Em que escala? 0,01% se comparado com as com retribuição financeira?Abmael escreveu:Acauan escreveu:
Seria muito bom se a pesquisa pura não fosse direcionada por interesses comerciais, tanto quanto seria muito bom se a Angelina Jolie resolvesse dar prá mim.
- Esse fenômeno é essencialmente americano, nos demais existe pesquisa pura descolada de interesses comerciais sim.
Somente americano?
98% do mundo é capitalista, algo baseado na própria premissa de que o resultado vem quando há retribuição financeira.
Lugares como Plutão, Marte...Abmael escreveu:Acauan escreveu:
No mundo real as coisas não ligam muito para o que achamos que seria muito bom.
- Ok, eu já sabia disso, mas, ao contrário do que você insinua eu não estou falando de utopias, existem efetivamente lugares onde os interesses privados não influenciam tanto e são bastante produtivos.
Concordo que seria muito bom o conhecimento não ter preço, tanto quanto seria muito bom se a Angelina Jolie resolvesse dar para mim.Abmael escreveu:Acauan escreveu:
No mais, basta ver a relação dos agraciados com o Prêmio Ignóbil todos os anos para ter a prova que nos Estados Unidos sobra dinheiro para todo tipo de pesquisa, mesmo as mais idiotas, logo não há porque reclamar de um sistema que provê tal abundância.
- Sim, mas as maioria dos agraciados não são americanos, o sistema pode até favorecer pesquisas direcionadas mas não forma novos talentos, é como o futebol europeu, além disso, dotar a ciência de pragmatismo comercial é condicionar a aquisição de conhecimento ao lucro, a ciência vale muito mais que isto, o conhecimento não tem preço.
Mas no mundo real, pessoas se esforço por algo em troca.
Claro, você pode deixar tudo nas mãos de visionários que adoram compartilhar idéias, mas aí a gente volta para a época Medieval.
Aliás, não se trata só de distribuir idéias, é preciso investimentos, pessoal especializado, equipamentos...
Se você quer que o conhecimento não tenha preço como seria mais "nobre", ok, Plutão tem os portões abertos...
Então você só debate sobre utopias.Abmael escreveu:- Não debato trabalho ou esforço e sim método e conjuntura.
No mundo real, pessoas se esforçam mais e trabalham mais para ter uma promoção?
Hmm... é claro, você vai falar que isso é só com americanos, e que existem lugares no mundo onde não é assim?
Bom, você Abmael poderia viver em um lugar onde você ganha X para sempre e nunca tem uma promoção, e ainda sim continuar a se esforçar.
Eu ia ficar fingindo que trabalho. E não estou nem aí se você acha que seria falta de ética ou qualquer coisa.