Pastor queima imagem sacra do século 17 no RS

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Estátua era cadastrada no Iphan e foi trocada por orações com família de doente

Uma imagem cadastrada no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi queimada pelo pastor da Igreja Universal do Reino de Deus Fábio Guimarães da Silva Pereira. O fato ocorreu em julho deste ano, em São Borja, na Fronteira Oeste.

Na época, a família de Leôncio Ayala Chagas, desenganado por médicos, procurou o pastor para que orasse por sua recuperação. Numa das visitas à casa de Chagas, ele se apropriou de duas estátuas, uma representando Cristo Morto e outra, São Pedro.

O pastor responde por crime contra o patrimônio histórico na 3ª Vara Cível de São Borja. Conforme a Agência Estado, ele afirmou que a queima de imagens é uma prática comum nos cultos da Universal e garantiu não saber que as duas imagens eram cadastradas pelo Iphan.

As imagens faziam parte de um acervo obtido pela família Chagas no início do século passado, segundo o diretor de Assuntos Culturais do município, Fernando Rodrigues, que fez a denúncia ao Ministério Público. Depois do desaparecimento das duas estátuas, a família resolveu doar outras oito imagens ao Museu Missioneiro.

A família Chagas mora na periferia de São Borja e era guardiã das peças. Segundo Oraides, a mulher de Leôncio, as imagens que conservava foram salvas de um incêndio ocorrido numa capela. Elas estavam em um pequeno oratório na sala da casa.

São Borja é um dos Sete Povos das Missões, fundado em 1636 pelos jesuítas como uma redução de índios guaranis. Da época, restam apenas 82 estátuas no estilo barroco jesuítico, todas tombadas pelo Iphan. Dessas, 35 estão no Museu Municipal Aparício Silva Rillo, 13 encontram-se em poder da Igreja Católica e as outras 34 estão espalhadas por casas de famílias que já detinham a posse delas.

http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/ ... 652033.xml
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Jeanioz
Gênero: Masculino

Re.: Pastor queima imagem sacra do século 17 no RS

Mensagem por Jeanioz »

O pastor foi um instrumento da obra de Deus para a preparação da vinda de Jesus, pois Ele não quer haja ídolos em Nova Jerusalem.

Ele fez bem em queimar o ídolo, pois ídolos são obras do demônio, mesmo se isso representar destruir um patrimônio histórico, pois tal pratimônio representa um passado sangrenta e violenta causado pelo satanismo católico e dos missionários que inferno que dizimiram os índios para instalar em terras brasileiras um governo dominado pela corrupção do anti-cristo.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Malamen
Contato:

Mensagem por Malamen »

Porra... parecias mesmo um crente... :emoticon12:
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

No INCA (Instituto Nacional do Câncer), no Rio, os voluntários evangélicos tinham o costume de recolher e jogar fora todos os objetos de culto católico que eles encontravam nas cabeceiras dos pacientes, tipo imagens, crucifixos, escapulários etc.

Por mais ridículos que sejam os cacarecos, não cabe a eles recolher nada.
E um pastor que não é capaz de reconhecer uma obra de arte antiga tinha mais que levar porrada. Entretanto, suponho que isto seja normal, em vista da quantidade de semianalfabetos que se proclama "pastor" só porque montou uma igrejinha num barraco num fundo de quintal e decorou alguns trechos grandiloquentes da Bíblia para impressionar otários.

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

Cadeia nele!
Uma imagem catalogada pelo Patrimônio Histórico é uma obra de arte. A se permitir isso, deviam aplaudir o maluco que deu umas marteladas na Pietá.

Jeanioz

Re: Re.: Pastor queima imagem sacra do século 17 no RS

Mensagem por Jeanioz »

Malamen escreveu:Porra... parecias mesmo um crente... :emoticon12:

É muito fácil. Eu só gostaria de ganhar uma grana com isso... :emoticon12:
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Jeanioz escreveu:
Malamen escreveu:Porra... parecias mesmo um crente... :emoticon12:

É muito fácil. Eu só gostaria de ganhar uma grana com isso... :emoticon12:

É fácil, eu. Algumas igrejas da IURD contratam pessoas para se passarem por endemoniados que estão sendo exorzisados. Mas tem que ser em uma igreja longe de onde você mora pra não dar bandeira.
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Agora, em relação à matéria, se fosse uma estatuetazinha vagabunda das que se vendem aos milhões nas lojas de macumba, quer dizer, lojas de produtos religiosos, eu nem me importaria. Mas um patrimônio histórico é uma obra de arte e, como tal, deve ser preservada.

Eu acho incrível uma pessoa, por mais burra que seja, não reconhecer uma estátua antiga é demais. Esse cara tem que ser preso até ELE virar uma peça de museu. Ou pelo menos, de um antiguário; ou quem sabe, de ferro-velh0 mesmo. :emoticon16: :emoticon16:
Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Mas bah tchê! Pastor de São Borja é assim mesmo, mete as espora até em santo de paróquia!

FDP. Como é que é uma família destas cái na lábia de um demente destes? Não era melhor ir ao médico do que entregar obras de arte na mão deste estúpido? Cadeia nele prá aprender a deixar de ser nojento.

A fé é uma coisa triste...
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Apo escreveu:Mas bah tchê! Pastor de São Borja é assim mesmo, mete as espora até em santo de paróquia!

FDP. Como é que é uma família destas cái na lábia de um demente destes? Não era melhor ir ao médico do que entregar obras de arte na mão deste estúpido? Cadeia nele prá aprender a deixar de ser nojento.

A fé é uma coisa triste...

Quando se está doente e desesperado, as pessoas tentam de tudo para se recuperarem.
Isso é triste. :emoticon8: :emoticon8:
E mais triste ainda é aparecer um grandecíssimo FDP para se aproveitar da situação!! :emoticon6: :emoticon6:
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Eu entendo. Mas a fé e a ignorância fazem a pessoa perder a desconfiança que precisamos ter em qualquer situação onde algo absurdo é proposto. A lábia dele deve ser muito boa.
O que mais me impressiona é que ele nem deveria saber o valor mesmo, senão não teria destruído e sim vendido.
Deve estar possesso literalmente agora.
Imagem

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Sim, merece cadeia.

Um dos meus professores de Teologia contou uma vez que, um dia orando na Igreja, chegou uma senhora perguntando onde ela poderia deixar uma imagem. Ele conversou um pouco com a senhora que declarou ter "aceitado Jesus" e que o pastor tinha mandado jogar fora a imagem que ela tinha em casa, mas ela ficou com "pena" de quebrar, pois tinha sido da avó e resolveu deixar em alguma Igreja Católica.
Meu professor conta que recebeu a imagem e, identificando que era barroca, levou para registrar. Avaliaram em mais de trinta mil. Se o pastor soubesse disso, provavelmente teria ficado com a imagem. :emoticon12:
"Noite escura agora é manhã..."

zencem

Mensagem por zencem »

Alter-ego escreveu:Sim, merece cadeia.

Um dos meus professores de Teologia contou uma vez que, um dia orando na Igreja, chegou uma senhora perguntando onde ela poderia deixar uma imagem. Ele conversou um pouco com a senhora que declarou ter "aceitado Jesus" e que o pastor tinha mandado jogar fora a imagem que ela tinha em casa, mas ela ficou com "pena" de quebrar, pois tinha sido da avó e resolveu deixar em alguma Igreja Católica.
Meu professor conta que recebeu a imagem e, identificando que era barroca, levou para registrar. Avaliaram em mais de trinta mil. Se o pastor soubesse disso, provavelmente teria ficado com a imagem. :emoticon12:

Coitada da imagem!!!

Alvo de violência só por causa de um mito que não tem poder nem de estabelecer a paz entre seus seguidores. :emoticon12:

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

DIG

Mensagem por DIG »

Queima ela, Jesu$, queima eeelaaa...
Queima ela, Jesu$, até queimaaaaarrr :emoticon12: :emoticon11: :emoticon19: ...

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

Jeanioz escreveu:O pastor foi um instrumento da obra de Deus para a preparação da vinda de Jesus, pois Ele não quer haja ídolos em Nova Jerusalem.

Ele fez bem em queimar o ídolo, pois ídolos são obras do demônio, mesmo se isso representar destruir um patrimônio histórico, pois tal pratimônio representa um passado sangrenta e violenta causado pelo satanismo católico e dos missionários que inferno que dizimiram os índios para instalar em terras brasileiras um governo dominado pela corrupção do anti-cristo.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Jeanioz tá treinando para ganhar um dinheirinho como pastor. Bom investimento!

Apo

Mensagem por Apo »

O Jean anda estranhinho mesmo.... :emoticon5:
Imagem

Conde Loppeux de Villanue

Mensagem por Conde Loppeux de Villanue »

conde - o deus desses pastores é nada, assim como ateus, por isso vemos isso e crimes como os cometidos pelos comunistas
Nada te turbe, nada te espante todo se pasa, Dios no se muda, la paciencia a lo ...

http://www.cavaleiroconde.blogspot.com

DIG

Mensagem por DIG »

Conde Loppeux de Villanue escreveu:conde - o deus desses pastores é nada, assim como ateus, por isso vemos isso e crimes como os cometidos pelos comunistas

Por falar em crimes, a sua igrejola está bem servida, viu :emoticon5: ?
Seu deus chatólico é NADA, também?

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Apo escreveu:O Jean anda estranhinho mesmo.... :emoticon5:

Qué isso?! Eu não vou largar meu ceticismo assim! :emoticon16:

Se eu virar pastor, vai ser por dinheiro. :emoticon12:
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

Apo

Mensagem por Apo »

Lógico que vai ser por dinheiro oras! Pelo senhor jesus cristo é que não é!

Mas a lábia é condição sine qua non...
Imagem

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

DIG escreveu:
Conde Loppeux de Villanue escreveu:conde - o deus desses pastores é nada, assim como ateus, por isso vemos isso e crimes como os cometidos pelos comunistas

Por falar em crimes, a sua igrejola está bem servida, viu :emoticon5: ?
Seu deus chatólico é NADA, também?

O que DIG? Ele tem toda a razão!

Comunismo é uma m*rda!
O deus dos pastores não é nada!
O deus dos ateus não é nada (nós não acreditamos em deuses, duh... :emoticon19:)!
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Um adendo: o doente pelo qual o tal pastor rezou morreu alguns meses depois, de câncer (em julho/2007).

Apo

Mensagem por Apo »

Era essa a minha próxima pergunta...respondida.
Imagem

Trancado