Queda a comemorar

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Aranha
Gênero: Masculino
Contato:

Queda a comemorar

Mensagem por Aranha »

EDITORIAL
Folha de S. Paulo
29/10/2007

AS MORTES por armas de fogo caíram 12% no Brasil entre 2003 e 2006. O dado foi apurado pelo Ministério da Saúde e consta do estudo "Redução do Homicídio no Brasil". Em números absolutos, foram registrados 34.648 óbitos resultantes de ferimentos por bala em 2006, contra 39.325 em 2003.
No que diz respeito ao dado expresso como proporção da população, a queda foi mais expressiva (18%). O índice passou de 22 óbitos por 100 mil habitantes em 2003 para 18 em 2006.
Outra boa notícia é que a tendência de redução está se consolidando. Os óbitos subiam de 1980 a 2003, quando ocorreu o último aumento. Desde então, vêm diminuindo a taxas expressivas: -5,6% em 2004, -3,2% em 2005 e -4% em 2006.
Tal redução é um fenômeno complexo e multifatorial. Como a pesquisa não aponta suas causas, tudo o que se pode fazer é levantar hipóteses. E elas existem para todos os gostos.
Entusiastas do desarmamento verão aí as impressões digitais das campanhas de recolhimento de revólveres. Tal possibilidade é reforçada quando se considera que as reduções foram mais acentuadas onde as autoridades coligiram mais armas.
Também os advogados da ação policial têm motivos para comemorar. As quedas foram lideradas por São Paulo (-48,3%), Estado que ostenta as maiores taxas de encarceramento de bandidos.
Os mais céticos podem afirmar que a queda é um efeito esperado das mudanças demográficas por que passa o país: 92% das vítimas de homicídio são homens entre 15 e 39 anos; com o envelhecimento populacional e a redução da natalidade, essa faixa vai ficando mais estreita, pesando cada vez menos nas estatísticas.
É preciso produzir mais estudos para testar essas hipóteses. Precisamos descobrir o que estamos fazendo de certo.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Lúcifer
Contato:

Re.: Queda a comemorar

Mensagem por Lúcifer »

A uma resposta simples para isso.
Quem morre uma vez não morre uma segunda. :emoticon16: :emoticon16:
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Provavelmente isso seja culpa dos petralhas que estão acobertando as pesquisas reais dos institutos...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

mais pesquisas e estatísticas fajutas

mensuro a violência pelas manchetes dos jornais. fiquei três meses sem sair de casa até baixar a onda de violência que teve na época da morte do menino joão hélio

Lúcifer
Contato:

Re: Re.: Queda a comemorar

Mensagem por Lúcifer »

Johnny escreveu:Provavelmente isso seja culpa dos petralhas que estão acobertando as pesquisas reais dos institutos...

Com certeza.
Já fizeram uma denúncia desse tipo uns dois meses atrás.
Se eu achar algo a respeito, eu coloco aqui.
Imagem

aknatom

Mensagem por aknatom »

SickBoy escreveu:mais pesquisas e estatísticas fajutas

mensuro a violência pelas manchetes dos jornais. fiquei três meses sem sair de casa até baixar a onda de violência que teve na época da morte do menino joão hélio

O problema dessa medição é que quando só tiver uma morte, por acidente, num ano inteiro, essa mesma morte vai ser manchete e causar escândalo por um bom tempo... vide o caso da tal de madeleine.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

aknatom escreveu:

O problema dessa medição é que quando só tiver uma morte, por acidente, num ano inteiro, essa mesma morte vai ser manchete e causar escândalo por um bom tempo... vide o caso da tal de madeleine.

o problema em ser irônico... :emoticon2:

aknatom

Mensagem por aknatom »

SickBoy escreveu:
aknatom escreveu:

desculpa... perceber ironia em forum quando o interlocutor não usa emoticon é uma ahabilidade ainda não desenvolvida por minha pessoa.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

aknatom escreveu:
SickBoy escreveu:
aknatom escreveu:

desculpa... perceber ironia em forum quando o interlocutor não usa emoticon é uma ahabilidade ainda não desenvolvida por minha pessoa.

tudo bem tudo bem, acho que o johnny acabou de passar pelo mesmo que eu num post àcima :emoticon16:

Tranca

Mensagem por Tranca »

AS MORTES por armas de fogo caíram 12% no Brasil entre 2003 e 2006.

É que foi nesta época que o Capitão Nascimento se reformou.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Trancado