Proibição do fumo em bares e restaurantes entra em vigor

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
clara campos
Moderadora
Contato:

Re: Re.: Proibição do fumo em bares e restaurantes entra em

Mensagem por clara campos »

Apáte escreveu:Não. Sempre haveria negociantes interessados em fazer estabelecimentos apropriados para este tipo de gente. Ou mesmo que sejam alas especiais para este tipo de gente, como é comum até aqui no interior. As áreas fechadas e mais quentinhas são reservadas aos não-fumantes.

A prática em Portugal desmente ese facto, e contra factos não há argumentos.
Vivi 18 anos numa cidade e 8 anos noutra, e nunca vi um café, bar, restaurante, pastelaria, discoteca, ou qualquer outro serviço de restauração em que fosse proibido fumar.
Recentemente (com o aviso de chegada da nova lei), alguns espaços (cerca de 5 numa cidade e 3 noutra) abriram espaços alternativos.

Como digo, contra factos não há argumentos.

Apáte escreveu:Não. Sempre haveria negociantes interessados em fazer estabelecimentos apropriados para este tipo de gente. Ou mesmo que sejam alas especiais para este tipo de gente, como é comum até aqui no interior. As áreas fechadas e mais quentinhas são reservadas aos não-fumantes.

Eu já sei o que pensa, clara. Espero que isso aqui não renove o "procura-se babá branca". Já sei que para você, não é aceitável que o proprietário imponha regras dentro da propriedade.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Apáte
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Apáte »

clara campos escreveu:Se eu beber uma cerveja ao teu lado estou-te a prejudicar...??????
Só se for devido ao mau hálito...

Exacto.
As pessoas podem sentir-se prejudicadas por qualquer motivo. Como narrei na página anterior, não faz muito tempo que me levantei de um boteco porque estava sentindo náusea ao olhar pro visual do povo ao meu redor.
E aí, só porque eu sou uma minoria, só porque eu era o "diferente", eu é que tenho que sair?

Fui vítima de RACISMO!²

clara campos escreveu:Fumar por si só prejudica os outros

aFF
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

clara campos
Moderadora
Contato:

A prática em Portugal desmente ese facto, e contra factos não há argumentos.
Vivi 18 anos numa cidade e 8 anos noutra, e nunca vi um café, bar, restaurante, pastelaria, discoteca, ou qualquer outro serviço de restauração em que fosse proibido fumar.
Recentemente (com o aviso de chegada da nova lei), alguns espaços (cerca de 5 numa cidade e 3 noutra) abriram espaços alternativos.

Apáte escreveu:Eu já sei o que pensa, clara. Espero que isso aqui não renove o "procura-se babá branca". Já sei que para você, não é aceitável que o proprietário imponha regras dentro da propriedade.

Ou não sabes o que penso ou estás deliberadamente a tentar deformá-lo.

Um proprietário tem todo o direito de impor regras na sua propriedade, desde que certos limites sejam respeitados. Eu não tenho o direito de matar alguém só porque estou na minha casa.
O que penso é que há valores que se sobrepõe aos da propriedade.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

clara campos escreveu:A prática em Portugal desmente ese facto, e contra factos não há argumentos.

Diga-me onde é que estou fazendo as malas.

clara campos escreveu:Recentemente (com o aviso de chegada da nova lei), alguns espaços (cerca de 5 numa cidade e 3 noutra) abriram espaços alternativos.

Como esta lei funciona aí?
Todo fumódromo tem que ter extração de ar? Pode-se consumir tabaco nas áreas abertas do bar?

clara campos escreveu:Ou não sabes o que penso ou estás deliberadamente a tentar deformá-lo.

Um proprietário tem todo o direito de impor regras na sua propriedade, desde que certos limites sejam respeitados. Eu não tenho o direito de matar alguém só porque estou na minha casa.
O que penso é que há valores que se sobrepõe aos da propriedade.

A gente faz comparação de cigarro com frituras e todo mundo fica nervoso. Depois comparam cigarro com assassinato e todo mundo bate palmas.

Propriedade é propriedade, em qualquer sentido. Se eu posso fumar dentro da minha casa, posso fumar dentro do meu bar.
Matar uma pessoa não posso em nenhuma das minhas propriedades, seja residência ou comercial.
Editado pela última vez por Apáte em 03 Jan 2008, 18:38, em um total de 2 vezes.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Orbe

Mensagem por Orbe »

Apáte escreveu:
orbe escreveu:Tanto podem que fizeram isso. O estabelecimento é aberto ao público. Não é a casa do dono do bar. Sendo assim deve seguir certas normas para o bem estar do público.

Como você é esquerdinha, e está sendo ideologicamente coerente e intelectualmente honesto, e não pretendo mudar isso, não vou discutir.

Só estranho quando gente que diz repudiar esta ideologia lança mão dela a torto e a direito para defender o que quer. Aliás, não estranho. Abrir mão de toda a hipotética moral que tem para defender seus interesses sempre foi de feitio de gente que de moral e berço, nunca teve nem notícias.

Nem esquerdiota como uns e outros, nem direitapado como você. Me aproprio do que me é conveniente, em cada ideologia, a cada momento.

Ao contrário de um crente eu não preciso seguir mandamentos ou queimar no inferno. Posso ver os dois lados da moeda a cada situação e ficar com o que for melhor para mim.

Estranho é você se comportar como crente seguindo fielmente uma ideologia mesmo quando ela cria conflitos desnecessários devido a certos aspectos dela.

Mas o tópico não é sobre mim ou sobre você. Não mude de assunto.

Apáte escreveu:
orbe escreveu:Na sua casa sim. No seu bar, não. A diferença entre sua casa e seu bar é gigantesca. Por acaso sua casa é aberta a qualquer um que passe pela porta dela?

Já ando tendo uma discussão de mês com alguns usuários sobre o que o proprietário pode ou não fazer, abordando até temas bem mais delicados. Não pretendo expandi-la ainda pra esse tópico.

Mas que é ditadura ditar o que o dono do bar deve fazer de seu próprio bar, ah, isso não há dúvidas. Se ele está perdendo fregueses, perdendo dinheiro e deixando de lucrar só por causa do Politicamente Correto, é porque este Grande Ditador já acumulou mais poder que eu pensava.

Infelizmente algumas pessoas, certos fumantes e donos de estabelecimentos, por exemplo, não sabem ou não querem saber que a fumaça incomoda e danifica o corpo dos outros. Nesse caso entra a ditadura e coloca essa gente na linha.

Se não aprendem por bem, que sejam forçados.
Editado pela última vez por Orbe em 03 Jan 2008, 18:37, em um total de 1 vez.

clara campos
Moderadora
Contato:

Apáte escreveu:Todo fumódromo tem que ter extração de ar? Pode-se consumir tabaco nas áreas abertas do bar?

A Lei do Tabaco acabou de entrar em vigor dia 1 de janeiro. Ela é um pouco confusa, mas em linhas gerais estipula que:

- Só se pode fumar em espaços fechados desde que estes tenham equipamentos de extracção de fumo homologados (que sejam reconhecidamente eficazes na extracção do fumo)

- Nas áreas abertas - esplanadas e varandas ou terraços - pode-se fumar

Tally

Mensagem por Tally »

Clara Campos escreveu:Que raciocínio mais retorcido!
1º O acto em si de beber prejudica somente o próprio
2º Os actos e atitudes derivados de beber é que podem - ou não - ser prejudiciais a terceiros (como ficar violento, ou conduzir) - é por isso que não é proibido beber, mas é proibido conduzir bebado

Discordo. Se assim fôr,o ato em si de fumar também não prejudica a ningém, mas as consequencias sim( fumaça, etc)
Além de que , ninguém fica tão bêbado(excepto quando desmaia)que não possua raciocínio e não saiba o que faz.
Se os atos e atitudes de quem bebe,são prejudiciais a terceiros,e são originários da bebida, então não deveríamos poder beber.

Clara Campos escreveu:??????????????????
Tu estás a confundir pessoas que bebem socialmente com pessoas alcoólicas???

O que a mim me parace é que fazes regrinhas ad hoc, sendo o critério de viabilização o teu interesse pessoal somente.

Sinto, mas para mim, não existe essa história de beber socialmente.Ou bebe, ou não bebe. Simples assim. Todod alcoólatra um dia bebeu "socialmente" e não soube distinguir a hora em que estava passando dos limites.
"Evite o primeiro gole" AA ( ou algo parecido)
Escolho meus inimigos a dedo,
porque não dou a qualquer um a honra de me enfrentar..
Aos que me invejam, desejo vida longa,
para que assistam DE PÉ como se vence na vida...

clara campos
Moderadora
Contato:

Apáte escreveu:
clara campos escreveu:Se eu beber uma cerveja ao teu lado estou-te a prejudicar...??????

Exacto.
As pessoas podem sentir-se prejudicadas por qualquer motivo. Como narrei na página anterior, não faz muito tempo que me levantei de um boteco porque estava sentindo náusea ao olhar pro visual do povo ao meu redor.
E aí, só porque eu sou uma minoria, só porque eu era o "diferente", eu é que tenho que sair?

O problema não está em incomodar. Já disse uma vez que homens com pêlos n peito me incomodam e contudo não me passa pela cabeça proibir peludos na praia.
Aqui o factor é prejudicar.

Poderemos talvez discutir a hipocrisia dum sistema legal que fica histérico com os fumadores mas que é permissivo com emissões de escape mas essa seria outra discussão.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

clara campos escreveu:
Apáte escreveu:Todo fumódromo tem que ter extração de ar? Pode-se consumir tabaco nas áreas abertas do bar?

A Lei do Tabaco acabou de entrar em vigor dia 1 de janeiro. Ela é um pouco confusa, mas em linhas gerais estipula que:

- Só se pode fumar em espaços fechados desde que estes tenham equipamentos de extracção de fumo homologados (que sejam reconhecidamente eficazes na extracção do fumo)

- Nas áreas abertas - esplanadas e varandas ou terraços - pode-se fumar

Errr... Clara, sinto muito, mas acho que esta lei já está em vigor aqui em Patos e em quase todo o Triângulo Mineiro (tirando as cidadezinhas pequenas demais) há anos. Ou pelo menos há mais tempo do que comecei a fumar.
Se os não-fumantes ficam satisfeitos com esse acordo, e param de reclamar à toa, por mim tudo bem, mesmo não concordando com o Estado ditando as regras da propriedade privada.

Tirando os bares fuleiros, os outros não permitem que fumantes fumem dentro dos lugares fechados, POR INICIATIVA DOS PRÓPRIOS PROPRIETÁRIOS! Como a instalação desses extratores é muito cara, e não há fumantes que compensem o número na minha cidade, não existe bar nem restaurante que os tenham.
Só em boates que não funfa assim. São locais fechados e deixam que as pessoas fumem. Mas as boates daqui geralmente são péssimas, muito quentes, e o odor de suor é inevitável, conseguindo até mesmo abafar a fumaça do cigarro. Fora aquelas fumaças que saem da caixa-de-som e são muito piores, mais densas e em maior volume que são expelidas.
A perfeição do mercado: Em locais como bares que as pessoas estão mais calmas, é proibido fumar dentro (e não há extratores já que não há mercado que compense). Em boates onde tá ninguém ligando pra nada (e já há outros fatores como fumaça, calor, cheiro), é permitido. :emoticon1:

De qualquer forma, acho esses extratores uma baita viadagem. Nenhum proprietário vai gastar dinheiro com isso, pelo menos no Brasil. Seria mais interessante que a lei proibisse os fumantes de fumarem em locais fechados, a não ser que tenha um local especial para eles (o que sai bem mais barato). Se eles estão lá porque querem que engulam toda sua fumaça e sejam felizes.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

clara campos escreveu:
Apáte escreveu:

Exacto.

O problema não está em incomodar. Já disse uma vez que homens com pêlos n peito me incomodam e contudo não me passa pela cabeça proibir peludos na praia.
Aqui o factor é prejudicar.

Poderemos talvez discutir a hipocrisia dum sistema legal que fica histérico com os fumadores mas que é permissivo com emissões de escape mas essa seria outra discussão.

Prejuízo também pode se estender...

Uma pessoa podia dizer que está sendo moral/psicologicamente prejudicada por alguma cena que julga ultrajante ou blablablá.

Mas este também já é outro assunto...

chagas

Re.: Proibição do fumo em bares e restaurantes entra em vigo

Mensagem por chagas »

Círculo vicioso é nada mais é do que o niels oferecendo cigarros!

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

chagas escreveu:Círculo vicioso é nada mais é do que o niels oferecendo cigarros!

:emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:

Herf

Mensagem por Herf »

clara campos escreveu:
Apáte escreveu:Se o fumante começa a importunar os clientes, afetando a lucratividade do DONO, você acha que o DONO não vai sumir com ele dali?

Isso implica que se a maioria das pessoas fumasse os não fumadores teriam que comer e calar.

Não, não teriam que se calar. Elas continuariam sendo dignas do mesmo direito de não sentir a fumaça do cigarro alheio: o cigarro continuaria a ser um dano potencial à saúde de outrem e continuaria a fazer todo o sentido restringir o fumo em locais NÃO-PRIVADOS.

Mas se a sua crítica é que não haveria, nesta sociedade hipotética (na qual haveria apenas uma pequena minoria de não-fumantes), bares e restaurantes direcionados para o público não-fumante, a pequena minoria não-fumante não teria direito algum de ganhar na marra mais mercado para si.

Isso seria tão patético quanto um cego reclamar que existem poucas bibliotecas com livros em braile.

E destaco o caráter "hipotético" desta sociedade porque conjeturar sobre sociedades onde não fumantes seriam uma pequena minoria sem espaço no mercado não passa de um sensacionalismo retórico por parte dos que apóiam leis absurdas como essas que passam a vigorar na França. Não conheço muito as leis que pretendem regular o tabagismo em ambiente privado aqui no Brasil, mas elas não chegam nem perto destas da França. E não é preciso caminhar muito para encontrar um bar ou restaurante onde o PRÓRPIO GERENTE resolveu restringir o fumo. É óbvio o motivo: que sentido teria ele não proceder desta forma se grande parte do público que freqüenta seu estabelecimento é composta por pessoas que não gostam de fumaça de cigarro em seus narizes enquanto comem?

Quando falamos em satisfazer a vontade do consumidor, o mercado é infinitamente mais eficiente que qualquer leizinha moralista.

Herf

Mensagem por Herf »

Orbe escreveu:Só porque a propriedade é privada ela não está acima da lei e nem acima do bem estar alheio.

Meu apartamento pode ser de minha propriedade, mas eu não teria direito de deixar que meu esgoto permaneça vazando para o apartamento de baixo só porque eu acho divertido. Ou será que dá? Meus vizinhos deveriam se mudar caso isso acontecesse? Afinal, os incomodados que se mudem, não é mesmo?

Um dono de bar pode manter sua propriedade como quiser, mas esse direito não o torna menos criminoso, se ele organizar encontros entre crianças e pedófilos dentro do bar. Se eu descubro isso devo me calar e aceitar, porque ele está na propriedade dele e lá ele faz o que bem entender?

O direito à propriedade não lhe dá direito a fazer TUDO o que quiser dentro da sua propriedade. Entenda isso.

Pelamordedeus... Não me lembro de ter lido analogias tão horríveis como as que acabo de ler aqui.

Tally

Mensagem por Tally »

A cada qual seus vícios. E sua escolha.Na minha casa eu fumo, faço o que quero à hora que quero, e quando e se tenho vontade.Sinto pelos vizinhos.Mas no ap deles, assim como no meu, também há janelas. O ap é meu, propriedade privada, e aqui só entram com mandato de segurança.Ou a meu convite.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

E tome pro-cê-dura! :emoticon12:

Você fuma?

Herf

Mensagem por Herf »

Apáte escreveu:Você fuma?

Não, não fumo. Aliás, não suporto fumaça de cigarro. hehe...

Tally

Mensagem por Tally »

Muito. Não critico a ninguém por nenhum vício e irrita-me saber que o governo, permite tudo, pensa em legalizar a maconha e quanto ao cigarro, bate o pézinho que não deixa.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Procedure escreveu:
Apáte escreveu:Você fuma?

Não, não fumo. Aliás, não suporto fumaça de cigarro. hehe...

Putz, ainda mais fã agora. :emoticon45:

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Tally escreveu:Muito. Não critico a ninguém por nenhum vício e irrita-me saber que o governo, permite tudo, pensa em legalizar a maconha e quanto ao cigarro, bate o pézinho que não deixa.

É moda hoje em dia.

Um maconheiro vagabundo tem mais direitos que meu bom e velho avõ.

Oksigeno
Contato:

Acho bem!

Mensagem por Oksigeno »

Sou tuga e fumo que nem uma besta, custa-me um bocado esta lei, que entrou em vigor aqui também dia 1. Mas acho muito bem, sempre defendi que deveria ser assim. Se quero dar cabo da minha saúde tenho esse direito, mas não tenho direito de destruir a saúde dos outros.
O Inglês é uma solução medíocre para os problemas de comunicação da Humanidade e um atropelo descarado aos Direitos Humanos fundamentais. Peço-lhe que se informe sobre o Esperanto.

Alexandre

Mensagem por Alexandre »

Essa lei é tão idiota! Em 21 anos, eu não me lembro de uma única vez em que eu estivesse em um restaurante, shopping, cafeteria, ou até mesmo na fila de um cachorro-quente e algum idiota acendesse um cigarro próximo a mim e soltasse baforadas na minha cara. Só é prejudicado pelo fumo passivo aquele que convive com fumantes dentro da própria casa. Mas lei nenhuma proibirá que um indivíduo fume dentro de sua própria residência. Portanto, esse tipo de proibição é completamente inócua. Além do que, ninguém até hoje morreu por passar eventualmente ao lado de um fumante na rua algumas míseras vezes durante uma vida inteira. Esses anti-tabagistas deviam é caçar serviço.
"Desisti de ser feliz. Agora me sinto muito menos infeliz."
Micítaus do ISSÁS

"Um rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem."
Bertold Brecht

O que estou ouvindo?
Jeff Buckley-Hallelujah"

Tally

Mensagem por Tally »

Eu fumo bastante.Mas as vezes me irrito com o cheiro de meu cigarro.
Deveriam colocar qualquer coisa para não incomodar tanto, enfim...Mas sou capaz de passar um dia ou mais sem fumar se precisar.Embora ache meio masculino o cigarro, a cigarrilha que eu fumava não acho mais(MOORE)

zumbi filosófico

Mensagem por zumbi filosófico »

Alexandre escreveu:Além do que, ninguém até hoje morreu por passar eventualmente ao lado de um fumante na rua algumas míseras vezes durante uma vida inteira.

O mesmo vale para essas idiotas leis do silêncio. Ninguém nunca ficou surdo porque um monte de vizinhos festeiros ficaram tocand o funk da Pati quebra-barraco no som máximo a noite toda.
Imagem

Tally

Mensagem por Tally »

Zumbi escreveu:O mesmo vale para essas idiotas leis do silêncio. Ninguém nunca ficou surdo porque um monte de vizinhos festeiros ficaram tocand o funk da Pati quebra-barraco no som máximo a noite toda.

Aí discordo.È um inferno quando as crianças não querem dormir porque estão doentes, ou por não quererem simplesmente...
Daí se tem um trabalhão para conseguir e acontece aquelas malditas músicas e elas acordam berrando....
Ok, a mãe e o pai tem que cuidar, mas tudo tem um limite, e ter horário é bom.
Isso porque falei das crianças sómente, sem falar dos sonâmbulos, velhos, ou doentes...

Trancado