Fatos que me fariam considerar o literalismo bíblico

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Jeanioz
Gênero: Masculino

Re: Fatos que me fariam considerar o literalismo bíblico

Mensagem por Jeanioz »

Miles Teg escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Miles Teg escreveu:- Descoberta de fósseis de gigantes
Imagem
O esqueleto é de tamanho normal. As pessoas foram acrescentadas depois.
Esta montagem já apareceu em vários sites crentes.

Isso é só uma teoria.

[videomaker]

Isso é so o que voce acha . :emoticon1:

[/videomaker]
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Azathoth

Re: Re.: Fatos que me fariam considerar o literalismo bíblic

Mensagem por Azathoth »

Anton Lavey escreveu:
Arrebatamento: todos os cristãos do mundo desaparecem de um dia para o outro. Só isso sozinho me transformaria em um cristão fundamentalista

E se aliens fizessem isso? Digo, aliens poderiam seqüestrar os crentes (utilizando algum tipo de teletransporte), por razões obscuras.
Acho que a hipótese alien é mais plausível que a hipótese "deus maluco cristão".
Se 1 bilhão de pessoas (sei lá se este é o número de cristãos fudamentalistas que poderiam ser arrebatados) desaparecessem de uma hora para a outra, cogitaria a hipótese alien ,embora atualmente não acredite que existam Ets por aqui.

Eu considerei isso, Niels. Mas apliquei o seguinte princípio: acho muito improvável que antropólogos e sociólogos espaciais com tecnologia de viagem superluminal, monitoramento dos estados mentais privados de humanos, compreensão profunda de linguagem humana e teletransporte de matéria fossem gastar seus recursos para fazer um projeto em escala planetária tão idiota assim. Dá para desenvolver melhor esse argumento também pelo caminho de que seria um experimento para o qual civilizações extremamente avançadas tecnologicamente não teriam muito o que aprender de interessante.

Acho mais plausível nesse cenário completamente idiota a veracidade de uma visão de mundo completamente idiota.

Anton Lavey

Mensagem por Anton Lavey »

fazer um projeto em escala planetária tão idiota assim.

Mas também não é idiota um deus maluco mandar a palavra dele só pra meia dúzia ser salva e bilhões serem condenados? :emoticon5:

Acho que as duas possibilidades são idiotas, mas a dos ETS é mais plausível..
The seven deadly sins of the Christian Church are: greed, pride, envy, anger, gluttony, lust, and sloth. Satanism advocates indulging in each of these "sins" as they all lead to physical, mental, or emotional gratification.

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Fernando Silva escreveu:
- Codificados em livros bíblicos poderiam ser encontrados teoremas matemáticos ainda não demonstrados
- Codificados em livros bíblicos poderiam ser encontrados seqüenciamentos genéticos de proteínas específicas

Imagem
Funciona com qualquer livro. Basta insistir e mudar os algoritmos até aparecer alguma coisa.

Assassinatos previstos em 'Moby Dick', utilizando-se as técnicas aplicadas pelos autores do 'Bible Code':

http://cs.anu.edu.au/~bdm/dilugim/moby.html

O tipo de coisa que eu exigi entretanto poderia existir na Bíblia sem a menor criptografia. E se por acaso as últimas páginas do livro do Apocalipse de João estivessem recheadas de várias seqüências aparentemente sem a menor regularidade de 4 símbolos distintos com a legenda "receita do leite" que 2 milênios depois poderiam ser identificados com a estrutura primária da lactose, cada um dos 4 símbolos referindo-se a uma das bases nitrogenadas do DNA?

A Bíblia já tem passagens demais sem sentido e sem valor literário ou narrativo, como as recapitulações incessantes de genealogias. Ela poderia também estar recheada desse tipo de informação anacrônica cujo significado só seria desvendado após a humanidade ter atingido um certo nível técnico e científico.

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Azathoth você também é uma figura.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Ben Carson
Contato:

Mensagem por Ben Carson »

Fernando Silva escreveu:
Imagem

É bom que se diga que essa imagem é fruto de um CONCURSO de Photoshop, e não de uma fraude deliberada.

Ressalto ainda que, pelo menos nos sites crentes que EU vi, a imagem foi mostrada como prevenção, para prevenir seus leitores de que se tratava de um hoax.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!

Diálogo Universitário, Jesus Voltará, Primeira Leitura, E Agora?

Ben Carson
Contato:

Mensagem por Ben Carson »

Azathoth escreveu:- Presença de profecias extremamente bem detalhadas e específicas sobre eventos no futuro

Esse seu desejo é irrealizável. As profecias de Daniel foram reveladas no IX século a.C. As profecias do Apocalipse, no I século de nossa era. Qualquer que seja o período futuro de seu cumprimento, elas teriam que sobreviver por séculos, até que viessem a se cumprir. O que nem sempre seria do interesse do governante de plantão. Ainda mais se considerarmos que os príncipes de antigamente eram monarcas absolutistas e arbitrários, que podiam cometer qualquer arbitrariedade que desejassem, por puro capricho.

Sendo assim, era desejável que as previsões fossem dadas em linguagem cifrada. Porém, de forma suficientemente clara a quem as estudasse além de um exame superficial.

Veja, por exemplo, II Tessalonicenses 2:1-8

1 Irmãos, no que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, nós vos exortamos
2 a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor.
3 Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição,
4 o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus.
5 Não vos recordais de que, ainda convosco, eu costumava dizer-vos estas coisas?
6 E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião própria.
7 Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém;
8 então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda.

Aqui Paulo ensina que antes do retorno de Cristo haveria uma apostasia, patrocinada por um poder iníquo, mas que no momento esse poder vindouro era detido por um poder presente.

A todos os seus discípulos que fossem familiarizados com as profecias de Daniel, o recado estava muito claro. O chifre pequeno, de Daniel 7 e 8, só poderia realizar sua obra depois que o Império Romano caísse.

Mas claro que Paulo, vivendo dentro das fronteiras do Império Romano, não poderia dizer abertamente, por escrito, que os cristãos ensinavam que este império um dia cairia. Eles já eram levados aos tribunais sob acusação de traição sem isso. Não precisavam procurar sarnas para se coçarem. Estavam obedecendo ao mandamento de Cristo de serem "prudentes como as serpentes".

Devemos recordar ainda que, mesmo sem uma identificação nominal do chifre pequeno, da besta que subiu do mar (Apocalipse 13), da besta cavalgada pela prostituta (Apocalipse 17), e de outros símbolos bíblicos da Igreja Católica Apostólica Romana (poder eclesiástico) e do papado (poder temporal), mesmo assim a Bíblia foi posta fora de circulação pela ICAR durante a Idade Média, chegando a proibir sua leitura a leigos. Imagine se lá tivesse uma identificação nominal da ICAR! A Bíblia não teria chegado até nós.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!

Diálogo Universitário, Jesus Voltará, Primeira Leitura, E Agora?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re.: Fatos que me fariam considerar o literalismo bíblico

Mensagem por Fernando Silva »

Depois de um certo tempo, é possível encontrar "provas" de que qualquer "profecia" se realizou.
Acaba acontecendo alguma coisa que pode ser interpretada como sendo a profecia.
É só selecionar o que interessa e ignorar o que atrapalha.
Funciona com Nostradamus, funciona com a Bíblia.

Aranha
Contato:

Re: Re.: Fatos que me fariam considerar o literalismo bíblic

Mensagem por Aranha »

Fernando Silva escreveu:Depois de um certo tempo, é possível encontrar "provas" de que qualquer "profecia" se realizou.
Acaba acontecendo alguma coisa que pode ser interpretada como sendo a profecia.
É só selecionar o que interessa e ignorar o que atrapalha.
Funciona com Nostradamus, funciona com a Bíblia.

- Pior que isso, uma vez falei prum crente que as profecias de João no Apocalipse se realizaram na queda do império romano do Ocidente, tá tudo lá, é só interpretar conforme a época em foi escrito ao invés de ficar caçando figuras da atualidade para encaixar na marra.

- Então ele respondeu que tratava-se de "dupla revelação", ou seja, a profecia se cumpria 2 vezes, que nem aconteceu com algumas profecias do nascimento de JC, aí o dogma se fecha e não há contestação lógica possível pois:
- Ou não se cumpriu AINDA;
- Ou JÁ se cumpriu:
- Ou JÁ se cumpriu mas vai se cumpir DE NOVO.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

- Ou não se cumpriu AINDA;
- Ou JÁ se cumpriu:
- Ou JÁ se cumpriu mas vai se cumpir DE NOVO.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon13: :emoticon13: :emoticon22:
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

zumbi filosófico

Mensagem por zumbi filosófico »

Ben Carson escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Imagem

É bom que se diga que essa imagem é fruto de um CONCURSO de Photoshop, e não de uma fraude deliberada.

Ressalto ainda que, pelo menos nos sites crentes que EU vi, a imagem foi mostrada como prevenção, para prevenir seus leitores de que se tratava de um hoax.

Na época em que vi pela primeira vez, vi sendo colocada como real no orkut em diversas comunidades (há alguns anos, quando foi "lançada" a foto), pelo Sodré, se não me engano, mas certamente por um jornal online do tipo "Muslim times".
Imagem

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

Miles Teg escreveu:
Ben Carson escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Imagem

Na época em que vi pela primeira vez, vi sendo colocada como real no orkut em diversas comunidades (há alguns anos, quando foi "lançada" a foto), pelo Sodré, se não me engano, mas certamente por um jornal online do tipo "Muslim times".

Por incrível que pareça, o Caro Colégua descobriu essa história do concurso de Photoshop e postou no RV antigo. Lembro que eu linkei as postagens dele na STR, onde se discutia a foto na época. A montagem foi feita com um esqueleto humano normal e fotos de pessoas trabalhando na escavação de um esqueleto de mastodonte.

zumbi filosófico

Mensagem por zumbi filosófico »

Realmente eu acho espantoso que ainda não tenha visto criacionistas defendendo que a foto do mastodonte é a realmente forjada. :emoticon12:
Imagem

TrueReligion

Mensagem por TrueReligion »

Existe muita ciência na Bíblia...

Antigamente, os gregos criam que Atlas carregava o mundo nas costas, os hindus acreditavam que quatro elefantes sustentavam a terra, os egípcios no tempo de Moisés (3500 anos atrás) acreditavam que o mundo havia sido chocado de um grande ovo, possuía asas e voava. O livro de Jó, que foi escrito por Moisés, que viveu cerca de 1500 a.C. diz: "Ele [Deus] estende os céus do norte sobre o vazio e SUSPENDE A TERRA SOBRE O NADA." 26:7
Moisés foi criado no Palácio do faraó do Egito, mas não cria nas idéias dos egípcios gregos e hindus, e não tinha ferramentas suficientes para fazer essas descobertas. QUEM REVELOU ÀQUELES HOMENS, HÁ MAIS DE TRêS MILÊNIOS ATRÁS, QUE EXISTE O VÁCUO?
Isaías também disse: "Ele é o que está assentado sobre o GLOBO da terra." Isa 40:22 numa época onde se cria que a Terra era plana e reta.

O barômetro é (usado para medir a pressão atmosférica), foi inventado no século XV por Torricelli. Antes disso, ninguém se atrevia a afirmar que o vento tem peso, já a Bíblia se antecipou em uns 3000 anos a ciência dizendo:Quando Deus REGULOU O PESO DO VENTO e fixou a medida das águas" Jó 28:25 E aí, o que vocês acham. Seria a Bíblia um livro muito, mas muito bom mesmo no palpite, ou inspirada por um ser superior, Deus. Acreditar que esses homens eram bom de palpites, sabendo que a probabilidade deles acertarem um fato científico naquela época era impossível devido a o mínimo desenvolvimento tecnológico é tolice...
"O pior cego é aquele que não quer ver"

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

TrueReligion escreveu:Existe muita ciência na Bíblia...

Antigamente, os gregos criam que Atlas carregava o mundo nas costas, os hindus acreditavam que quatro elefantes sustentavam a terra, os egípcios no tempo de Moisés (3500 anos atrás) acreditavam que o mundo havia sido chocado de um grande ovo, possuía asas e voava. O livro de Jó, que foi escrito por Moisés, que viveu cerca de 1500 a.C. diz: "Ele [Deus] estende os céus do norte sobre o vazio e SUSPENDE A TERRA SOBRE O NADA." 26:7
Moisés foi criado no Palácio do faraó do Egito, mas não cria nas idéias dos egípcios gregos e hindus, e não tinha ferramentas suficientes para fazer essas descobertas. QUEM REVELOU ÀQUELES HOMENS, HÁ MAIS DE TRêS MILÊNIOS ATRÁS, QUE EXISTE O VÁCUO?
Isaías também disse: "Ele é o que está assentado sobre o GLOBO da terra." Isa 40:22 numa época onde se cria que a Terra era plana e reta.

Imagem

TrueReligion escreveu:O barômetro é (usado para medir a pressão atmosférica), foi inventado no século XV por Torricelli. Antes disso, ninguém se atrevia a afirmar que o vento tem peso, já a Bíblia se antecipou em uns 3000 anos a ciência dizendo:Quando Deus REGULOU O PESO DO VENTO e fixou a medida das águas" Jó 28:25 E aí, o que vocês acham. Seria a Bíblia um livro muito, mas muito bom mesmo no palpite, ou inspirada por um ser superior, Deus. Acreditar que esses homens eram bom de palpites, sabendo que a probabilidade deles acertarem um fato científico naquela época era impossível devido a o mínimo desenvolvimento tecnológico é tolice...

Eu queria saber onde entra a parte do mercúrio. :emoticon26:
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

TrueReligion escreveu:Existe muita ciência na Bíblia...

Não, não existe. Segundo a genética bíblica, se eu mandar uma gata minha ficar observando um poste com bolinhas e ela ficar prenha, seus filhos nascerão com bolinhas. É a lição de Jacó.

TrueReligion escreveu:Antigamente, os gregos criam que Atlas carregava o mundo nas costas, os hindus acreditavam que quatro elefantes sustentavam a terra, os egípcios no tempo de Moisés (3500 anos atrás)

O "tempo de Moisés" é fictício, não existe evidência arqueológica para o êxodo de 600 mil judeus que ajudaram a construir pirâmides no Egito. Revisionistas que tentam situar o Êxodo Bíblico com o Segundo Período Intermediário no Egito, época da expulsão dos hicsos, ignoram uma série de problemas.

A datação também é forçação de barra, a maior parte das estimativas conservadoras para o período mosaico o posicionam em por volta do século 12 e 13 a.C.

TrueReligion escreveu:O livro de Jó, que foi escrito por Moisés

Essa é uma tradição extra-bíblica, que vem do Talmude judaico. Nem sabemos se Moisés existiu!

O livro de Jó possui também várias referências à astrologia, que atualmente é considerado pseudociência grosseira.

TrueReligion escreveu:que viveu cerca de 1500 a.C.

Não de acordo com as estimativas mais conservadoras.

TrueReligion escreveu:QUEM REVELOU ÀQUELES HOMENS, HÁ MAIS DE TRêS MILÊNIOS ATRÁS, QUE EXISTE O VÁCUO?

O hinduísmo que é uma religião mais antiga que o judaísmo possui uma discussão bem mais sofisticada sobre o "vazio". Egípcios com sua limitada astronomia tinham conceito de espaço sideral, julgavam que deuses eram/habitavam certas constelações muito distantes da Terra.

Séculos depois, filósofos gregos divagaram bastante sobre o conceito do vácuo e não precisaram de inspiração divina alguma para isso.

TrueReligion escreveu:Isaías também disse: "Ele é o que está assentado sobre o GLOBO da terra." Isa 40:22 numa época onde se cria que a Terra era plana e reta.

"Globo" é uma tradução revisionista. De acordo com o hebreu antigo, a tradução mais adequada é "círculo da terra". Veja essa tradução do manuscrito de Isaías dos Manuscritos do Mar Morto:

http://www.ao.net/~fmoeller/qa-tran.htm#c33

A cosmologia bíblica, do Velho ao Novo Testamento, indica que o mundo representado é plano, achatado e não esférico:

http://www.lhup.edu/~dsimanek/febible.htm

TrueReligion escreveu:O barômetro é (usado para medir a pressão atmosférica), foi inventado no século XV por Torricelli. Antes disso, guém se atrevia a afirmar que o vento tem peso

Provas?

TrueReligion escreveu:já a Bíblia se antecipou em uns 3000 anos a ciência dizendo:Quando Deus REGULOU O PESO DO VENTO e fixou a medida das águas" Jó 28:25 E aí, o que vocês acham. Seria a Bíblia um livro muito, mas muito bom mesmo no palpite, ou inspirada por um ser superior, Deus. Acreditar que esses homens eram bom de palpites, sabendo que a probabilidade deles acertarem um fato científico naquela época era impossível devido a o mínimo desenvolvimento tecnológico é tolice...

Você está chamando os antigos hebreus de idiotas, como se eles não pudessem ser inteligentes o suficiente para constatar que o vento tem massa. Basta observar ventos esculpindo dunas nas areias do deserto ou arrancando tendas com violência.

Todos os outros exemplos de "ciência moderna" em textos bíblicos como a alegada representação do ciclo hidrológico ou a importância do sangue para a manutenção da vida entram nessa categoria, a de que os hebreus eram idiotas demais para não poder constatarem por conta própria certos fenômenos da natureza e necessitarem de inspiração divina para isso.

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Eu queria ter a paciência do Azathoth. :emoticon1:
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte

TrueReligion

Mensagem por TrueReligion »

Provas de que ninguém falava sobre o peso do vento: Algo muito óbvio: Existe outro relato do peso do vento antes de Torriceli sem ser o de Jó.

Os hebreus antigos não eram burros, eram sem recursos.

O livro de Jó possui também várias referências à astrologia, que atualmente é considerado pseudociência grosseira.
Quais?

Enviada: 09/11/2007 às 14:11

--------------------------------------------------------------------------------

TrueReligion escreveu:

--------------------------------------------------------------------------------
Existe muita ciência na Bíblia...

Não, não existe. Segundo a genética bíblica, se eu mandar uma gata minha ficar observando um poste com bolinhas e ela ficar prenha, seus filhos nascerão com bolinhas. É a lição de Jacó.

TrueReligion escreveu:

Antigamente, os gregos criam que Atlas carregava o mundo nas costas, os hindus acreditavam que quatro elefantes sustentavam a terra, os egípcios no tempo de Moisés (3500 anos atrás)

O "tempo de Moisés" é fictício, não existe evidência arqueológica para o êxodo de 600 mil judeus que ajudaram a construir pirâmides no Egito. Revisionistas que tentam situar o Êxodo Bíblico com o Segundo Período Intermediário no Egito, época da expulsão dos hicsos, ignoram uma série de problemas.

A datação também é forçação de barra, a maior parte das estimativas conservadoras para o período mosaico o posicionam em por volta do século 12 e 13 a.C.

TrueReligion escreveu:

O livro de Jó, que foi escrito por Moisés

Essa é uma tradição extra-bíblica, que vem do Talmude judaico. Nem sabemos se Moisés existiu!

TrueReligion escreveu:

que viveu cerca de 1500 a.C.

Não de acordo com as estimativas mais conservadoras.

TrueReligion escreveu:

QUEM REVELOU ÀQUELES HOMENS, HÁ MAIS DE TRêS MILÊNIOS ATRÁS, QUE EXISTE O VÁCUO?

O hinduísmo que é uma religião mais antiga que o judaísmo possui uma discussão bem mais sofisticada sobre o "vazio". Egípcios com sua limitada astronomia tinham conceito de espaço sideral, julgavam que deuses eram/habitavam certas constelações muito distantes da Terra.

Séculos depois, filósofos gregos divagaram bastante sobre o conceito do vácuo e não precisaram de inspiração divina alguma para isso.

TrueReligion escreveu:

"Globo" é uma tradução revisionista. De acordo com o hebreu antigo, a tradução mais adequada é "círculo da terra". Veja essa tradução do manuscrito de Isaías dos Manuscritos do Mar Morto:

Já existiam conceitos de Geometra Espacial naquela época para Jó dizer a palavra Esfera?
"O pior cego é aquele que não quer ver"

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

TrueReligion escreveu:Os hebreus antigos não eram burros, eram sem recursos.

De pleno acordo, mas mesmo pastores da Idade do Bronze podem conhecer vários detalhes a respeito do mundo natural.

TrueReligion escreveu:Quais?

Jó 38:31-33

Serás tu capaz de fazer reter as estrelas? Ou de impedir o avanço do Oríon ou das Plêiades?

Poderias controlar a sequência das constelações,ou determinar, à tua responsabilidade,a deslocação da constelação da Ursa Maior,e da Ursa Menor, através dos céus?

Sabes tu as leis do universo,e de que maneira os céus influenciam a Terra?

No original é dito "Mazzaroth" ao invés de 'sequência de constelações'. "Mazzaroth" é o conjunto de constelações do zodíaco.

TrueReligion escreveu:Já existiam conceitos de Geometra Espacial naquela época para Jó dizer a palavra Esfera?

Não é necessário saber geometria espacial para ter um conceito distinto de "bola" e "círculo".

Trancado