Benetton escreveu:
O processo de "crer" e "descrer" pelo qual passa uma pessoa, às vezes, deixa-me curioso.
Aqui mesmo no Fórum, tivemos um caso sui generis.
O Cathólico era um cara fervorosamente religioso. Defendia com unhas e dentes a sua Igreja. Nada o fazia mudar seus conceitos e opiniões sobre o catolicismo.
Passado algum tempo, estranhei sua ausência e perguntei, via MP, para o Aurélio, o que tinha acontecido com ele. E qual não foi a minha surpresa quando me disse que o Catholico tinha largado a sua Religião e passado a se identificar com outro Nick.
O "Catholico" virou então o "Alter-Ego".
Um cara meio despojado, desprendido, chegava até a ser irônico com algumas cartas da Montfort, uma Fundação que ele até admirava.
Depois de algum tempo, ele retorna à sua Igreja, de uma forma até mais contundente : Virou carismático da Igreja e frequenta a RCC.
Ele tentou até converter o Fernando Silva, vejam só.
Ele realmente passou a crer na sua Religião com mais relevo e destaque.
Eu ficava lendo as investidas dele, na esperança de que o Fernando Silva voltasse para a Igreja. Ele parecia sincero. Percebi isso em algumas de suas frases. Não fazia por mal. Ele realmente imaginava estar fazendo o bem, em sua tentativa de arrebanhar fiéis para a sua Comunidade.
Bom, o Emmmcri já foi ateu e hoje é religioso. Muitos aqui eram religiosos e hoje são ateus / agnósticos.
Isso me intriga até hoje : O que faz uma pessoa crer, descrer e depois voltar com mais força para sua Religião ?
Enfim, quais os processos comportamentais, psicossociais, cerebrais, etc que levam uma pessoa a "CRER" e a "DESCRER" ?
Sinceramente, penso que o Alter-Ego era católico mesmo quando se declarava ateu.
Lembro que em tópico, em que eu disse que ia fazer crisma, ele me convidou para ir em caravana para a Canção Nova, dizendo que "era bem legal lá" (ou algo parecido).
Isso quando ele não criava tópicos dizendo "Hoje quase fui assaltado, mas então eu disse:'Parem em nome de Jesus!', e eles foram embora!!!'. O que será que foi isso?", e outros...
Já o emmmcri eu não sei. Nunca li uma mensagem dele se dizendo ateu.