
Gilberto Scofield Jr. - Correspondente do Globo
PEQUIM - ONG Repórteres sem Fronteiras denunciou na quinta-feira que a China voltou a usar manicômios como forma de calar a oposição e as críticas ao governo, especialmente após a explosão na utilização da internet, que hoje tem mais de 162 milhões de usuários no país. A ONG afirma que um dos blogueiros mais polêmicos do país, He Weihua, foi internado num hospital psiquiátrico na província de Hunan contra a sua vontade, o que foi confirmado por parentes.
He é autor do blog Boxun, de viés jornalístico, que tem uma enorme audiência por seu trabalho investigativo sobre a corrupção no governo local e o aumento da inflação, especialmente dos produtos consumidos pelos mais pobres, como a carne de porco. O blogueiro teria sido internado no hospital psiquiátrico no início do mês após escrever que, se o Partido Comunista da China não fizesse nada para acabar com a corrupção no governo, a corrupção iria acabar com o partido.
Pequim, no entanto, não é o único governo a usar tradicionais métodos comunistas para silenciar quem incomoda o regime. Na semana passada, a ativista russa Larisa Arap foi libertada de uma internação forçada de 47 dias num hospital psiquiátrico, num caso que desatou uma onda de protestos de organizações de direitos humanos em todo o mundo.
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2007/ ... 528367.asp