Se o espiritismo é científico...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
manoelmac
Contato:

Re: Re.: Se o espiritismo é científico...

Mensagem por manoelmac »

Highlander escreveu:Já Deus... ninguém está qualificado* para negar ou adorar. É aí que entra a questão da fé.

Pois é... se tem fé adora, se não, não adora...

logo eu NÃO TENHO FÉ!

*precisa de alguma qualidade suprema para adorar um Deus? :emoticon5:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

RCAdeBH

Re.: Se o espiritismo é científico...

Mensagem por RCAdeBH »

Isso já foi debatido a anos atras e o Gil dá suas "sumidas" e volta com o mesmo papo.
Vira o disco, cara.
" ...I'm running to stand still... "

Highlander

Mensagem por Highlander »

você pode ser ateu simplesmente não acreditando em deus mas reconhecendo que não temos respostas para essas perguntas.
Caro SickBoy, as suas colocações são sempre muito pertinentes!

Vejamos. Se você reconhece não ter respostas para as perguntas-->você questiona a existência de Deus. Questionando a existência de Deus-->você, particularmente, se mostrou inclinado a não crer em Sua existência. Normal. Mas acima de tudo você é um QUESTIONADOR. Se você é um questionador, então a palavra que eu usaria para identificá-lo seria cético e não ateu. O cético é, até onde eu sei, o cara exigente e observador; que não se conforma com qualquer respostinha vagabunda que atiram nele. Que aprofunda as implicações das nossas motivações. Que responde com equilibrio e serenidade, não sendo refém do ódio e do repúdio (que obscurece nosso julgamento), como é o caso de todo o site do tal do Encosto. Por falar no Encosto, daí você vê como o ateu é bem diferente: é como Richard Dawkins. Para ele Deus não existe e pronto, acabou - ele sequer tem o trabalho de considerar o fato de que a ciência ENGATINHA sobre as questões da consciência. De repente ele pode estar correto, mas dada as circunstâncias, não deixa de ser cego (me perdoem a franqueza).
De maneira nenhuma ele é cético! E você, meu amigo, de maneira nenhuma é ateu pelas palavras que usou. :emoticon1:

olhe bem, eu NEGO as respostas dos teístas, pois elas não possuem nenhum respaldo, são só elocubrações.
Concordo, na maior parte das vezes são sim. Temos a péssima mania de, ao observar um fenômeno que desconhecemos, ficar apontando causas "superiores".
Mas se você não percebeu, é através dos nossos feelings que continuamos caminhando. Tudo começou com as respostas malucas, e, com o passar dos milênios, só o que temos é cada vez respostas menos malucas e mais complexas. É um progresso natural! Acontece que neste mundo, meu caro, existem de homens da caverna vivendo nos confins de Minas Gerais a gênios como Einstein nos mais avançados laboratórios. Não se deve supor que só porque o homem da caverna disse que "o Sol é o deus que nos deixa viver" o Sol jamais poderia ser uma potência astronômica sem a qual não existiríamos. Já pensou nisso??

Sob este prisma do Sol que eu apresentei, no fundo a mentalidade infantil, ingênua e estúpida do cavernoso era um **instinto** correto.

Existem outras vertentes a serem consideradas também. Vamos viajar um pouco!! Me acompanha?
É o seguinte:

Quem sabe, se Deus não existe, o que impedirá o homem e sua evolução implacável de se tornar Deus daqui há milhões de anos???? O que impedirá ele de trafegar pelas avenidas do tempo e do espaço de maneira onipotente, salvando em cápsulas as consciências de todos os seres vivos que já existiram, pouco antes de suas mortes, e, dentro dessas cápsulas, cada um teria seu próprio paraíso?
Afinal, se não há uma regulação cósmica, QUEM DISSE QUE TEREMOS "LIMITES"???

Reparou o progresso tecnológico das últimas décadas? Leu a respeito daquela maquininha nova que vai simular o big-bang??? Essa bola de neve louca não tem freios!!
Você já pensou por este ângulo? :emoticon7:

ninguém está qualificado para negar o coelhinho da páscoa.
Tá bem - pra você não dizer que sou louco (rsrsrs): sim, já temos instrumentos bons o suficientes para elaborar uma sólida conclusão de que ele não poderia fazer parte da fauna terrestre, constituir civilização invisível, e que sua ação física não teria qualquer vínculo com a ordem natural. risos :emoticon12:

Agora um "prefácio" do raciocínio que colocarei abaixo: você já se interessou por alguns fundamentos básicos do nosso cérebro? Sem paradigmas nós não conseguimos nos sustentar. Precisamos deste suporte para orientação. E os paradigmas evoluem e se tornam mais abrangentes conforme as respostas são menos malucas e mais complexas. Portanto tudo que podemos fazer é utilizar ANALOGIAS. Eis uma:

Você pode trapacear uma criança vestindo-se de coelhinho. Aquilo fará bem à criança. Para ela FOI o coelhinho da páscoa.
Mais tarde, quando adulta, ela descobre que teus guardiões é que trabalharam essa fantasia em favor da sua infância.

Talvez nós sejamos as crianças... :emoticon4:

Highlander, você prega tanto que sem Deus a vida não tem sentido... quem aqui que está afirmando que a vida não tem sentido mesmo??
Foxes, eu não preguei isso. Se Deus não existir, talvez o sentido esteja no papel que pudemos exercer nesta engrenagem perfeita e maravilhosa oriunda do nada...

Nos dois. O primeiro sozinho se chama "crenças", o segundo sozinho se chama "práticas".
Quem vem primeiro? A crença ou a prática? A fé ou o rito?

Pois é... se tem fé adora, se não, não adora...

logo eu NÃO TENHO FÉ!

*precisa de alguma qualidade suprema para adorar um Deus?
Você já viu os tiburços que adoram a Deus? E pergunta se precisa de qualidade suprema??? risos :emoticon16:

Manoel, o seu raciocínio serve de duas maneiras. Posso dizer que quem nega a Deus tem fé na sua inexistência e quem o adora não tem fé na sua inexistência... :emoticon12:

Amigos, estou gostando dessas viagens!! :emoticon7:
Agradeço desde já, a vocês, por propiciarem debates tão interessantes.
Editado pela última vez por Highlander em 19 Set 2007, 14:16, em um total de 1 vez.

Highlander

Edit: mensagem dupla
Editado pela última vez por Highlander em 19 Set 2007, 14:27, em um total de 1 vez.

aknatom
Gênero: Masculino

Mensagem por aknatom »

Admito, com toda humildade do mundo, que sou um crente na inexistência de Deus.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Mas Highlander, existe uma definição unânime para deus e sendo assim, todas as sugestões dadas por você vem abaixo pois para esta, poderia apenas existir um deus com estas características. Estou errado?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Quem sabe, se Deus não existe, o que impedirá o homem e sua evolução implacável de se tornar Deus daqui há milhões de anos???? O que impedirá ele de trafegar pelas avenidas do tempo e do espaço de maneira onipotente, salvando em cápsulas as consciências de todos os seres vivos que já existiram, pouco antes de suas mortes, e, dentro dessas cápsulas, cada um teria seu próprio paraíso?
Afinal, se não há uma regulação cósmica, QUEM DISSE QUE TEREMOS "LIMITES"???

EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEI!!! Vou cobrar meus direitos autorais aqui no fórum!!! Plagiador!!! :emoticon12:

http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=13311& ... vel+futuro

Highlander escreveu:Manoel, o seu raciocínio serve de duas maneiras. Posso dizer que quem nega a Deus tem fé na sua inexistência e quem o adora não tem fé na sua inexistência...

Eu simplesmente não faço a menor questão que ele exista! :emoticon16:

É tipo uma "sanstrotomperbólia" voce tem certeza que a "sanstrotomperbólia" não existe, só ouviu falar na "sanstrotomperbólia"... se a "sanstrotomperbólia" começar a existir de uma hora pra outra isso não mudará muito a minha vida, a não ser que a "sanstrotomperbólia" me ajuda com alguma coisa... No mais, continuo vivendo muito bem sem a "sanstrotomperbólia" e não fazendo a menor questão que a inventem ou a descubram! :emoticon16:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Johnny

Mensagem por Johnny »

Vou mais longe. Sempre coloquei aqui no fórum sobre "quântica" neste sentido. Exite uma legião de pesquisadores e cientistas que devoram teorias e livros e emanam pelos poros sobre isso. E eu pergunto: E o cucas? Até que se traga algo palpável como viagem no tempo ou seja mais o que for que isso possa ser útil, não passa de uma linda teoria imensurável. Veja bem, não entendo, a maioria não entende ou não tem massa para entender e sendo assim, também não têm como comprovar que possa sequer vir a existir ou sequer que realmente seja uma teoria real e não imaginária.
Se quiserem tem mais batatinha e maionese aqui...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Highlander

Admito, com toda humildade do mundo, que sou um crente na inexistência de Deus.
Certo. Aknatom, se você deixar pelo menos UMA ficha de lado e colocar todas as outras nessa aposta, posso estar de acordo contigo!!!
Mas se você não deixar ao menos UMA ficha para o caso de estar equivocado, eu digo que a sua atitude, neste momento, foi tão sensata quanto a de qualquer dona-Maria-católica-fervorosa...

Afinal, qual o sentido de tomar uma posição pautado na ciência e escolher uma conclusão que nada a tem a ver com ela?
EXPLICO: quando o Dr. House diz que ele ACREDITA que as suas visões no momento da parada cardíaca foram "reações químicas do cérebro se desligando", ele deixa UMA ficha de lado justamente porque, conforme as próprias palavras dele, "não há ciência conclusiva".

É aí que mora a questão. A justiça pode ser cega, mas a ciência jamais. Até mesmo teorias plenamente estabelecidas não eram conclusivas!! Ex: física newtoniana VS física quântica.

Se você não deixa nenhuma ficha de lado, a única maneira que vejo para ser coerente é realmente admitir que tem uma crença e ponto final, como você fez. Só que ao admitir isso... você fica tããããão... tããããão... tããããão parecido com aqueles de quem discorda...

Mas Highlander, existe uma definição unânime para deus e sendo assim, todas as sugestões dadas por você vem abaixo pois para esta, poderia apenas existir um deus com estas características. Estou errado?
Amigão, não compreendi bem seus dizeres... :emoticon8:

Talvez você possa clarificar melhor, mas vou arriscar um pitaco perto do que entendi:
Concorda que deveria ser conditio sine qua non para a existência de Deus que Ele não tenha uma definição que caiba aos nossos limites?

Como saberíamos o que é ouvir sem audição? Como saberíamos o que é sabor sem paladar? No máximo poderíamos COGITAR, e talvez seja isso que chegue à humanidade: faíscas para que ela comece a cogitar.
Se há uma inteligência descomunal, infinita e perfeita por trás dos universos, é pura lógica supor que existem infinitos sentidos ainda distantes de nós.

Mas como talvez isso nada tenha a ver com a sua observação, peço por gentileza uma clarificação porque não compreendi bem aonde quis chegar. :emoticon1:
Editado pela última vez por Highlander em 19 Set 2007, 15:10, em um total de 1 vez.

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Highlander escreveu:Qualquer espírita que pretender elaborar sua crença como CIENTÍFICA é realmente imbecil. O espiritismo "tenta" respaldo na ciência, mas de científico não tem NADA. Muito menos a metodologia científica, um dos nossos bens mais preciosos.

Hum... muito interessante. Muito mesmo!

EXTREMAMENTE interessante!!!!!!!! :emoticon12:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Highlander

Jeanioz escreveu:
Highlander escreveu:Qualquer espírita que pretender elaborar sua crença como CIENTÍFICA é realmente imbecil. O espiritismo "tenta" respaldo na ciência, mas de científico não tem NADA. Muito menos a metodologia científica, um dos nossos bens mais preciosos.

???

Bellé

Mensagem por Bellé »

"Tudo o que está maduro tende a morrer", foi com essa frase que um alemão resume boa parte do que os espíritas e religiosos não conseguem entender.

Até quando esperar para fazer alguma coisa?

Preciso evoluir primeiro para depois fazer?

A beleza está só no céu e no além?

Vidas amarguradas ora pela ordem divina ora pela aceitação espiritual (nasci assim e f...), não entendo como existe gente assim ainda em um mundo tão esclarecido...

Somos imperfeitos por natureza e deformados pelas crenças espíritas e religiosas, até o ateímo se rendeu as "correntes"...

Como posso pensar assim... seria eu doente???
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

Highlander

Bom, caro Bellé, creio que não escreveu para mim pois não vi muito nexo entre meus textos e suas frases a esta altura. Ainda assim muito do que você tocou foi elaborado por nós no decorrer do tópico...

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Highlander escreveu:
Jeanioz escreveu:

???

Haviam (e ainda há, talvez) no forum espíritas que pregavam que o espiritismo é uma ciência. :emoticon16:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Bellé

Mensagem por Bellé »

Highlander escreveu:Bom, caro Bellé, creio que não escreveu para mim pois não vi muito nexo entre meus textos e suas frases a esta altura. Ainda assim muito do que você tocou foi elaborado por nós no decorrer do tópico...

Arrogância atinge todos inclusive espíritos evoluídos como você...

Por ter havido resposta acho que estava sim falando com o Sr., o problema é que estamos em mundos diferentes e o sentido que você procura para sua vida eu dou a minha há anos!!!

Evito comentários longos, deixo a função de encher linguiça para os escritores de romance.

Bellé

aknatom

Mensagem por aknatom »

Highlander escreveu:Bom, caro Bellé, creio que não escreveu para mim pois não vi muito nexo entre meus textos e suas frases a esta altura. Ainda assim muito do que você tocou foi elaborado por nós no decorrer do tópico...

Vai se acostumando com o estilo do nosso colega...
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Bellé

Mensagem por Bellé »

Por ter havido resposta acho que estava sim falando com o Sr., o problema é que estamos em mundos diferentes e o sentido que você procura para sua vida eu dou a minha há anos!!!

Evito comentários longos, deixo a função de encher linguiça para os escritores de romance.

Não entendeu???

Bellé

Johnny

Mensagem por Johnny »

[quote=HighLander]Amigão, não compreendi bem seus dizeres... [/quote]

Pela dourina espírita:
Deus é eterno, porque não teve princípio É imutável, porque não está sujeito a mudanças. É imaterial, pois difere de tudo o que é matéria. É único, onipotente, soberanamente justo e bom.

Pelas outras adiciona-se: Omnisciente e Omnipresente.

Estranho mas na doutrina espirita não são citadas estas últimas, provavelmente para naõ entrar em conflitos com seus dogmas.

Imagem

aknatom

Mensagem por aknatom »

Bellé escreveu:

Não entendeu???

Alôco... meteu a mãe no meio.... eu não deixava....
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Imagem

aknatom

Mensagem por aknatom »

Johnny escreveu:
HighLander escreveu:Amigão, não compreendi bem seus dizeres...

Pela dourina espírita:
Deus é eterno, porque não teve princípio É imutável, porque não está sujeito a mudanças. É imaterial, pois difere de tudo o que é matéria. É único, onipotente, soberanamente justo e bom.

Pelas outras adiciona-se: Omnisciente e Omnipresente.

Estranho mas na doutrina espirita não são citadas estas últimas, provavelmente para naõ entrar em conflitos com seus dogmas.

Omnisciência acaba com livre-arbítrio, lembra? Se vc fez merda e deus já sabia que vc iria fazer merda, que liberdade de escolha vc teve?
Omnipresença é um absurdo teológico tão grande que eles preferiram não colocar. Demonstra um mínimo de bom senso.

Imagem

Highlander

Johnny, volta e meia eu cito coisas boas e interessantes do espiritismo, mas isso não me faz espírita. Nem seguidor.
Logo, sem dogmas.

Bellé, se eu fosse evoluído até para um ser humano... estaria fazendo outras coisas neste instante. Hehe. :emoticon4:

Temos aqui a Mãe Diná, que já sabe de antemão o íntimo de cada um!! rsrsrs :emoticon12:

Brincadeirinhas à parte, é importante a sua observação. Eu ainda não conheci um adulto que não precisasse impôr a si "um mundo", uma "freqüência", uma... lavagem cerebral. Cada um tem a sua, em maior ou menor grau.
Faz parte.

Não entendeu???
Amigão, parece que temos uma danada de uma incompatibilidade para debates; porque, só pra começar, eu não entendo nem como qualquer coisa que saiu da boca do Woody Allen já teve alguma importância... rsrsrs :emoticon12:

AzraelOldschool

Mensagem por AzraelOldschool »

Highlander escreveu:
Johnny, volta e meia eu cito coisas boas e interessantes do espiritismo, mas isso não me faz espírita. Nem seguidor.
Logo, sem dogmas.

Bellé, se eu fosse evoluído até para um ser humano... estaria fazendo outras coisas neste instante. Hehe. :emoticon4:

Temos aqui a Mãe Diná, que já sabe de antemão o íntimo de cada um!! rsrsrs :emoticon12:

Brincadeirinhas à parte, é importante a sua observação. Eu ainda não conheci um adulto que não precisasse impôr a si "um mundo", uma "freqüência", uma... lavagem cerebral. Cada um tem a sua, em maior ou menor grau.
Faz parte.

Não entendeu???
Amigão, parece que temos uma danada de uma incompatibilidade para debates; porque, só pra começar, eu não entendo nem como qualquer coisa que saiu da boca do Woody Allen já teve alguma importância... rsrsrs :emoticon12:

meu...

releia os posts acho que você ñ entendeu nada do que os foristas estavam falando pra ti.

quanto a existência ou não de Deus....

assim como Papai Noel é importante pra mim Deus (seja ele qual for) tbm é

Dizer que o tal existe por não poder comprovar a "inexistência" é a pior de todas as frases ja criadas por um teísta qlqr

"se" existisse tal ser, o mesmo está tão preocupado comigo quanto São Nicolau

agora me diz...
qual o rotulo devo usar ?

ateu-gnostico super ultra hyper mega descrente ou apenas ateu msm ?

ps: Bellé obrigado pelos seus textos, tanto os dóceis quanto os socos no fígado ^^
Maquiavel ñ disse nada q eu ja ñ soubesse uu,

Ubuntu então...

Highlander

meu...

releia os posts acho que você ñ entendeu nada do que os foristas estavam falando pra ti.
Pode ser ué. Acontece. Mas nesse caso custava esclarecerem para mim?

"se" existisse tal ser, o mesmo está tão preocupado comigo quanto São Nicolau
Boa noite amigo AzRael - comecei aqui há poucos dias, acho que estamos trocando idéias pela primeira vez. Obrigado pela atenção aos meus dizeres. :emoticon1:

Vejamos. Primeiro, o que é mais estúpido: crer em Deus ou crer que este maquinário perfeito surgiu de um peidinho sideral sem que ao menos houvesse um intestino para expeli-lo??????
De algum jeito somos estúpidos - tanto eu quanto você. E algum lado deve estar correto... risos

Em segundo lugar, quem garante a você que não existem civilizações incomensuráveis entre as 300 trilhões de galáxias SOMENTE NO NOSSO UNIVERSO (existem INFINITOS se você não sabe), as quais poderiam ter começado similarmente à Terra??? Já seria um motivo para uma preocupação maior do que a do São Nicolau...
Tudo evolui gradualmente, oras bolas.

Certo. Puxa!! Conte-me como são esses infinitos universos, porque pra ter tanta verdade absoluta na sua garganta, com certeza você os visitou! rsrsrsrs :emoticon16:
obs1: pense bem antes das piadinhas, porque a teoria do multiverso é uma das mais trabalhadas e bem elaboradas atualmente!!! :emoticon4:

obs2: por acaso um crachá de identificação é o rótulo de uma pessoa? De maneira alguma! Então escolha o que bem desejar escrever no crachá. :emoticon1:

AzraelOldschool

Mensagem por AzraelOldschool »

Highlander escreveu:Pode ser ué. Acontece. Mas nesse caso custava esclarecerem para mim?

ai é com eles ^^

Highlander escreveu:Vejamos. Primeiro, o que é mais estúpido: crer em Deus ou crer que este maquinário perfeito surgiu de um peidinho sideral sem que ao menos houvesse um intestino para expeli-lo??????
De algum jeito somos estúpidos - tanto eu quanto você. E algum lado deve estar correto... risos

o peidinho chamado Big Bang pode até ser uma teoria errada, mas achar q um ser fez o universo, virou carne morreu na cruz e bla bla bla soa mais estupido

Highlander escreveu:Em segundo lugar, quem garante a você que não existem civilizações incomensuráveis entre as 300 trilhões de galáxias SOMENTE NO NOSSO UNIVERSO (existem INFINITOS se você não sabe), as quais poderiam ter começado similarmente à Terra??? Já seria um motivo para uma preocupação maior do que a do São Nicolau...
Tudo evolui gradualmente, oras bolas.

verdade vai ver papai Noel, coelhos de pascoa tbm estejam + preocupados com a civilização de outra galaxia =)

Highlander escreveu:Certo. Puxa!! Conte-me como são esses infinitos universos, porque pra ter tanta verdade absoluta na sua garganta, com certeza você os visitou! rsrsrsrs :emoticon16:
obs1: pense bem antes das piadinhas, porque a teoria do multiverso é uma das mais trabalhadas e bem elaboradas atualmente!!! :emoticon4:

a teoria mencionada por vc só me levar a creeeeeer que... em algum desses infinitos multiversos ligados entre si... Deus não existe (vai ver essa minha existência só tem esta percepção neste universo) kaosdpkps

não cracha é cracha, rótular é ficar taxando as pessoas ;)
Maquiavel ñ disse nada q eu ja ñ soubesse uu,

Ubuntu então...

Botanico

Mensagem por Botanico »

Se vc se ofendeu por eu por todos os espiritas kardecistas dentro do mesmo saco, problema teu, apresente então provas de que os espiritas que postam nesse fórum não são adeptos de uma babaquice completa, como é o kardecismo.

Highlander escreveu:Eu nem sei ainda quem é espírita e quem não é aqui. O único que me lembro é o tal do Botânico, que foi alguém de quem li alguns argumentos quando achei o fórum pelo Google, e desde que postei ainda não o vi... Eu registrei há alguns meses e só agora estou postando.

Oi, Sr das Terras Altas, está sentindo a minha falta? Bem, eu tenho mais o que fazer atualmente e estou com falta de tempo para dar as caras por aqui para repetir e repensar as mesmas idéias, uma vez que essa comunidade cética e religiosa não sai da mesmice.

Já até perdi a conta de quantas vezes o Gilga vem com essa mesma colocação. Como você deve ter percebido, pelo experimento de colegial que ele apresenta, dá-se a impressão de que para ele a Ciência é algo como aquilo: tem-se uma idéia, fazem-se experimentos simples e bobos, que sempre dão certo e sempre confirmam a idéia, e não tem erro.

Quer ele que o Espiritismo, ao afirmar-se TAMBÉM ciência (e não só ela) siga pela mesma balada, pois só assim ele entende a Ciência. E como não fazemos igual, aí então não é Ciência. Queixou-se mais de uma vez de experimentos do século XIX. Acharia sua queixa justa se esses experimentos já houvessem sido refutados e demonstrados errados categoricamente, mas o que vi até agora foram acusações sem fundamento contra a idoneidade dos cientistas envolvidos; ou que eram bons para medir coisas na balança, mas para ver uma demonstração mediúnica, aí eram acometidos de uma estranha burrice infinita... Vai por aí.
Com tais argumentos...

Tem lá suas queixas filosóficas e teológicas, mas sei lá se ele entende alguma coisa disso. Usualmente seus queixumes ficam nas queixas só.

É isso.

Trancado