Off-topic existêncial - várias vidas

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Alter-ego
Gênero: Masculino

Off-topic existêncial - várias vidas

Mensagem por Alter-ego »

1. É uma proposição para todos. Sem discussão de credos, convicções político-filosóficas, etc.
2. A discussão não tem qualquer relação com a doutrina da reencarnação ou doutrinas afins.

A vida é feita de decisões. Às vezes gosto de fazer o exercício mental de tentar prever que outros rumos minha vida teria tomado se, nos momentos cruciais, tivesse tomado decisões diversas das que tomei no passado.
Podemos apenas ter uma idéia. Mas, na maioria das vezes, os resultados seriam imprevisíveis...
Quando me sinto meio down, ainda assim há um livro da Bíblia que gosto de ler, e que me acompanhou mesmo nos momentos de descrença. É o livro de Eclesiastes. Quem não conhece leia, sem preconceitos. Ele é bonito, sobretudo, pela sua humanidade:

Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade.
3. Que proveito tira o homem de todo o trabalho com que se afadiga debaixo do sol?
4. Uma geração passa, outra vem; mas a terra sempre subsiste.
5. O sol se levanta, o sol se põe; apressa-se a voltar a seu lugar; em seguida, se levanta de novo.
6. O vento vai em direção ao sul, vai em direção ao norte, volteia e gira nos mesmos circuitos.
7. Todos os rios se dirigem para o mar, e o mar não transborda. Em direção ao mar, para onde correm os rios, eles continuam a correr.
8. Todas as coisas se afadigam, mais do que se pode dizer. A vista não se farta de ver, o ouvido nunca se sacia de ouvir.
9. O que foi é o que será: o que acontece é o que há de acontecer. Não há nada de novo debaixo do sol.
10. Se é encontrada alguma coisa da qual se diz: Veja: isto é novo, ela já existia nos tempos passados. Vi tudo o que se faz debaixo do sol, e eis: tudo vaidade, e vento que passa.
15. O que está curvado não se pode endireitar, e o que falta não se pode calcular.
16. Eu disse comigo mesmo: Eis que amontoei e acumulei mais sabedoria que todos os que me precederam em Jerusalém. Porque meu espírito estudou muito a sabedoria e a ciência,
17. e apliquei o meu espírito ao discernimento da sabedoria, da loucura e da tolice. Mas cheguei à conclusão de que isso é também vento que passa.
18. Porque no acúmulo de sabedoria, acumula-se tristeza, e que aumenta a ciência, aumenta a dor.

Vaidade das vaidades! Tudo é fugaz...
Quem, às vezes, gostaria de ter outras existências paralelas e poder experimentar todas as coisas, situações e oportunidades que uma única vida não foi capaz de te propiciar?
Eu gostaria. É só por hoje...
Só por hoje eu não quero mais chorar
Só por hoje eu espero conseguir
Aceitar o que passou o que virá
Só por hoje vou me lembrar que sou feliz

Hoje já sei que sou tudo que preciso ser
Não preciso me desculpar e nem te convencer
O mundo é radical
Não sei onde estou indo
Só sei que não estou perdido
Aprendi a viver um dia de cada vez

Só por hoje eu não vou me machucar
Só por hoje eu não quero me esquecer
Que há algumas pouco vinte quatro horas
Quase joguei a minha vida inteira fora

Não não não não
Viver é uma dádiva fatal!
No fim das contas ninguém sai vivo daqui mas -
Vamos com calma !

Só por hoje eu não quero mais chorar
Só por hoje eu não vou me destruir
Posso até ficar triste se eu quiser
É só por hoje, ao menos isso eu aprendi
"Noite escura agora é manhã..."

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Só temos uma vida, como uma peça de teatro que se inicia, caminha e termina. O antes e o depois não existem, ou não sabemos.

Então nos agarremos ao que temos, que sabemos,e vamos ser ou tentar ser de uma forma ou de outra, pois se não podemos representar todos os papéis possíveis e imagináveis, podemos apenas ser, impulsionados por nossos desejos, decisões e pelas circunstâncias.

Tudo passa, varrido pelo vento do tempo, fica aquilo que cada um deixa, na forma de memória grafada em mídia, na memória dos que ainda existem, dos que vão existir e ter contato com nosso legado quase imortal.

Aquele que cre que pode continuar existindo, ainda que de outra forma, quando a sua vida termina, talvez não tenha a angústia daquele que sabe que só há uma única apresentação, entretando, este aproveita ao máximo a chance fugaz, aquele talvez se sente à beira da vida e sorri crendo poder desperdiçar à vontade seu tempo.

E isso nada tem haver com credos e religiões, ainda que estes tenham nascido por conta disso, e afinal hoje é sábado!
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

RicardoVitor

Re.: Off-topic existêncial - várias vidas

Mensagem por RicardoVitor »

Eclesiastes me emociona até hoje...
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

RicardoVitor

Re.: Off-topic existêncial - várias vidas

Mensagem por RicardoVitor »

Porque meu espírito estudou muito a sabedoria e a ciência, e apliquei o meu espírito ao discernimento da sabedoria, da loucura e da tolice. Mas cheguei à conclusão de que isso é também vento que passa. Porque no acúmulo de sabedoria, acumula-se tristeza, e que aumenta a ciência, aumenta a dor.

Esse trecho é o meu favorito.
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Alter-ego

Re: Re.: Off-topic existêncial - várias vidas

Mensagem por Alter-ego »

RicardoVitor escreveu:
Porque meu espírito estudou muito a sabedoria e a ciência, e apliquei o meu espírito ao discernimento da sabedoria, da loucura e da tolice. Mas cheguei à conclusão de que isso é também vento que passa. Porque no acúmulo de sabedoria, acumula-se tristeza, e que aumenta a ciência, aumenta a dor.

Esse trecho é o meu favorito.

É um trecho muito lindo.
"Noite escura agora é manhã..."

Trancado