Minha Biblioteca

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
SickBoy

Re.: Minha Biblioteca

Mensagem por SickBoy »

acho que uma leitura complementar aos livros de Pinker é um dos que o Res citou no começo, mas me parece pouco divulgado: O que nos faz humanos - Mat Ridley. É que, não que ele seja, mas algumas pessoas tem a tendência ver só o lado determinista de Pinker, e no livro do Mat ele esmiuça mais alguns assuntos mostrando que até o lado genético reage ao ambiente e está longe de ser esse palavrão todo horrível que se tornou o determinismo

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Minha Biblioteca

Mensagem por Fernando Silva »

"O cérebro nosso de cada dia" e "O cérebro em transformação", por Suzana Herculano-Houzel.
O primeiro é uma coleção de artigos que ela publicou no site
http://www.cerebronosso.bio.br

O segundo trata das transformações que ocorrem no cérebro dos adolescentes.

Dick

Re: Re.: Minha Biblioteca

Mensagem por Dick »

Viper escreveu:O Halliday parece com a Bíblia...algumas coisas são colocadas de forma milagrosa...e é um absurdo que adotem esse troço de forma majoritária nas universidades brasileiras, quando temos à nossa disposição uma obra espetacular como os 4 volumes do Moysés. Isso é que é livro...demonstra tudo e faz uma exposição aprofundada e série da teoria!

Endosso, mais experimente dar aula para um bando de calouros com o primeiro volume do Moysés. Êta bracinho pesado! Até mesmo alguns exercícios simples de cinemática são transformados em um contexto cuja resolução costuma exigir uma base formativa que o aluno brasileiro certamente não tem. Parece que o Moysés estava querendo justamente isto, mostrar como o aluno brasileiro tem que pensar mais.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Trancado