É tão estranho: os bons morrem jovens...
Ontem à noite eu ia dar uma saidinha depois do trabalho, mas quando liguei para casa e fiquei sabendo que teria um especial sobre o Renato na tv aberta (Rede Globo) fui correndo pra casa pra não perder.
O especial, por si, não foi nenhuma maravilha. Não falou nada que qualquer legionário médio já não soubesse e ainda omitiu vários outros fatos, provavelmente para manter aquela cultura de canonização a todos aqueles que morrem no Brasil... Isso sem falar no fato de que passou batida pela maior fase de inspiração poética do Renato e só falou bem de leve das querelas internas da Legião.
Mas acabou valendo por poder rever imagens do renato, lembrar alguns momentos fantásticos, a maioria dos quais conhecidos por mim a posteriori, já que o primeiro disco da Legião foi lançado no ano do meu nascimento.
A Legião Urbana foi, de fato, uma re-Ligião Urbana para mim, cantando as músicas da minha adolescência. Engraçado é que a maioria dos que criticam as músicas do Renato é porque na verdade não conseguem sequer entendê-las.

À exceção dos seus sucessos mais populares (Será, pais e filhos, faroeste, etc.) que não têm nada de intrasnponível, as demais músicas são cheias de mensagens cifradas que costumam irritar os que não conseguem compreendê-las, e eu amo isso.
Da nossa casa cega e medieval, cantar canções em línguas estranhas [...] Deus, Deus, somos todos ateus! Vamos cortar os cabelos do princípe e entregá-los a um deus plebeu.
Mas, relembrar esses anos que não voltam me deixaram com uma sensação de vazio, uma saudade de tudo que eu ainda não vi, e eu, que há tempos não sabia o que era ter sonhos, sonhei a noite toda com histórias que vivi, e a forma como as letras do Renato marcaram cada uma delas.
E desejei que o Renato não tivesse morrido. Por um instante só desejei que ele ressuscitasse, renascesse, reencarnasse, só para cantar novamente para nós que choramos sem motivos... "e agora todos os dias são iguais. Se fosse só sentir saudade, mas tem sempre algo mais. Seja como for, é uma dor que dói no peito... Quando as estrelas começarem a cair, me diz, me diz pra onde a gente vai fugir?
Acho que hoje estou com o pé na fossa de novo...

Renato Russo, onde quer que você esteja: EU TE AMO! (parafraseando Renato em 'Como é que se diz eu se amo'). Ah, se eu soubesse o que fazer pra todo mundo ficar junto...
Urbana Legio Omnia vincit
Love in the afternoon
Depois do começo
Índios
Angra dos Reis
Petróleo do futuro