Acauan escreveu:Edson Jr escreveu:Acauan escreveu:O problema é que aquilo não tem nada a ver com a realidade, uma vez que não é preciso ser filósofo para saber que se alguns anseios são reprimidos é porque motivos há.
Acauan:
A grande dificuldade, para mim, não é a percepção de que existem motivos por detrás das repressões e, sim, a coragem e ousadia em buscar compreender estes motivos.
Isso não tem nada a ver com a realidade? Não entendi!
Muitas vezes há muito mais coragem e ousadia na repressão dos instintos do que na sua realização.
A idéia de que toda rebeldia é nobre e toda subordinação é vil é tipicamente revolucionária, um outro subproduto da cultura marxista, com antecedentes históricos nas ideologias de outras revoluções.
Qualquer animal pode ceder aos seus instintos e direcionar sua força para realizá-los.
A verdadeira nobreza está em que, possuindo a força e a vontade para realizar seus instintos, renunciar a eles em função de um propósito tido como superior a eles.
O problema em Nietzsche é mais complexo do que se pode concluir de uma análise superficial.
Ele compreende perfeitamente a capacidade humana de dominar seus instintos e direcionar sua força para um propósito maior, mas não aceita que este propósito seja posto acima de seu proponente. Para ele se o esforço de superação leva à uma subordinação, então este esforço foi pervertido e inútil e seu realizador traiu sua "vontade de potência", o que para o pensador era o único pecado.
Esta visão de Nietzsche é muito deslumbrante, arrebatadora até, mas apenas no sentido poético, não encontramos nada na experiência prática que lhe dê sustentação, tanto quanto não encontramos na experiência prática nada que dê sustentação à psicanálise freudiana ou ao marxismo.
Onde está o super-homem de Nietzsche?
Onde estão as evidências científicas de que os simbolismos da psicanálise freudiana podem ser demonstrados experimentalmente?
Cadê um único estado marxista que deu certo?
Todas estas teorias se sustentam pelo poder que exercem sobre seus estudiosos em afasta-los da realidade empírica e confundi-los a ponto de não distinguir a diferença entre arrebatamento poético e análise crítica da veracidade dos conteúdos.
Não se encontra nada na prática do pensamento de Nietzsche?
O indivíduo que não acreditar em si mesmo, que não tiver força de vontade para atingir seus objetivos estará a mercê da realidade. Ou ficará esperando que só basta pensar e tudo virá ao seu alcance?
Não é a questão se há um estado marxista que deu certo. Uma vez que não podemos ser reducionistas e seguir literalmente as idéias de Marx ou até mesmo de outro pensador. Sempre há algo que se contribui para a humanidade.
Marx analisou o sistema capitalista, a exploração do homem pelo homem.
E a revolução russa? E a revolução cubana?