Fedidovisk escreveu:Nossas os comunistas sempre são acusados de materialistas....
Existem digamos materialismos. O Materialismo histórico ou dialético, pensado por Marx, mas que encontra em Edward Palmer Thompson sua definição mais precisa é uma disciplina metodológica. Novamente Thompson a defini assim. Essa modalidade do materialismo, comum a marxistas, e ou pessoas influenciadas pelo marxismo, como é o caso de Thompson e outros ingleses, acabou levando a associação entre materialismo e comunismo. Mas essa é referente a esse materialismo histórico ou dialético.
Já o materialismo da física, fisicalismo, que se apóia na existência e explicação pela matéria, é algo diverso.
Argumenta-se que o materialismo histórico é busca justamente de em uma ciência social que se apoia no material, nas experiências humanas. Na qual o discurso é visto não por si, mas na sua relação com as práticas e realidade material. É um afastamento da filosofia idealista. Não no sentido de se ter ideais, mas no sentido de se basear apenas nas idéias para se fazer analise, no caso as palavras. A lingüística do discurso avança, segundo Ciro Flamarion Cardoso, justamente ao incorporar elementos não presentes no discurso em si, mas da realidade em que foram construídos.
Hoje isso nos pode parecer óbvio, mas não o era no passado, e filósofos idealistas, e analises estruturalistas que ignoravam ou que relegavam a segundo plano, a realidade material, eram comuns. Influenciaram escolas de pensamento, e se rejeitamos muito, corretamente, tem lá suas contribuições importantes em alguns assuntos, mesmo Thompson o maior crítico dessa escola de pensamento reconhece isso.