a mente é material?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
m!ghell

a mente é material?

Mensagem por m!ghell »

é chique ser materialista e monista e dizer que a mente é a actividade do cérebro... pura e simplesmente. pois eu acho que talvez seja mesmo. Mas então como descrecer os fenómenos mentais numa linguagem científica. Alguns dizem que é impossível e para não deixarem de ser chiques dizem que é materialismo mas em vez de monismo é dualismo anómalo. Anómalo porque é monismo na mesma só que a linguagem não permite reduzir as descrições mentais ás descrições fisicas do cérebro...

é qual a vossa opinião. A mente será uma secreção simples do cérebro.. será o Mu do Zen :emoticon16:... ou um fantasma na máquina?

Orbe
Gênero: Masculino

Re.: a mente é material?

Mensagem por Orbe »

Traduz, por favor.

Elissandro

Re: a mente é material?

Mensagem por Elissandro »

m!ghell escreveu:é chique ser materialista e monista e dizer que a mente é a actividade do cérebro... pura e simplesmente. pois eu acho que talvez seja mesmo. Mas então como descrecer os fenómenos mentais numa linguagem científica. Alguns dizem que é impossível e para não deixarem de ser chiques dizem que é materialismo mas em vez de monismo é dualismo anómalo. Anómalo porque é monismo na mesma só que a linguagem não permite reduzir as descrições mentais ás descrições fisicas do cérebro...

é qual a vossa opinião. A mente será uma secreção simples do cérebro.. será o Mu do Zen :emoticon16:... ou um fantasma na máquina?

Corpo cansado mente cansada!

m!ghell

Mensagem por m!ghell »

deve ser uma citação de Nietzsche, não?

NadaSei

Re: a mente é material?

Mensagem por NadaSei »

m!ghell escreveu:é chique ser materialista e monista e dizer que a mente é a actividade do cérebro... pura e simplesmente. pois eu acho que talvez seja mesmo. Mas então como descrecer os fenómenos mentais numa linguagem científica. Alguns dizem que é impossível e para não deixarem de ser chiques dizem que é materialismo mas em vez de monismo é dualismo anómalo. Anómalo porque é monismo na mesma só que a linguagem não permite reduzir as descrições mentais ás descrições fisicas do cérebro...

Eu sou monista metafísico...
Pra mim a materia é energia, seria tão "material" quanto a matéria que vemos em nossos sonhos. :emoticon16:

Eu sei que não respondi a sua pergunta... mas não resisti.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Ilovefoxes

Mensagem por Ilovefoxes »

Preconceito.

Porque mente não pode ser matéria? Já faz tempo que a ciência abandonou o conceito que "matéria" é o mesmo que "sólido"...

Jeanioz

Re: Re.: a mente é material?

Mensagem por Jeanioz »

Ilovefoxes escreveu:Preconceito.

Porque mente não pode ser matéria? Já faz tempo que a ciência abandonou o conceito que "matéria" é o mesmo que "sólido"...

Mas que absurdo!!! Materialista maldito!!! Ateu!!! Incréu!!! Pseudo-cético!!! Aceite Jesus!!! :emoticon26:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Elissandro

m!ghell escreveu:deve ser uma citação de Nietzsche, não?

O homem é um todo, não se pode dividi-lo em partes de maneira que se subisistem por si só, formando dois seres.
O homem quando está cansado o raciocínio fica lento. Quem está escalando o monte Everest o raciocínio fica lento na mediada que vai subindo, devido ao pouco oxigênio. Um homem acéfalo não pensa, mas vegeta!

m!ghell

Mensagem por m!ghell »

Elissandro escreveu:

O homem é um todo, não se pode dividi-lo em partes de maneira que se subisistem por si só, formando dois seres.
O homem quando está cansado o raciocínio fica lento. Quem está escalando o monte Everest o raciocínio fica lento na mediada que vai subindo, devido ao pouco oxigênio. Um homem acéfalo não pensa, mas vegeta!

aí um dualista poderia argumentar que na verdade o cérebro com menos oxigénio é como um canal bloqueado que não deixa a mente se expressar devidamente... :emoticon16:

Elissandro

m!ghell escreveu:
Elissandro escreveu:

O homem quando está cansado o raciocínio fica lento. Quem está escalando o monte Everest o raciocínio fica lento na medida que vai subindo, devido ao pouco oxigênio. Um homem acéfalo não pensa, mas vegeta!

aí um dualista poderia argumentar que na verdade o cérebro com menos oxigénio é como um canal bloqueado que não deixa a mente se expressar devidamente... :emoticon16:

Isso prova que a mente não é livre como um ser autônomo. O que é a mente sem um corpo?

m!ghell

Mensagem por m!ghell »

o mundo tem limites e a mente deve ter também (pode ter, numa perspectiva da teoria funcionalista da mente, a liberdade que o corpo permitir). Um teísta poderia dizer que se deus fizesse um mundo sem limites... onde tudo pudesse acontecer... não seria possível, por exemplo, conversar racionalmente sobre o que quer que seja.

Elissandro

m!ghell escreveu:o mundo tem limites e a mente deve ter também (pode ter, numa perspectiva da teoria funcionalista da mente, a liberdade que o corpo permitir). Um teísta poderia dizer que se deus fizesse um mundo sem limites... onde tudo pudesse acontecer... não seria possível, por exemplo, conversar racionalmente sobre o que quer que seja.

È impensável o universo com limites. Se o mundo acaba em certo lugar, que realidade há além desse limite? O universo não é uma massa uniforme, mas pluralismos de seres individuais. o corpo-mente tem limites espaciais, mas não a possibildiade de conhecer novas realidades

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Elissandro escreveu: O universo não é uma massa uniforme, mas pluralismos de seres individuais.

O universo demonstra unidade e não ter diversidade de entes individuais.
É como pegar esses diversos "entes" e olhar o que são em essência... todos feitos da mesma matéria/energia que se mantém agrupada pelas mesmas leis.

Eu penso no espaço como não sendo nada "real", seria como o "espaço" em um mundo de computador.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Elissandro

NadaSei escreveu:
Elissandro escreveu: O universo não é uma massa uniforme, mas pluralismos de seres individuais.

O universo demonstra unidade e não ter diversidade de entes individuais.
É como pegar esses diversos "entes" e olhar o que são em essência... todos feitos da mesma matéria/energia que se mantém agrupada pelas mesmas leis.

Eu penso no espaço como não sendo nada "real", seria como o "espaço" em um mundo de computador.

Com certeza a matéria/energia é a unidade do universo. Contudo não podemos degar que existem corpos (porção limitada da matéria), seres vivos. Um ser não pode ser igualado a massa. O espaço em um mundo de computador é limitado, ou seja tem fim. Onde termina o universo?
:emoticon19:

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Elissandro escreveu:Com certeza a matéria/energia é a unidade do universo. Contudo não podemos degar que existem corpos (porção limitada da matéria), seres vivos. Um ser não pode ser igualado a massa. O espaço em um mundo de computador é limitado, ou seja tem fim. Onde termina o universo?

Sim, mas os seres estão "unidos" pelo universo, são feitos por ele sendo inseparáveis dessa unidade.
Se você suspender por um instante as leis naturais, teremos apenas um monte de átomos flutuando no vazio... na verdade, nem isso.

O espaço de um computador não é limitado, ele é uma ficção criada por uma equação.
Um ser dentro de um computador pode andar eternamente em uma direção sem nunca chegar ao fim do "espaço".

Elissandro

NadaSei escreveu:
Elissandro escreveu:Com certeza a matéria/energia é a unidade do universo. Contudo não podemos degar que existem corpos (porção limitada da matéria), seres vivos. Um ser não pode ser igualado a massa. O espaço em um mundo de computador é limitado, ou seja tem fim. Onde termina o universo?

Sim, mas os seres estão "unidos" pelo universo, são feitos por ele sendo inseparáveis dessa unidade.
Se você suspender por um instante as leis naturais, teremos apenas um monte de átomos flutuando no vazio... na verdade, nem isso.

O espaço de um computador não é limitado, ele é uma ficção criada por uma equação.
Um ser dentro de um computador pode andar eternamente em uma direção sem nunca chegar ao fim do "espaço".

Se o homem fosse pensar os números, contando a partir do 01 jamas chegaria a um fim, a um limite.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Elissandro escreveu:Se o homem fosse pensar os números, contando a partir do 01 jamas chegaria a um fim, a um limite.

Exato...
Eu prefiro pensar no "ilimitado" mais por parâmetros como esse.
Como o mundo em um computador que pode criar infinitas coisas, um universo de "luz" acesa que nunca se apaga... o que não significa que existam simultaneamente infinitas coisas "materiais" "criadas"... apenas potenciais infinitos e matemática.

Sei lá, matéria infinita me parece um conceito um tanto extranho e incompreensível. Se pensarmos no BIG-BANG, o universo material seria finito, mas se expandindo infinitamente no espaço.
Como praticante de sonhos lúcidos, tendo a imaginar nosso universo como "virtual", então junto as duas coisas e dá nessa metafísica doida. :emoticon1:

Elissandro

NadaSei escreveu:
Elissandro escreveu:Se o homem fosse pensar os números, contando a partir do 01 jamas chegaria a um fim, a um limite.

Exato...
Eu prefiro pensar no "ilimitado" mais por parâmetros como esse.
Como o mundo em um computador que pode criar infinitas coisas, um universo de "luz" acesa que nunca se apaga... o que não significa que existam simultaneamente infinitas coisas "materiais" "criadas"... apenas potenciais infinitos e matemática.

Sei lá, matéria infinita me parece um conceito um tanto extranho e incompreensível. Se pensarmos no BIG-BANG, o universo material seria finito, mas se expandindo infinitamente no espaço.
Como praticante de sonhos lúcidos, tendo a imaginar nosso universo como "virtual", então junto as duas coisas e dá nessa metafísica doida. :emoticon1:

Imagino o Universo como um nada infinito povoado por mundos, vários big-bang. Realmente o universo é formando por matéria e vácuo(ausência de matéria). O nada seria o vácuo. È impossível não pensar a mente como matéria/energia em oposição ao nada.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Elissandro escreveu:Imagino o Universo como um nada infinito povoado por mundos, vários big-bang. Realmente o universo é formando por matéria e vácuo(ausência de matéria). O nada seria o vácuo. È impossível não pensar a mente como matéria/energia em oposição ao nada.

Sim, entendi.
Mas a meu ver o "nada" não existe, não pode ser nem mesmo um "espaço" vazio, pois o espaço também seria alguma coisa... então sobraria apenas a energia, sendo o espaço uma informação matemática como o é em um computador.
Na ciência o espaço é visto como o nada absoluto se não me engano, eu já vejo o espaço como uma informação, algo diferente do nada. O nada seria um conceito irreal para tratar do que seria se nenhuma das coisas existentes, nem nenhuma outra, existissem.

Trancado