Qual é o verdadeiro Deus?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
zencem

Mensagem por zencem »

NadaSei escreveu:
Apo escreveu:
zencem escreveu:.
Tem horas que eu me sinto um menino de 6 anos, sendo doutrinado por um sábio gurú. -:emoticon93:

Como uma criança tem dificuldades em adquirir sabedoria!!! - :emoticon121: :emoticon62: :emoticon121:

HUHUHUHUHU Ótima esta, zencem.

O mais incrível da fé do NadaSei é que ele acredita que os anos de vida de um ser humano são suficientes para que se chegue a alguma certeza sobre quem é e como é Deus, através do que ele chama de iluminação. É tão bom e tão inocente ser jovem...depois que os anos passam a gente percebe que algumas coisas jamais chegarão antes da nossa morte.

Aos dois eu só tenho a dizer que, crianças de 6 anos tem o defeito de serem muito "crentes", mas por outro lado, ainda estão mais abertas e consideram as possibilidades, pois elas ainda não tem tantas "certezas" tão profundamente enraizadas, que se tornam dogmas.
Dogmas que fazem parecer que tudo aquilo que contraria esses dogmas, se trata de crença infantil.

O texto está ai pra ser questionado e debatido.

Pois é, cara.

Não é que eu não faça um esforço, mas eu não sei nem qual é o dogma, nem como ele se instalou em mim, e que me gerou essa ojeriza a autoridade de gurús, que sabem que eu não tenho capacidade para gerar meu próprio modo de ver as coisas, com os olhos que a natureza me deu.

Hoje, se sabe que uma visão só é perfeita se seguir um método, no teu caso, o budista.

Eu chego a sonhar com este teu dedo budista me apontando o rumo da verdade.

Como é bom, quando cada um tem o seu mestre pra venerar e lhe instruir.

Como eu não tenho uma foto tua, especialmente, em traje budista e com aquele sorriso de felicidade hiena do Dalai Lama, vou imprimir o teu avatar pra colocar nas paredes do meu quarto e criar aquele clima místico.

Quem sabe aí, eu melhore.

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

NadaSei
Gênero: Masculino

Re: Qual é o verdadeiro Deus?

Mensagem por NadaSei »

Acauan escreveu:
NadaSei escreveu:Em qual dos muitos deuses devo acreditar?

Mayra-Monã.

Que isso algum Deus Tupi?
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

zencem escreveu:Pois é, cara.

Não é que eu não faça um esforço, mas eu não sei nem qual é o dogma, nem como ele se instalou em mim, e que me gerou essa ojeriza a autoridade de gurús, que sabem que eu não tenho capacidade para gerar meu próprio modo de ver as coisas, com os olhos que a natureza me deu.

Pois é, cara... Se você tivesse lido o texto teria percebido que ele fala justamente sobre isso.
Fala sobre tentar criar uma definição, ou uma forma mental, e, com isso, distorcer o real.
Então não cabe aqui, falar em "gurús" para te dizer nada.

Não tem nenhum dogma de nenhum gurú sendo apresentado aqui, apenas um argumento muito bem explicado.
zencem escreveu:
Hoje, se sabe que uma visão só é perfeita se seguir um método, no teu caso, o budista.

Eu chego a sonhar com este teu dedo budista me apontando o rumo da verdade.

Desculpe mas não poderei ajuda-lo, visto que não sou Budista.
zencem escreveu:
Como é bom, quando cada um tem o seu mestre pra venerar e lhe instruir.

Como eu não tenho uma foto tua, especialmente, em traje budista e com aquele sorriso de felicidade hiena do Dalai Lama, vou imprimir o teu avatar pra colocar nas paredes do meu quarto e criar aquele clima místico.

Quem sabe aí, eu melhore.

No seu caso em particular... acho que talvez ajude mesmo...

Eu, entretanto, prefiro continuar pensando sozinho, não preciso desse tipo de ajuda.
Mas alguns precisam e pode fazer bem, vai lá e tenta.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Jeanioz

Re: Qual é o verdadeiro Deus?

Mensagem por Jeanioz »

NadaSei escreveu:
Acauan escreveu:
NadaSei escreveu:Em qual dos muitos deuses devo acreditar?

Mayra-Monã.

Que isso algum Deus Tupi?

link

Acauan escreveu:Monã ocupa a posição mais alta do panteão Tupi, mas havia Mayra, Sumé, Jurupari e claro Tupã.
Também havia as divindades celestes como Jaci, a lua e Guaraci, o sol e os espíritos da floresta, como anhangá.

(...)

Monã, o deus criador, em uma das versões envia aos homens Mayra, que ensina os Tupis a cultivar o milho e a viver em sociedade.
Os homens, invejosos e ciumentos da grandeza de Mayra o matam e do crânio de Mayra, crepitando em raios, surge Tupã (que muitos acreditam erroneamente ser o deus criador dos Tupis).
Tupã é um deus terrível, que se impõem aos homens pela força e pelo medo, ao contrário de Monã e Mayra.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Trancado