Ideologias relativistas.
Ideologias relativistas.
Como se libertar do relativismo?
Como manter os valores éticos e morais intactos?
Isto tudo sem religião, alguém quer ensaiar
Como manter os valores éticos e morais intactos?
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- Jeanioz
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Re: Ideologias relativistas.
Pug! escreveu:Como se libertar do relativismo?
Como manter os valores éticos e morais intactos?
Isto tudo sem religião, alguém quer ensaiar
Existencialismo é uma opção.
Ética da vida também.
Eu, por exemplo, considero ético e moral tudo que não denigre a vida humana (incluindo tanto a existência individual quanto a sociedade humana). A partir do momento que algo transcede isso, eu considero imoral.
Religiões, por exemplo, devem ser respeitadas enquanto parte da cultura de um povo até o momento que ferem a vida de um povo. Nesse caso, o aspecto específico daquela religião (ou qualquer outro costume ou política) deve ser combatido até parar de ferir os direitos dos outros.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
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"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
Re.: Ideologias relativistas.
Conheço pouco da filosofia que propõe soluções sem Deus aos problemas morais e éticos.
Aceita-se sugestões filosóficas.
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- betossantana
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Re.: Ideologias relativistas.
Pug, você é uma praga neste fórum.
É um problema espiritual, chupe pau!
Re: Re.: Ideologias relativistas.
Pug! escreveu:Conheço pouco da filosofia que propõe soluções sem Deus aos problemas morais e éticos.
Aceita-se sugestões filosóficas.
Tá de saca, Ricardo? As três grandes tradições de ética normativa não só funcionam muito bem secularmente como possuem berços seculares.
Leia:
http://plato.stanford.edu/entries/ethics-virtue/
http://plato.stanford.edu/entries/ethics-deontological/
http://plato.stanford.edu/entries/consequentialism/
E isso é só um breve exemplo de realismo moral. Existem pencas de teorias de anti-realismo moral, algumas bem melhores do que outras.
Deus não possui nada a ver com moralidade.
- Jeanioz
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Re: Re.: Ideologias relativistas.
Azathoth escreveu:Deus não possui nada a ver com moralidade.
Isso a maioria resolve com mobilização política.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
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- Jeanioz
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Pug! escreveu:Não é a questão de Deus e moral.
Trata-se da coesão ou não da sociedade, com ou sem religião.
O que une as pessoas.
O que une as pessoas de uma sociedade não é o respeito entre seus membros, independente de qualquer ideologia?
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Napoleão Bonaparte
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Re: Ideologias relativistas.
Pug! escreveu:Como se libertar do relativismo?
Como manter os valores éticos e morais intactos?
Isto tudo sem religião, alguém quer ensaiar
Ando pensamento MUITO sobre isso ultimamente e ando cada vez mais convencido de que a moral/ética não existe, o que nos leva a agir apenas naquilo que vai te trazer mais benefício. Fico de cara pois isso implica que os atos desses corruptos/ladrões/estupradores não são certos nem errados, pois isso simplesmente não existe.
Para mais informações, moral nihilism (ou teoria do erro): http://en.wikipedia.org/wiki/Moral_nihilism
e também http://plato.stanford.edu/entries/skepticism-moral/ .
Re: Re.: Ideologias relativistas.
Azathoth escreveu:Pug! escreveu:Conheço pouco da filosofia que propõe soluções sem Deus aos problemas morais e éticos.
Aceita-se sugestões filosóficas.
Tá de saca, Ricardo? As três grandes tradições de ética normativa não só funcionam muito bem secularmente como possuem berços seculares.
Leia:
http://plato.stanford.edu/entries/ethics-virtue/
http://plato.stanford.edu/entries/ethics-deontological/
http://plato.stanford.edu/entries/consequentialism/
E isso é só um breve exemplo de realismo moral. Existem pencas de teorias de anti-realismo moral, algumas bem melhores do que outras.
Deus não possui nada a ver com moralidade.
Imagine o seguinte, nem todos terão estudado ou manifestado interesse pelos mesmos assuntos que você.
Nunca até recentemente me havia interessado em reflectir em vários assuntos excluindo Deus e quando por acaso lia algum filósofo ateu, nem me dava conta.
Nota: Se tiver conhecimento de artigos em português, lembre-se de mim.
Jeanioz escreveu:Pug! escreveu:Não é a questão de Deus e moral.
Trata-se da coesão ou não da sociedade, com ou sem religião.
O que une as pessoas.
O que une as pessoas de uma sociedade não é o respeito entre seus membros, independente de qualquer ideologia?
Se formos pelo respeito estamos lixados, acredito que respeitamos pouco o diferente de nós. Estarei enganado
Re: Re.: Ideologias relativistas.
Pug! escreveu:Imagine o seguinte, nem todos terão estudado ou manifestado interesse pelos mesmos assuntos que você.
Nunca até recentemente me havia interessado em reflectir em vários assuntos excluindo Deus e quando por acaso lia algum filósofo ateu, nem me dava conta.
Nota: Se tiver conhecimento de artigos em português, lembre-se de mim.
Pois não. Provavelmente deve existir uma quantidade exorbitante de material em português.
Para um apanhado geral:
Realismo moral: há respostas objetivas para as perguntas da meta-ética (o que é bom, o que é mal, o que é certo, o que é errado, etc)
Anti-realismo moral: não há respostas objetivas para as perguntas da meta-ética
Das três grandes tradições de ética normativa (como devemos agir?) do Ocidente:
1) Ética de virtudes: devemos agir visando cultivar e construir hábitos de nosso caráter chamadas de virtudes. Quanto mais cultivarmos essas virtudes, melhor será nossa vida. O lado oposto das virtudes são os vícios, quanto mais cultivarmos esses vícios mais coisas desagradáveis ocorrerão conosco.
Exemplos de problemas:
- Como identificamos essas virtudes?
- E se determinadas virtudes forem em algum grau mutuamente excludentes?
2) Conseqüencialismo: devemos agir pensando nas conseqüências de nossos atos. A escola mais famosa é o utilitarismo: devemos agir visando maximizar a felicidade e minimizar o sofrimento que somos capazes de causar.
Exemplos de problemas:
- Como calcular a maldade e bondade de nossos atos?
- Quanto devemos nos projetar no futuro para pensar nas conseqüências de nossos atos?
3) Ética deontológica: precisamos prestar atenção em nossos atos em si, eles podem ser inerentemente bons ou ruins. Devemos agir conforme as regras de conduta universais que não são essencialmente ruins. A escola mais famosa é o kantianismo e essas regras de conduta universais que nunca causam o mal são chamadas de "imperativos categóricos" em contraponto a regras de conduta que apenas localmente podem ser morais ou imorais, "imperativos hipotéticos"
Exemplos de problemas:
- Como desevendamos essas regras de conduta universais?
- Qual a justificativa em seguir imperativos categóricos? O que é um bem em si?
Re.: Ideologias relativistas.
Na minha opinião todas as três tradições são importantes e fecham buracos de dilemas éticos mas a base precisa ser a ética de virtudes.