da mesma. O documento é datado de ontem (19/07/2007). O resultado desse parecer é baseado, entretanto, em dados coletados até o dia 18 de julho de 2007 e também antes do acidente de terça-feira. As duas principais conclusões foram as seguintes:

1) Características mecânicas do revestimento asfáltico: segundo o relatório, o concreto utilizado na pista segue especificação da Infraero e é do mesmo tipo usado nos outros aeroportos. "A camada de rolamento das pistas principal e auxiliar segue o projeto na Faixa 2 das especificações da Infraero (SAO/GRL/900.ET-247/R2, página 60). Trata-se de concreto asfáltico usualmente adotado para obras desta natureza, largamente utilizado no Brasil em praticamente todas suas pistas de aeroportos", diz o texto. A avaliação do IPT é que "a mistura asfáltica após compactação e resfriamento pode ser considerada tecnicamente como apta para o tráfego de aeronaves, veículos e equipamento de obras". E segue: "Portanto, no que tange à concepção do revestimento asfáltico quanto às suas propriedades mecânicas, esta camada de rolamento atende às especificações de projeto e todas as implementações adotadas adicionaram características positivas", conclui o parecer.

2) Características de superfície do revestimento asfáltico a partir de resultados de atrito obtidos com Mu-Meter: nesse ponto, a análise aborda a questão do atrito em pista molhada. Uma das possíveis causas do acidente com o avião Airbus-A320 da TAM, em Congonhas (SP), seria a falta do "grooving" (ranhuras que ajudam no escoamento da água). Sem as ranhuras, dizem alguns, a pista ficaria mais escorregadia. O parecer diz que mesmo sem o "grooving" a pista está em boas condições. "Os valores encontrados nos dois monitoramentos recentemente realizados, mostram-se acima dos valores recomendados do ponto de vista de atrito em pista molhada, tendo em vista os limites recomendados internacionalmente (ICAO-Anexo 14) e nacionalmente (DAC). Ressalta-se ainda que estes patamares de valores de atrito foram alcançados sem a execução de grooving", descreve o relatório. Na conclusão, o instituto afirma que o nível de atrito está acima dos limites mínimos e que, portanto, a pista encontra-se em condições para pousos e decolagens. "Pela análise realizada, no que tange às condições de superfície do revestimento asfáltico, os valores medidos de atrito pela Infraero na pista principal por meio do equipamento mu-meter, na situação atual, revelam-se acima dos limites mínimos especificados", termina o texto.

Logo depois do acidente de terça-feira, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), contestou a informação vazada por autoridades do governo federal a respeito da existência de laudo técnico do IPT liberando a pista de Congonhas. O IPT é um órgão do governo do Estado de São Paulo --comandado, portanto, pelo tucano. O documento divulgado hoje demonstra que José Serra tem razão apenas parcial em sua reclamação. O laudo não é definitivo, só parcial. Mas o parecer não aponta nenhum óbice para o funcionamento da pista reformada do aeroporto paulistano.

Fonte.
"Desisti de ser feliz. Agora me sinto muito menos infeliz."
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"Um rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem."
Bertold Brecht

O que estou ouvindo?
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Alexandre
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Re: Re.: Pilotos rejeitam pouso em Congonhas

Mensagem por Alexandre »



Sem graça...
"Desisti de ser feliz. Agora me sinto muito menos infeliz."
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O que estou ouvindo?
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Re.: Pilotos rejeitam pouso em Congonhas

Mensagem por clara campos »

Estou a ver que no brasil a inquisição está viva e de boa saúde :emoticon5:
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

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Fernando Silva
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Re.: Pilotos rejeitam pouso em Congonhas

Mensagem por Fernando Silva »

Especialistas europeus em aviação afirmam que o problema no reversor direito do Airbus A320 da TAM não basta para explicar o acidente em São Paulo na última terça-feira

(BBCNews)

Segundo eles, um avião pode pousar sem problemas mesmo sem nenhum dos reversos funcionando, já que eles não integram o sistema principal de frenagem e representam apenas uma ferramenta suplementar, que não precisa obrigatoriamente ser acionada.

Mas sem os reversores, dizem os especialistas, os pilotos têm menos margem de manobra e precisam ser bem mais vigilantes e precisos no momento da aterrissagem.

"Quando os reversores não funcionam, os pilotos têm de ficar muito mais atentos em relação ao ponto onde o avião deve tocar a pista. Há uma distância mínima que deve ser respeitada no pouso para permitir a frenagem", disse Pierre Condom, consultor e ex-diretor da revista Air & Cosmos, à BBC Brasil.

"É totalmente possível pousar um avião sem utilizar nenhum dos reversores", afirma o ex-piloto Lionel Drozd, consultor em aeronáutica e diretor da Air Consult Europe.

Situação banal

Segundo Drozd, o piloto precisa respeitar o ponto de impacto na aterrissagem e não pousar muito depois desse ponto, além de utilizar a velocidade adequada no momento do pouso.

"Às vezes, os pilotos querem pousar o avião a qualquer preço e insistem em vez de tentar uma nova manobra", diz o ex-piloto, que garante já ter voado inúmeras vezes com aviões que estavam com o reversor em pane.

"Um reversor em pane é uma situação banal. Certamente as investigações não vão se concentrar nesse ponto. Elas devem analisar mais a questão da falta de ranhuras na pista", afirma Pierre Sparaco, editor da revista Aviation Week.

Ele confirma os comentários da TAM de que os reversores podem ser consertados no prazo máximo de dez dias, o que é chamado no jargão dos profissionais do setor de "tolerância técnica".

Segundo um especialista da Associação Européia de Cockpit, o reversor é um dos equipamentos da aeronave incluído na chamada Lista de Equipamento Mínimo (MEL, em inglês) internacional, uma relação dos equipamentos que podem ficar inoperantes em um determinado tipo de avião sem comprometer a segurança.

"Como o reversor faz parte dessa lista, só uma falha nele não seria suficiente para causar um acidente. Resta saber se no caso do Airbus essa autorização para o reversor está submetida a alguma condição", afirmou o especialista.

Para John Sampson, diretor de engenharia e operações técnicas da Associação Internacional de Segurança Aérea, o vídeo que mostra a aterrisagem do Airbus da TAM deixa "evidente" que o acidente "teve pouco a ver com o problema no reversor".

"Os pilotos provavelmente estavam informados sobre o incidente (na aterrisagem de outro avião) no dia anterior e de que a pista não tinha ranhuras (para o escoamento da água). Se eles tocaram solo em um ponto muito avançado da pista sabendo que não tinham dois reversores operantes, o mais provável é que aplicassem potência e tentassem arremeter", diz Sampson.

"Infelizmente, em uma aeronave automatizada, o freio automático e os spoilers aplicam peso sobre as rodas automaticamente depois que ela toca o chão. Por isso, os pilotos devem ter perdido muita velocidade para poder arremeter com a distância que ainda tinham disponível. Para uma pista tão curta e escorregadia, eles tardaram muito em decidir arremeter", opina.

"Mal pavimentada"

Todos os especialistas consultados pela BBC concordam em dizer que um acidente aéreo nunca é motivado por apenas um fator. Existe sempre, afirmam, uma confluência de elementos que acabam causando o desastre.

Apesar de afirmarem que ainda é cedo para tirar conclusões do acidente em Congonhas, eles levantam algumas hipóteses em relação ao caso do A320 da TAM.

Para o ex-piloto Drodz, que diz já ter pousado na pista de Congonhas há alguns anos, além de condições meteorológicas desfavoráveis e de problemas de água na pista, os pilotos da TAM podem ter pousado alguns metros depois do ponto ideal para a aterrissagem.

"Além de ter pousado depois do ponto que permitiria a frenagem, os pilotos podem ter utilizado uma velocidade elevada no momento da aterrissagem", diz ele, ressaltando que os pilotos da TAM "são competentes e utilizam aviões modernos".

"Os pilotos são extremamente prudentes. Se eles decidiram pousar o avião é porque eles não tinham dúvidas de que seria possível aterrissar. Mas talvez tivesse sido melhor que eles tivessem tido dúvidas", diz o consultor Pierre Condom.

Para ele, existem duas hipóteses: "ou havia problemas com a pista ou os pilotos superestimaram sua capacidade de pousar o avião nas condições do momento".

O ex-piloto Drozd diz que o A320 da Airbus, apesar de existir há quase 20 anos, "é dos aviões mais modernos e seguros do mundo", tendo sido construído em função de requisitos elevados de segurança.

A última vez que Drozd pousou em Congonhas foi há cerca de 15 anos e diz que já na época a pista era conhecida no jargão dos pilotos como "mal pavimentada".

Trancado