Recadastramento do CREA

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Recadastramento do CREA

Mensagem por Johnny »

Estou prevendo que isso vai virar rotina. Não basta a anuidade e a contribuição sindical, agora mais essa. Como se eu fosse um beneficiário e recebesse alguma coisa deles para ter que me recadastrar.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Fabi
Gênero: Feminino

Re.: Recadastramento do CREA

Mensagem por Fabi »

Eu concordo, do jeito que o brasileiro tenta burlar as coisas.... o recadastramento só dá uma atualizada, e assim dá pra saber quem é inadimplente...quem não tem mais registro(se isso for possivel) no crea e etc....
Imagem

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Conheço um monte de gente que não precisa desse documento e ainda perde tempo e dinheiro para conquistar um.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

O ENCOSTO escreveu:Conheço um monte de gente que não precisa desse documento e ainda perde tempo e dinheiro para conquistar um.

O CREA, como a maioria dos conselhos regionais, é uma instituição parasita, que serve apenas à burocracia que vive às custas dos profissionais obrigados por lei a sustentá-la.

A única coisa que este e outros Conselhos fazem é extorquir trabalhadores, sem que isto implique em qualquer benefício para a sociedade, uma vez que as competências necessárias podem ser comprovadas apenas pelos diplomas devidos e histórico profissional.

E até parece que alguma empresa contrataria alguém absolutamente incompetente para construir uma ponte, por exemplo, sabendo das consequências disto para o negócio e da abundância de profissionais qualificados no mercado.
Do jeito que o CREA se justifica a sua existência, tenta fazer todo mundo acreditar que se não fosse por sua atuação as grandes construtoras poriam nutricionistas para projetar barragens hidrelétricas.

Só para se ter uma idéia, todos os engenheiros que projetaram e inspecionaram as obras do caído Palace II estavam regularmente inscritos no CREA e deu no que deu.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

É que algumas babaquices viram chavões pseudo-avalizadores. Sempre que se contrata algum profissional, é de praxe ir atrás do registro no conselho respectivo. Somos aconselhados por consultores a fazer isto o tempo todo. Por tal motivo é que os profissionais correm atrás. E ficam escravos de um sistema que foi criado certamente com tal finalidade.
Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

- Minha classe (Informática) não tem conselho algum e não faz falta alguma, espero que continue assim.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

lepiso74

Mensagem por lepiso74 »

Quando trabalhava com automação comercial a empresa contratou um técnico com CREA para assinar documentos. Os técnicos, muitos com vários anos de experiência, fazem todo o trabalho e o técnico com CREA apenas assina os atestados. Em contrapartida o mesmo pode ser responsabilizado por erros de terceiros.
Ouvi relatos que isso ocorre em outros setores também.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

A única vantagem deste recadastramento é que agora o documento vale no país inteiro.
Eu já tive que tirar CREA em outros estados para poder assinar projetos que seriam feitos lá.
Claro que a firma é que pagou, mas enche o saco.

O CREA poderia ser um certificado de competência, mas, para isto, deveria ser concedido apenas depois de um certo tempo de experiência comprovada e não automaticamente a quem se forma.

De qualquer forma, evita que eu vá para uma prisão comum :emoticon16:

Johnny

Mensagem por Johnny »

Vejo que há um descontentamento geral e algumas justificativas que seriam justas, se não fossem os poréns. Os "conselhos" deveriam fiscalizar em todas as empresas e áreas mas eles não fazem isso, exceto area de saúde que não tem jeito de contratar um enfermeiro sem curso, seria suicidio. Já nas áreas de manutenção... Temos profissionais sem pagar absolutamente nada coom empregos ganhando várias vezes o que ganha um com CREA. Para que serve então esta M*. Como Acauan disse, acho que são uns parasitas mesmo. Os sindicatos as vezes tem utilidade pois lutam por direitos ou melhorias para o trabalhador. Já os conselhos, nunca vi fazerem absolutamente NADA. Claro que experiência vale muito mais que um canudo, mas como Apo disse, outras áreas cobram que seja assim. Enfim, tudo neste mundo gira em torno de poder. Poder sempre arrumar uma forma de tirar dinheiro dos trouxas.

Uma vez assisti um filmeco de um cara que queria produzir um filme de animação. Daí ele tinha que se cadastrar no sindicato dos cameras, dos roteiristas, dos cenários, dos ... No fim o que o filme quis mostrar era como usam classes para controlar e dominar as áreas profissionais.

Não sei se eu não consultaria com um médico sem CRM, mas nunca procurei saber também...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

O objetivo real do CREA e reservar mercado.

Eu, que faco uma faculdade de engenharia, nao poderia obter o CREA, porque nao se trata de uma universade brasileira reconhecida pela entidade.

Logo, nao poderia assinar qualquer projeto no Brasil, e numa concorrencia por emprego essa desvantagem poderia ser decisiva na contratacao.

Me lembro que quando eu estava estudando Matematica Aplicada, na UFRJ, se discutiu por algum tempo, durante o famigerado EREMAT (Encontro regional de estudantes de matematica), a criacao de um analogo para as ciencias matematicas, estatisticas e atuariais.

A mentalidade era exatamente essa: nao queriam engenheiros, mesmo competentes, trabalhando em bancos, com seguros ou dando aulas em universidades.

PS: A representacao da Matematica Aplicada da UFRJ, embora composta por membros das mais diversas coloracoes ideologicas, foi a unica a ser totalmente contraria a proposta pelo absurdo em si. Felizmente, ainda conseguimos adiar o andamento dessa atrocidade.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Trancado