Respeito pelas religiões abraamicas?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Quixote
Mensagens: 27
Registrado em: 28 Dez 2007, 20:32

Respeito pelas religiões abraamicas?

Mensagem por Quixote »

“My respect for the Abrahamic religions went up in the smoke and choking dust of September 11th. The last vestige of respect for the taboo disappeared as I watched the 'Day of Prayer' in Washington Cathedral, where people of mutually incompatible faiths united in homage to the very force that caused the problem in the first place: religion. It is time for people of intellect, as opposed to people of faith, to stand up and say 'Enough!' Let our tribute to the dead be a new resolve: to respect people for what they individually think, rather than respect groups for what they were collectively brought up to believe.”


Dawkins

http://ffrf.org/day/?day=26&month=3


Bom, esta é a postura ateia a que chamam fundamentalista.

Uma frase melhor resumiria esta postura:
"Só a religião faz um homem bom fazer coisas más" Steven Weiberg

Mas por outro lado é inegável que a maioria dos crentes nunca matará ninguém por causa da sua fé. Só uma minoria o faz... após muita lavagem cerebral. Essa minoria é muito barulhenta.

Apesar de tudo é bom que publicamente se começe a criticar as religiões abraamicos. E quando digo critica, é critica mesmo... num sentido técnico... sei lá. BiBlia, Alcorão e Tora estão cheios de lixo, imoralidade, prescrições morais que são tudo menos a base moral da maioria dos religiosos de hoje. É bom mostrar, entre outras coisas, que a moral contemporanea não vem desses textos sagrados... e que um ateu, por isso mesmo, não deve ser automáticamente taxado de imoral... porque não acreditar nesses textos. Afinal as regras morais desses textos são ignoradas também pelos crentes (um exemplo chocante: pode-se oferecer as filhas a uma turba lasciva para poupar um convidado)

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Mensagem por zencem »

.
Pois é, miguel.

O absurdo disso tudo, não é a ideologia religiosa em sí, mas essa presunção que a leva a se apropriar indevidamente da mente indivídual, deformando-a, como se fosse a maneira mais apropriada para construir nela a bondade e o caráter.

Se a religião perdesse um pouco de tempo pra pensar sobre seus fracassos, talvez pudesse trabalhar e, ela mesmo, incentivar as capacidades individuais, que nós temos para construir um homem livre, mais sábio e mais objetivo em seu gregarismo.

Infelizmente, as religiões não se fizeram de boas intenções.
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Trancado