Segurança e forças armadas em uma sociedade anárquica
Segurança e forças armadas em uma sociedade anárquica
Historicamente, grupos com o poder de matar outras pessoas rapidamente valeram-se dessa mortal capacidade para impor o controle sobre sociedades, como os paramilitares alemães e italianos nos anos 20 e todos os exemplos de ditaduras africanas e latino-americanas nas décadas seguintes.
Na ausência de um estado regulador, qual seria a garantia contra a ascenção de ditaduras militares?
Uma solução que havia pensado é fragmentar instituições de segurança e forças armadas. Cada bairro em uma hipotética nação anárquica poderia ter sua própria polícia particular. Cada município, seu próprio exército privado. Qualquer tentativa de insurgência seria sufocada pelos poderes adjacentes. Leis de anti-monopólio bélico teriam que ser consolidadas.
O que acham?
Na ausência de um estado regulador, qual seria a garantia contra a ascenção de ditaduras militares?
Uma solução que havia pensado é fragmentar instituições de segurança e forças armadas. Cada bairro em uma hipotética nação anárquica poderia ter sua própria polícia particular. Cada município, seu próprio exército privado. Qualquer tentativa de insurgência seria sufocada pelos poderes adjacentes. Leis de anti-monopólio bélico teriam que ser consolidadas.
O que acham?
Re.: Segurança e forças armadas em uma sociedade anárquica
Boa pergunta. Não sei como funcionaria uma sociedade anárquica em escala nacional. Historicamente, as únicas bem sucedidas foram a Islândia viking medieval e cidades de mineradores no Velho Oeste americano, segundo alguns historiadores.
- Jeanioz
- Gênero: Masculino
Re: Segurança e forças armadas em uma sociedade anárquica
Azathoth escreveu:Uma solução que havia pensado é fragmentar instituições de segurança e forças armadas. Cada bairro em uma hipotética nação anárquica poderia ter sua própria polícia particular. Cada município, seu próprio exército privado. Qualquer tentativa de insurgência seria sufocada pelos poderes adjacentes. Leis de anti-monopólio bélico teriam que ser consolidadas.
É... seria uma boa...

"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
- Fedidovisk
A nivel de país é quase como hoje... sem garantias, apenas uma cooperação por questão de sobrevivência... se um estado ou nação mais poderos decidir invadir outro, não há poder adjacente que segure, dependedo de quem o faça... e até à quem faça...
- Jeanioz
Essa idéia do Azathoth me lembra vagamente o feudalismo.
A Monfort poderia se interessar...
A Monfort poderia se interessar...

"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
Re: Segurança e forças armadas em uma sociedade anárquica
Azathoth escreveu:Historicamente, grupos com o poder de matar outras pessoas rapidamente valeram-se dessa mortal capacidade para impor o controle sobre sociedades, como os paramilitares alemães e italianos nos anos 20 e todos os exemplos de ditaduras africanas e latino-americanas nas décadas seguintes.
Vale ressaltar a presença dessas ditaduras atuarem quando o país está em caos e tem o objetivo ou de promover o caos ou a ordem no que discerne se for de encontro com as suas ordens e objetivos no sistema.
Azathoth escreveu:Na ausência de um estado regulador, qual seria a garantia contra a ascenção de ditaduras militares?
Um povo conscientizado e com educação a alto nível, por mais que seja uma idéia utópica, mas é uma solução.
Azathoth escreveu:Uma solução que havia pensado é fragmentar instituições de segurança e forças armadas. Cada bairro em uma hipotética nação anárquica poderia ter sua própria polícia particular. Cada município, seu próprio exército privado. Qualquer tentativa de insurgência seria sufocada pelos poderes adjacentes. Leis de anti-monopólio bélico teriam que ser consolidadas.
O alistamento de pessoas seria maior, a natalidade (penso assim) consequentemente teria que aumentar, a pessoa no poder deveria ter um carater regulador e em regimes ditatorias pessoas não costumam controlar o poder que tem nas mãos.
Azathoth escreveu:O que acham?
Uma boa idéia.
- Apo
- Gênero: Feminino
Ainda tenho comigo a questão da soberania intra-nacional...não acho um bom negócio, não.

Re: Re.: Segurança e forças armadas em uma sociedade anárqui
Apo escreveu:Ainda tenho comigo a questão da soberania intra-nacional...não acho um bom negócio, não.
Você diz da soberania intra-nacional e esse reles forista que não entendeu nada com nada. Por favor, explique-vos sobre isso.
- Apo
Uma coisa é o Estado constituído de tal forma que seja soberano no panorama internacional. Toda Nação deve ser soberana. Mas internamente este mesmo Estado tem uma hierarquização que se reporta à ele, com jurisdições nacionais, estaduais e municipais. Imagine uma briga de interesses interna, entre os estados, quem apita?

Apo escreveu:Uma coisa é o Estado constituído de tal forma que seja soberano no panorama internacional. Toda Nação deve ser soberana. Mas internamente este mesmo Estado tem uma hierarquização que se reporta à ele, com jurisdições nacionais, estaduais e municipais. Imagine uma briga de interesses interna, entre os estados, quem apita?
Apita o mais forte, como hoje há uma sub divisão no oriente médio pela sua bela descrição, só que a questão lá é mais voltada a religião.
- Ateu Tímido
- Contato:
Dizer que os paramilitares alemães e italianos "controlaram o país" não é verdade. Eles não seriam páreo para os exércitos alemão e italiano se eles quisessem agir. O poder foi, de certa forma, "entregue" aos nazi-fascistas com a conivência dos militares.
- Apo
Joe escreveu:Apo escreveu:Uma coisa é o Estado constituído de tal forma que seja soberano no panorama internacional. Toda Nação deve ser soberana. Mas internamente este mesmo Estado tem uma hierarquização que se reporta à ele, com jurisdições nacionais, estaduais e municipais. Imagine uma briga de interesses interna, entre os estados, quem apita?
Apita o mais forte, como hoje há uma sub divisão no oriente médio pela sua bela descrição, só que a questão lá é mais voltada a religião.
Dentro do país apita o mais forte? HAUHAUHUAH Já sabe no que dá isto né?

Apo escreveu:Joe escreveu:Apo escreveu:Uma coisa é o Estado constituído de tal forma que seja soberano no panorama internacional. Toda Nação deve ser soberana. Mas internamente este mesmo Estado tem uma hierarquização que se reporta à ele, com jurisdições nacionais, estaduais e municipais. Imagine uma briga de interesses interna, entre os estados, quem apita?
Dentro do país apita o mais forte? HAUHAUHUAH Já sabe no que dá isto né?
É claro.
Vide Saddan Hussein entre outro loucos.
Umas nação assim seria massacrada pela coreia do norte
- Fedidovisk
Dentre todas as " vertentes políticas " ... tenho mais afinidade com o anarquismo...
Mas sem querer ser segregador, mas acredito que uma possível soluçao para o Brasil, seria a divisão do país em territorios menores, ou novos países... algo do tamanho da Argentina... Cuba só conseguiu atingir certas metas também, por conta do seu reduzido tamanho... o problema administrativo tem sua origen no físico.
Eu não tenho dúvida que iria melhorar muita coisa...

Mas sem querer ser segregador, mas acredito que uma possível soluçao para o Brasil, seria a divisão do país em territorios menores, ou novos países... algo do tamanho da Argentina... Cuba só conseguiu atingir certas metas também, por conta do seu reduzido tamanho... o problema administrativo tem sua origen no físico.

- Fedidovisk
Dou 3 palavras :
EUA, Iraque, ONU.
EUA, Iraque, ONU.
Fedidovisk escreveu:Dentre todas as " vertentes políticas " ... tenho mais afinidade com o anarquismo...![]()
A corrupção aumentaria, o numero de "coronéis" iriam aumentar. É melhor do jeito que estar, porém ter alguém com pulso para adotar medidas.
Apo escreveu:A Argentina é grande...
Em tamanho? Comparada a?
Up, ainda pode rolar algo interessante nesse tópico.
Fedidovisk escreveu:Dentre todas as " vertentes políticas " ... tenho mais afinidade com o anarquismo...![]()
Pois é. Veja o caso da pujante america central...
TULIO
WE ARE ALL MONKEYS

- zumbi filosófico
Numa sociedade anárquica tem que ser cada um por si. A lei do mais forte.
Como já falei anteriormente, se não tivessem essas coisas de estado, polícia, proteção ao ambiente, saneamento básico, e todas essas viadagens comunistas-hippies, hoje seríamos invulneráveis a bala e poderíamos viver em reatores nucleares. Talvez nem precisassemos comer, e soltassemos raios como o godzilla.
Como já falei anteriormente, se não tivessem essas coisas de estado, polícia, proteção ao ambiente, saneamento básico, e todas essas viadagens comunistas-hippies, hoje seríamos invulneráveis a bala e poderíamos viver em reatores nucleares. Talvez nem precisassemos comer, e soltassemos raios como o godzilla.

- King In Crimson
Aí se passa de uma anarquia para a ditadura.Joe escreveu:Fedidovisk escreveu:Dentre todas as " vertentes políticas " ... tenho mais afinidade com o anarquismo...![]()
A corrupção aumentaria, o numero de "coronéis" iriam aumentar. É melhor do jeito que estar, porém ter alguém com pulso para adotar medidas.
To com Churchill: nada melhor que a democracia.