Ser agnóstico

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Jeanioz
Gênero: Masculino

Re: Ser agnóstico

Mensagem por Jeanioz »

emmmcri escreveu:
Jeanioz escreveu:
emmmcri escreveu:
DIG escreveu:
Jeanioz escreveu:
emmmcri escreveu:
jcceptico escreveu:Oi, já leio o fórum como visitante ha uns dois dias, mais só agora decidi me cadastrar e postar alguma coisa.
Estou com uma duvida.

Não seria a opção mais céptica o agnosticismo?
Não temos conhecimento para dizer que deuses não existem, dizer isso seria acreditar em algo, no fim tudo é possível.

Aqui no Rv o ateísmo é incontestável ! É dogmático !
Aqui quetiona-se tudo, menos o ateísmo.
Ele é tido como verdade absoluta , como a única posição racional possível.
Aqui no Rv é assim, com poucas exeções.
Abraços.

Imagem

:emoticon19: :emoticon19: :emoticon19:

Tudo o que não se questiona mais é Burrice.
Já conheço a ladainha ateísta, já sei que vocês vão dizer que não é dogma por isso e por aquilo.
Só quero que sejam homens de assumir que não questionam mais isso !
Algum macho por aqui ?

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Você cria um espantalho e diz que quem não se enquadrar nele não é macho? :emoticon5:

Minha pergunta é curta e simples:
Você questiona o seu ateímo ?

Sim, bastante. Mas nada de deus(es) até hoje para esclarecer qualquer coisa.

Aproveito e te faço outra pergunta: Você questiona seus dogmas religiosos?
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Ilovefoxes

Re.: Ser agnóstico

Mensagem por Ilovefoxes »

Todos somos ateus com Papai Noel, mas quando o ser fantasioso envolve uma religião, por puro remorso de ofender alguém dizem-se agnósticos.

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Jeanioz escreveu:
emmmcri escreveu:
Jeanioz escreveu:
emmmcri escreveu:
DIG escreveu:
Jeanioz escreveu:
emmmcri escreveu:
jcceptico escreveu:Oi, já leio o fórum como visitante ha uns dois dias, mais só agora decidi me cadastrar e postar alguma coisa.
Estou com uma duvida.

Não temos conhecimento para dizer que deuses não existem, dizer isso seria acreditar em algo, no fim tudo é possível.

Abraços.

Imagem

Já conheço a ladainha ateísta, já sei que vocês vão dizer que não é dogma por isso e por aquilo.
Algum macho por aqui ?

Você cria um espantalho e diz que quem não se enquadrar nele não é macho? :emoticon5:

Claro que questiono !! O crente mais maluco , xiíta, fundamentalista, questiona suas crenças sim, embora hipócritamente digam que não, daí parecerem ter uma fá cega!O questionamento é uma coisa da razão.
O que acontece é que internamente todo mundo questiona, agora ter coragem para admitir isso é uma humildade que poucos têm de ambos os lados.
Abraços.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Jeanioz escreveu:
emmmcri escreveu:
Jeanioz escreveu:
emmmcri escreveu:
DIG escreveu:
Jeanioz escreveu:
emmmcri escreveu:
Estou com uma duvida.

Abraços.

Imagem

Algum macho por aqui ?

Claro que questiono !! O crente mais maluco , xiíta, fundamentalista, questiona suas crenças sim, embora hipócritamente digam que não, daí parecerem ter uma fá cega!O questionamento é uma coisa da razão.
O que acontece é que internamente todo mundo questiona, agora ter coragem para admitir isso é uma humildade que poucos têm de ambos os lados.
legal é que agora acabei de ser incoeente com minha afirmação em relação aos ateus, isso é ótimo ! Adoro isso ! Mas têm idiotas que não entendem.
Abraços.
Editado pela última vez por emmmcri em 31 Jul 2007, 13:57, em um total de 1 vez.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Azathoth

Re: Re.: Ser agnóstico

Mensagem por Azathoth »

Ilovefoxes escreveu:Todos somos ateus com Papai Noel, mas quando o ser fantasioso envolve uma religião, por puro remorso de ofender alguém dizem-se agnósticos.

Eu acho que essa não é a principal razão. Como o Deus Judaico-Cristão foi o personagem ficcional humano mais comentado da história, muitas vezes abstraído por teólogos em representações não condizentes com o que a grande maioria dos fiéis possuem em mente, isso concedeu ao mesmo um certo ar de respeitabilidade intelectual, distanciando-o culturalmente de outros personagens folclóricos do imenso cemitério de seres sobrenaturais que costumamos chamar de "mitologia".

Ilovefoxes

Se o mito faz parte de uma cultura ou não, a sua veracidade continua a mesma.

André

Mensagem por André »

Ilovefoxes escreveu:Todos somos ateus com Papai Noel, mas quando o ser fantasioso envolve uma religião, por puro remorso de ofender alguém dizem-se agnósticos.

Em relação ao Deus cristão, ou qualquer Deus pessoal, eu sou ateu, ou melhor dizendo não acredito e para mim não existe.

Me digo agnóstico em relação ao início de tudo se é que houve. No sentido que é terreno de dúvidas, e prefiro admitir minha ignorância.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Dimítri

Mensagem por Dimítri »

Muito bem colocado (para a maioria dos casos).

Dimítri

Mensagem por Dimítri »

Azathoth escreveu:

Eu acho que essa não é a principal razão. Como o Deus Judaico-Cristão foi o personagem ficcional humano mais comentado da história, muitas vezes abstraído por teólogos em representações não condizentes com o que a grande maioria dos fiéis possuem em mente, isso concedeu ao mesmo um certo ar de respeitabilidade intelectual, distanciando-o culturalmente de outros personagens folclóricos do imenso cemitério de seres sobrenaturais que costumamos chamar de "mitologia".

Também muito bem colocado.

M ig

Mensagem por M ig »

Gosta mais de papai ou mamae???

M ig

Mensagem por M ig »

Eu sou assim.
Imagem

Não gosto muito da palavra agnóstico (para quem não sabe foi inventada por Thomas Huxley, o Buldog de Darwin.

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Evidente que todo ateu questiona o seu ateísmo enquanto cético. Mas questiona porque se pergunta as razões e significados da existência, e não porque deva ou não se dobrar à alguma verdade religiosa dogmática. Se deuses nunca tivessem sido criados ou apresentados, um homem poderia simplesmente jamais ter pensado nele, ou criar outras explicações para suas dúvidas existenciais...questionar o ateísmo alimenta ainda mais o próprio ateísmo, pois o ateu inventaria ( de inventário ) o arsenal disponível de crenças existentes e seus valores e vê que nada do que está disponível responde às suas perguntas. É tudo muito raso.
Imagem

M ig

Mensagem por M ig »

Azathoth escreveu:

quem não acredita no Noel não é ateu é apainoelista

Apo

Mensagem por Apo »

Engano-me...ou a maioria de ateus "machos" é maior do que a maioria de crentes "machos"?
Imagem

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

M ig escreveu:Eu sou assim.
Imagem

Não gosto muito da palavra agnóstico (para quem não sabe foi inventada por Thomas Huxley, o Buldog de Darwin.

O filme dessa foto é muito bom... muito infantil... mas muito bem feito... chega ser hilário.

" Alice e o espelho mágico "se não me engano.

M ig

Mensagem por M ig »

Apo escreveu:Engano-me...ou a maioria de ateus "machos" é maior do que a maioria de crentes "machos"?

maior em que sentido? :emoticon12:

jcceptico

Mensagem por jcceptico »

AZATHOTH:
"Afirmar que não existe o sobrenatural é tão categórico quanto afirmar que não existe o éter luminífero e que alienígenas não auxiliaram a construção de monumentos da antigüidade. Essas proposições são probabilísticas, devem ser lidas como "é extremamente implausível que haja o éter luminífero, vai contra um grande contingente de evidência empírica que acumulamos na física do século passado" e "não há a menor evidência para contatos com ETs na Antigüidade e conhecemos bem os processos de construção das pirâmides egípcias e Stonehenge e os mesmos são compatíveis com os potenciais técnicos das culturas humanas de seu tempo".

DIMITRI:
"Sim, contanto que você não seja apenas neutro com divindades, mas também com tudo que é sobrenatural. Assim, é totalmente contraditório um agnóstico "não saber" se deuses existem e, ao mesmo tempo, ensinar aos seus filhos que papai-noel, fada-do-dente, entre outros serem sobrenaturais, não existem. "

E OUTROS: com a mesma idéia.
===========================================

RESPOSTA

Papai noel é um ser sabidamente inventado, não é como espiritos, vampiros e o pé grande.
Não tenho motivos para ser agnóstico sobre o papai noel.
Sobre espiritos, vampiros e pé grande, os acho astronomicamente com poucas chances, sem dizer que são falsos... tudo é possível... podemos até estar em um trumanshow controlado por alienígenas, isso só é altamente improvável.
Deus difere desses exemplos, talvez vocês estejam muito acostumados com uma visão de deus pessoal, um velho barbudo que sabe tudo e manda na gente... Como cresci em uma comunidade nipônica em Jacarei e lá vivi até meus 15 anos, estou mais acostumado com uma idéia budista mais fantástica de deus.
Diferente de vampiro, que é só uma entidade, deus, não é tão simples, é muito abstrato.
Existem diversas variações de descrições semelhantes, muitas delas especulam um deus que não é uma entidade como essas e sim toda a existência e o inicio dela, a fonte misteriosa de onde ela jorra.
É uma idéia com uma complexidade muito maior e de difícil compreensão, inclui o universo e todos os seres vivos, é panteísmo, um universo que pensa e se origina de uma alma universas... é mais complexo e tem implicações muito mais profundas que esses seres mencionados.

Esse deus não chega a ser exclusividade dos budistas, minha esposa é católica não praticante e também é mística, consulta tarologas, faz simpatias e lê coisas sobre Wicca.
Mesmo sendo cristã não compartilha da idéia de trindade ou de um velho que sabe tudo, tem uma visão mais próxima ao deus budista. Acredito que por influência da wicca, ela enfeite mais isso, fala sobre a mãe terra, que pra ela é só mais uma das materializações do divino cósmico, encarnado na própria terra.
Conheço muitos cristão mais místicos que tem uma variação dessa idéia de deus, sempre com algum enfeite ou floreio.
Eu estou de acordo com o André, o inicio é a grande questão, é o que nos mostra nosso limite.
Acho que o universo não pensa... acho sem ter certeza... nem sei o que é consciência direito, nem sei se temos isso... o livre arbitrio é outra grande questão que não me deixa negar deus como uma opção. Não consigo entender consciência sem livre arbitrio e sem livre arbitrio quem pensa não sou eu e sim o universo.

================================

Azathoth:
"A idéia de uma mente que não tem um lugar para estar ou um tempo para pensar é simplesmente uma incoerência lógica".

==============
RESPOSTA

A existência é também uma coisa ilógica.
O espaço infinito também é algo muito esquisito, existem teorias que falam sobre muitiversos (teoria M) com infinitos universos iguais ao nosso.
A idéia de matéria infinita e espaço infinito também é ilógica.
Tempo relativo também não é muito fácil de entender.
A idéia de um deus fala sobre essa coisa que não se pode entender, de onde isso tudo jorra.
O que muda é que uns pensam nisso como algo morto e outros como algo vivo, até onde vejo ambas as coisas são esquizofrênicas.
Se você pensar bem, nem o que é consciência entendemos direito, muito menos o que seria a consciência de um deus que é algo tão diferente de nós.
Não é por não entendermos que devemos negar as alternativas, na origem são todas malucas, sejam vivas ou mortas.
Só acho deus existir, menos provável que inexistir, ao olhar o mundo a nossa volta costumo pensar em minha infinita burrice, que ele teria que ser muito mau ou masoquista para criar nosso mundo.
Tenho dúvidas de que ele inexista, deus é muito mais provável que fadas, duendes e genéricos.
Sobre o agnosticismo ser melhor que o ateismo, eu não soube me expressar. Eu quiz dizer que é uma opção mais cética, uma opção que não pretender dar respostas a perguntas que não temos conhecimento que baste para responder. Concordam ou não?
Acreditar é ser escravo de ilusões. Quem abandona a razão, abre mão da liberdade.

Apo

Mensagem por Apo »

M ig escreveu:
Apo escreveu:Engano-me...ou a maioria de ateus "machos" é maior do que a maioria de crentes "machos"?

maior em que sentido? :emoticon12:

Proporcionalmente ao número de ateus e crentes...
Imagem

Ilovefoxes

M ig escreveu:quem não acredita no Noel não é ateu é apainoelista
Mas eu nunca vi nenhum apainoelóstico.

Malamen
Contato:

Mensagem por Malamen »

Eu sou apainoelista também.

Apainoelósticos são os de mente fraca. :emoticon12:
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

emmmcri escreveu:Tudo o que não se questiona mais é Burrice.
Algum macho por aqui ?

Edson, menos.

No dia em que você provar que a sua fé é mais do que sentimentos pessoais, que só acontecem na sua cabeça, conversaremos.
Até lá, sua crendice tem tanto valor para nós quanto lobisomens e duendes (cuja existência você não aceita).

Dimítri

Mensagem por Dimítri »

jcceptico escreveu:AZATHOTH:
"Afirmar que não existe o sobrenatural é tão categórico quanto afirmar que não existe o éter luminífero e que alienígenas não auxiliaram a construção de monumentos da antigüidade. Essas proposições são probabilísticas, devem ser lidas como "é extremamente implausível que haja o éter luminífero, vai contra um grande contingente de evidência empírica que acumulamos na física do século passado" e "não há a menor evidência para contatos com ETs na Antigüidade e conhecemos bem os processos de construção das pirâmides egípcias e Stonehenge e os mesmos são compatíveis com os potenciais técnicos das culturas humanas de seu tempo".

DIMITRI:
"Sim, contanto que você não seja apenas neutro com divindades, mas também com tudo que é sobrenatural. Assim, é totalmente contraditório um agnóstico "não saber" se deuses existem e, ao mesmo tempo, ensinar aos seus filhos que papai-noel, fada-do-dente, entre outros serem sobrenaturais, não existem. "

E OUTROS: com a mesma idéia.
===========================================

RESPOSTA

Papai noel é um ser sabidamente inventado, não é como espiritos, vampiros e o pé grande.
Sobre espiritos, vampiros e pé grande, os acho astronomicamente com poucas chances, sem dizer que são falsos... tudo é possível... podemos até estar em um trumanshow controlado por alienígenas, isso só é altamente improvável.
Deus difere desses exemplos, talvez vocês estejam muito acostumados com uma visão de deus pessoal, um velho barbudo que sabe tudo e manda na gente... Como cresci em uma comunidade nipônica em Jacarei e lá vivi até meus 15 anos, estou mais acostumado com uma idéia budista mais fantástica de deus.
Diferente de vampiro, que é só uma entidade, deus, não é tão simples, é muito abstrato.
Existem diversas variações de descrições semelhantes, muitas delas especulam um deus que não é uma entidade como essas e sim toda a existência e o inicio dela, a fonte misteriosa de onde ela jorra.
É uma idéia com uma complexidade muito maior e de difícil compreensão, inclui o universo e todos os seres vivos, é panteísmo, um universo que pensa e se origina de uma alma universas... é mais complexo e tem implicações muito mais profundas que esses seres mencionados.

Esse deus não chega a ser exclusividade dos budistas, minha esposa é católica não praticante e também é mística, consulta tarologas, faz simpatias e lê coisas sobre Wicca.
Mesmo sendo cristã não compartilha da idéia de trindade ou de um velho que sabe tudo, tem uma visão mais próxima ao deus budista. Acredito que por influência da wicca, ela enfeite mais isso, fala sobre a mãe terra, que pra ela é só mais uma das materializações do divino cósmico, encarnado na própria terra.
Conheço muitos cristão mais místicos que tem uma variação dessa idéia de deus, sempre com algum enfeite ou floreio.
Eu estou de acordo com o André, o inicio é a grande questão, é o que nos mostra nosso limite.
Acho que o universo não pensa... acho sem ter certeza... nem sei o que é consciência direito, nem sei se temos isso... o livre arbitrio é outra grande questão que não me deixa negar deus como uma opção. Não consigo entender consciência sem livre arbitrio e sem livre arbitrio quem pensa não sou eu e sim o universo.

================================

Azathoth:
"A idéia de uma mente que não tem um lugar para estar ou um tempo para pensar é simplesmente uma incoerência lógica".

==============
RESPOSTA

A existência é também uma coisa ilógica.
O espaço infinito também é algo muito esquisito, existem teorias que falam sobre muitiversos (teoria M) com infinitos universos iguais ao nosso.
A idéia de matéria infinita e espaço infinito também é ilógica.
Tempo relativo também não é muito fácil de entender.
A idéia de um deus fala sobre essa coisa que não se pode entender, de onde isso tudo jorra.
O que muda é que uns pensam nisso como algo morto e outros como algo vivo, até onde vejo ambas as coisas são esquizofrênicas.
Se você pensar bem, nem o que é consciência entendemos direito, muito menos o que seria a consciência de um deus que é algo tão diferente de nós.
Não é por não entendermos que devemos negar as alternativas, na origem são todas malucas, sejam vivas ou mortas.
Só acho deus existir, menos provável que inexistir, ao olhar o mundo a nossa volta costumo pensar em minha infinita burrice, que ele teria que ser muito mau ou masoquista para criar nosso mundo.
Tenho dúvidas de que ele inexista, deus é muito mais provável que fadas, duendes e genéricos.
Sobre o agnosticismo ser melhor que o ateismo, eu não soube me expressar. Eu quiz dizer que é uma opção mais cética, uma opção que não pretender dar respostas a perguntas que não temos conhecimento que baste para responder. Concordam ou não?

Vejamos: ele sabe que papai noel não existe, e baseado na opinião pessoal dele (o não ter motivos) o papai noel também não existe. É, o TudoSei voltou!!!

Shanaista

Mensagem por Shanaista »

jcceptico escreveu:Não temos conhecimento para dizer que deuses não existem, dizer isso seria acreditar em algo, no fim tudo é possível.

aí ja é você quem esta dizendo... mas supondo que algum deles exista, eles serveriam para que mesmo? :emoticon5:

veja que o porquê de qualquer deus, sempre depende da opiniao pessoal de quem acredita... pra mim é bem estranha essa maneira dos deuses sutentarem a propria existencia, pois supondo que os crentes sumam, a existencia de qual deus sobrevivera? :emoticon5:

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

jcceptico escreveu:Diferente de vampiro, que é só uma entidade, deus, não é tão simples, é muito abstrato.

Como apontei anteriormente, essa idéia de divindade abstrata e cada vez mais distante de concepções populares de deus pessoal é uma construção cultural que pode ser traçada historicamente. A influência aristotélica de conceitos como "motor imóvel" sobre o Deus Judaico-Cristão é um exemplo de maior abstração. Místicos cristãos como Meister Eckhart falando que Deus é o "grande vazio" é outra.

E finalmente, não há nenhum princípio ditando que uma divindade mais abstrata é extremamente mais plausível que uma mais concreta. Um dragonete invisível e sem massa é uma entidade mais abstrata do que um porco de três cabeças, entretanto julgo que você aceitaria sem pestanejar que a hipotética criatura mais concreta é a mais plausível de existir.

jcceptico escreveu:um universo que pensa e se origina de uma alma universas...

Não possuímos a menor razão para acreditar em algo assim, a evidência aponta que o Universo é fundamentalmente estúpido.

jcceptico escreveu:Acredito que por influência da wicca, ela enfeite mais isso, fala sobre a mãe terra, que pra ela é só mais uma das materializações do divino cósmico, encarnado na própria terra.

Podemos contemplar o Universo e reverenciá-lo como algo sagrado sem cair em superstições e crenças New Age sem fundamentos empíricos. O repertório literário da divulgação científica do astronônomo Carl Sagan, por exemplo, é profundamente místico e contemplativo apesar de ser também profundamente naturalístico.

jcceptico escreveu:Acho que o universo não pensa... acho sem ter certeza...

Eu tenho certeza, no sentido probabilístico que comentei anteriormente. Dada a altura do campeonato, é profundamente improvável que o Universo seja sentiente. Nós nunca projetamos ainda nada sentiente, mas todas as coisas que projetamos que imitam coisas inteligentes como sistemas de reconhecimento de padrões que aprendem com experiência são extremamente complexas. E o nosso cérebro é o artefato mais complexo do Universo conhecido.

jcceptico escreveu:nem sei o que é consciência direito

Ainda é uma das grandes questões em aberto, e na minha opinião a mais fascinante.

jcceptico escreveu:Não consigo entender consciência sem livre arbitrio e sem livre arbitrio quem pensa não sou eu e sim o universo.

Você é parte do Universo e seus processos de tomada de decisão dependem diretamente de partes de você que são fundamentalmente não-pensantes. Ainda sim, você como um todo é muito mais livre que suas partes, ainda mais com sua notável capacidade de antever mentalmente cenários hipotéticos do futuro para avaliar o melhor curso a ser tomado.

jcceptico escreveu:O espaço infinito também é algo muito esquisito, existem teorias que falam sobre muitiversos (teoria M) com infinitos universos iguais ao nosso. A idéia de matéria infinita e espaço infinito também é ilógica. Tempo relativo também não é muito fácil de entender.

Conclusões contra-intuitivas do empreendimento científico são difíceis de aceitar por consequência de hábitos mentais inatos, mas educação, criatividade e esforço é capaz de contornar essas dificuldades até certo grau e nos estimular a pensar nessas questões com novos horizontes.

E depois, mesmo com todas as conclusões científicas estranhas do século passado, a dependência ontológica entre mente e cérebro só foi cada vez mais fortalecida por avanços em neurocirurgia e ciências cognitivas. A estranheza da física moderna não dá o menor suporte para a idéia de uma mente que pode pensar sem um tempo para pensar e estar em lugar nenhum e que ainda por cima criou o Universo e deseja manter relacionamentos pessoais com seres sentientes.

jcceptico escreveu:Se você pensar bem, nem o que é consciência entendemos direito

É o problema mais difícil das neurociências. Mas avançamos bastante desde a revolução das ciências cognitivas há 30 anos.

jcceptico escreveu:muito menos o que seria a consciência de um deus que é algo tão diferente de nós.

Na altura de um campeonato, a idéia de poder existir algo que pensa, tem vontades, ambições e impulsos morais por si próprio, de forma basal, fundamental, sem uma complicada arquitetura por trás, é totalmente incoerente.

jcceptico escreveu:Não é por não entendermos que devemos negar as alternativas, na origem são todas malucas, sejam vivas ou mortas.

Os modelos cosmológicos de origem definitiva do Universo que possuímos possuem poder explanatório e preditivo melhor que a hipótese de um deus.

jcceptico escreveu:Sobre o agnosticismo ser melhor que o ateismo, eu não soube me expressar. Eu quiz dizer que é uma opção mais cética, uma opção que não pretender dar respostas a perguntas que não temos conhecimento que baste para responder. Concordam ou não?

Mais uma vez, não concordo, primeiramente porque agnosticismo não está em oposição ao ateísmo, os dois posicionamentos são filosoficamente distintos; um é uma teoria epistemológica que dita que o sobrenatural é inatingível pela razão humana e o outro, uma asserção metafísica da existência ou não de deuses. Um agnóstico ou é ateu ou é teísta.

Apesar de eu ter sido um agnóstico durante vários anos, hoje julgo o posicionamento incoerente. Existe informação suficiente sim para julgarmos a hipótese da existência de um deus. Conceitos de deus extremamente vagos e abstratos projetados para resistir a essa análise podem ser descartados pelo não-cognitivismo, o fato de serem hipóteses sem a menor utilidade e possibilidade de serem falseadas.

M ig

Mensagem por M ig »

jcceptico escreveu:Não temos conhecimento para dizer que deuses não existem, dizer isso seria acreditar em algo, no fim tudo é possível.

É até possível que deus seja uma panqueca voadora como um QI de 2.5 na escala de richter

Trancado