Nuit escreveu:Tenho pequenas dúvidas.
1) Não conheço muito de Hinduísmo, mas por que ele não seria mototeísta, já que talvez os vários deuses dentro dessa religião sejam, na verdade, só representações do criador Brahma?
Você está enganado. Brahma, Vishnu e Shiva são os três deuses distintos da trindade hinduísta (Trimurti), que representam a criação, a preservação e a destruição, respectivamente. Isso sem falar nas outras deidades, como Ganesha, Krishna, Lakshmi... O hinduísmo é politeísta essencialmente e historicamente (sua origem é anterior ao advento do monoteísmo). Inclusive, colocar budismo e hinduísmo no mesmo saco que as rasas religiões abraâmicas é uma injustiça tremenda.
Nuit escreveu:2) O Catolicismo, por exemplo, tem as várias Maria com poderes sobrenaturais que só um deus poderia ter. Por que ele não poderia ser politeísta, neste caso? Existem os anjos que também fazem tarefas sobrenaturais a mando de um deus, certo? Não entendo bem a diferença entre eles; as Maria, os anjos e o Deus. A direrença importante que não faz o Cristianismo uma religião monoteísta, neste caso, é que os anjos apenas obedecem as ordens do deus? Considerando (se for mesmo, não sei) que os anjos sirvam só para cumprirem ordens do Deus, por que este não faz os milagres com suas próprias mãos?
Isso é tema para discussões épicas. Pra mim, o cristianismo é essencialmente monoteísta, apesar do catolicismo ter adicionado elementos politeístas a crença.