Ateu lidera ranking dos livros mais vendidos

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Mensagem por Jeanioz »

DIG escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
Res Cogitans escreveu:Já está nas livrarias um livro dedicado a "refutar" o livro de Dawkins:

http://www.mundocristao.com.br/odelirio/


Já fico imaginando os argumentos:

- Newton era criacionista. Logo, Deus existe e a terra tem 7000 anos de idade.

"- Deus existe pois a biblia diz em..."





:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


:emoticon12:

Nem há mais surpresa... :emoticon19:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Jeanioz escreveu:
DIG escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
Res Cogitans escreveu:Já está nas livrarias um livro dedicado a "refutar" o livro de Dawkins:

http://www.mundocristao.com.br/odelirio/


Já fico imaginando os argumentos:

- Newton era criacionista. Logo, Deus existe e a terra tem 7000 anos de idade.

"- Deus existe pois a biblia diz em..."





:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


:emoticon12:

Nem há mais surpresa... :emoticon19:

O livro parece ser bem melhor que isso:

"Tenho me questionado muitas vezes sobre como Dawkins e eu pudemos chegar a conclusões tão absolutamente diferentes com base na longa e árdua reflexão sobre, em essência, o mesmo mundo. Uma possibilidade é que, por crer em Deus, eu seja demente, crédulo, enganado e enganador, cuja capacidade intelectual foi deturpada pelo vírus-Deus infeccioso, maligno. Ou, então, porque sou demente, crédulo, enganado e enganador, minha capacidade intelectual foi deturpada ao ser tomada pelo vírus-Deus infeccioso, maligno, e por isso creio em Deus. Temo que ambas as possibilidades sejam a essência da resposta que encontro nas páginas de Deus, um delírio.

Embora isso possa constituir uma resposta, não é particularmente convincente. Ela poderia agradar aos ateus reacionários, cuja fé inflexível não lhes permite operar fora dos limites do "não-deus". Espero, porém, ter razão em supor que tais dogmáticos impensantes não sejam típicos do ateísmo. Outra resposta a minha questão poderia ser a repetição da

mesma tolice, desta vez aplicando-a a Dawkins. (Embora neste caso, suponho que teríamos de pressupor que sua mente tenha sido tomada por algum tipo de "vírus não-deus".) Mas não tenho intenção de escrever tal absurdo. Por que insultar Dawkins? E, ainda mais importante, por que insultar a inteligência de meus leitores?"
:emoticon19:
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Fernando Silva escreveu:Ele pode errar em alguns pontos e exagerar em outros, mas isto é preferível à fé cega nas religiões.

O problema é quando a pessoa dá a entender que esses dois extremos são as duas únicas opções.
Um erro não justifica o outro.
Fernando Silva escreveu:A virtude dele, além de escrever bem, é a coragem de enfrentar uma sociedade fundamentalista como a dele e jogar este tipo de contestação no ventilador.

Enquanto os argumentos "maravilhosos" dele, se aplicarem apenas a teístas crentes e a visão dele da religião, for a de que isso é tudo... Não vai se capaz de "representar" ou "defender" o ateísmo, muito menos o ceticismo, a razão e muito menos a ciência.

Talvez ele seja uma mal necessário em uma sociedade onde o darwinismo luta contra o criacionismo para fazer parte da grade curricular, mas então ele não passa disso, um mal necessário dentro do contexto daquele país.
Ele representa esse contexto e nada mais.
Como ateu, eu me absteria de cita-lo.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Mensagem por Jeanioz »

NadaSei escreveu:
Jeanioz escreveu:
DIG escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
Res Cogitans escreveu:Já está nas livrarias um livro dedicado a "refutar" o livro de Dawkins:

http://www.mundocristao.com.br/odelirio/


Já fico imaginando os argumentos:

- Newton era criacionista. Logo, Deus existe e a terra tem 7000 anos de idade.

"- Deus existe pois a biblia diz em..."





:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


:emoticon12:

Nem há mais surpresa... :emoticon19:

O livro parece ser bem melhor que isso:

"Tenho me questionado muitas vezes sobre como Dawkins e eu pudemos chegar a conclusões tão absolutamente diferentes com base na longa e árdua reflexão sobre, em essência, o mesmo mundo. Uma possibilidade é que, por crer em Deus, eu seja demente, crédulo, enganado e enganador, cuja capacidade intelectual foi deturpada pelo vírus-Deus infeccioso, maligno. Ou, então, porque sou demente, crédulo, enganado e enganador, minha capacidade intelectual foi deturpada ao ser tomada pelo vírus-Deus infeccioso, maligno, e por isso creio em Deus. Temo que ambas as possibilidades sejam a essência da resposta que encontro nas páginas de Deus, um delírio.

Embora isso possa constituir uma resposta, não é particularmente convincente. Ela poderia agradar aos ateus reacionários, cuja fé inflexível não lhes permite operar fora dos limites do "não-deus". Espero, porém, ter razão em supor que tais dogmáticos impensantes não sejam típicos do ateísmo. Outra resposta a minha questão poderia ser a repetição da

mesma tolice, desta vez aplicando-a a Dawkins. (Embora neste caso, suponho que teríamos de pressupor que sua mente tenha sido tomada por algum tipo de "vírus não-deus".) Mas não tenho intenção de escrever tal absurdo. Por que insultar Dawkins? E, ainda mais importante, por que insultar a inteligência de meus leitores?"
:emoticon19:


O primeiro capítulo me parece sensato. Fala não muito mais que Dawkins é um espécie de pastor ateu (ou neo-ateu, definindo melhor).

Os títulos dos demais capítulos também não expressam radicalismo, mas ainda me preocupo com o texto em si... :emoticon26:

Será que já tem pdf da obra inteira? :emoticon12:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
DaviDeMogi
Mensagens: 1130
Registrado em: 01 Nov 2005, 14:35
Gênero: Masculino
Localização: Third rock from the sun

Re: Re.: Ateu lidera ranking dos livros mais vendidos

Mensagem por DaviDeMogi »

Apo escreveu:
DaviDeMogi escreveu:
O ENCOSTO escreveu:Custa menos de 40 reais na Saraiva


Já li. Achei muito muito bom, me faz pensar um pouco sobre meu ateismo e acabei mudando algumas posições.
Vou começar a emprestá-lo pra alguns amigos, que acredito terem potencial de entendê-lo e tirarem um proveito.


SEDEX 10. Já sabe meu telefone e endereço é só mandar e não se faça de sonso. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


Quis doar a ti o Rush e recusaste! :emoticon12:

PS: Aos amigos crédulos... mas se falas sério, enviar-te-ei com maior prazer.
Creio na morte, única amante absolutamente fiel,
Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre,
E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re.: Ateu lidera ranking dos livros mais vendidos

Mensagem por Fernando Silva »

Dois artigos sobre o livro. O segundo disfarça mas critica.

http://pphp.uol.com.br/tropico/html/textos/2915,1.shl

Uma pesquisa Gallup de 1999 mostrou que 94% votariam em católicos; 92% em judeus ou negros; 79% em homossexuais e apenas 49% em ateus. Portanto, o que Dawkins quer fazer é encorajar um debate público sobre algo que tem sido nefasto à democracia: o aviltamento do ensino e da ciência em nome da fé, graças ao avanço criacionista na esfera pública.


Mas, para reforçar argumentos, é curioso como os críticos de Dawkins não deixam de atirar farpas contra o marxismo, como se esse fosse uma degenerescência do evolucionismo. Acusam-no de confundir representações sociais com o “problema da ordem cósmica”. Não há um texto sequer de Marx sobre a ordem cósmica que permita comprovar essa leitura. Portanto, a observação só serve como um toque de reunir para o conservadorismo, incluindo o antimarxismo.


http://www.revistaenfoque.com.br/index. ... ateria=837

Frente ao declínio massivo da fé, Miniter desabafa: “A perda da fé, na Europa, é como uma estrela negra, invisível, que ainda possui uma tremenda força gravitacional. Eles não entendem por que a cultura deles está falindo. Eles não entendem por que os índices de divórcio e suicídio são tão elevados. Eles não entendem por que tão poucas mulheres européias têm mais de um filho e por que, na maioria das ruas, você vê mais cachorros do que crianças. Esse é o impacto da morte da fé na Europa”.

Avatar do usuário
Carlos Castelo
Mensagens: 747
Registrado em: 31 Out 2005, 15:59

Mensagem por Carlos Castelo »

Vejo o Dawkins como um cara de grande coragem, diferente de outros que ocupam uma situação de edestaque na sociedade, mas têm receio de dizer o que pensa, ficar mal visto, ser alvo de críticas, enfim...

Como ele próprio afirma os ateus têm quer sair do armário!
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Mensagem por Jeanioz »

Carlos Castelo escreveu:Vejo o Dawkins como um cara de grande coragem, diferente de outros que ocupam uma situação de edestaque na sociedade, mas têm receio de dizer o que pensa, ficar mal visto, ser alvo de críticas, enfim...

Como ele próprio afirma os ateus têm quer sair do armário!


Que bom para ele... :emoticon26:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Trancado