O vicio que nasceu de Socrates

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
myg

O vicio que nasceu de Socrates

Mensagem por myg »

"Democrito é, na minha opinião, o último filosofo grego liberto de uma certa falta que viciou a filosofia até ao renascimento...todos os filosofos que consideramos até agora (Pré Socraticos)...estavam interessados em tudo -- metoros e eclipses, peixes e vento, religião e moralidade; com um intelecto penetrante e a inocencia das crianças.
Deste ponto em frente... há uma gradual decadencia... com socrates vem a enfase na ética (só o homem importa), com Platão a rejeição do mundo sensível em troca de um mundo autocriado de pensamento puro; com Aristoteles a ideia de propósito como conceito fundamental da ciencia (em vez de perguntar quais as condições que levam a certas coisas coloca as questões de forma teleológica como se por trás existisse uma intenção racional que conduz a um fim desejado). Apesar do Génio de Platão e Aristoteles... os seus pensamentos têm vicios que provaram ser infinitamente prejudiciais)"

Bertrand Russel "História da Filosofia Ocidental".

Nunca li um livro tão incrivel com este sobre o assunto. Genial...

SickBoy

Re.: O vicio que nasceu de Socrates

Mensagem por SickBoy »

eu tenho aqui história do pensamento ocidental. estou lendo, mas essa semana parei por causa de umas aporrinhações. parei em Kant.

Trancado