O estado e a cultura

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.

Deve o estado gastar com cultura?

Sim
13
48%
Não
14
52%

Total de votos: 27

zencem

Re: Re.: O estado e a cultura

Mensagem por zencem »

Claudio Loredo escreveu:
zencem escreveu:
Visitante escreveu:Se a cultura não for protegida será submergida pelo deus mercado. Já se verifica uma queda brutal na qualidade e o pior de tudo, está a ocorrer uma padronização da cultura de modo a aumentar a eficiência e os ganhos monetários. Economia é um ponto importante na nossa sociedade, só que não devemos deixar que esta nos guie todos os passos e domine todas as situações da vida.
O nosso futuro entregue ao deus mercado converter-nos-à a meros zombies.

Você deve saber o quando Ministério da Cultura tem feito para a preservação e desenvolvimento da cultura.

Poderia até elencar esses feitos, especificando o alcance desta preservação e desenvolvimento, e o quanto o Brasil gastou com esse objetivo.

E dizer o que seria desses aspectos culturais se não fosse a providencial ação do Ministério da Cultura.

Só pra nos deixar alegres, rindo de felicidade. :emoticon12:

Site do Ministério da Cultura

Lá tem aqueles causos de filmes que o cineasta levou o dinheiro e não fez o filme?
Têm aqueles arranca rabo de Caetano, Xingando e depois elogiando, ...ou não! ?
:emoticon12:
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

Visitante

Re.: O estado e a cultura

Mensagem por Visitante »

O que teria sido da cultura europeia se não tivesse sido protegida pela aristocracia, na época não existia o estado moderno. A cultura deve ser financiada pelo estado e pelo privado.
Os que pensam que o capitalismo resolve tudo que durmam com o deus mercado. Acredito que o capitalismo não é nem pode ser a fonte da protecção da cultura.
Cada vez fico mais pasmado com o desejo de criarem uma utopia a partir do capitalismo, seria a solução para todos os problemas, a fonte da felicidade humana. Tenham dó.
"Embora tardia, a punição chega com passos silenciosos." ( Tibulo )

zencem

Mensagem por zencem »

Visitante escreveu:O que teria sido da cultura europeia se não tivesse sido protegida pela aristocracia, na época não existia o estado moderno. A cultura deve ser financiada pelo estado e pelo privado.
Os que pensam que o capitalismo resolve tudo que durmam com o deus mercado. Acredito que o capitalismo não é nem pode ser a fonte da protecção da cultura.
Cada vez fico mais pasmado com o desejo de criarem uma utopia a partir do capitalismo, seria a solução para todos os problemas, a fonte da felicidade humana. Tenham dó.

O que é que tem a ver capitalismo com aquilo que estamos falando?

O Capitalismo é apenas uma relação de produção de bens e de trocas entre os seres humanos.

Não tem nada a ver com a preservação da cultura.
A cultura é importante?

Claro que é: ...A cultura do milho, da soja, do feijão.

E essa existe graças a gente que trabalha duro, correndo o risco de perder tudo com uma simples ventania ou chuva de granizo, sem que o governo se preocupe em preservar aqueles que dão duro e ainda pagam impostos.

Financiar a cultura?

Sim concordo, desde que não seja doação pra vagabundo enfiar dinheiro no bolso e ainda rir do pobre produtor que se arrombou todo pra pagar os impostos, que vão sustentar seus privilégios.

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

Herf

Mensagem por Herf »

Visitante escreveu:O que teria sido da cultura europeia se não tivesse sido protegida pela aristocracia, na época não existia o estado moderno. A cultura deve ser financiada pelo estado e pelo privado.

Tanto falatório, tanto espantalho, nada de argumentos.

Apáte
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Apáte »

Usuário deletado escreveu:E vê se eu tenho cara de quem quer financiar obras idiotas pós-modernas de um bando de maconheiros que acham que são intelectuais.

Porra brancolino, mas eu estou precisando de verba pra tirar do papel o meu novo curta-cult documentário pós-moderno. Ele é totalmente inovador, mostra a vida dos coitados que vivem no sertão nordestino.

Será que o Estado financia? Não terá orçamento maior do que Matrix.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

Sou contra por inúmeros motivos apresentados, em especial os do PD.

zencem

Mensagem por zencem »

Fedidovisk escreveu:Sou contra por inúmeros motivos apresentados, em especial os do PD.

hehehe!!! Tá pegando!!! Tá pegando!!! :emoticon12:

Fedidovisk

zencem escreveu:
Fedidovisk escreveu:Sou contra por inúmeros motivos apresentados, em especial os do PD.

Kra eu vou ser honesto com você, eu não sou chegado não, mas eu encaro tudo menos isto...

Imagem

zencem

Mensagem por zencem »

Fedidovisk escreveu:
zencem escreveu:

Kra eu vou ser honesto com você, eu não sou chegado não, mas eu encaro tudo menos isto...

Imagem

Éh! E assim de olhinhos fechados, então!!! :emoticon22:

RicardoVitor

Mensagem por RicardoVitor »

Claudio Loredo escreveu:
RicardoVitor escreveu:
Claudio Loredo escreveu:Sem a proteção estatal, muitas manifestações culturais brasileiras podem desaparecer.

Ué, se tais manifestações são tão insignificantes ao ponto de desaparecem sem devida proteção de alguém, então nada mais saudável que desapareçam mesmo. De que vale uma manifestação cultural que ninguém estima, que ninguém dá valor?

Para o bem da diversidade é importante a preservação da cultura popular.

Por que preservar algo que não é estimado pelo povo?

Claudio Loredo escreveu:Aqui no meu Estado, o Tocantins, temos diversas festas populares que acontecem em várias cidades do Estado, é o caso da Folia de Reis, Caretas, Catira ou Sussia, Cavalhadas, Congo ou Congadas, Festa de Nossa Senhora da Natividade, Festa do Divino Espírito Santo, Festejos de Nossa Senhora do Rosário, Roda de São Gonçalo e a Romaria do Bonfim,

Aqui em São Paulo, as festas tradicionais (Nossa Senhora Aquiropita, Nossa Senhora de Casaluce, Tanabata Matsuri, etc) são manifestações voluntárias, cuja organização é feita pela própria comunidade. Não há envolvimento algum da prefeitura.

Claudio Toledo escreveu:Estas festas são feitas por pessoas humildes, por isto, elas precisam de ajuda para continuar essas tradições, caso contrário elas podem se perder. Ou seja, o povão gosta dessas festas, mas não têm recurosos para manté-las. Além disso, estas festas atraem milhares de visitantes para estas cidades do interior do Estado, fortalecendo sua economia.

Quem são os organizadores dessas festas? Se tais festas não são sustentáveis com os recursos da comunidade, sinto muito, mas não deveriam mais existir mesmo. Eu também adoraria ter a festa do meu Santo, mas nem por milagre dele dinheiro nasce em árvore.

Claudio Loredo escreveu:Uma pessoa que não gosta dessas festas é beneficiado indiretamente por elas. Seja através do incremento na economia ou seja através da pacificação social que estas festas trazem.

Que incremento na economia, e que pacificação social? Poderia dar exemplos?

Claudio Loredo escreveu:Um turista estrangeiro que vêm ao Brasil quer mais é apreciar a cultura local. O próprio brasileiro se sente bem vendo que seu país produz cultura.

Depende da cultura. Eu não vejo muitos turistas apreciando o "funk" brasileiro. E eu, assim como muitos outros, sinto uma vergonha imensa de muitas coisas que são produzidas aqui.

Claudio Loredo escreveu:Uma música de origem popular não tem condições de competir com o rock internacional, pois este último conta com um mercado bilionário,

E também é de muito melhor qualidade que a nossa música popular.

Claudio Loredo escreveu:mas é necessário que a beleza da música regional seja preservada.

Por que? Por que precisaria dessa proteção, se fosse algo de valor e que as pessoas voluntariamente apreciariam? Se for algo sem valor algum pra ninguém, por que deveria ser preservado?
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Eu concordo com o que o Claudio Loredo disse.
Preservar a cultura nacional é antes de tudo, evitar que transformemos a cultura de outros povos em nosso, como por exemplo, o Hallowenn (ou seja lá como escreve essa por..a!).
A cultura nacional é nossa identidade, talvez a mais importante de uma nação. É dever da Nação preservá-las sim, não somente para mostrar para os gringos lá de fora, mas também para dar ocupação para pessoas que, normalmente não teriam nada para fazer a não ser bobagens.
E, para os capitalistas de plantão, devo informá-los que, quando são feitos por pessoas sérias e responsáveis, um filme, que seja de curta; média ou longa metragem, gera empregos para, no mínimo dezenas e, no máximo, centenas de pessoas, direta ou indiretamente.
No quesito educacional e social, crianças e jovens tem a chance de se livrarem das drogas e do banditismo, aprendendo uma função que, em vias normais nunca conseguiriam pelos altos preços de certos cursos. Ou seja, isso estimula o jovem e pessoas com mais idade a verem o mundo de outra maneira. Uma maneira melhor.
Imagem

Fedidovisk

jesuis!

Policarpo Quaresma neles!

RicardoVitor

Lúcifer escreveu:Eu concordo com o que o Claudio Loredo disse.
Preservar a cultura nacional é antes de tudo, evitar que transformemos a cultura de outros povos em nosso, como por exemplo, o Hallowenn (ou seja lá como escreve essa por..a!).

Qual o problema com o ato de celebrar o Halloween? Se a cultura de outros povos for interessante para as pessoas (como para a criançada que já adotou o Halloween), qual o problema com isso? Se festejar o dia do Santo Antonio do Biribiri não é mais interessante para a nova geração, qual o problema? Devemos preservar só porque é uma tradição brasileira? Isso me cheira a um pouco de xenofobia misturada com um chauvinismo bem radicalizado.

Lúcifer escreveu:A cultura nacional é nossa identidade, talvez a mais importante de uma nação.
É dever da Nação preservá-las sim, não somente para mostrar para os gringos lá de fora, mas também para dar ocupação para pessoas que, normalmente não teriam nada para fazer a não ser bobagens.

Se é tão importante, por que precisaria ser protegida por alguém? Se são tão importantes assim para os brasileiros, por que se preocupar com uma possível derrocada das culturas nacionais?

Lúcifer escreveu:E, para os capitalistas de plantão, devo informá-los que, quando são feitos por pessoas sérias e responsáveis, um filme, que seja de curta; média ou longa metragem, gera empregos para, no mínimo dezenas e, no máximo, centenas de pessoas, direta ou indiretamente.

Se for um filme financiado pelo Estado (isso é, que não tem compromisso algum em ser bom, em render bilheteria, etc) gera empregos para parentes e amigos de políticos, para beneficiados por lobbys políticos, enfim, serve aos interesses dos únicos que apostaram em tal filme: a elite política.

Lúcifer escreveu:No quesito educacional e social, crianças e jovens tem a chance de se livrarem das drogas e do banditismo, aprendendo uma função que, em vias normais nunca conseguiriam pelos altos preços de certos cursos.
Ou seja, isso estimula o jovem e pessoas com mais idade a verem o mundo de outra maneira. Uma maneira melhor.

De que forma?

RicardoVitor

As tradições vêm e vão, o mundo gira, e isso é extremamente saudável. Hoje, o catolicismo é uma tradição cultural dominante, mas porque deveria ser protegido da descrença? Nada mais democrático que as velhas culturas caiam para dar lugar ao novo, ao que for mais aceito pelo povo. Se Caetano Veloso é considerado um péssimo artista pela nova geração, que vaia con d1os.

Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

RicardoVitor escreveu:
Lúcifer escreveu:
Lúcifer escreveu:No quesito educacional e social, crianças e jovens tem a chance de se livrarem das drogas e do banditismo, aprendendo uma função que, em vias normais nunca conseguiriam pelos altos preços de certos cursos.
Ou seja, isso estimula o jovem e pessoas com mais idade a verem o mundo de outra maneira. Uma maneira melhor.

De que forma?

Sou meio desligado nas regiões de onde os foristas moram, mas se em sua cidade tiver uma Oficina Cultural ou uma Casa de Cultura financiada pelo Estado ou Prefeitura, dê um chego lá e você verá o que eu quis dizer.
Contando não adianta. Certas coisas as pessoas tem que vivenciar para aprender.
Imagem

Fedidovisk

Tudo nessa vida se auto-regula, é a regra perfeita porque não tem como fugir dela. Se a cultura é boa ela vai vingar, simplesmente porque as pessoas irão recebe-la, entretanto o que está sendo discutindo aqui não é a forma como isso se processa, pois o "estado" de certa forma é instrumento da população também, e nada é demais ele intermediar um possível "apelo cultural"... o problema é que uns insistem em definir o que a população deve aderir como cultura, uma coisa é uma nação promover projetos culturais outra é acreditar que esses devem ter unicamente de cunho nacionalista.

Não há mal algum em o estado financiar cultura, o problema é que na maioria das vezes ele não irá representar a vontade da maioria, e por vezes ele nem procura representar nada, apenas define que deve-se defender a cultura nacional... a cultura de fato é uma manifestação coletiva, mas ela deve ser sempre espontânea, principalmente porque o processo criador não se faz por meios ou métodos.

Noel Rosa por exemplo... expoente máximo do samba, e nasceu, viveu e morreu pobre, tudo o que precisava para criar vinha dele mesmo e de outros, tudo naturalmente, isso porque principalmente a cultura não é um bem concreto, ela passa...

Orbe

Mensagem por Orbe »

Pior que ter um ministério da cultura é ter um ministério dos esportes...

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

As pessoas não respeitam nem mesmo nosso bom e velho português, que virou motivo de chacota graças aos interneteses, EMOs, e demais comunistas, alguns da Acadamia até, querendo jogá-la no lixo e reformular com base em línguas que definitivamente não são tão analíticas quanto a nossa.

Quem não respeita e ama a língua, não tem moral pra discutir sobre a Pátria.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

zencem

Mensagem por zencem »

Apáte escreveu:As pessoas não respeitam nem mesmo nosso bom e velho português, que virou motivo de chacota graças aos interneteses, EMOs, e demais comunistas, alguns da Acadamia até, querendo jogá-la no lixo e reformular com base em línguas que definitivamente não são tão analíticas quanto a nossa.

:emoticon12: O que é acadamia, Apate?

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Claudio Loredo escreveu:

Nem sempre o mercado oferece às pessoas o melhor. Exemplo: o Funk é bastante difundido pelo mercado e bastante consumido pelas classes mais pobres, pois o mercado raciocina: "se o povo quer merda, então vamos dar merda para o povo".

Não é assim que o mercado funciona. Mercado pode testar. JAMAIS impor.

Não passa pela sua cabeça que muitos devem adorar esse ritmo? Não é merda para eles. Merda, para eles, são essas coisas que você quer ver dinheiro publico aplicado.

Quem esta certo?
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Claudio Loredo dissemina o ódio contra o funk.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

zencem escreveu:
Apáte escreveu:As pessoas não respeitam nem mesmo nosso bom e velho português, que virou motivo de chacota graças aos interneteses, EMOs, e demais comunistas, alguns da Acadamia até, querendo jogá-la no lixo e reformular com base em línguas que definitivamente não são tão analíticas quanto a nossa.

Não resistirei à prisão. :emoticon12:

Herf

Mensagem por Herf »

O ENCOSTO escreveu:Claudio Loredo dissemina o ódio contra o funk.

:emoticon12:

zencem

Mensagem por zencem »

Usuário deletado escreveu:
zencem escreveu:

Vocábulo proferido após horas de álcool e insônia.

Infelizmente a testemunha manifestou-se, tardiamente, quando o réu ja havia sido julgado à revelia, beneficiado com 50% de comutação da pena, por não ter resistido à prisão. :emoticon12:

Ilovefoxes

Mensagem por Ilovefoxes »

O ENCOSTO escreveu:
Claudio Loredo escreveu:

Nem sempre o mercado oferece às pessoas o melhor. Exemplo: o Funk é bastante difundido pelo mercado e bastante consumido pelas classes mais pobres, pois o mercado raciocina: "se o povo quer merda, então vamos dar merda para o povo".

Não é assim que o mercado funciona. Mercado pode testar. JAMAIS impor.

Não passa pela sua cabeça que muitos devem adorar esse ritmo? Não é merda para eles. Merda, para eles, são essas coisas que você quer ver dinheiro publico aplicado.

Quem esta certo?
O mercado não dá, o mercado oferece.

Se pagam por merda, é pra vender merda mesmo!
E fica estranho algo depois alguém vir reclamar que tão vendendo merda...

Trancado