Ateísmo - Folha de S. Paulo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Jack Torrance
Mensagens: 4488
Registrado em: 30 Out 2005, 16:56
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Preto/SP
Contato:

Ateísmo - Folha de S. Paulo

Mensagem por Jack Torrance »

Fonte: Folha de S. Paulo

Igreja lança ofensiva contra valores ateus


Segundo pesquisa, Brasil está em 82º lugar entre os cem países que têm a maior proporção de ateus em sua população

Organizações preparam abaixo-assinado contra a legalização do aborto; Campanha da Fraternidade falará da "defesa da vida"

LEANDRO BEGUOCI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil aparece em 82º lugar entre os cem países que contam com a maior proporção de ateus em sua população, segundo levantamento do WCD (World Christian Database), base de dados elaborada pelo Seminário de Teologia Gordon-Conwell, dos EUA. Pesquisa Datafolha feita em março deste ano mostra que 97% dos brasileiros dizem acreditar em Deus.
Ambos os números parecem favoráveis aos religiosos, ainda mais porque o mesmo WCD descobriu que a proporção de pessoas que seguem alguma das quatro grandes religiões monoteístas -cristianismo, islamismo, budismo e hinduísmo- cresceu de 67% em 1900 para 73% em 2005.
Mas, nesse caso, os números, escondem tanto quanto revelam. As pessoas se dizem religiosas, o que não significa obediência às doutrinas pregadas.
Tanto que está em curso uma ofensiva da Igreja Católica e de outras religiões contra a influência dos "valores ateus", especialmente os que se materializam em políticas de governo como a legalização do aborto e da eutanásia, e propagados por best-sellers como "Deus, um Delírio" (Cia. das Letras), do biólogo Richard Dawkins, publicado pela Companhia das Letras, e "Deus Não É Grande -como a religião envenena tudo" (Ediouro), do jornalista Christopher Hitchens.
No final do mês passado, o papa Bento 16 lançou sua nova encíclica, "Salvos pela esperança", e afirmou que o "céu não está vazio". Disse que os projetos de emancipação do homem que apostaram na busca da felicidade sem Deus fracassaram: trocaram um sistema político pelo outro, até que o homem se esvaziou e perdeu o sentido.
No Brasil, o maior país católico do mundo, a Campanha da Fraternidade do próximo ano trará ao país uma agenda bastante comum na Europa, continente onde é normal não ter religião alguma: a defesa da vida, expressão usada no Velho Mundo pelos crentes para se contrapor aos ateus.
Durante todo o período da Quaresma, que vai da Quarta-feira de Cinzas à Páscoa, os católicos brasileiros debaterão esses assuntos em suas paróquias. Já há algumas organizações que preparam um abaixo-assinado contra a legalização do aborto a ser passado nas igrejas no período.
Na Europa, isso já é comum. Em maio, organizações católicas promoveram o "Dia da Família", que reuniu mais de um milhão de pessoas no centro de Roma contra a união civil de pessoas do mesmo sexo. Não à toa, o Uruguai, o país mais proporcionalmente ateu da América do Sul, é o único da região que abre esse direito aos homossexuais.
No Brasil, 65% das pessoas são contra a legalização do aborto, segundo o Datafolha. Mas 71% dos entrevistados são favoráveis ao divórcio, 94% aprovam a camisinha e 42% são simpáticos à união civil entre pessoas do mesmo sexo.

Ateísmo militante
Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, já manifestou diversas vezes preocupação com o "ateísmo militante".
Para ele, é preciso dizer que as pessoas precisam ter fé porque "ninguém neste mundo tem a explicação suficiente para as realidades que nos cercam". "A religião é uma forma de se relacionar com Deus e de dar sentido à vida."
"Deus, um Delírio", a obra de Dawkins, vendeu 35 mil exemplares no Brasil desde agosto e está entre as cinco maiores sucessos da editora. "Deus Não É Grande", livro de Hitchens está esgotado e já vai para a segunda tiragem. A primeira teve 10 mil cópias.
Para d. Odilo, a explicação para esse fato é simples. "O assunto "Deus" é vital para as pessoas e continua a despertar interesse", afirma o cardeal.
"O sucesso especial de escritos contra Deus e a religião não significa que as pessoas concordem com o que lêem, pode indicar o desejo de verificar se o autor traz algo novo nessa matéria, ou até mesmo o desejo de rebater afirmações do autor. Os atuais escritos nada trazem de novo e reciclam velhos chavões, preconceitos e generalizações", conclui.


Rabino, xeque, bispo e comunista dizem em que Deus acreditam

DA REPORTAGEM LOCAL

A fé do rabino Michel Schlesinger, 30, da CIP (Congregação Israelita Paulista), só é abalada quando vê uma criança sofrer. O xeque Jihad Hammadeh, vice-presidente da Assembléia Mundial da Juventude Islâmica na América Latina, diz que só abraçou a religião aos 15 anos -ele tem 42.
D. Odilo Scherer, 58, arcebispo de São Paulo, diz nunca ter "duvidado seriamente da existência de Deus". O deputado Aldo Rebelo, do PC do B, 51, acreditou em Deus quando se recuperou de uma doença.
O rabino diz ter certeza de que Deus existe quando vê o nascimento de uma criança, mas já se perguntou onde Ele estava durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando sua avó foi presa em um campo de concentração.
O Deus no qual ele crê "é bom e está disponível para escutar tudo o que nós temos para escutar mesmo que nós digamos coisas difíceis, não apenas louvores e elogios".
"Uma pessoa que normalmente se classifica como crente é uma pessoa que, na maior parte do tempo, crê. Às vezes eu acredito mais, às vezes eu acredito menos", diz o rabino.
O xeque Jihad nasceu na Síria e chegou ao Brasil com sete anos. Sua família era muçulmana, mas não tinha resposta a suas perguntas. Como queria saber os porquês de sua fé, obteve, aos 15 anos, uma bolsa de estudos sobre o islamismo na Arábia Saudita. "É natural do ser humano procurar o seu criador. Até o ateu, que tenta buscar algo físico para isso."
Para o xeque, livros que questionam a existência de Deus mostram um certo comodismo das pessoas. "O materialismo leva os indivíduos ao vazio, e o vazio provoca a curiosidade. Esses livros servem como desculpa porque as pessoas querem preencher esse vazio sem pagar muito. Ter uma religião exige disciplina."
Aldo Rebelo nasceu em Alagoas e sofreu de esquistossomose (doença conhecida como barriga-d'água) aos 11 anos. "Minha mãe fez promessa, rezou, eu também pedi", diz o deputado cujo partido prega o materialismo histórico e o ateísmo. "Mesmo no partido, nunca deixei de acreditar."
O maior momento de dúvida de Aldo é o futebol - ele torce para o Palmeiras. "Quando rezo para o meu time ganhar e ele perde, por alguns segundos penso que Deus não existe."


Com avanço da ciência, religião perde sentido, afirmam os ateus

DA REPORTAGEM LOCAL

O conhecimento é o assassino de Deus, definem os ateus brasileiros. Para eles, à medida que a ciência avança e as pessoas estudam mais, as religiões perdem o sentido e deixam à vista seu caráter opressivo.
"Qual o critério científico para se ensinar a existência de um Deus?", questiona o juiz gaúcho Roberto Lorea, que em 2005 provocou polêmica ao pedir a retirada de crucifixos dos tribunais do país.
O argumento é semelhante ao de Leôncio Martins Rodrigues, professor titular aposentado de ciência política da USP e da Unicamp, ao explicar os motivos que alçam os livros que questionam a existência de Deus a boas vendagens no Brasil. "A grande maioria dos crentes é composta por pessoas de baixa renda e baixa escolaridade que, habitualmente, não figuram entre os principais clientes de livrarias", afirma Rodrigues.
"Geralmente, os ateus e os agnósticos são de escolaridade mais alta do que a massa de crentes, o que não exclui o fato da existência de muitas pessoas com formação educacional elevada que acreditam na existência de um Deus."
O biólogo Aldo Malavasi, secretário-geral da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, tem 57 anos e foi católico praticante até os 30 anos. Hoje, é ateu. "Minha descrença tem uma forte base no que ocorreu quando minha filha, concluindo o curso de medicina, costumava se chocar na clínica de oncologia infantil."
Malavasi e Rodrigues contam que já desafiaram Deus: pediram que um raio caísse sobre eles se Deus existisse. Nada aconteceu.
O cantor Lobão, 50, teve esse certeza antes. Aos cinco anos de idade, durante as aulas de catequese, se revoltou contra o mandamento que obriga o fiel a amar a Deus sobre todas as coisas. "Como me pedem para amar mais um cara que eu não conheço do que meu pai e minha mãe? É um baita absurdo", diz ele. "O problema no Brasil é que ser ateu é quase sinônimo de ser mau caráter."
Malavasi explica a persistência da religião e a visão negativa dos ateus no Brasil a partir da teoria da evolução. "A religião está mais entranhada em culturas mais primitivas. À medida que a ciência progride e consegue respostas para esses fenômenos, a religião passa a ser secundária", afirma.

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Ateísmo - Folha de S. Paulo

Mensagem por Jeanioz »

(...) das quatro grandes religiões monoteístas -cristianismo, islamismo, budismo e hinduísmo- cresceu de 67% em 1900 para 73% em 2005.


Salve o Jornalismo! :emoticon12:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Mensagem por Dick »

Este Dom Odilo consegue ser tão estúpido em coerência quanto eu de aramaico. "ninguém neste mundo tem a explicação suficiente para as realidades que nos cercam" - que merda é essa? Qual a relação disto com deus?

"O sucesso especial de escritos contra Deus e a religião não significa que as pessoas concordem com o que lêem, pode indicar o desejo de verificar se o autor traz algo novo nessa matéria, ou até mesmo o desejo de rebater afirmações do autor. Os atuais escritos nada trazem de novo e reciclam velhos chavões, preconceitos e generalizações"

Nada trazem de novo para quem tem os ouvidos tapados como ele. A primeira coisa que me vem à cabeça é:

Imagem
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Mensagem por zencem »

.
A Igreja do nazista Bento 16, que nunca respeitou a idéia de um homem pensar com livre arbítrio, procura utilizar de todo o argumento sujo, para difundir e aumentar o preconceito contra os ateus, que não comungam da prostituição e pedofilia de sua igreja assassina e sem moral.

Insistem em ligar assuntos polêmicos, como aborto, eutanásia, etc... como se fossem idéias novas, e de responsabilidade do ateismo.

Insistem em ligar o ateísmo com aquilo que foi adotado por doutrinas, como o comunismo, cujo formato é tão parecido com o que já é velho na Icar, que não tem escrúpulos em estuprar a alma de um bebê com o seu famigerado batismo de berço.

A estratégia de ligar o ateismo ao comunismo, uma ideologia fracassada, que só existe ainda em mentes católicas desocupadas, é devido justamente à desmoralização desta ideologia, que mostrou para a humanidade como é que se faz um povo infeliz e escravisado, em poucos mêses de implantação.

Comunismo não é liberdade e ateísmo não se forma com doutrinas e catecismos, como é o comunismo e o catolicismo.

Baixa a bola aí, Bentão, enquanto continuarmos com a opinião que cada um deve ter a própria opinião, sem filiação à instituição nenhuma.

Pode ser que Vossa Nazista Santidade, queira nos convencer para nos organizarmos como instituição, com as prerrogativas que gozam a picaretagem religiosa, para usufruir de seus privilégios e criar escolas de ceticismo, na luta para a libertação do homem de sua cultura obscurantista.

Aí, vocês vão ver o que é bom pra tosse.

Vá cagar no mato, vai!

Porquê no te callas ? :emoticon6:
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
RicardoVitor
Mensagens: 2597
Registrado em: 07 Set 2006, 20:04
Localização: Esquerdolândia

Mensagem por RicardoVitor »

quatro grandes religiões monoteístas ... budismo e hinduísmo


Como é que é? Budismo e hinduísmo monoteístas? Jornalzinho porcaria :emoticon8:
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re.: Ateísmo - Folha de S. Paulo

Mensagem por Fernando Silva »

Ateísmo militante
Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, já manifestou diversas vezes preocupação com o "ateísmo militante".
Para ele, é preciso dizer que as pessoas precisam ter fé porque "ninguém neste mundo tem a explicação suficiente para as realidades que nos cercam". "A religião é uma forma de se relacionar com Deus e de dar sentido à vida."

O que fazer quando até um sujeito com tanto estudo, num cargo tão alto, apela para o deus-das-lacunas (ou seja, se não sabemos, "foi Deus") ?
Caso perdido.

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Re: Re.: Ateísmo - Folha de S. Paulo

Mensagem por zencem »

Fernando Silva escreveu:
Ateísmo militante
Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, já manifestou diversas vezes preocupação com o "ateísmo militante".
Para ele, é preciso dizer que as pessoas precisam ter fé porque "ninguém neste mundo tem a explicação suficiente para as realidades que nos cercam". "A religião é uma forma de se relacionar com Deus e de dar sentido à vida."

O que fazer quando até um sujeito com tanto estudo, num cargo tão alto, apela para o deus-das-lacunas (ou seja, se não sabemos, "foi Deus") ?
Caso perdido.


Mas isso, gera uma revelação que demonstra que o metiê da igreja é mesmo o obscurantismo.
Essa, pelo menos, é uma das realidades que é fácil de compreender e explicar, mas que a igreja se recusa, porque ainda não passou por sua cabeça dar um pé na bunda do obscurantismo e adotar a claridade da razão.

A razão não vive de explicação, mas da disposição de se observar a realidade e "Deus" não recomendaria que a usassemos, se ela não fosse importante.

Ou como é que estaríamos capacitados para descobrir quem é falso profeta, com os quais cristo sempre se preocupava.

E aí, nos capacitaríamos só com a fé, expondo-se ao risco de oferecê-la aos picaretas que Cristo temia?

Ora, pois, pois. :emoticon16:
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
lepiso74
Mensagens: 144
Registrado em: 19 Jul 2007, 00:02
Gênero: Masculino
Localização: Belém - PA

Re.: Ateísmo - Folha de S. Paulo

Mensagem por lepiso74 »

"Pesquisa Datafolha feita em março deste ano mostra que 97% dos brasileiros dizem acreditar em Deus."

Conheço muitas pessoas que fazem parte desses 97%.
Dizem que acreditam em deus, me olham com a cara torta quando digo que sou ateu, etc. Mas não seguem p@##@ nenhuma da religião nem agem como se realmente existisse um deus.

Nuit
Mensagens: 50
Registrado em: 24 Jun 2007, 20:37

Mensagem por Nuit »

Tenho pequenas dúvidas.

1) Não conheço muito de Hinduísmo, mas por que ele não seria mototeísta, já que talvez os vários deuses dentro dessa religião sejam, na verdade, só representações do criador Brahma?

2) O Catolicismo, por exemplo, tem as várias Maria com poderes sobrenaturais que só um deus poderia ter. Por que ele não poderia ser politeísta, neste caso? Existem os anjos que também fazem tarefas sobrenaturais a mando de um deus, certo? Não entendo bem a diferença entre eles; as Maria, os anjos e o Deus. A direrença importante que não faz o Cristianismo uma religião monoteísta, neste caso, é que os anjos apenas obedecem as ordens do deus? Considerando (se for mesmo, não sei) que os anjos sirvam só para cumprirem ordens do Deus, por que este não faz os milagres com suas próprias mãos?

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re: Re.: Ateísmo - Folha de S. Paulo

Mensagem por Dick »

zencem escreveu:...o metiê da igreja é mesmo o obscurantismo.
Essa, pelo menos, é uma das realidades que é fácil de compreender e explicar, mas que a igreja se recusa, porque ainda não passou por sua cabeça dar um pé na bunda do obscurantismo e adotar a claridade da razão.


Agora, só para o Jeanioz ficar p#t@ com minha fonte "caps lock":

E CADÊ OS VIADOS DOS INTELECTUAIS DEFENSORES DE UMA SOCIEDADE ABERTA NESTAS HORAS? PORQUE NÃO VÂO À IMPRENSA CHUTAR O BALDE?
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Wayne
Mensagens: 22
Registrado em: 25 Dez 2007, 01:11

Re.: Ateísmo - Folha de S. Paulo

Mensagem por Wayne »

estão nervosinhas :emoticon16:

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re.: Ateísmo - Folha de S. Paulo

Mensagem por Dick »

EU NÃO ESTOU NERVOSO, PORR@!!!!!

:emoticon12: :emoticon12:
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Wayne
Mensagens: 22
Registrado em: 25 Dez 2007, 01:11

Re.: Ateísmo - Folha de S. Paulo

Mensagem por Wayne »

estava a falar da frente anti ateia

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re.: Ateísmo - Folha de S. Paulo

Mensagem por Dick »

Ah, bom... então agora eu estou calminho. :emoticon19:
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Chris Pérez
Mensagens: 16
Registrado em: 22 Dez 2007, 17:19

Re: Ateísmo - Folha de S. Paulo

Mensagem por Chris Pérez »

Jeanioz escreveu:
(...) das quatro grandes religiões monoteístas -cristianismo, islamismo, budismo e hinduísmo- cresceu de 67% em 1900 para 73% em 2005.


Salve o Jornalismo! :emoticon12:

Segundo o artigo em inglês da Wikipedia sobre o hinduísmo, pode haver monoteísmo e até ateísmo no hinduísmo. Segue abaixo a tradução que fiz do item "Conceito de Deus" (Concept of God) do artigo da Wikipedia (original [url]aqui[/url]):

O hinduísmo é um sistema diverso de pensamento com crenças se estendendo entre monoteísmo, politeísmo, panenteísmo, panteísmo, monísmo e ateísmo. Algumas vezes é referida como henoteística (devoção a um único Deus enquanto aceita a existência de outros deuses), mas qualquer dos termos é uma supersimplificação das complexidades e variações da crença.

A maioria dos hindus acreditam que o espírito ou alma - o verdadeiro "eu" de toda pessoa, chamado de ātman - é eterno. De acordo com as teologias monística/panteísta do hinduísmo (tais como a escola Advaita Vedanta), esse Atman é basicamente indistinto de Brahman, o espírito supremo. Brahman é descrito como "Aquele Sem um Segundo"; por isso, essas escolas são chamadas "não dualistas". O objetivo de vida de acordo com a escola Advaita é perceber que o ātman de alguém é identico a Brahman, a alma suprema. Os Upanishads alegam que qualquer um que se torna completamente ciente do ātman como o núcleo íntimo de seu próprio eu, percebe sua identidade com Brahman e, assim, alcança o Moksha (libertação ou liberdade).

Outras escolas dualistas (veja Dvaita e Bhakti) entendem Brahman como um Ser Supremo que possui personalidade e O ou A idolatram dessa maneira, como Vishnu, Brahma, Shiva ou Shakti dependendo da seita. O ātman é dependente de Deus enquanto Moksha depende do amor em relação a Deus e da graça de Deus. Quando Deus é visto como o ser supremo pessoal (ao invés de como o princípio infinito) Deus é chamado Ishvara ("O Senhor"), Bhagavan ("O Venturoso"), ou Parameshwara ("O Senhor Supremo"). No entanto, interpretações de Ishvara variam - variando de descrença tais como os seguidores de Mimamsakas, em Ishvara para identificar Brahman e Ishvara como único, como na Advaita. Também há escolas como a Samkhya, que tem inclinações ateístas.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Hinduism#Concept_of_God
Imagem

Avatar do usuário
Soviete Supremo
Mensagens: 645
Registrado em: 20 Out 2007, 16:56

Mensagem por Soviete Supremo »

Como o Fernando Silva disse, a única saída para os líderes religiosos é apelar para o Deus da lacunas. Enquanto houver coisas inexplicada pela ciência os religiosos ficarão a clamar "foi deus, foi deus, Fodeus".

Estão corretos os novos ateus que acrescentam doses maciças de filosofia materialista em seus livros.

A religião, em última instância, serve para tontear as classes mais pobres e para justificar as maldades perpetradas pelos expropiadores que detém o capital.
“A classe capitalista fornece continuamente à classe operária letras de câmbio por uma parte do produto fornecida pela segunda, mas encampada pela primeira. Mas o operário continua a devolvê-la à classe capitalista, retirando a parte que lhe toca por seu próprio produto. A forma mercadoria do produto e a forma dinheiro da mercadoria dissimulam essas relações.”

O Capital – edição resumida - Karl Marx e Julian Borchardt - 7ª edição – pág.139

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Mensagem por zencem »

Soviete Supremo escreveu:Como o Fernando Silva disse, a única saída para os líderes religiosos é apelar para o Deus da lacunas. Enquanto houver coisas inexplicada pela ciência os religiosos ficarão a clamar "foi deus, foi deus, Fodeus".

Estão corretos os novos ateus que acrescentam doses maciças de filosofia materialista em seus livros.

A religião, em última instância, serve para tontear as classes mais pobres e para justificar as maldades perpetradas pelos expropiadores que detém o capital.


Porra!!! Filosofia materialista ?

Então uma pedra pode ser uma abstração? :emoticon22:

Desculpe! Agora eu entendi.

A pedra é a alma de um comunista!

Faz sentido, faz!!! :emoticon12:
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
vega!
Mensagens: 155
Registrado em: 08 Dez 2007, 00:27

Re.: Ateísmo - Folha de S. Paulo

Mensagem por vega! »

Grande Odilo ;)

Mas sinceramente acho que com este tipo de ofensiva conseguirão fazer mais propaganda ateísta do que anti-ateísta.

Bispo Burro !
VEGA SCORPIUS

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Re: Re.: Ateísmo - Folha de S. Paulo

Mensagem por zencem »

vega! escreveu:Grande Odilo ;)

Mas sinceramente acho que com este tipo de ofensiva conseguirão fazer mais propaganda ateísta do que anti-ateísta.

Bispo Burro !


Bem que se diz:

"Quanto mais se bate na massa, mais o bolo cresce".

Apaga essa luz!!!

Ela está me cegando!!! :emoticon6:
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
Soviete Supremo
Mensagens: 645
Registrado em: 20 Out 2007, 16:56

Mensagem por Soviete Supremo »

zencem escreveu:
Soviete Supremo escreveu:Como o Fernando Silva disse, a única saída para os líderes religiosos é apelar para o Deus da lacunas. Enquanto houver coisas inexplicada pela ciência os religiosos ficarão a clamar "foi deus, foi deus, Fodeus".

Estão corretos os novos ateus que acrescentam doses maciças de filosofia materialista em seus livros.

A religião, em última instância, serve para tontear as classes mais pobres e para justificar as maldades perpetradas pelos expropiadores que detém o capital.


Porra!!! Filosofia materialista ?

Então uma pedra pode ser uma abstração? :emoticon22:

Desculpe! Agora eu entendi.

A pedra é a alma de um comunista!

Faz sentido, faz!!! :emoticon12:


Zencem, não estressa...

"Em filosofia, materialismo é o tipo de fisicalismo que sustenta que a única coisa da qual se pode afirmar a existência é a matéria; que, fundamentalmente, todas as coisas são compostas de matéria e todos os fenômenos são o resultado de interações materiais; que a matéria é a única substância. Como teoria, o materialismo pertence à classe da ontologia monista. Assim, é diferente de teorias ontológicas baseadas no dualismo ou pluralismo. Em termos de explicações da realidade dos fenômenos, o materialismo está em franca oposição ao idealismo."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Materialismo

Que parte você não entendeu?
“A classe capitalista fornece continuamente à classe operária letras de câmbio por uma parte do produto fornecida pela segunda, mas encampada pela primeira. Mas o operário continua a devolvê-la à classe capitalista, retirando a parte que lhe toca por seu próprio produto. A forma mercadoria do produto e a forma dinheiro da mercadoria dissimulam essas relações.”

O Capital – edição resumida - Karl Marx e Julian Borchardt - 7ª edição – pág.139

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Mensagem por zencem »

Soviete Supremo escreveu:
zencem escreveu:
Soviete Supremo escreveu:Como o Fernando Silva disse, a única saída para os líderes religiosos é apelar para o Deus da lacunas. Enquanto houver coisas inexplicada pela ciência os religiosos ficarão a clamar "foi deus, foi deus, Fodeus".

Estão corretos os novos ateus que acrescentam doses maciças de filosofia materialista em seus livros.

A religião, em última instância, serve para tontear as classes mais pobres e para justificar as maldades perpetradas pelos expropiadores que detém o capital.


Porra!!! Filosofia materialista ?

Então uma pedra pode ser uma abstração? :emoticon22:

Desculpe! Agora eu entendi.

A pedra é a alma de um comunista!

Faz sentido, faz!!! :emoticon12:


Zencem, não estressa...

"Em filosofia, materialismo é o tipo de fisicalismo que sustenta que a única coisa da qual se pode afirmar a existência é a matéria; que, fundamentalmente, todas as coisas são compostas de matéria e todos os fenômenos são o resultado de interações materiais; que a matéria é a única substância. Como teoria, o materialismo pertence à classe da ontologia monista. Assim, é diferente de teorias ontológicas baseadas no dualismo ou pluralismo. Em termos de explicações da realidade dos fenômenos, o materialismo está em franca oposição ao idealismo."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Materialismo

Que parte você não entendeu?


Tá louco! Isso não é filosofia, da forma como eu enxergo, ou seja um exercício para evoluir o interior humano.

É na verdade um compêndio de achismos, uma punheta entre eruditos, principalmente, para aqueles que se presumem eleitos para pensar pelos outros.

O que gerou esta filosofia de tatú?

A doutrina comunista, a idéia mais cheia de contradições que o homem criou, pior, ainda, do que as doutrinas religiosas.

Isso, sem levar em conta que, quando um filósofo faz uma escolha por um tipo de filosofia, a meu ver, já está renunciando à sua capacidade de filosofar.
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
Azathoth
Mensagens: 3736
Registrado em: 30 Out 2005, 12:08

Mensagem por Azathoth »

zencem escreveu:
Soviete Supremo escreveu:Zencem, não estressa...

"Em filosofia, materialismo é o tipo de fisicalismo que sustenta que a única coisa da qual se pode afirmar a existência é a matéria; que, fundamentalmente, todas as coisas são compostas de matéria e todos os fenômenos são o resultado de interações materiais; que a matéria é a única substância. Como teoria, o materialismo pertence à classe da ontologia monista. Assim, é diferente de teorias ontológicas baseadas no dualismo ou pluralismo. Em termos de explicações da realidade dos fenômenos, o materialismo está em franca oposição ao idealismo."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Materialismo

Que parte você não entendeu?


Tá louco! Isso não é filosofia, da forma como eu enxergo, ou seja um exercício para evoluir o interior humano.

É na verdade um compêndio de achismos, uma punheta entre eruditos, principalmente, para aqueles que se presumem eleitos para pensar pelos outros.

O que gerou esta filosofia de tatú?

A doutrina comunista, a idéia mais cheia de contradições que o homem criou, pior, ainda, do que as doutrinas religiosas.

Isso, sem levar em conta que, quando um filósofo faz uma escolha por um tipo de filosofia, a meu ver, já está renunciando à sua capacidade de filosofar.


Na verdade zencem, discussões envolvendo esses termos são o cerne de uma parte importante da filosofia analítica contemporânea. Cientistas e filósofos estão interessados em como encaixar no mundo revelado pelas ciências naturais (em especial pelas várias disciplinas da Física) entidades de natureza ontológica controversa como estados fenomenais da consciência e objetos abstratos da Matemática. Fisicalismo é a posição standard - todos esses fenômenos são ontologicamente dependentes de propriedades físicas.
Imagem

Avatar do usuário
Soviete Supremo
Mensagens: 645
Registrado em: 20 Out 2007, 16:56

Mensagem por Soviete Supremo »

zencem escreveu:
Soviete Supremo escreveu:
zencem escreveu:
Soviete Supremo escreveu:Como o Fernando Silva disse, a única saída para os líderes religiosos é apelar para o Deus da lacunas. Enquanto houver coisas inexplicada pela ciência os religiosos ficarão a clamar "foi deus, foi deus, Fodeus".

Estão corretos os novos ateus que acrescentam doses maciças de filosofia materialista em seus livros.

A religião, em última instância, serve para tontear as classes mais pobres e para justificar as maldades perpetradas pelos expropiadores que detém o capital.


Porra!!! Filosofia materialista ?

Então uma pedra pode ser uma abstração? :emoticon22:

Desculpe! Agora eu entendi.

A pedra é a alma de um comunista!

Faz sentido, faz!!! :emoticon12:


Zencem, não estressa...

"Em filosofia, materialismo é o tipo de fisicalismo que sustenta que a única coisa da qual se pode afirmar a existência é a matéria; que, fundamentalmente, todas as coisas são compostas de matéria e todos os fenômenos são o resultado de interações materiais; que a matéria é a única substância. Como teoria, o materialismo pertence à classe da ontologia monista. Assim, é diferente de teorias ontológicas baseadas no dualismo ou pluralismo. Em termos de explicações da realidade dos fenômenos, o materialismo está em franca oposição ao idealismo."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Materialismo

Que parte você não entendeu?


Tá louco! Isso não é filosofia, da forma como eu enxergo, ou seja um exercício para evoluir o interior humano.

É na verdade um compêndio de achismos, uma punheta entre eruditos, principalmente, para aqueles que se presumem eleitos para pensar pelos outros.

O que gerou esta filosofia de tatú?

A doutrina comunista, a idéia mais cheia de contradições que o homem criou, pior, ainda, do que as doutrinas religiosas.

Isso, sem levar em conta que, quando um filósofo faz uma escolha por um tipo de filosofia, a meu ver, já está renunciando à sua capacidade de filosofar.


Não tem segredo, Zencem. O materialimo é um tipo de monismo. Nossa composição química atual, enquanto seres humanos, não passa da recombinação de elementos já existentes na natureza. Até mesmo nosso pensamento é fruto de reações químicas do nosso cérebro.

E não fale tão mal do materialismo dialético, pois ele é mais eficaz, enquanto explicação, do que qualquer outra doutrina econômica já elaborada.
“A classe capitalista fornece continuamente à classe operária letras de câmbio por uma parte do produto fornecida pela segunda, mas encampada pela primeira. Mas o operário continua a devolvê-la à classe capitalista, retirando a parte que lhe toca por seu próprio produto. A forma mercadoria do produto e a forma dinheiro da mercadoria dissimulam essas relações.”

O Capital – edição resumida - Karl Marx e Julian Borchardt - 7ª edição – pág.139

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Mensagem por zencem »

Azathoth escreveu:
zencem escreveu:
Soviete Supremo escreveu:Zencem, não estressa...

"Em filosofia, materialismo é o tipo de fisicalismo que sustenta que a única coisa da qual se pode afirmar a existência é a matéria; que, fundamentalmente, todas as coisas são compostas de matéria e todos os fenômenos são o resultado de interações materiais; que a matéria é a única substância. Como teoria, o materialismo pertence à classe da ontologia monista. Assim, é diferente de teorias ontológicas baseadas no dualismo ou pluralismo. Em termos de explicações da realidade dos fenômenos, o materialismo está em franca oposição ao idealismo."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Materialismo

Que parte você não entendeu?


Tá louco! Isso não é filosofia, da forma como eu enxergo, ou seja um exercício para evoluir o interior humano.

É na verdade um compêndio de achismos, uma punheta entre eruditos, principalmente, para aqueles que se presumem eleitos para pensar pelos outros.

O que gerou esta filosofia de tatú?

A doutrina comunista, a idéia mais cheia de contradições que o homem criou, pior, ainda, do que as doutrinas religiosas.

Isso, sem levar em conta que, quando um filósofo faz uma escolha por um tipo de filosofia, a meu ver, já está renunciando à sua capacidade de filosofar.


Na verdade zencem, discussões envolvendo esses termos são o cerne de uma parte importante da filosofia analítica contemporânea. Cientistas e filósofos estão interessados em como encaixar no mundo revelado pelas ciências naturais (em especial pelas várias disciplinas da Física) entidades de natureza ontológica controversa como estados fenomenais da consciência e objetos abstratos da Matemática. Fisicalismo é a posição standard - todos esses fenômenos são ontologicamente dependentes de propriedades físicas.


Pôxa, Azathoth, eu sei que estou sendo muito atrevido em emitir opinião sobre uma matéria, sobre a qual eu não possuo os mínimos recursos intelectuais, mas isso aí, também, serve pra compensar as idéias, também atrevidas, das ideologias, que disso derivam, e que deixam em risco a vida e a felicidade humanas.

Muitos podem interpretar como uma revolta minha, pela frustração de não ser um erudito, esse pensar crítico que faço a cerca da elitização da filosofia, sofrida durante mais de dois milênios, sem que o homem comum consiga dela tirar algum proveito, como participante da humanidade.

Eu considero a filosofia como o caminho da conquista da razão, caminho este que pode ser percorrido por qualquer pessoa comum que despertou para a importância de pensar e se livrar da alienação.

Eu gosto de pensar, de refletir, de me analizar, de observar e isto pode não ser o suficiente para desenvolver um pensamento ideal, mas o suficiente para discordar desse virtuosismo filosófico, em detrimento da essência que podia servir a uma humanidade carente, para torná-la mais capaz de resolver seus problemas corriqueiros.

Basta andar pelos Orkuts da vida para se comprovar a quantas anda este estado de miséria mental, tão comodista e tomada pela letargia.

Onde estão os sábios da humanidade, derivados de tantas escolas de filosofia?

Pra que servem um Nietzsche, um Kant, um Schopenhauer, etc... senão para satisfazer status a filósofos inúteis.

Porque o homem tem que ser compulsoriamente vítima da alienação, malgrado tanta gente importante se apropriar da filosofia como se ela fosse algo artificialmente precioso, pra servir às próprias vaidades, ou pra ser guardada em porta-jóias?

Onde está a essência, o básico suficiente, para tirar o homem da prisão que as ideologias implementaram, anulando a sua capacidade de pensar?

Será que os filósofos devem continuar com este brincar de ser sábio, enquanto, religiões, ideologias e governos, continuam a tocar seu gado para a engorda, sem serem incomodados por ninguém?

Pode ser que minha miopia não está me permitindo ver o glorioso trabalho dos nobres filósofos e acadêmicos do Brasil e do mundo.

Mas continuo cético.
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
Soviete Supremo
Mensagens: 645
Registrado em: 20 Out 2007, 16:56

Mensagem por Soviete Supremo »

Só espero que todo esse discurso moralizante do Zencem não sirva para justificar filosofias espiritualistas e dualistas.

Imagem
“A classe capitalista fornece continuamente à classe operária letras de câmbio por uma parte do produto fornecida pela segunda, mas encampada pela primeira. Mas o operário continua a devolvê-la à classe capitalista, retirando a parte que lhe toca por seu próprio produto. A forma mercadoria do produto e a forma dinheiro da mercadoria dissimulam essas relações.”

O Capital – edição resumida - Karl Marx e Julian Borchardt - 7ª edição – pág.139

Trancado