"Ofender" os deuses.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Nuit

Mensagem por Nuit »

Estou lendo o livro "Deus, um delírio" do Richard Dawkins que no começo ele fala justamente sobre isto. Ele dá um exemplo recente (ano passado) nos EUA de um garoto que vestiu uma camiseta discriminando gays ("Homossexualismo é pecado"), mas algumas pessoas quiseram proibi-lo de usar a camiseta e a justiça (é, foi caso de processo) favoreceu ele por "liberdade de religião". E se fosse por "liberdade de expressão" muito provavelmente o garoto ia ser proibido de usar a camiseta por este motivo: preconceito.

Mas eu me pergunto: e se eu quiser montar uma religião que é permitido estuprar, matar, roubar etc - por exemplo? Teremos que respeitar e aceitar do mesmo jeito?

zencem

Mensagem por zencem »

Nuit escreveu:Estou lendo o livro "Deus, um delírio" do Richard Dawkins que no começo ele fala justamente sobre isto. Ele dá um exemplo recente (ano passado) nos EUA de um garoto que vestiu uma camiseta discriminando gays ("Homossexualismo é pecado"), mas algumas pessoas quiseram proibi-lo de usar a camiseta e a justiça (é, foi caso de processo) favoreceu ele por "liberdade de religião". E se fosse por "liberdade de expressão" muito provavelmente o garoto ia ser proibido de usar a camiseta por este motivo: preconceito.

Mas eu me pergunto: e se eu quiser montar uma religião que é permitido estuprar, matar, roubar etc - por exemplo? Teremos que respeitar e aceitar do mesmo jeito?

Claro que sim... É só trocar uns acentos na bíblia e você já fica de acordo com a palavra de Deus. :emoticon11:
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

NeferNeferNefer
Gênero: Feminino

Re.: "Ofender" os deuses.

Mensagem por NeferNeferNefer »

Defendo a liberdade de ofender quem eu quizer. :emoticon12:
Agora.... o barato é aguentar o tranco! :emoticon6:
Dizer o quer quer... ouvir o que às vezes a gente num tá afim. :emoticon21:
Livre pensar é só pensar!

Anna

Mensagem por Anna »

zencem escreveu:
betossantana escreveu:
Joe escreveu:Desde que a crítica vá com respeito e sem tom agressivo, é possível sim. O que não é possível é aceitar a verdade dela calado, isso seria ofender:
Impor uma visão e ser intolerante.

Então você acha que minha posição na discussão com minha amiga NÃO era a correta, já que eu defendi o desrespeito e a agressividade! Mas uma correção, xingar alguém não é a mesma coisa que impôr uma visão e ser intolerante, é simplesmente ofender, está num patamar mais baixo.

Se uma divindade não existe, xingá-la é de uma insensatez inexplicável.
A não ser que este xingamento vise atingir quem acredita nela.

Aí merece até uma porrada nos cornos.

A melhor atitude, pra quem não acredita em deuses, é compreender e respeitar quem crê, especialmente, quando ele não está fazendo proselitismo.

:emoticon15:

Eu concordo com vc!!
Além do mais adoro os mitos africanos. A
Acho baixaria xingar um mito, o mito é parte de todos nós. O que estamos buscando é exatamente a libertação mental e a compreensão da história evolutiva do homem, para que possamos viver melhor, não acho que seja xingando e agredindo parte de nossa cultura que chegaremos a algum lugar próximo do que queremos, uma idéia é combatida com outra idéia melhor. A única coisa que ganharemos com agressão será mais força a imagem de adolescentes revoltadinhos com Deus e com o papai.
Editado pela última vez por Anna em 25 Dez 2007, 17:18, em um total de 1 vez.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Anna

Mensagem por Anna »

betossantana escreveu:
zencem escreveu:Se uma divindade não existe, xingá-la é de uma insensatez inexplicável.
A não ser que este xingamento vise atingir quem acredita nela.
Aí merece até uma porrada nos cornos.
A melhor atitude, pra quem não acredita em deuses, é compreender e respeitar quem crê, especialmente, quando ele não está fazendo proselitismo.

:emoticon15:

Que violência!! Mas você estava certo, eu quis mesmo provocar e atingir ela quando mostrei a comunidade, sinto muita RAIVA por ela ter deixado o que eu acho que é TOTAL FANTASIA se arraigar tão profundamente na vida e na visão de mundo dela. Eu não CONSIGO levar a sério as vivências mediúnicas dela e acho tudo ridículo demais! Talvez uma solução seja simplesmente não permitir esse assunto entre nós.

Mas AINDA não estou tão certo de que xingar entidades imaginárias é moralmente errado... eu QUERO DISCORDAR disso, só fico em dúvida sobre como fundamentar, ELA me deixou em dúvida com a conversa dela de que nunca abriria uma comunidade ou tópico pra esculhambar gratuitamente a Bíblia ou xingar um santo católico, isso me faz parecer uma merda de pessoa.

Beto,
Pra nós é absurdo, por que sabemos que nada disso existe, mas para quem crê são pessoas amadas, ou mais do que pessoas, são os criadores da vida. Seres pelos quais aquelas pessoas nutrem, além de respito e admiração, amor profundo.
Para o religioso sempre será moralmente errado xingar uma divindade ou um espírito. O deus ou espírito é como um pai, uma mãe daquela pessoa, ela sempre estará sendo agredida pessoalmente. Eu acho que você perderá sua amizade com ela, e não conseguirá ajudar sua amiga a pensar e discutir o assunto de forma adulta se tentar dessa forma.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Trancado