SickBoy escreveu:Miles Teg escreveu:SickBoy escreveu:
isso lembra aquele argumento tosco feminista que diz que os homens estupram para infligir dominância soba mulher, e não por impulsos sexuais
Há argumentos feministas tanto de que o estupro é simplesmente dominância, quanto que os homens seriam estupradores naturais.
Eu acho que é um pouco dos dois, tanto que há estupros nas cadeias, entre homens que "não são" gays no sentido mais clássico, casos como aquele moleque de 13 anos que estuprou uma velha de uns 93, etc.
Mas também acho que pode ter o lado mais sexual, mas acho que geralmente associado a alguns outros problemas neurológicos, como demência frontotemporal e um tipo de "sinestesia" entre sexo e violência, que também pode ser a origem dessas coisas de sadomasoquismo.
acho que os casos de estupros na cadeia fogem do 'escopo', por assim dizer. lá dentro o estupro serve como uma forma de punição, e pra "desonrar", mas pra ver como não está totalmente a parte da sexualidade, basta ver que eles estão lá numa abstinência 'forçada', e que proporcionalmente me parece haver mais casos de estupro a homens dentro do que fora da cadeia. acaba sendo algo como
"quem não tem cão caça com gato"
Eu uma vez li algo dizendo que, na cadeia, os homens começama prestar atenção em caracteres femininos dos companheiros de cela...
(O pessoal cujo resultado de fisionomia era de um monte de gatinhas tem que evitar ir para a cadeia a todo custo)
E eu não estou defendendo a tese de que o estupro seja uma Estratégia Evolutiva Estável, mas me opondo a essa tese de que os homens estupram pra estigmatizar, controlar, reprimir, etc, as mulheres, e assim manter o status quo. tipo, UHUU, GUERRA DOS SEXOS, VAMOS COLOCAR ELAS EM SEU DEVIDO LUGAR
quanto a velhinha estuprada, creio que seria a exceção que confirma a regra, porque justamente as mulheres estupradas concentram-se na faixa etária onde são mais atraentes (acho que dos 15 aos 35)
Eu acho que essas mulheres não são só mais atraentes, mas
também são as que tem mais status. E para as mulheres, o status é algo até meio atrelado ao sexo.
Já com homens, tem a ver com força e capacidade de dar porrada, e/ou humilhar. Acho que a questão é complexa. Por complexa, não quero dizer que ainda não se sabe qual dessas alternativas é pela complexidade, mas que provavelmente é uma mistura de um pouco de tudo... eu não arrisco a me dizer bem qual seria a "dosagem" ainda, mas
acho que não seria primariamente sexual/natural, porque acho que se os homens fossem tão potencialmente estupradores assim, seria meio improvável evoluir essa cultura de "respeito" nesse sentido. Ainda que talvez a oposição dos parentes homens das mulheres estupradas pudesse ter levado levou a isso, mas não sei se seria suficiente, ou tão popular... supondo uma predisposição geral...
Coloco minhas fichas em algo meio parecido com sinestesia, um desvio....