Brasil joga fora 40% da comida que produz

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Re: Re.: Brasil joga fora 40% da comida que produz

Mensagem por Apo »

SickBoy escreveu:
Apo escreveu:
SickBoy escreveu:
Apo escreveu:
Johnny escreveu:Onde como é assim: Coma a vontade. Se ficar muita sobra será acrescido 3 reais. Funcionou. Tem muita gente que não faz de propósito. O olho é maior que o estômago mesmo. Tem outros que dizem, já que vou pagar, o dono que se dane.

O cúmulo da safadeza isto. Não é faturando mais que se educa.
Aqui o resultado disto ia ser que o cara iria falir rapidinho. Se o preço praticado pelo estabelecimento prevê com folga e margem de lucro que se coma para mais e para menos ( o dono que se dane é piada...), se eu por algum motivo não conseguir terminar de comer ou achar a comida ruim, vou querer é meu dinheiro de volta. Imagina...

pobres vítimas do povo brasileiro são os donos de restaurantes

Sim...arranjaram um jeito de faturar em cima do "desperdício" ( já devidamente embutido no preço). Só que me faltava compactuar com isto.

assim como o resturante "fatura" com os que comem pouco.

comida por kilo, simples. só na roça ainda não funciona assim :emoticon12:

Yep!
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Fedidovisk escreveu:Antigamente pagava-se o que era deixado no prato, uma espécie de "multa" ... e dalhe pratos limpos... mesmo que não fosse aplicada... e não era... a idéia intimidava, o fato é que não se via ninguem sendo multado, mas também ninguém desperdiçando.

Juro por deus, a virgem maria e o espírito santo. Nunca ouvi falar nesta barbaridade aqui no sul. Este país é heterogêneo mesmo.

Isto para nós é coisa descabida e que contraria todas as leis da economia. Agora a sorveteria vai cobrar se colocar a casquinha e eu resolver jogar fora. Assim como a Coca -Cola no copo.
Imagem

Ilovefoxes
Gênero: Masculino

Mensagem por Ilovefoxes »

Apo escreveu:
Johnny escreveu:Onde como é assim: Coma a vontade. Se ficar muita sobra será acrescido 3 reais. Funcionou. Tem muita gente que não faz de propósito. O olho é maior que o estômago mesmo. Tem outros que dizem, já que vou pagar, o dono que se dane.

O cúmulo da safadeza isto. Não é faturando mais que se educa.
Aqui o resultado disto ia ser que o cara iria falir rapidinho. Se o preço praticado pelo estabelecimento prevê com folga e margem de lucro que se coma para mais e para menos ( o dono que se dane é piada...), se eu por algum motivo não conseguir terminar de comer ou achar a comida ruim, vou querer é meu dinheiro de volta. Imagina...
Apo escreveu:
Johnny escreveu:A R$ 7,00 APO? Com churrasco? Tá de saca né? Tinha gente que pegava e enchia o prato de carne e deixava metade. No sudeste, neste tipo de restaurante com este tipo de comida e com carne controlada no balcão, o preço é no mínimo uns R$ 12,00. Claro que tem os solfvervices a vontade por R$ 8,00 ou um pouco mais, mas não com churrasco. Eu mesmo quando quero pego só carne (umas duas sobre coxas, uma linguiça e duas bistecas de porco) e depois de comer "calço" com um pouco de arooz com feijao.

O lucro dele é mínimo pois tem que concorrer com os que servem PF a R$ 5,00.

Muito barato. Mas seja lá como for, a medida é descabida. Ele que adeque o preço, assim os mal educados saem fora e ele não terá "prejuízo". É inversão de raciocínio isto. Cobrar por algo que ele vai jogar no lixo?

É como eu pegar uma sacola numa loja ( que o preço está embutido no produto) e resolver largar na lixeira da esquina por que decidi que o volume está me atrapalhando. Tenho todo direitto de fazer isto. Ou o dono da loja vai me perseguir e cobrar pela sacola que eu não quero mais carregar?
Este tipo de coisa nem sempre é falta de educação e nem pode ser tratado desta forma ( através de cobrança financeira). Não é assim que se educa.
Johnny escreveu:Não Apô pois o diferencial é exatamente esse. O preço era R$ 6,00 e não tinha lucro. Subiu para R$ 7,00. Está de bom tamanho. Se subir mais, o pessoal não come. É uma medida que funciona bem pois ninguém que eu conheço pega muito mais do que consegue comer e se o fez na primeira vez, explica ao dono e fica tudo bem.
Abraços

Ah sim. A comida é de ótima qualidade, caseira (com o tempero que fazemos em casa)
Apo escreveu:
Fedidovisk escreveu:Antigamente pagava-se o que era deixado no prato, uma espécie de "multa" ... e dalhe pratos limpos... mesmo que não fosse aplicada... e não era... a idéia intimidava, o fato é que não se via ninguem sendo multado, mas também ninguém desperdiçando.

Juro por deus, a virgem maria e o espírito santo. Nunca ouvi falar nesta barbaridade aqui no sul. Este país é heterogêneo mesmo.

Isto para nós é coisa descabida e que contraria todas as leis da economia. Agora a sorveteria vai cobrar se colocar a casquinha e eu resolver jogar fora. Assim como a Coca -Cola no copo.
Primeiro que é crime cobrar por desperdício. Aqui no Rio Grande do Sul, ao menos hoje, chamam a polícia. Já no resto do país as leis não são tão aplicadas.

Daqui a pouco eu, o freguês, vou querer cobrar do vendedor se meu estômago ficar cheio.

Bem, sempre há a oportunidade de fazer escândalo público para queimar o rabo do vendedor. As contradições nesse sistema são ótimas para ficar aos berros.

Fabi

Re.: Brasil joga fora 40% da comida que produz

Mensagem por Fabi »

Que cultura do disperdício é essa? :emoticon18: Eu sou decentende de alemães, a minha vó veio de lá na época da guerra....e ela cozinha tudo na quantidade certa... a minha mãe também...e assim a minha tia...a minha prima e etc...porque as pessoas não fazem um prato com uma quantidade razoavel de comida? se elas ainda sentirem fome....repitam..mas não façam pratos com montanhas de comida pra depois jogar fora....eu vou em restaurante todo dia e nunca disperdicei..na verdade uma vez só eu deixei algo no prato em restaurante...era um camarão com um rabo horrivel....mas nunca mais peguei camarão depois dessa.....
Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

Eu também sou contra desperdício de comida. Também fui criada em clima de economia de guerra... mentalidade de aproveitar até as sobras, de limpar a geladeira antes de fazer as próximas compras, de utilizar tudo sem desperdício de não deixar sobrar comida pra estragar. Em parte isso é neura... mas em outra parte é preocupante...

O mundo está ficando tão superpovoado que se cada pessoa do mundo deixar um grão de arroz no prato por refeição, ao final de apenas um dia com duas refeições feitas de arroz, terão sido desperdiçados aproximadamente 14 bilhões de grãos de arroz...
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Também há muito desperdício em armazenamento sem cuidados, com ratos e insetos, transporte precário, deterioração etc.
Estamos muito longe do ideal, e nossas estradas e portos não ajudam em nada, do jeito que estão.

Trancado