Lula critica privatização de bancos públicos
- Apo
- Gênero: Feminino
06/10/2007 - 10h15
MARI TORTATO
da Agência Folha, em Florianópolis
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou ontem em Florianópolis o programa de privatização de bancos e instituições de desenvolvimento regionais do governo de seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Disse que seu mandato prova que bancos públicos podem dar lucro e citou últimos balanços do Banco do Brasil como exemplo.
"No Brasil, houve quase um processo de doação da coisa pública", disse Lula, arrancando aplausos da platéia, no auditório do Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis, onde participou de evento em que o BB assinou termo de compromisso para incorporar o Besc (Banco do Estado de Santa Catarina), que tenta se recuperar de rombo de R$ 1,2 bilhão. O Senado terá de avalizar o acordo. Lula disse que os bancos públicos se endividavam porque "atendiam muito mais aos interesses dos governantes do que a população". E citou o Banespa como exemplo de "instituição poderosíssima" que acabou passada à iniciativa privada.
"Eu me lembro do tempo em que a gente abria uma página de jornal e via apenas os números dos prejuízos do BB. Não faltavam aqueles que diziam: "É preciso vender, é preciso privatizar, porque só dá prejuízo". O que tem acontecido nos últimos anos? O Besc passou a ter lucro nos últimos quatro anos. Obviamente esse lucro ainda não cobriu o prejuízo de R$ 1,2 bilhão que tinha acumulado."
Para Lula, "muitas vezes, os bancos públicos eram utilizados mais para os interesses dos governantes do que para os interesses da população, dos empresários ou como indução da coisa pública. E aconteceu com quase todos os bancos. Uma instituição como o Banespa, que era poderosíssima... Se você pegar a lista dos devedores, vai perceber quem tinha acesso ao dinheiro do Banespa".
Segundo Lula, "o problema é que, quando um banco quebra, não aparece quem quebrou. Só aparece o banco. Os responsáveis pelo gerenciamento da coisa pública, que levaram o banco ao prejuízo, ficam incólumes e aí se tenta vender o banco, como se tentou e tentaram destruir a Sudene [Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste] e a Sudam [Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia] e tantas outras".
A incorporação do Besc pelo BB implica o saneamento no Proes (programa de socorro aos bancos estaduais), recurso que o PT do presidente criticava quando na oposição. Ninguém falou em prazos para a transferência do controle.
Lula comparou a união ao futebol: "É como se o Besc fosse o Falcão [do futsal] e estivéssemos trazendo Ronaldinho para jogar com ele".
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinh ... 4404.shtml
Pérolas.
MARI TORTATO
da Agência Folha, em Florianópolis
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou ontem em Florianópolis o programa de privatização de bancos e instituições de desenvolvimento regionais do governo de seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Disse que seu mandato prova que bancos públicos podem dar lucro e citou últimos balanços do Banco do Brasil como exemplo.
"No Brasil, houve quase um processo de doação da coisa pública", disse Lula, arrancando aplausos da platéia, no auditório do Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis, onde participou de evento em que o BB assinou termo de compromisso para incorporar o Besc (Banco do Estado de Santa Catarina), que tenta se recuperar de rombo de R$ 1,2 bilhão. O Senado terá de avalizar o acordo. Lula disse que os bancos públicos se endividavam porque "atendiam muito mais aos interesses dos governantes do que a população". E citou o Banespa como exemplo de "instituição poderosíssima" que acabou passada à iniciativa privada.
"Eu me lembro do tempo em que a gente abria uma página de jornal e via apenas os números dos prejuízos do BB. Não faltavam aqueles que diziam: "É preciso vender, é preciso privatizar, porque só dá prejuízo". O que tem acontecido nos últimos anos? O Besc passou a ter lucro nos últimos quatro anos. Obviamente esse lucro ainda não cobriu o prejuízo de R$ 1,2 bilhão que tinha acumulado."
Para Lula, "muitas vezes, os bancos públicos eram utilizados mais para os interesses dos governantes do que para os interesses da população, dos empresários ou como indução da coisa pública. E aconteceu com quase todos os bancos. Uma instituição como o Banespa, que era poderosíssima... Se você pegar a lista dos devedores, vai perceber quem tinha acesso ao dinheiro do Banespa".
Segundo Lula, "o problema é que, quando um banco quebra, não aparece quem quebrou. Só aparece o banco. Os responsáveis pelo gerenciamento da coisa pública, que levaram o banco ao prejuízo, ficam incólumes e aí se tenta vender o banco, como se tentou e tentaram destruir a Sudene [Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste] e a Sudam [Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia] e tantas outras".
A incorporação do Besc pelo BB implica o saneamento no Proes (programa de socorro aos bancos estaduais), recurso que o PT do presidente criticava quando na oposição. Ninguém falou em prazos para a transferência do controle.
Lula comparou a união ao futebol: "É como se o Besc fosse o Falcão [do futsal] e estivéssemos trazendo Ronaldinho para jogar com ele".
Pérolas.

Re.: Lula critica privatização de bancos públicos
Ele esquece do banestado e seus 82 bilhões desviados...
por mim eu privatizava todos os bancos, pra ter menos empresas nas mãos do governo...

- Apo
Ele não esquece...ele não deve saber....mas a Petrobrás ( de que tanto eles se orgulham e enchem a boca sem dentes para falar) cedeu lugar à Vale ( que tanto eles criticavam). Sem contar os pés na bunda e a perda que o Brasil teve com eles, dos países " amigos ".

- Fedidovisk
A vale-do- ** -doce foi privatizada mas permanece nas mãos do governo, mais uma "desonestidade"... 

Bancos estatais estão lotados de vagabundos e cabides de emprego. Eu passei no concurso federal da Caixa Econômica em 2004 em que um pai de meu colega que é funcionário de lá disse que pretendiam chamar 300. Eu fiquei na posição 268 e até hoje nada. E eles vão fazer outro concurso esse ano.A impressão que se tem é que eles fazem concursos para regularizar a situação dos sem-concurso que estão em cargos comissionados. 

“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”
Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)
"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."
John Maynard Keynes
Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)
"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."
John Maynard Keynes
- Apo
Re: Re.: Lula critica privatização de bancos públicos
Huxley escreveu:Bancos estatais estão lotados de vagabundos e cabides de emprego. Eu passei no concurso federal da Caixa Econômica em 2004 em que um pai de meu colega que é funcionário de lá disse que pretendiam chamar 300. Eu fiquei na posição 268 e até hoje nada. E eles vão fazer outro concurso esse ano.A impressão que se tem é que eles fazem concursos para regularizar a situação dos sem-concurso que estão em cargos comissionados.
Isto acontece com muuuita gente. Há décadas. Também passei por isto. Depois o concurso caduca e ja era. Sacanagem. É um grande caça níquel também e uma arma política. Uma vez um parente de dentro do TRE me disse que eu nem perdesse meu tempo e dinheiro me inscrevendo. As poucas vagas já estavam quase todas preenchidas.

Re: Lula critica privatização de bancos públicos
Apo escreveu:06/10/2007 - 10h15
"No Brasil, houve quase um processo de doação da coisa pública", disse Lula, arrancando aplausos da platéia, ...
Pérolas.
Tentem advinhar a composição da "claque"
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:
- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".
500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:
- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".
Deu no que deu !!! ...
500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:
Deu no que deu !!! ...

- Apo
Platéia aplaudindo político é como macaca de auditório. Irracionais.

Apo escreveu:Platéia aplaudindo político é como macaca de auditório. Irracionais.
Coisa mais ridícula este tal de aplauso.
Eu já aplaudi de pé o final do filme "Vidas Secas". Mas aquilo era mesmo uma manifestação de alegria e entusiasmo.
Eu nem estava consciente de quem mereceria aquele aplauso.
Agora, aplaudir político vagabundo é se rebaixar demais.

Deu no que deu !!! ...
Deu no que deu !!! ...

- Apo
Chama-se ignorância e teimosia. Mas o Lula disse que em breve sairemos do rol dos países em desenvolvimento para entrar para o de países desenvolvidos.
Daí o tosco vai ao Japão e se deslumbra com o trem bala como um menino de 5 anos...
E começa a delirar com um trem bala entre Rio e SP.
É um demente mesmo.
Daí o tosco vai ao Japão e se deslumbra com o trem bala como um menino de 5 anos...
E começa a delirar com um trem bala entre Rio e SP.
É um demente mesmo.

- Aranha
- Gênero: Masculino
- Contato:
Apo escreveu:Huxley escreveu:Bancos estatais estão lotados de vagabundos e cabides de emprego. Eu passei no concurso federal da Caixa Econômica em 2004 em que um pai de meu colega que é funcionário de lá disse que pretendiam chamar 300. Eu fiquei na posição 268 e até hoje nada. E eles vão fazer outro concurso esse ano.A impressão que se tem é que eles fazem concursos para regularizar a situação dos sem-concurso que estão em cargos comissionados.
Isto acontece com muuuita gente. Há décadas. Também passei por isto. Depois o concurso caduca e ja era. Sacanagem. É um grande caça níquel também e uma arma política. Uma vez um parente de dentro do TRE me disse que eu nem perdesse meu tempo e dinheiro me inscrevendo. As poucas vagas já estavam quase todas preenchidas.
- Entrem na Justiça, exijam seus direitos.
Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker
Ben Parker
- Aranha
- Contato:
Fabi escreveu:Ele esquece do banestado e seus 82 bilhões desviados...por mim eu privatizava todos os bancos, pra ter menos empresas nas mãos do governo...
- Menos a CAIXA, se eu ao menos tivesse certeza que ela viraria assim uma Vale eu topava...

Beijos,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker
Ben Parker
-
Abmael escreveu:Apo escreveu:Huxley escreveu:Bancos estatais estão lotados de vagabundos e cabides de emprego. Eu passei no concurso federal da Caixa Econômica em 2004 em que um pai de meu colega que é funcionário de lá disse que pretendiam chamar 300. Eu fiquei na posição 268 e até hoje nada. E eles vão fazer outro concurso esse ano.A impressão que se tem é que eles fazem concursos para regularizar a situação dos sem-concurso que estão em cargos comissionados.
Abraços,
Eu fui chamada e estou trabalhando sem nenhum padrinho. O cronograma de chamada foi, e está sendo, respeitado.
Numa dessa apenas dei sorte de participar de um concurso sério.
Livre pensar é só pensar!
NeferNeferNefer escreveu:Abmael escreveu:Apo escreveu:Huxley escreveu:Bancos estatais estão lotados de vagabundos e cabides de emprego. Eu passei no concurso federal da Caixa Econômica em 2004 em que um pai de meu colega que é funcionário de lá disse que pretendiam chamar 300. Eu fiquei na posição 268 e até hoje nada. E eles vão fazer outro concurso esse ano.A impressão que se tem é que eles fazem concursos para regularizar a situação dos sem-concurso que estão em cargos comissionados.
Abraços,
Eu fui chamada e estou trabalhando sem nenhum padrinho. O cronograma de chamada foi, e está sendo, respeitado.
Éh! De vêz em quando, eles tem que se curvar e deixar entrar, também, os competentes.
Se não, afunda, antes de ter oportunidade, de receber socorro do benemérito de plantão.

Deu no que deu !!! ...
Deu no que deu !!! ...

- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Apo escreveu:Platéia aplaudindo político é como macaca de auditório. Irracionais.
Quando o Lula percebe que vão vaiar, manda a polícia expulsar os "sabotadores" a serviço das "zelites" e só deixa entrar a claque dele.
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Re: Lula critica privatização de bancos públicos
Para Lula, "muitas vezes, os bancos públicos eram utilizados mais para os interesses dos governantes do que para os interesses da população, dos empresários ou como indução da coisa pública.
O Brizola usava o Banerj como o caixinha pessoal dele. O banco só não faliu porque era estatal. Agora pertence ao Itaú, através de uma privatização mal feita onde os privilégios do Banerj foram transferidos para eles, como a exclusividade no recebimento de certas taxas e impostos.
Fernando Silva escreveu:Apo escreveu:Platéia aplaudindo político é como macaca de auditório. Irracionais.
Quando o Lula percebe que vão vaiar, manda a polícia expulsar os "sabotadores" a serviço das "zelites" e só deixa entrar a claque dele.
Dizem que este bebê é filho do Renan, já geneticamente modificado, com a orelha direita surda, específica para vaias, sendo que, a esquerda, já vem com clítoris, para se excitar com as vibrações, causadas por aplausos de "claques".

Deu no que deu !!! ...
Deu no que deu !!! ...

NeferNeferNefer escreveu:Abmael escreveu:Apo escreveu:Huxley escreveu:Bancos estatais estão lotados de vagabundos e cabides de emprego. Eu passei no concurso federal da Caixa Econômica em 2004 em que um pai de meu colega que é funcionário de lá disse que pretendiam chamar 300. Eu fiquei na posição 268 e até hoje nada. E eles vão fazer outro concurso esse ano.A impressão que se tem é que eles fazem concursos para regularizar a situação dos sem-concurso que estão em cargos comissionados.
Abraços,
estou pra ser chamado também, pro ministério público, obviamente não tenho nenhum padrinho lá. tenho vários amigos que também passaram em concursos e foram chamados. TRF's, TRE's, TSE, TRT's, PF, Receita, e por aí vai. a fórmula da maioria eu acompanhei de perto. estudaram estudaram e estudaram
Não sei em que época a Apo ia fazer esse do TRE, mas acredito que de uns tempos pra cá os concursos estão mais idôneos. A internet facilitou muito uma maior fiscalização dos concursandos
mas ainda não me arrisco a fazer concursos na esfera estadual/municipal. só se eu conhecer a instituição que realizará as provas. só como um exemplo, participei de um concurso na esfera municipal no início do ano. a aplicação da prova foi um fiasco, conteúdo ultra-dificil e além do que pedia no edital, provas não lacradas, e os próprios moradores da cidade(pequena) já dizendo quem seriam os primeiros colocados.
No orkut as pessoas se organizaram, descobriram que a instituição responsável pela elaboração das provas era uma empresa fantasma, que a prova foram integralmente copiadas de um concurso da PM de São Paulo do ano de 2000. acionaram o MP, o concurso foi cancelado, dinheiro devolvido, e a fraude passou no jornal local.
- Bellé
Quando o estado não possuir mais "problemas/poderes" o estado não será mais necessário, teriamos o poder nas mãos de uma dúzia de grande empresários e na minha empresa eu contrato que eu quero, se uma empresa estatal é um cabide de empregos o que dizer de uma particular...
Com o poder todo nas mãos de particulares o povo perde tudo e vive só com sonhos e desejos inatingíveis e holográficos (parece que está ali)...
A religião tira das pessoas o norte, a mídia transforma o futuro em um grande nada e um lugar para onde não devemos olhar, a inexistência de deus cria uma geração de super-homens malignos, e calmamente os donos das emoções (dinheiro) vão adquirindo o mundo para alimentar o espírito de tantos conquistadores do passado (napoleões/hitlers/alexandres) para tornarem suas as próximas páginas da história...loucura!!! Não!!!
.
.
.
Isso tudo é uma grande loucura, mas é isso que vejo ao conversar com as pessoas, ler livros, jornais, assistir TV, trabalhar, comprar, comer, viver...
Com o poder todo nas mãos de particulares o povo perde tudo e vive só com sonhos e desejos inatingíveis e holográficos (parece que está ali)...
A religião tira das pessoas o norte, a mídia transforma o futuro em um grande nada e um lugar para onde não devemos olhar, a inexistência de deus cria uma geração de super-homens malignos, e calmamente os donos das emoções (dinheiro) vão adquirindo o mundo para alimentar o espírito de tantos conquistadores do passado (napoleões/hitlers/alexandres) para tornarem suas as próximas páginas da história...loucura!!! Não!!!
.
.
.
Isso tudo é uma grande loucura, mas é isso que vejo ao conversar com as pessoas, ler livros, jornais, assistir TV, trabalhar, comprar, comer, viver...
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...
Bellé
Bellé
- Apo
Abmael escreveu:Apo escreveu:Huxley escreveu:Bancos estatais estão lotados de vagabundos e cabides de emprego. Eu passei no concurso federal da Caixa Econômica em 2004 em que um pai de meu colega que é funcionário de lá disse que pretendiam chamar 300. Eu fiquei na posição 268 e até hoje nada. E eles vão fazer outro concurso esse ano.A impressão que se tem é que eles fazem concursos para regularizar a situação dos sem-concurso que estão em cargos comissionados.
Abraços,
É!!! Só o que faltava entrar na justiça contra a safadeza do Estado...e ainda sair com cara de bunda, porque tenho que provar que o cara não passou e eu sim! Até parece!
Tá escrito lá e eu assino assumindo que o concurso caduca, por que não houve vacância dentro do período X de validade.
Concurso tem que ter validade? Tá brincando...

- Apo
Evidente que alguns concursos chamam e seguem o que cumprem. Senão as pessoas não estariam lá trabalhando. Mas um percentual está lá na base do pistolão e muitos concursos apenas arrecadam dimdim. Também é muito bobo quem faz concurso para 10 mil com 1 ou 2 vagas. Eu que não...