Reenkarmação

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
MAGDALA
Mensagens: 36
Registrado em: 26 Dez 2007, 15:07

Mensagem por MAGDALA »

Wayne, obrigada por avisar que estamos num fórum de debates, não havia percebido.
Agora, como é que faz pra responder sua pergunta, sem conhecimento...

MAGDALA
Mensagens: 36
Registrado em: 26 Dez 2007, 15:07

Mensagem por MAGDALA »

APO, não é ei, e sim ai, não 2, e sim 4
ok

MAGDALA
Mensagens: 36
Registrado em: 26 Dez 2007, 15:07

Re.: Reenkarmação

Mensagem por MAGDALA »

Jolly_Roger,

quem és tu, bofera.

Avatar do usuário
Sorrelfa
Mensagens: 2441
Registrado em: 27 Mar 2007, 10:21
Gênero: Masculino
Localização: Rua Sem entrada e Sem saida, Nº Infinito
Contato:

Re.: Reenkarmação

Mensagem por Sorrelfa »

I Am Roger !
The Jolly_Roger !

Um jovem desocupado que vive como um vegetal na frente do computador...
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

MAGDALA
Mensagens: 36
Registrado em: 26 Dez 2007, 15:07

Mensagem por MAGDALA »

Nossa Roger, que resposta mais deprê.

Wayne
Mensagens: 22
Registrado em: 25 Dez 2007, 01:11

Mensagem por Wayne »

MAGDALA escreveu:Wayne, obrigada por avisar que estamos num fórum de debates, não havia percebido.
Agora, como é que faz pra responder sua pergunta, sem conhecimento...


quéeeeeee?????

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Mensagem por Botanico »

Azathoth escreveu:
Botanico escreveu:Não necessariamente, Azarado, pois usam a matéria e energia dos presentes encarnados... Sem esses os fenômenos não ocorreriam em tese.


Erm, que matéria e que energia de pessoas que em tese não estão encostadas em uma mesa girante ou segurando candelabros voadores? E as casas mal-assombradas desabitadas?

Para existir transferência de energia entre dois corpos é necessário contigüidade espacial entre os mesmos.


Já viu aquelas ferrovias que funcionam por indução linear? A energia é transferia sem contato...

Avatar do usuário
Azathoth
Mensagens: 3736
Registrado em: 30 Out 2005, 12:08

Mensagem por Azathoth »

Botanico escreveu:Já viu aquelas ferrovias que funcionam por indução linear? A energia é transferia sem contato...


Retiro a besteira que disse, estava pensando em exemplos mais simples de transferência de energia como transferência de calor por condução - mas em última análise não existe contato algum entre dois objetos interagindo, só mediações entre bósons.

Bom, vamos prosseguir. Você sugere, por exemplo, que quando uma xícara sai voando durante uma sessão espírita, o espírito está se aproveitando da "massa e energia" de um humano presente para fazer uma força para cima maior do que a força peso. O que afinal significa isso?

Uma força é uma quantificação de uma determinada interação entre dois objetos. O espírito não pode interagir livremente no mundo material, então ele não pode ser um objeto dessa interação. Ele se apropria de um objeto pré-existente para tal fim.

Sabemos em condições normais razoavelmente bem qual é o tipo de interação entre um humano sentado e uma xícara imóvel na mesma e nas mesmas não está prevista em nenhum cenário a xícara superar sua força peso. Logo, falar que o ente sentado é responsável pela xícara sair voando implica em vários absurdos, o mais básico desses sendo a violação da conservação da energia pois há no nosso modelo uma força vindo de lugar nenhum realizando trabalho.

Você também precisa me explicar por que especificamente um humano é necessário como mediador para interagir com o mundo material.
Imagem

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Mensagem por Botanico »

Azathoth escreveu:
Botanico escreveu:Já viu aquelas ferrovias que funcionam por indução linear? A energia é transferia sem contato...


Retiro a besteira que disse, estava pensando em exemplos mais simples de transferência de energia como transferência de calor por condução - mas em última análise não existe contato algum entre dois objetos interagindo, só mediações entre bósons.

Bom, vamos prosseguir. Você sugere, por exemplo, que quando uma xícara sai voando durante uma sessão espírita, o espírito está se aproveitando da "massa e energia" de um humano presente para fazer uma força para cima maior do que a força peso. O que afinal significa isso?

Uma força é uma quantificação de uma determinada interação entre dois objetos. O espírito não pode interagir livremente no mundo material, então ele não pode ser um objeto dessa interação. Ele se apropria de um objeto pré-existente para tal fim.

Sabemos em condições normais razoavelmente bem qual é o tipo de interação entre um humano sentado e uma xícara imóvel na mesma e nas mesmas não está prevista em nenhum cenário a xícara superar sua força peso. Logo, falar que o ente sentado é responsável pela xícara sair voando implica em vários absurdos, o mais básico desses sendo a violação da conservação da energia pois há no nosso modelo uma força vindo de lugar nenhum realizando trabalho.

Você também precisa me explicar por que especificamente um humano é necessário como mediador para interagir com o mundo material.


Falando numa pincelada geral, os médiuns doam o ectoplasma e servindo-se dele, o espírito pode usá-lo para produzir os efeitos físicos. Neste caso a quantidade de ectoplasma é mínima, só o suficiente para criar um suporte, um apoio em volta do objeto e assim o espírito pode deslocá-lo. Você acharia absurdo algum ilusionista fazendo a xícara voar por meio de fios muito finos? Haveria alguma violação de lei da física por aqui? Acho que não, né? Pois bem, as leis da física não ficam alteradas por causa da ação do espírito, ele apenas usa de recursos que a Ciência poderia até os ter descrito há mais de 100 anos, mas como a coisa era ridícula demais para um cientista sério e cético se ocupar dela...

Avatar do usuário
Tally
Mensagens: 713
Registrado em: 17 Dez 2007, 16:51

Mensagem por Tally »

A verdade é que já fui em uma sessão espírita-experiência, com um médico amigo meu e nessas sessões caiam após o fechamento, rosas no colo das pessoas.
Fomos comprovar uma vez e realmente vimos isso. Na segunda, a médium foi pesada antes e depois da sessão.
Ela havia perdido 2 kg e 185gramas , em relação ao peso do inicio, no fim da sessão.
Escolho meus inimigos a dedo,
porque não dou a qualquer um a honra de me enfrentar..
Aos que me invejam, desejo vida longa,
para que assistam DE PÉ como se vence na vida...

NeferNeferNefer
Mensagens: 252
Registrado em: 08 Out 2006, 17:20
Gênero: Feminino

Mensagem por NeferNeferNefer »

Botanico escreveu:Falando numa pincelada geral, os médiuns doam o ectoplasma e servindo-se dele, o espírito pode usá-lo para produzir os efeitos físicos. Neste caso a quantidade de ectoplasma é mínima, só o suficiente para criar um suporte, um apoio em volta do objeto e assim o espírito pode deslocá-lo. Você acharia absurdo algum ilusionista fazendo a xícara voar por meio de fios muito finos? Haveria alguma violação de lei da física por aqui? Acho que não, né? Pois bem, as leis da física não ficam alteradas por causa da ação do espírito, ele apenas usa de recursos que a Ciência poderia até os ter descrito há mais de 100 anos, mas como a coisa era ridícula demais para um cientista sério e cético se ocupar dela...


A Ciência poderia ter descrito há mais de cem anos e não o fez. Por quê?
Porque a coisa era ridícula demais para alguém sério e cético se ocupar dela..
Sábias palavras. Conserto apenas o tempo verbal: a coisa É ridícula demais.
:emoticon12:

:emoticon12:
Livre pensar é só pensar!

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Mensagem por Acauan »

Botanico escreveu:Falando numa pincelada geral, os médiuns doam o ectoplasma e servindo-se dele, o espírito pode usá-lo para produzir os efeitos físicos. Neste caso a quantidade de ectoplasma é mínima, só o suficiente para criar um suporte, um apoio em volta do objeto e assim o espírito pode deslocá-lo. Você acharia absurdo algum ilusionista fazendo a xícara voar por meio de fios muito finos? Haveria alguma violação de lei da física por aqui? Acho que não, né? Pois bem, as leis da física não ficam alteradas por causa da ação do espírito, ele apenas usa de recursos que a Ciência poderia até os ter descrito há mais de 100 anos, mas como a coisa era ridícula demais para um cientista sério e cético se ocupar dela...


Botanico,

Após século e tanto de espiritismo, após esta doutrina haver se infiltrado em minoria expressiva da classe média brasileira (e só da brasileira), após a tendência cultural deste povo ao sincretismo haver construído uma relação com o espiritismo que vai da tolerância participativa à dedicação integral, não há a mais mínima evidência científica confiável de que o ectoplasma exista ou, se existe, do que afinal esta coisa é constituída (vapores de densidade variável, padrões eletromagnéticos, alguma interação quântica ainda não denominada?).

Se assim é, com base em que cargas d'água você faz afirmações tão incisivas a respeito deste troço?

E, por favor, não venha por a culpa nos anônimos cientistas céticos. Você próprio é um cientista espírita.

Por que você, ou outros das centenas ou milhares de cientistas brasileiros que compartilham de sua crença, não desenvolveram experimentos que respondam a esta pergunta básica - afinal o tal de ectoplasma é o que?

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Tally
Mensagens: 713
Registrado em: 17 Dez 2007, 16:51

Re.: Reenkarmação

Mensagem por Tally »

Boa pergunta!Também gostaria de saber exatamente e não "vagamente " o que é.
Escolho meus inimigos a dedo,
porque não dou a qualquer um a honra de me enfrentar..
Aos que me invejam, desejo vida longa,
para que assistam DE PÉ como se vence na vida...

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 2482
Registrado em: 10 Ago 2007, 16:59
Gênero: Masculino

Re.: Reenkarmação

Mensagem por Wallace »

Pra mim, até que se prove cientificamente, com estudos, fotos coloridas atuais, filmes gravados em HDTV e etc tal, ectoplasma continua sendo uma secreção de um pseudo-médium, com resfriado de verdade... :emoticon12:
______________________________________________________________
Imagem

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Mensagem por Botanico »

NeferNeferNefer escreveu:A Ciência poderia ter descrito há mais de cem anos e não o fez. Por quê?
Porque a coisa era ridícula demais para alguém sério e cético se ocupar dela..
Sábias palavras. Conserto apenas o tempo verbal: a coisa É ridícula demais.
:emoticon12:

:emoticon12:

Isso mesmo, faraó! A comunidade científica da época pensava assim e continua pensando assim até hoje. Por esse motivo mesmo só nos resta sorrir quando os céticos falam que "tais coisas não acontecem mais hoje em dia. Que os fantasmas são muito tímidos, etc e tal."

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Mensagem por Botanico »

Acauan escreveu:Botanico,

Após século e tanto de espiritismo, após esta doutrina haver se infiltrado em minoria expressiva da classe média brasileira (e só da brasileira), após a tendência cultural deste povo ao sincretismo haver construído uma relação com o espiritismo que vai da tolerância participativa à dedicação integral, não há a mais mínima evidência científica confiável de que o ectoplasma exista ou, se existe, do que afinal esta coisa é constituída (vapores de densidade variável, padrões eletromagnéticos, alguma interação quântica ainda não denominada?).

Se assim é, com base em que cargas d'água você faz afirmações tão incisivas a respeito deste troço?

E, por favor, não venha por a culpa nos anônimos cientistas céticos. Você próprio é um cientista espírita.

Por que você, ou outros das centenas ou milhares de cientistas brasileiros que compartilham de sua crença, não desenvolveram experimentos que respondam a esta pergunta básica - afinal o tal de ectoplasma é o que?

O fato do Espiritismo ter maior expressão entre a classe culta do Brasil em detrimento do resto do mundo, caro índio, talvez possa ser atribuído ao lance de que aqui se preservou o lado religioso e filosófico. Lá na França, quiseram ser exclusivamente científicos e deu no que deu.

E lamento, mas vou sim por a culpa, não nos cientistas céticos, mas nos cientistas INCRÉDULOS. Dúvida jamais foi problema em Ciência; incredulidade sim. Cientistas, céticos, investigaram a coisa, concluíram que ela existe e tiveram audácia de publicar os resultados de suas pesquisas. O que fizeram os seus colegas INCRÉDULOS?
Só um exemplo: Carpenter elaborou toda uma teoria de alucinação para explicar os experimentos de Crookes. E não é que teve gente que foi na dele? Mas mesmo tendo os médiuns que Crookes investigou ainda disponíveis, Carpenter foi ter com eles para testar a sua teoria? Não. Esse é um maravilhoso exemplo de inovação científica: elaboram-se teorias sem fazer qualquer experimento.
Pena que os céticos ainda não me explicaram como é que uma chapa fotográfica fica alucinada também...

Bem, eu sou um BOTÂNICO e não um fisiologista ou médico. Claro que se me apresentasse uma oportunidade de fazer estudos de mediunidade física, eu aproveitaria a chance, mas até agora ela não surgiu.

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Re.: Reenkarmação

Mensagem por Botanico »

Tally escreveu:Boa pergunta!Também gostaria de saber exatamente e não "vagamente " o que é.


O ectoplasma foi analisado por vários pesquisadores dos quais destacamos as seguintes conclusões:

Dr.V. Dombrowsky (Varsóvia) - "O ectoplasma é constituído de matéria albuminóide, acompanhado de gordura e de células tipicamente orgânicas. Não foram encontrados amiláceos e açúcares".

Dr. Francis ( Munique) - "Substância constituída de inúmeras células epiteliais, leucócitos e glóbulos de gordura".

Dr. Albert Scherenk-Notzing citado por Charles Richet - "O ectoplasma é constituído por restos de tecido epitelial e gorduras".

Dr. Hernani G. Andrade - "O ectoplasma é substância formada com recursos da natureza originando-se dos tecidos vegetais (ectofiloplasma) e de origem animal (ectozooplasma) e de origem mineral (ectomineroplasma)".

Procure por "ectoplasma" no google e vai achar muita coisa. Para aqueles que querem achar que é tudo fraude, procurem por ectoplasm + Harry Price. Esse cientista fez estudos sérios a respeito, inclusive com a médium Helen Duncan, onde coletou amostras do ectoplasma e as analisou, inclusive há fotos de amostras microscópicas. Ele achou que a médium era uma farsante que engolia e regurgitava coisas. Não sei até onde isso é viável, mas seria possível.

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Re.: Reenkarmação

Mensagem por Botanico »

Wallace escreveu:Pra mim, até que se prove cientificamente, com estudos, fotos coloridas atuais, filmes gravados em HDTV e etc tal, ectoplasma continua sendo uma secreção de um pseudo-médium, com resfriado de verdade... :emoticon12:


Está perdendo o seu tempo, Mr Bean.
Estudos, fotos coloridas, filmes gravados no que quer que seja, etc e tal, para a comunidade cética SERÃO SEMPRE EVIDÊNCIAS ANEDOTAS E NADA VALERÃO.

Por causa disso é que nos mancamos de que não vale a pena perder tempo com essa gente.

NeferNeferNefer
Mensagens: 252
Registrado em: 08 Out 2006, 17:20
Gênero: Feminino

Re: Re.: Reenkarmação

Mensagem por NeferNeferNefer »

Botanico escreveu:Por causa disso é que nos mancamos de que não vale a pena perder tempo com essa gente.[/color]


Então o que você está fazendo agui?
Livre pensar é só pensar!

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Re.: Reenkarmação

Mensagem por Jeanioz »

NeferNeferNefer escreveu:
Botanico escreveu:Por causa disso é que nos mancamos de que não vale a pena perder tempo com essa gente.[/color]


Então o que você está fazendo agui?


Espíritas são ensinados em centros espíritas que xingar os ateus ajuda na evolução do espírito. :emoticon26:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Botanico escreveu:
NeferNeferNefer escreveu:A Ciência poderia ter descrito há mais de cem anos e não o fez. Por quê?
Porque a coisa era ridícula demais para alguém sério e cético se ocupar dela..
Sábias palavras. Conserto apenas o tempo verbal: a coisa É ridícula demais.
:emoticon12:

:emoticon12:

Isso mesmo, faraó! A comunidade científica da época pensava assim e continua pensando assim até hoje. Por esse motivo mesmo só nos resta sorrir quando os céticos falam que "tais coisas não acontecem mais hoje em dia. Que os fantasmas são muito tímidos, etc e tal."



A comunidade cetica tambem barra pesquisas sobre gnomos e sereias. Esta ultima já poderia ter sua existencia atestada ha mais de 500 anos.
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Avatar do usuário
Tally
Mensagens: 713
Registrado em: 17 Dez 2007, 16:51

Re.: Reenkarmação

Mensagem por Tally »

Vou aproveitar para saber: E essa história de "poltergueist"?
Escolho meus inimigos a dedo,
porque não dou a qualquer um a honra de me enfrentar..
Aos que me invejam, desejo vida longa,
para que assistam DE PÉ como se vence na vida...

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Re.: Reenkarmação

Mensagem por Botanico »

NeferNeferNefer escreveu:
Botanico escreveu:Por causa disso é que nos mancamos de que não vale a pena perder tempo com essa gente.[/color]


Então o que você está fazendo agui?


Eventualmente aparece alguma coisa inteligente por aqui e aí eu aproveito. E embora isso seja um vespeiro cético, não é só ceticismo que aparece por aqui, mas também algumas sacadas inteligentes contra o Nosso Guia Lulla...
Dá para se divertir aqui às vezes...

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Re.: Reenkarmação

Mensagem por Botanico »

Jeanioz escreveu:
NeferNeferNefer escreveu:
Botanico escreveu:Por causa disso é que nos mancamos de que não vale a pena perder tempo com essa gente.[/color]


Então o que você está fazendo agui?


Espíritas são ensinados em centros espíritas que xingar os ateus ajuda na evolução do espírito. :emoticon26:


Pelo menos nunca me ensinaram isso em nenhum dos 17 centros espíritas pelos quais passei...
Mas obviamente xingar e insultar os religiosos melhora em muito a qualidade do ceticismo e ateísmo...

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Mensagem por Botanico »

O ENCOSTO escreveu:A comunidade cetica tambem barra pesquisas sobre gnomos e sereias. Esta ultima já poderia ter sua existencia atestada ha mais de 500 anos.


Bem, não me lembro de ter lido nenhum trabalho de pesquisa feito pelos que pesquisaram mediunidade atestando a existência de gnomos ou sereias...
Suponho que esta seja a saída pela tangente óbvia do pessoal cético: na falta de argumento, fazem-se perguntas ou declarações imbecis que nada tem a ver com a discussão.

Trancado