Também não entendo, a não ser que o número de fumantes em Portugal seja realmente GIGANTE (como costuma ser nos países como Finlândia, Holanda, Inglaterra, Japão

clara campos escreveu:Alexandre escreveu:clara campos escreveu:Alexandre escreveu:Essa lei é tão idiota! Em 21 anos, eu não me lembro de uma única vez em que eu estivesse em um restaurante, shopping, cafeteria, ou até mesmo na fila de um cachorro-quente e algum idiota acendesse um cigarro próximo a mim e soltasse baforadas na minha cara.
Viva o Brasil.
Ainda há 3 dias isso me aconteceu. Na verdade, se bem me lembro, aconteceu-me quase todos os dias da minha ida: no café, na paragem de autocarro, no restaurante... até quando eu fumava me incomodava a a despreocupação de muitos fumadores.
Lendo isso, até consigo imaginar os céus de Portugal serem tomados por uma espessa nuvem de nicotina que tapa o sol e mergulha em trevas tudo o que estiver ao alcance dos olhos. Deixa de ser fresca!
O que quer exeactamente dizer "fresca"? Não estou a par desse vocabulário, mas o contexto indica que estás a por a minha palavra em dúvida, será este o caso?
clara campos escreveu:Alexandre escreveu:clara campos escreveu:Alexandre escreveu:Só é prejudicado pelo fumo passivo aquele que convive com fumantes dentro da própria casa.
Disparate, conheço pessoalmente dezenas de contra-exemplos.
Pessoas que convivem com fumantes em casa têm boas chances de adquirirem problemas renais ou um câncro. Bebês cujas mães fumaram durante a gestação, e crianças e adultos expostos à fumaça de cigarro durante longos períodos, também. A relação entre esses grupos é que os fumantes passivos são prejudicados pelos fumantes ativos, que são familiares e parentes, ou indivíduos de seu próprio meio ou círculo social. Por conviverem diretamente com estes durante um significativo período de tempo, podem desenvolver algum tipo de efeito colateral. Não há possibilidades de se qualificar alguém como fumante passivo, que não se encaixa em alguma das situações que citei. De resto, ninguém morre de câncer por beijar alguém com hálito de nicotina.
Lamento informar-te a mas que eu saiba não és tu quem decide quem é ou não um fumador passivo.
Definições idealizadas por ti com base em "factos" muito duvidáveis e em ideias muito pouco realistas ou cientificamente comprovadas não têm qualquer validade.
Como já referi, até esta parte em Portugal fumava-s em todo o lado. A única forma possível de um não fumador não ser um fumador passivo era não ter vida social. Talvez isto para ti seja uma escolha, mas a loose-loose situation dificilmente é uma escolha aceitável.
clara campos escreveu:Alexandre escreveu:Qual o "motivo de ser" de uma lei que decreta a proibição do ato de fumar, mas não proíbe a venda de cigarros?
Não tenho conhecimento de nenhum país onde seja proibido fumar tabaco.
Mas a acontecer, tal coisa seria realmente disparatada.
Orbe escreveu:Algumas pessoas insistem em se fazer de idiotas, fazendo comparações ridículas entre salgadinhos fritos e cigarro.
O estranho é que eu não vejo pessoas acenderem risoles ou coxinhas, dar baforadas e soprar a fumaça no ar, na presença de não-fumantes de risoles ou coxinhas.
Orbe escreveu:Não posso fazer nada se não proíbem o consumo de álcool. E posso fazer menos ainda se a lei não dá conta de punir os bêbados.
Não é porque uma coisa errada está acontecendo que vamos liberar todas as demais.
E o assunto aqui é consumo de cigarro em locais públicos. Não mude de assunto.
clara campos escreveu:Que existam bares onde se fuma, e bares onde não se pode fumar, tal como existem bares com mulheres nuas e bares sem mulheres nuas.
Procedure escreveu:clara campos escreveu:Que existam bares onde se fuma, e bares onde não se pode fumar, tal como existem bares com mulheres nuas e bares sem mulheres nuas.
Pois bem, se você não é contra a existência de bares e restaurantes onde se possa fumar, qual a diferença disso para simplesmente não haver regulação alguma? É o mesmo que dar liberdade total ao proprietário na questão.
Não é preciso haver uma lei regulando a nudez de mulheres em bares para impedir que todos os bares se transformem em boates de strip. Acho muito estranho que em um país onde grande parcela da população realmente abomina o cigarro (a ponto de vibrar com as políticas adotadas na França) não existam estabelecimentos onde o proprietário não resolveu restringir o fumo a certos horários ou a certas áreas. Talvez a quantidade de pessoas que abomina o cigarro não seja, afinal de contas, tão grande assim. Talvez a maior parte dos não-fumantes simplesmente não seja tão sensível assim com relação ao cigarro alheio.
Procedure escreveu:clara campos escreveu:Que existam bares onde se fuma, e bares onde não se pode fumar, tal como existem bares com mulheres nuas e bares sem mulheres nuas.
Pois bem, se você não é contra a existência de bares e restaurantes onde se possa fumar, qual a diferença disso para simplesmente não haver regulação alguma? É o mesmo que dar liberdade total ao proprietário na questão.
Johnny escreveu:Para encerrar este assunto hipócrita: Fumo é droga e é prejudicial? PROIBAM A VENDA! Idem para bebidas alcoolicas.
Mas...como não passa de politicagem para arrecadar mais dinheiro, vou continuar a fumar e viver feliz...
E quando eu comprar um carro, bem pesado, e ver um bêbado na rua, passo por cima pois alego que ele se jogou na frente do carro...
zumbi filosófico escreveu:Deixando de lado por um momento o maniqueísmo esquerdista inerente a toda essa questão, e se o resultado dessa proibição for/fosse o aumento do faturamento de todos esses estabelecimentos uma vez que as pessoas que não fumam, que geralmente tem maior poder aquisitivo, evitariam menos os lugares enfumaçados?
Apáte escreveu:Johnny escreveu:Para encerrar este assunto hipócrita: Fumo é droga e é prejudicial? PROIBAM A VENDA! Idem para bebidas alcoolicas.
Mas...como não passa de politicagem para arrecadar mais dinheiro, vou continuar a fumar e viver feliz...
E quando eu comprar um carro, bem pesado, e ver um bêbado na rua, passo por cima pois alego que ele se jogou na frente do carro...
Tu é dos meus!
Dica: Compre um Landau.
Apáte escreveu:zumbi filosófico escreveu:Deixando de lado por um momento o maniqueísmo esquerdista inerente a toda essa questão, e se o resultado dessa proibição for/fosse o aumento do faturamento de todos esses estabelecimentos uma vez que as pessoas que não fumam, que geralmente tem maior poder aquisitivo, evitariam menos os lugares enfumaçados?
Seria a prova que os investidores são completamente retardados mentais, uma vez que ninguém teve a idéia de proibir o fumo por conta própria para atrair freguezes.
Nunca teve uma lei que obrigasse-os a aceitar fumantes.
Johnny escreveu:Para encerrar este assunto hipócrita: Fumo é droga e é prejudicial? PROIBAM A VENDA! Idem para bebidas alcoolicas.
rapha... escreveu:Gosto de fumar em restaurantes.
zumbi filosófico escreveu:Apáte escreveu:zumbi filosófico escreveu:Deixando de lado por um momento o maniqueísmo esquerdista inerente a toda essa questão, e se o resultado dessa proibição for/fosse o aumento do faturamento de todos esses estabelecimentos uma vez que as pessoas que não fumam, que geralmente tem maior poder aquisitivo, evitariam menos os lugares enfumaçados?
Seria a prova que os investidores são completamente retardados mentais, uma vez que ninguém teve a idéia de proibir o fumo por conta própria para atrair freguezes.
Não mesmo? Eles podem expulsar os fumantes livremente, e no outro dia não vão ter paradas do orgulho multicultural tabagista de protesto contra a tabagofobia? Ou mesmo processos de discriminação contra dependentes químicos?
zumbi filosófico escreveu:Johnny escreveu:Para encerrar este assunto hipócrita: Fumo é droga e é prejudicial? PROIBAM A VENDA! Idem para bebidas alcoolicas.
Mas o que isso tem a ver? Por que tem que ser ou totalmente liberado ou totalmente proibido?
8 ou 80 = bem ou mal = maniqueísmo, logo, maniqueísmo esquerdista.
Samael escreveu:rapha... escreveu:Gosto de fumar em restaurantes.
Não poder fumar em um bar é quase um absurdo.
Apáte escreveu:zumbi filosófico escreveu:Johnny escreveu:Para encerrar este assunto hipócrita: Fumo é droga e é prejudicial? PROIBAM A VENDA! Idem para bebidas alcoolicas.
Mas o que isso tem a ver? Por que tem que ser ou totalmente liberado ou totalmente proibido?
8 ou 80 = bem ou mal = maniqueísmo, logo, maniqueísmo esquerdista.
Proibir a venda é mais coerente do que impor regras abusivas sobre a propriedade privada.
Apáte escreveu:zumbi filosófico escreveu:Apáte escreveu:zumbi filosófico escreveu:Deixando de lado por um momento o maniqueísmo esquerdista inerente a toda essa questão, e se o resultado dessa proibição for/fosse o aumento do faturamento de todos esses estabelecimentos uma vez que as pessoas que não fumam, que geralmente tem maior poder aquisitivo, evitariam menos os lugares enfumaçados?
Não mesmo? Eles podem expulsar os fumantes livremente, e no outro dia não vão ter paradas do orgulho multicultural tabagista de protesto contra a tabagofobia? Ou mesmo processos de discriminação contra dependentes químicos?
Não, vai ter um bando de gente elogiando sua iniciativa "inovadora" "solidária" "filantrópica" e """desinteressada"""
O Politicamente Correto não protege os fumantes, muito pelo contrário.
ímpio escreveu:E como chegou a esse resultado? Exponha os cálculos de coerência, por favor.
"ou permitimos cigarros em restaurantes e postos de gasolina, uso de cocaína + álcool em restaurantes que vendem armas e munição sem período de espera, ou proibimos tudo em todos os lugares e situações, até o açúcar e óleo vegetal"
Maniqueismo esquerdista, é tudo que tenho a dizer.
ímpio escreveu:Então está na hora de protestarem pelo VERDADEIRO politicamente correto! É como quando os negros eram escravizados e era bonito ter escravos! Chega de opressão! Vão às ruas marchar pela igualdade dos direitos tabagossexuais, pelo fim da segregação institucional dos que seguem a opção toxicômana! Diversidade! Diversidade!