Como converter alguém como eu

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Quixote
Mensagens: 27
Registrado em: 28 Dez 2007, 20:32

Como converter alguém como eu

Mensagem por Quixote »

Nunca acreditei seriamente em nenhum texto sagrado, apesar de ter sido criado Católico (a catequese para mim... foi mais diversão que doutrinação).

Acredito no que está escrito Biblia tanto quanto acredito no que está escrito na Odisseia e na Iliada de Homero (ou seja, para mim é mitologia... e gosto da Biblia tanto quanto gosto de Homero). Em relação á Biblia, só tenho pena que se use sempre a tradução padrão de S. Jerónimo que foi feita em linguagem popular (S. Jerónimo, ao contrário dos que o sucederam queria que o povo entendesse a Biblia). A versão original hebraica foi escrita numa linguagem mais complicada...

Avatar do usuário
Tally
Mensagens: 713
Registrado em: 17 Dez 2007, 16:51

Re.: Como converter alguém como eu

Mensagem por Tally »

Existe uma biblia já traduzida para o Portugues, cuja linguagem é mais aberta, mais parecida com a original.Vou comprá-la para estudar esse fim de ano.
Escolho meus inimigos a dedo,
porque não dou a qualquer um a honra de me enfrentar..
Aos que me invejam, desejo vida longa,
para que assistam DE PÉ como se vence na vida...

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Re.: Como converter alguém como eu

Mensagem por Botanico »

Tally escreveu:Existe uma biblia já traduzida para o Portugues, cuja linguagem é mais aberta, mais parecida com a original.Vou comprá-la para estudar esse fim de ano.


Se ainda não comprou, compre a Bíblia na Linguagem de Hoje. É fácil de ler e se entender. Mas se é fiel... Bem, tradução é que nem mulher. Se é bonita, não é fiel; se é fiel, não é bonita...

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Re.: Como converter alguém como eu

Mensagem por Acauan »

Botanico escreveu:
Tally escreveu:Existe uma biblia já traduzida para o Portugues, cuja linguagem é mais aberta, mais parecida com a original.Vou comprá-la para estudar esse fim de ano.


Se ainda não comprou, compre a Bíblia na Linguagem de Hoje. É fácil de ler e se entender. Mas se é fiel... Bem, tradução é que nem mulher. Se é bonita, não é fiel; se é fiel, não é bonita...


Esta tal Bíblia na linguagem de hoje é ruim que doi, um dos raros pontos em que evangélicos e católicos concordam entre si e admitem publicamente.

Em português, tente a tradução do Pe. Antonio Pereira de Figueiredo, muito superior literariamente à "Almeida", a tradução standard dos protestantes.

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Como converter alguém como eu

Mensagem por Jeanioz »

Quixote escreveu:Como converter alguém como eu


Imagem

Você acha que aqui ninguém sabe que você fala mal da igreja? Você acha que aqui ninguém sabe que você fala mal da religião? O senhor sabe por que Jesus te trouxe aqui hoje? É porque o senhor vai ser o primeiro a aceitar Jesus! E eu vou fazer o senhor aceitar Jesus!
Aceita Jesus! Aceita Jesus!


Não, senhor!

Aceita Jesus!

Não, senhor!

Aceita Jesus, senão vai aceitar debaixo de porrada!

Eu aceito o Senhor! Eu aceito!

O ateu aceitou Jesus!

Aleluia!
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
Rennan
Mensagens: 543
Registrado em: 12 Mai 2006, 12:45
Gênero: Masculino
Localização: Manaus/AM
Contato:

Re.: Como converter alguém como eu

Mensagem por Rennan »

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Avatar do usuário
chagas
Mensagens: 613
Registrado em: 01 Nov 2007, 21:02
Gênero: Masculino

Re: Como converter alguém como eu

Mensagem por chagas »

Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão. (Lao-Tsé)

Avatar do usuário
Soviete Supremo
Mensagens: 645
Registrado em: 20 Out 2007, 16:56

Mensagem por Soviete Supremo »

Quando eu li, na minha adolescência, peguei a versão do Padre almeida.Em casa eu tenho a versão citada e uma tradução da bíblia dos crentes, A Thompson. Gostei mais da Almeida.
“A classe capitalista fornece continuamente à classe operária letras de câmbio por uma parte do produto fornecida pela segunda, mas encampada pela primeira. Mas o operário continua a devolvê-la à classe capitalista, retirando a parte que lhe toca por seu próprio produto. A forma mercadoria do produto e a forma dinheiro da mercadoria dissimulam essas relações.”

O Capital – edição resumida - Karl Marx e Julian Borchardt - 7ª edição – pág.139

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Mensagem por Acauan »

Soviete Supremo escreveu:Quando eu li, na minha adolescência, peguei a versão do Padre almeida.Em casa eu tenho a versão citada e uma tradução da bíblia dos crentes, A Thompson. Gostei mais da Almeida.


1. João Ferreira de Almeida era protestante;

2. A primeira versão da tradução dele era tão ruim que teve que ser revista e corrigida;

3. Esta versão revista e corrigida da tradução de Almeida é a mais usada pelos evangélicos brasileiros.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Soviete Supremo
Mensagens: 645
Registrado em: 20 Out 2007, 16:56

Mensagem por Soviete Supremo »

Descobri porque o chamavam de padre... Era para "facilitar" a evangelização (isto é, roubar a autoridade papal).

"Para facilitar a acção evangelística entre os povos que conheciam e usavam a língua portuguesa no Oriente, os “padres holandeses” e o “padre português” (é interessante observar que a primeira designação escolhida para os ministros evangélicos foi a era já usada na Igreja de Roma) julgaram indispensável proceder-se à tradução da Bíblia para a nossa língua. Esta é invariavelmente a primeira preocupação dos protestantes quando se propõem evangelizar: colocar a Escritura no vernáculo. Como é natural, foi o padre português que se incumbiu dessa missão. Conhecia já as línguas bíblicas (hebraico e grego) e conhecia bem o latim que aprendera com o seu tio clérigo, além de saber o francês, o espanhol e o holandês. É bem provável que tenha usado versões nessas línguas para proceder à tradução dos textos originais. Quando morreu, em 1691, o seu trabalho não estava ainda completo, pois se o Novo Testamento já viera à luz em Java, dez anos antes da morte do seu tradutor, o Antigo Testamento ficou-lhe pelo profeta Ezequiel."

http://www.estudos-biblicos.com/jofeal.html
“A classe capitalista fornece continuamente à classe operária letras de câmbio por uma parte do produto fornecida pela segunda, mas encampada pela primeira. Mas o operário continua a devolvê-la à classe capitalista, retirando a parte que lhe toca por seu próprio produto. A forma mercadoria do produto e a forma dinheiro da mercadoria dissimulam essas relações.”

O Capital – edição resumida - Karl Marx e Julian Borchardt - 7ª edição – pág.139

Trancado