REFORMA UNIVERSITÁRIA

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

REFORMA UNIVERSITÁRIA

Mensagem por Res Cogitans »

Importante: Peguei este texto não por concordar com ele, mas por ser um resumo da loucura que eles querem fazer a universidade.

UNE participa de audiência na Câmara para discutir "Universidade Nova"


Parlamentares, reitores e representantes do MEC e de entidades ligadas à educação também compareceram ao debate, realizado na Comissão de Educação e Cultura



Rever a estrutura curricular nas Universidades é um assunto que vem sendo discutido no mundo inteiro. No Brasil, sete universidades federais (Bahia, Brasília, do ABC, Rio de Janeiro, Pará, Piauí, do Recôncavo da Bahia e Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia) elaboraram um conjunto de propostas para mudar o arcabouço do ensino superior no país. O projeto, que recebeu o nome de "Universidade Nova" –em homenagem ao educador Anísio Teixeira e seu projeto "Escola Nova"–, foi tema de audiência pública realizada na terça-feira (17), na Comissão de Educação e Cultura da Câmara.

O debate, sugestão da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), contou com a participação do presidente da UNE, Gustavo Petta e representantes do MEC e de entidades ligadas à educação. Para o reitor da UFBA, Naomar Almeida Filho, um dos articuladores da proposta, a nova conjuntura conceitual exige que a universidade faça a articulação dos saberes, por meio da inter e da transdisciplinaridade, e de paradigmas alternativos de formação, que resgatem o pensamento complexo. "Não é possível que a universidade brasileira continue a ser uma instituição inculta", disse.

Mudanças
A composição do ensino superior por três ciclos –um bacharelado interdisciplinar, de formação geral; um ciclo de formação profissional específica; e um ciclo de pós-graduação– e o fim do vestibular como forma de ingresso dos estudantes nas universidades são algumas das mudanças previstas na proposta.

De acordo com a "Universidade Nova", o primeiro ciclo do ensino superior duraria três anos e seria composto por interdisciplinas, isto é, propiciaria ao aluno uma formação nas áreas de Humanidades e Ciências em geral, além de educação para cidadania. Quem optasse por uma profissão, passaria por uma seleção específica ao final desse período e cursaria o segundo ciclo, dedicado à formação profissional. Dependendo de cada curso, esse período poderia variar entre um e quatro anos.

Já aqueles que demonstrassem vocação para a carreira científica poderiam fazer o mestrado e doutorado sem precisar cursar as disciplinas técnicas que hoje são obrigatórias em qualquer bacharelado. Desse modo, a formação de um doutor seria reduzida dos atuais 10 anos (quatro de graduação, dois de mestrado e quatro de doutorado) para um período que poderia chegar a seis anos.

A "Universidade Nova" prevê ainda a criação de cursos superiores de curta duração, que propiciem a formação de "tecnólogo", para aqueles alunos que necessitam de uma formação profissional mais rápida.

Avanços
O presidente da UNE acredita que a proposta trará avanços importantes para a educação superior. Para ele, este é um projeto que não se rende à lógica do mercado, "aquela que visa apenas uma especialização profissional exclusiva, sem uma formação geral em cultura humanística, artística e científica". Entre os aspectos positivos, ele destacou o fim do exame de vestibular. Na sua opinião, esse tipo de prova é "um mecanismo traumático, excludente e não avalia a capacidade de raciocínio e criatividade das pessoas".

"Sabemos que as formas de seleção, neste sistema hoje em que a educação foi inserida, sempre vão existir. Mas o fato é que o vestibular é um processo extremamente estressante e angustiante. Por isso, é preciso se pensar outros instrumentos. O Universidade Nova propõe avaliar os futuros universitários durante o ensino médio, através de avaliação curricular ou do Exame Nacional do Ensino Médio. Talvez este seja um bom caminho. Mas é preciso a idéia ganhar mais corpo dentro da sociedade e ser amplamente debatida com diversos setores", afirmou Petta. O presidente da UNE disse que o assunto será levado às próximas reuniões e fóruns do movimento estudantil para que a entidade aprove uma resolução sobre o tema.

Petta lembrou que o próprio reitor da UFBA fez críticas ao vestibular, afirmando que caso ele prestasse o exame, não conseguiria passar. A justificativa é que a prova se resume a um sistema de memorização, vazio e sem competência para agregar conhecimento ao aprendizado do aluno.

Em entrevista ao EstudanteNet no fim do ano passado, Naomar explicou a idéia do fim do vestibular: "Nosso projeto não tem como objetivo primeiro acabar com o vestibular. Criticamos o seu caráter socialmente excludente e distorcido em termos pedagógicos. O vestibular é hoje muito mais uma seleção para eliminar e não para identificar talentos. E é traumático, em termos psicológicos", observou. (Leia aqui)

Reforma universitária
Durante a audiência, deputados e palestrantes defenderam a necessidade de uma reforma universitária. Os representantes das universidades, contudo, ressaltaram a importância da autonomia das instituições de ensino na definição dos rumos da reforma. Para Naomar Filho, a responsabilidade pela reforma universitária é das próprias universidades. "A legislação somente dará as condições para isso".

O presidente da UNE destacou a importante participação estudantil ao longo de todo o debate e construção da proposta de reforma universitária. Ele reclamou do sucateamento das instituições públicas e da expansão desenfreada do ensino privado, sem vinculação com os interesses do País ou com as demandas regionais. Cobrou também mais investimentos nas universidades: "A reforma universitária como um todo só vai ser completa com mudanças que garantam maior investimentos nas universidade", disse.

Petta defendeu ainda a necessidade da reforma da educação superior, mas disse que o Projeto de Lei 7200/06, do Poder Executivo, que institui essa reforma, precisa avançar em alguns pontos fundamentais, historicamente defendidos pelo movimento estudantil. Entre eles: o controle da compra das instituições privadas por corporações estrangeiras e os debates sobre os conteúdos curriculares. Ele defendeu também o investimento estatal para possibilitar a expansão do ensino.

O deputado Rui Pauletti (PSDB-RS) afirmou que a reforma universitária "é necessária e urgente" e citou como exemplos as avaliações feitas por instituições internacionais que não relacionam nenhuma das universidades brasileiras entre as 500 instituições de ensino superior mais importantes no mundo.

Já o reitor da UFBA questionou, entretanto, os critérios usados nessas avaliações e lembrou que há universidades brasileiras reconhecidas internacionalmente por sua qualidade de ensino.

Problemas curriculares
O secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Ronaldo Mota, afirmou, durante a audiência nesta terça-feira, que a atual estrutura curricular do ensino superior é "frustrante", especialmente para os estudantes universitários que têm mais de 24 anos e que já estão inseridos no mercado de trabalho. Segundo ele, o mérito do projeto Universidade Nova "é apontar as deficiências do ensino superior, especialmente a rigidez nos currículos".

A coordenadora de Educação da Federação do Sindicato de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), Fátima Reis, afirmou que a principal pergunta sobre o ensino superior é: qual o modelo de universidade que atende às necessidades brasileiras? Ela ressaltou que, qualquer que seja a opção adotada, serão necessários mais investimentos.

De acordo com o reitor da UFBA, o ensino superior no Brasil tem uma "profusão terminológica" e evidencia sérios problemas de articulação. Segundo ele, entre os problemas gerados pelo atual modelo de estrutura curricular estão: precocidade nas escolhas de carreira profissional; seleção limitada e pontual para ingresso na graduação; elitização da educação universitária; rigidez nos currículos da graduação; incompatibilidade quase completa com modelos de arquitetura acadêmica vigentes em outros países. O Ele defendeu mudanças no processo seletivo e disse que o vestibular é inútil. "Hoje, é apenas um exame de memorização, não de capacidade potencial", avaliou.

Investimentos
O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) defende a flexibilização dos currículos como forma de ampliar as vagas. O presidente da entidade Paulo Marcos Borges Rizzo, explicou que, desde 1997, as universidades federais tiveram um aumento de 40% na oferta de vagas, mas o número de professores e funcionários diminuiu no mesmo período. Ele expressou a preocupação dos professores com a expectativa do governo de ampliar a oferta sem aumentar os investimentos nas universidades.


Da Redação
Com Agência Câmara
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re.: REFORMA UNIVERSITÁRIA

Mensagem por Res Cogitans »

Já há uma niversidade federal com este modelo:

Os cursos de graduação estruturados pela Universidade durante o século XX, tanto no Brasil como no Exterior, partem de pressupostos muito diferentes dos descritos acima. Os cursos tradicionais procuravam dotar o aluno de uma “bagagem” de conhecimentos que o acompanhariam pelo resto da vida, para serem usados na solução de questões pertinentes a uma problemática mais ou menos permanente. Neste contexto, parecia razoável manter o aluno durante cinco anos na Universidade antes de colocá-lo no mercado de trabalho, de onde ele provavelmente não voltaria mais. Hoje, porém, esse pressuposto está superado, uma vez que o profissional terá que renovar seus conhecimentos ao longo da carreira, mantendo para isso alguma forma de interação com a Universidade. Daí a ênfase absoluta numa preparação calcada em conceitos básicos e postura científica, mediada por visão humanística abrangente e aplicada, voltada para o enfrentamento de problemáticas novas, e não num conhecimento acabado para ser aplicado em situações repetitivas.

O descompasso entre as velhas estruturas e as novas necessidades está gerando movimentos de mudança que estão renovando e ampliando os sistemas universitários de países desenvolvidos e em desenvolvimento. Na Europa, a necessidade de uniformizar os sistemas de ensino dos países da Comunidade Européia suscitou a Declaração de Bolonha, que propõe um sistema inovador com ampla mobilidade.

No Brasil, a criação de novas Universidades Federais, e em particular da UFABC, gera uma importante oportunidade de inovar, que não deve ser desperdiçada. Por isso, a Universidade Federal do ABC propõe o Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, que deverá ser o carro-chefe da graduação. Com uma duração de três anos, o novo Bacharelado conferirá aos graduandos um diploma que o habilitará a:

a) apresentar-se ao mercado de trabalho como cidadão de nível superior, dotado de visão atualizada da dinâmica científica e tecnológica na sociedade moderna, bem como de base analítico-conceitual necessária para futura profissionalização; ou

b) cursar Bacharelado em Física, Química, Matemática, Computação ou Biologia, com duração mínima de um ano, na própria UFABC; ou

c) cursar Licenciatura em Física, Química, Matemática, Computação ou Biologia, com duração mínima de um ano, na própria UFABC; ou

d) fazer um dos cursos de profissionalização em Engenharia da UFABC, com duração mínima de dois anos; ou ainda

e) candidatar-se ao Mestrado ou Doutorado em uma das áreas acima indicadas.

Assim sendo, o Bacharelado em Ciência e Tecnologia é a porta de entrada para um amplo conjunto de opções profissionais, todas elas assentadas sobre o mesmo substrato teórico-conceitual. Todos os alunos ingressantes na UFABC deverão cursá-lo, estabelecendo assim linguagem e visão comuns aos futuros físicos, engenheiros, químicos, matemáticos, etc. Assim, além de contribuir para a integração do conhecimento e justamente por isso, estaremos conferindo maior mobilidade ao sistema de formação superior, desacoplando a formação básica, que é permanente, da formação profissional, que o mundo moderno coloca em ebulição incessante. Esta turbulência, por sua vez, reduz as distinções entre cientistas e engenheiros, bem como entre as diversas modalidades destes e daqueles.

Na medida em que os cursos pós-Bacharelado partem de um substrato analítico-conceitual único, a Universidade ganha liberdade de referir suas opções de graduação diretamente às diversas problemáticas da sociedade moderna, ao invés de defini-las em função de distintas fenomenologias físicas, como fez o século XX ao criar as Engenharias Elétrica, Mecânica, Química, etc. Por isso, o conjunto de opções de cursos de Engenharia da UFABC deverá adotar recorte flexível, voltado para distintos universos de aplicação, tais como: Informação, Energia, Logística, Gestão, etc.


http://www.ufabc.edu.br
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re.: REFORMA UNIVERSITÁRIA

Mensagem por Alter-ego »

Eu tenho medo da Universidade nova... :emoticon15:
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re.: REFORMA UNIVERSITÁRIA

Mensagem por Suyndara »

A gente nunca vê a UNE se importar mais com política, só querendo acabar com o vestibular e detonar com o sistema de ensino :emoticon5:

Agora já tem cota para tanta coisa que até acho que o vestibular vai ser extinto de qualquer forma, quanto a pós-graduação :emoticon17:

Ainda não entrou em pauta, aliás na última reunião do Conselho Superior de Educação ficou claro que haverá muita resistência nesse sentido :emoticon4:

O assunto está sendo tão levado a sério que a conversa por aqui é bem outra:

http://www.capes.gov.br/servicos/salaim ... _0758.html

Ampliar fronteiras...

[]s
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re.: REFORMA UNIVERSITÁRIA

Mensagem por Suyndara »

Preocupante mesmo é o ofício aprovado pelo mentecapto do ministro da educação agora em julho :emoticon11:

"Reconhecimento de títulos de pós-graduação obtidos nos Estados Partes do MERCOSUL"

O que preocupa é que se trata muitas vezes de títulos obtidos em instituições que não são avaliadas e muitos alunos brasileiros estão indo para os países irmãos assistir a aulas intensivas, ministradas em português, a fim apenas de obter um título, independentemente de sua qualidade. :emoticon6:

Um lixo!
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re.: REFORMA UNIVERSITÁRIA

Mensagem por Najma »

A composição do ensino superior por três ciclos –um bacharelado interdisciplinar, de formação geral; um ciclo de formação profissional específica; e um ciclo de pós-graduação– e o fim do vestibular como forma de ingresso dos estudantes nas universidades são algumas das mudanças previstas na proposta.


Hum... melhor do que quotas para os menos privilegiados pelo sistema. Pelo menos a "caridade" é implícita e explícita.

Só quero ver daqui alguns anos quando as crianças da "escola nova" estiverem se formando na "universidade nova"... Supermercados caindo, shoppings centeres desabando... igrejas lotaaaadas sendo tragadas por terrenos de aluvião... Cirurgias de apêndice extirpando ovários e próstata, lavagens intestinais à base de formol; extirpação dos globos oculares para correção das sobrancelhas e palato mole... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re.: REFORMA UNIVERSITÁRIA

Mensagem por Najma »

As 7 pragas do Egito serão fichinha... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

E ainda tem gente com medo de uma guerra termonuclear... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 2482
Registrado em: 10 Ago 2007, 16:59
Gênero: Masculino

Re.: REFORMA UNIVERSITÁRIA

Mensagem por Wallace »

Nada de assombroso no modêlo, já que ao que parece, é o mesmo adotado na Suíça e se não me engano na Italia.
______________________________________________________________
Imagem

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: Re.: REFORMA UNIVERSITÁRIA

Mensagem por Suyndara »

Wallace escreveu:Nada de assombroso no modêlo, já que ao que parece, é o mesmo adotado na Suíça e se não me engano na Italia.


Para a pós-graduação não.

Não é questão de ser assombroso, é impraticável formar um doutor por esse modelo :emoticon2:

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 2482
Registrado em: 10 Ago 2007, 16:59
Gênero: Masculino

Re: Re.: REFORMA UNIVERSITÁRIA

Mensagem por Wallace »

Suyndara escreveu:
Wallace escreveu:Nada de assombroso no modêlo, já que ao que parece, é o mesmo adotado na Suíça e se não me engano na Italia.


Para a pós-graduação não.

Não é questão de ser assombroso, é impraticável formar um doutor por esse modelo :emoticon2:


Você acha????

Os "Doutores" que estão formulando o modêlo e mais alguns países chamados de adiantado, não...

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: REFORMA UNIVERSITÁRIA

Mensagem por Samael »

A coisa já está horrenda mesmo...

Os doutores ultra-especializados que não conhecem nada além do que eles mesmos passaram a vida estudando já abundam no "sistema".

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: Re.: REFORMA UNIVERSITÁRIA

Mensagem por Suyndara »

Wallace escreveu:
Suyndara escreveu:
Wallace escreveu:Nada de assombroso no modêlo, já que ao que parece, é o mesmo adotado na Suíça e se não me engano na Italia.


Para a pós-graduação não.

Não é questão de ser assombroso, é impraticável formar um doutor por esse modelo :emoticon2:


Você acha????

Os "Doutores" que estão formulando o modêlo e mais alguns países chamados de adiantado, não...


Os doutores desses países possuem educação básica de qualidade :emoticon4:

O problema da educação brasíleira não é a universidade e mto menos o doutorado, é ensino fundamental mesmo!

Trancado