O mistério e o problema humano.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

O mistério e o problema humano.

Mensagem por NadaSei »

Já a algum tempo tenho deixado de acompanhar o fórum, mas de uns dias pra cá voltei a visita-lo, mas não vou mais ser figura presente aqui.
Os motivos são vários, mas o principal é que acho que já deu o que tinha que dar e já aprendi muitas das coisas que buscava aprender com essas discussões.

O mistério:
Já fui ateu e já contei isso antes, quando descobri que Deus realmente existe, me deparei com uma incrível ilusão que cobre o mundo, buscava me livrar dessa ilusão e buscava pessoas com quem pudesse conversar sobre e que pudessem saber o mesmo que eu.
NadaSei foi um nick escolhido justamente por isso, pelo fato dessa "ilusão" não me permitir conhecer as coisas e saber o que elas são, sendo muito mais fácil identificar o que elas não são.

O Problema humano:
Entretanto, me deparei com o problema da comunicação, eu falava sobre uma coisa e as pessoas insistiam em falar sobre um espantalho dessa coisa, uma caricatura... Eu falo sobre A e as pessoas sobre B, sempre achando que estão refutando o que eu falei sobre A.
Descobri então que o problema humano está na razão, as pessoas se julgam conhecedoras da realidade, são passionais e se apegam as idéias e conceitos como alguém que torce para um time de futebol.

A maioria não tem uma postura cética e investigativa, não questiona segundo varias linhas de raciocínio... Normalmente escolhem um ponto de vista e se apegam a ele, independente de se isso foi falseado ou não... tipo, um ateu pode pensar em achismos pseudo-cientificos, idéias que seguem mais ou menos aquilo que é mais conhecido pela ciência, como apostar em uma hipótese evolutiva, na morte do corpo como o fim da vida, na consciência como fruto do cérebro, em algum defeito como responsável por certas experiências místicas, etc...
Teistas obviamente fazem o oposto, tudo depende a que religião pertencem.

Esse é o maior problema, pois uma razão não muito treinada tende a distorcer o que está sendo dito, o que inviabiliza a discussão...

As possibilidade:
Mesmo as poucas pessoas que encontrei (ateus, teístas, panteísta, deístas, agnósticos, etc...) que, ou conheciam a ilusão, ou entendiam o que eu dizia (também falavam sobre A), não serviam para me levar além daquilo que eu próprio já conhecia, quem não vê a ilusão, mas entende sobre o que falo quando explico, não pode ajudar muito, pois trabalha com possibilidades não falseadas e muitas vezes não falseáveis, quem também vê a ilusão e até vê coisas além dela que eu não vejo... também não ajuda muito, pois me apresenta possibilidades que eu não falseei e, em muitos casos, não posso falsear ou não sei como fazer.

Conhecimento:
Nosso conhecimento real é muito limitado, de resto temos a razão como guia, uma razão que por si só não faz muita coisa.
A razão depende de conhecimento e de meios para funcionar melhor, como o ceticismo e o desapego a idéias.
Infelizmente isso tudo não resolve o problema, pois as coisas a conhecer são muitas, sendo que muitas outras, não podem ser falseadas e, por sua vez, não podem realmente ser conhecidas...

Conclusão:
Primeiro gostaria de dizer que, na maioria das discussões, falta lógica.
A lógica é matemática e não é tão difícil de ser acompanhada, infelizmente a maioria não consegue acompanha-la, mas acha que consegue... normalmente apego a certas idéias... crença.
Eu nunca disse aqui que estou certo naquilo que digo, apenas esperei por pessoas que logicamente me mostrassem o erro, justamente para poder ir além de meus próprio limites, ir além de minha própria cegueira.
Infelizmente isso raramente aconteceu... prefiro estar errado seguindo uma lógica correta, que estar certo por pura "sorte", no "chute".
O que falta para muitos é seguir uma lógica correta que demonstre seu raciocínio, ou demonstrar o erro lógico no raciocínio do outro.

A conclusão a que cheguei é a que existe um dado momento onde não podemos ir além...
Mesmo com uma lógica correta, não significa que se conheça a verdade sobre algo e, quanto mais complexa a questão, mais "possibilidades" temos que não podemos falsear... o que não nos permite certezas.
Infelizmente existem tantas coisas a saber, tantas possibilidades, tantas coisas incertas e tantas coisas que não podemos saber hoje e provavelmente nunca... que é meio inútil discutir.

Mesmo o ceticismo que nos livra das crenças, não é capaz de nos mostrar o real, trocamos a cegueira da crença, pela cegueira da duvida.
Uma pessoas cética como eu, que duvida e questiona até a realidade das pessoas (por diversos motivos não sei se as pessoas são reais), olha um mar de possibilidades e é incapaz de escolher uma delas.
São muitas possibilidades, as pessoas normalmente escolhem algumas delas e passam a acreditar nelas como se fossem a verdade (ateus e teístas fazem o mesmo).
Obviamente quando acreditamos em algo, acabamos cegos a outras possibilidades, então o melhor é não acreditar?
Nem sempre... no geral sim, mas a fé também tem seu lugar.

Ser cético e ver um mar de possibilidades... mas é preciso acreditar em certas coisas, como na realidade das pessoa talvez?
Difícil saber em que é melhor acreditar...
Quanto a fé, ter "confiança" na vida, em si próprio, etc... isso é bom e necessário.
Mesmo duplos como ceticismo e fé, egoísmo e altruísmo, compaixão e indiferença, entre outros tantos, parecem contraditórios mais não são.
Ateus e teístas estão cobertos de razão em vários pontos, ao mesmo passo que são igualmente cegos e iludidos em outros.

A verdade é que o mistério é grande demais para ser desvendado e a nós não é dada a capacidade de conhecer a realidade, apenas poucas verdades transitórias, relativas e discutíveis... ainda assim insistimos em buscar a verdade e a bater cabeça pensando que a conhecemos.

No fim só resta abandonar o fardo da procura e aceitar nossa ignorância, perder o medo da sempre presente ilusão... quem sabe assim possamos brincar com as possibilidades, rir de nós mesmos e descansar nossas mentes de tantas questões sem importância.
A vida é o império do irracional, do incompreensível e a festa dos sentidos... isso é tudo... O resto são lamentos de um pobre espantalho que insiste em uma árdua jornada em busca de um cérebro que nunca vai receber. :emoticon11:
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Tally
Mensagens: 713
Registrado em: 17 Dez 2007, 16:51

Mensagem por Tally »

Eu sou seu bogus ou você é o meu, portanto posso lhe responder, sem receio.
Existe uma Verdade, à qual você chega através do Sentir e da Razão.Não uma verdade relativa, mas absoluta.
Não desista, porque essa Verdade está em você, ninguém a não ser você pode saber qual ela é e só você poderá identificá-la através da Emoção.Emoção , depois Razão.
Você vive e compreende as coisas através da Razão que tem.
A névoa que existe, só existirá enquanto sua Razão não mudar.
Quando ela mudar, você começará a ver as coisas sob outras perspectivas, e talvez queira levar alguém a vê-las com você, o que não adiantará, pois assim como você, as pessoas precisam mudar a razão para apreender.
Talvez você ainda não tenha se dado conta, mas cada qual tem algo que venera.Seja a Ciencia, seja algum ser humano, seja um filósofo,ninguém segue seu caminho sem ter um parâmetro.
Nosso Conhecimento realmente é muito limitado, mas isso não importa.Importa mais na vida o que se faz com o que se tem, do que "esperar ficar bom, para fazer algo"
E vou dizer-lhe algo, que talvez lhe pareça estranho:quanto mais você muda a Razão, menos os outros o entendem.Ás vezes, é necessário,compreender os limites das pessoas,o que em si, é difícil, e calar-se.
Aprenda a viver sózinho.Não falo de solidão. Falo de bastar-se a si mesmo.Falo de pessoas que pouco falam, porque sabem que poucos as entendem.
Na hora do sofrimento, da dor, do desamparo, ninguém passará por isso por você.Então, quanto menos falar, melhor. Mas procure ouvir.Procure observar tudo e todos à sua volta. E estender a mão se alguém precisar. Mas não espere ajuda, depois de um certo momento na vida, porque como você mesmo disse, é difícil ir além, mas não impossível.Há horas em que pesarão sobre seus ombros o Conhecimento que possui, porque não poderá dividir com ninguém a responsabilidade que deles advém
isso não significa que estagnou, apenas que está se adaptando.
Escolho meus inimigos a dedo,
porque não dou a qualquer um a honra de me enfrentar..
Aos que me invejam, desejo vida longa,
para que assistam DE PÉ como se vence na vida...

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Mensagem por zencem »

.
Mais de 6000 caracteres de nhen nhen nhen proselitista e frustrado, só pra nos dar canseira, de quem teve o desplante de se vestir de cético, como estratégia obscurantista, pensando, ser capaz com sua retórica mágica de convencer os que adotam o ceticismo, justamente porque estão cansados deste mundo de picaretagens e superstições, sustentadoras de uma mentalidade comodista, desonesta e tirana.

"Já fui ateu, (como vocês)"! - diz ele.

Quantas vêzes já se ouviu aquí esta frase fingida, tentando valorizar e justificar o obscurantismo de uma crença que não se sustenta até por ausência de virtudes.

Neste caso, fica claro que nosso ateísmo é, na melhor das hipóteses talvez, o penultimo degrau de acesso à perfeição alcançada por ele.

É um show de presunção, de desprezo quanto a capacidade alheia, incorporada na arrogância de quem pensa que sabe ser a última bolacha do pacote.

Mais uma vêz ele se despede e vai embora, nos tirando o prazer de ser a Gení de nossas pedradas.

Fazer o que?

Como poderíamos preencher o vazio de nosso ateísmo?
:emoticon22: :emoticon12: :emoticon22:
Editado pela última vez por zencem em 14 Jan 2008, 08:13, em um total de 1 vez.
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Mensagem por zencem »

Tally escreveu:Eu sou seu bogus ou você é o meu, portanto posso lhe responder, sem receio.
Existe uma Verdade, à qual você chega através do Sentir e da Razão.Não uma verdade relativa, mas absoluta.
Não desista, porque essa Verdade está em você, ninguém a não ser você pode saber qual ela é e só você poderá identificá-la através da Emoção.Emoção , depois Razão.
Você vive e compreende as coisas através da Razão que tem.
A névoa que existe, só existirá enquanto sua Razão não mudar.
Quando ela mudar, você começará a ver as coisas sob outras perspectivas, e talvez queira levar alguém a vê-las com você, o que não adiantará, pois assim como você, as pessoas precisam mudar a razão para apreender.
Talvez você ainda não tenha se dado conta, mas cada qual tem algo que venera.Seja a Ciencia, seja algum ser humano, seja um filósofo,ninguém segue seu caminho sem ter um parâmetro.
Nosso Conhecimento realmente é muito limitado, mas isso não importa.Importa mais na vida o que se faz com o que se tem, do que "esperar ficar bom, para fazer algo"
E vou dizer-lhe algo, que talvez lhe pareça estranho:quanto mais você muda a Razão, menos os outros o entendem.Ás vezes, é necessário,compreender os limites das pessoas,o que em si, é difícil, e calar-se.
Aprenda a viver sózinho.Não falo de solidão. Falo de bastar-se a si mesmo.Falo de pessoas que pouco falam, porque sabem que poucos as entendem.
Na hora do sofrimento, da dor, do desamparo, ninguém passará por isso por você.Então, quanto menos falar, melhor. Mas procure ouvir.Procure observar tudo e todos à sua volta. E estender a mão se alguém precisar. Mas não espere ajuda, depois de um certo momento na vida, porque como você mesmo disse, é difícil ir além, mas não impossível.Há horas em que pesarão sobre seus ombros o Conhecimento que possui, porque não poderá dividir com ninguém a responsabilidade que deles advém
isso não significa que estagnou, apenas que está se adaptando.


Gostei dessa, Tally!

Você era tudo o que faltava pro NadaSei sentir na carne como é que nós o vemos.
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re.: O mistério e o problema humano.

Mensagem por Jeanioz »

O problema do NadSei é que ele tenta encontrar uma ciência matemática na religião. :emoticon26:

Religião é um aspecto cultural, não uma ciência matemática. Várias vezes ele ficou frustrado em dizer que nós estaríamos usando da "falácia da maioria" ao dizer que a opinião dele sobre religião era diferente da maioria. Porém, a religião, como aspecto cultural, É DEFINIDA pela maioria!

Se a situação política de um povo muda a cultura predominante no mesmo, a religião pode mudar! Vide a conversão dos povos nativos das Américas ao cristianismo, por exemplo.

Religião não é uma ciência exata, é uma ciência humana, tão imperfeita e manipulável politicamente quanto a própria humanidade.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Re: Re.: O mistério e o problema humano.

Mensagem por zencem »

Jeanioz escreveu:O problema do NadSei é que ele tenta encontrar uma ciência matemática na religião. :emoticon26:



O NadaSei não tem problemas, Jeanioz!

O problema do NadaSei é o NadaSei.
:emoticon92:
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re.: O mistério e o problema humano.

Mensagem por NadaSei »

Pois é... a única que entendeu melhor o assunto em questão foi a Tally...

No geral, uma coisa que eu falei aqui e que faltou entender... é que a realidade é inacessível independente da pessoa ser ateia ou teísta, mas infelizmente alguns pensam que conhecem a verdade, o que é ainda pior...
Você Zencem, é o melhor exemplo disso, um crente que pensa ser cético... dái a arrogância ser uma coisa tão evidente em você.

Só um iludido que se julga conhecedor do verdade, para dizer que não tem mais ilusões, como declarou em outro tópico.
O que eu falo aqui é também sobre isso, infelizmente, nem o ceticismo nos livra da ilusão... infelizmente vivemos em um mar de possibilidades, milhões de coisas são "possíveis", mas não sabemos dizer dentre essas possibilidades, quais de fato são reais.

Sua maior ilusão é achar que não se ilude... pior ilusão não pode existir.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re.: O mistério e o problema humano.

Mensagem por Apo »

HUSHAUSHUASHUAHSUHAUSHUAHSUAHSU


A retórica do NadaSei é uma comédia! Mato-me de rir aqui!
Imagem

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: O mistério e o problema humano.

Mensagem por NadaSei »

Jeanioz escreveu:O problema do NadSei é que ele tenta encontrar uma ciência matemática na religião. :emoticon26:

Religião é um aspecto cultural, não uma ciência matemática. Várias vezes ele ficou frustrado em dizer que nós estaríamos usando da "falácia da maioria" ao dizer que a opinião dele sobre religião era diferente da maioria. Porém, a religião, como aspecto cultural, É DEFINIDA pela maioria!

Acontece que a falácia não foi usada ao definir religião ou coisa que valha, mas ao interpretar o que indivíduos como Cristo e Krishna disseram ou deixaram de dizer.

Você pode alegar que Cristo se disse Deus encarnado e que nós não somos como ele, que ele por si só é especial, pode tentar defender a idéia de "trindade", onde existe Cristo, Deus, o espírito santo como UM, e que nos não temos nada com isso... mas o que Cristo disse ou não, está sujeito a analise, sendo que as interpretação do que foi dito ou não, estão sujeitas a refutação e argumentação.

Agora, apelar para uma maioria que diz que Cristo é o único Deus, não é argumentar... é apelar a uma multidão cuja a interpretação pode ser refutada.
Questão de lógica pura
Jeanioz escreveu:Se a situação política de um povo muda a cultura predominante no mesmo, a religião pode mudar! Vide a conversão dos povos nativos das Américas ao cristianismo, por exemplo.

Religião não é uma ciência exata, é uma ciência humana, tão imperfeita e manipulável politicamente quanto a própria humanidade.

Aqui já entramos em outra discussão, eu nunca falei sobre igrejas e religião organizada, sempre deixei claro que por religião, me refiro ao que pessoas como Cristo e Buda ensinaram, coisas que estão sujeitas a confirmação, sujeitas a prova ou desprova.
Falo sobre pensadores, entenda Cristo como entende Platão, isso independe de igreja organizada ou política.

O problema é que sempre que tento falar sobre isso, esse tipo de distorção logo aparece, pessoas tão impregnadas com o que o Edir Macedo diz que Cristo dizia, que não conseguem discutir o assunto em questão.
São muitas certezas, idéias pré-concebidas acerca do que as coisas são ou deixam de ser, idéias que até mesmo impedem as pessoas de entender o interlocutor, eu falo A e me argumentam sobre B...

Isso não é só aqui, tenho visto as discussões sobre política e sobre outras coisas, foristas que distorcem o que outros foristas dizem...
Todo mundo acha que sabe a verdade, ou ao menos que sabe melhor que o outro o que a verdade é.

O problema é que ninguém aqui enxerga a verdade, nem eu, nem você, nem ninguém que eu tenha conhecido aqui ou em qualquer lugar, e isso é algo MUITO mais profundo do que a maioria costuma imaginar.
Vivemos um mundo de fantasia e mesmo aquele pouco que alguns de nós sabem e vêem de fato, não podem compartilhar... o problema maior é que extrapolamos esse pouco que vemos para explicar o resto... e com isso distorcemos o resto... a maior parte da realidade.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Tally escreveu:Eu sou seu bogus ou você é o meu, portanto posso lhe responder, sem receio.

Oi querida, só um bogus meu para ir mais diretamente no ponto mais importante da questão.
Tally escreveu:Existe uma Verdade, à qual você chega através do Sentir e da Razão.Não uma verdade relativa, mas absoluta.
Não desista, porque essa Verdade está em você, ninguém a não ser você pode saber qual ela é e só você poderá identificá-la através da Emoção.Emoção , depois Razão.

Mas você já encontrou isso?
De verdade?
É muita coisa pra entender... se fôssemos saber tudo, precisaríamos de onisciência, precisaríamos ser o próprio Deus...

Poucas coisas podemos entender e mesmo essas, são difíceis, muitas vezes relativas e... no fim, um tanto incertas, mesmo o que sabemos, não temos certeza.
Tally escreveu:Você vive e compreende as coisas através da Razão que tem.
A névoa que existe, só existirá enquanto sua Razão não mudar.
Quando ela mudar, você começará a ver as coisas sob outras perspectivas, e talvez queira levar alguém a vê-las com você, o que não adiantará, pois assim como você, as pessoas precisam mudar a razão para apreender.

Sim... tenho vivido isso já a algum tempo, mas o que absorvo da realidade é sempre muito pequeno, incerto e quase sempre incomunicavel, de resto, só vejo névoa e um mar de possibilidades que não consigo falsear.
Tally escreveu:Talvez você ainda não tenha se dado conta, mas cada qual tem algo que venera.Seja a Ciencia, seja algum ser humano, seja um filósofo,ninguém segue seu caminho sem ter um parâmetro.
Nosso Conhecimento realmente é muito limitado, mas isso não importa.Importa mais na vida o que se faz com o que se tem, do que "esperar ficar bom, para fazer algo"

E isso no geral é ruim... tipo, serve de aprendizado, mas também distorce a realidade maior.
As pessoas fazem escolhas, existem muitas possibilidades que não sabemos qual é a opção real, dai as pessoas não só escolhem uma para acreditar, como essa crença as deixa cegas quanto as outras possibilidades.
É muito estranho e eu começo a pensar que isso sempre vai ser assim, que no fim, restam apenas os sentidos e o pouco que podemos saber... e um sempre vai ver aquilo que o outro não pode.
De resto, apenas nos resta olhar a névoa e para de se importar com ela, foda-se a realidade, somos loucos e cegos mesmo.

No fim, o aprendizado todo que tive, serviu muito mais para uma questão social, para me tornar uma pessoa mais harmônica, melhor comigo mesmo e melhor com os outros... mas aprendizado intelectual mesmo... só o básico... achismos, verdades relativas e duvidas.
Tally escreveu:E vou dizer-lhe algo, que talvez lhe pareça estranho:quanto mais você muda a Razão, menos os outros o entendem.Ás vezes, é necessário,compreender os limites das pessoas,o que em si, é difícil, e calar-se.
Aprenda a viver sózinho.Não falo de solidão. Falo de bastar-se a si mesmo.Falo de pessoas que pouco falam, porque sabem que poucos as entendem.
Na hora do sofrimento, da dor, do desamparo, ninguém passará por isso por você.Então, quanto menos falar, melhor. Mas procure ouvir.Procure observar tudo e todos à sua volta. E estender a mão se alguém precisar. Mas não espere ajuda, depois de um certo momento na vida, porque como você mesmo disse, é difícil ir além, mas não impossível.Há horas em que pesarão sobre seus ombros o Conhecimento que possui, porque não poderá dividir com ninguém a responsabilidade que deles advém
isso não significa que estagnou, apenas que está se adaptando.

Entendo o que diz...
Só estou meio decepcionado com a capacidade humana e com a névoa que é a realidade.
É difícil descobrir que não tenho acesso ao real, o primeiro passo é a tentativa de tentar desfazer a ilusão, mas quanto mais avancei nisso, mais fui percebendo que a busca é inútil... ao menos tem me parecido inútil... serviu para me mudar, para me melhorar, mas realidade mesmo nada.
Eu busquei por uma coisa e consegui outra, mas estou me dando conta de que não adianta buscar a realidade de fato, ela existe, mas não me parece que nos seja acessível.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Azathoth
Mensagens: 3736
Registrado em: 30 Out 2005, 12:08

Re.: O mistério e o problema humano.

Mensagem por Azathoth »

NadaSei, ou melhor, bogus do Leandro Solto, e você entende alguma coisa de verdade com alguma profundidade para começar? Qual sua linha? Correspondência, coerentismo, quasi-verdade, pragmatismo, perspectivismo, visões deflacionárias da verdade? Diga lá.
Editado pela última vez por Azathoth em 15 Jan 2008, 21:00, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: O mistério e o problema humano.

Mensagem por NadaSei »

Apo escreveu:HUSHAUSHUASHUAHSUHAUSHUAHSUAHSU


A retórica do NadaSei é uma comédia! Mato-me de rir aqui!

Sem retórica Apo, apenas um relato da minha experiência com essas discussões e a constatação de que a realidade passa bem longe das nossas cabeças.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
SickBoy
Mensagens: 2693
Registrado em: 17 Nov 2006, 20:27

Mensagem por SickBoy »

zencem escreveu:.
Mais de 6000 caracteres de nhen nhen nhen proselitista e frustrado, só pra nos dar canseira, de quem teve o desplante de se vestir de cético, como estratégia obscurantista, pensando, ser capaz com sua retórica mágica de convencer os que adotam o ceticismo, justamente porque estão cansados deste mundo de picaretagens e superstições, sustentadoras de uma mentalidade comodista, desonesta e tirana.



finalmente concordamos em alguma coisa :emoticon5:

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: O mistério e o problema humano.

Mensagem por NadaSei »

Azathoth escreveu:NadaSei, ou melhor, bogus do Leandro Solto, e você entende alguma coisa de verdade com alguma profundida para começar? Qual sua linha? Correspondência, coerentismo, quasi-verdade, pragmatismo, perspectivismo, visões deflacionárias da verdade? Diga lá.

Então tá Aza... qual é a verdade?
Me explique a realidade!
Vamos lá, me diga.

O pouco que sabemos da realidade, entra na nossa mente e distorcem o resto.
Criamos "visões" do mundo e todas elas são falsas... do contrario não existiriam criacionistas explicando o surgimento da vida, evolucionistas explicando o porque sentimos prazer sexual, nem ateus existencialistas pregando sei lá o que.

Isso é tudo ficção, são imagens tão falsas quanto o que sonhei essa noite.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Mensagem por zencem »

NadaSei escreveu:Entendo o que diz...
Só estou meio decepcionado com a capacidade humana e com a névoa que é a realidade.
É difícil descobrir que não tenho acesso ao real, o primeiro passo é a tentativa de tentar desfazer a ilusão, mas quanto mais avancei nisso, mais fui percebendo que a busca é inútil... ao menos tem me parecido inútil... serviu para me mudar, para me melhorar, mas realidade mesmo nada.
Eu busquei por uma coisa e consegui outra, mas estou me dando conta de que não adianta buscar a realidade de fato, ela existe, mas não me parece que nos seja acessível.

Oh, Meu Pai Eterno!

Como dói a minha orquite!

Ele está meio decepcionado com a (sua pouca) capacidade humana e com a nevoa "que é" a realidade.

A realidade não é nem um plasma, é uma névoa.
Uma névoa, que ele sabe que é uma névoa, mas não tem capacidade de ver a sua realidade.

Aí o discípulo fica se punhetando todo, querendo entender que porra de névoa é essa, que seu mestre está falando, que ele sabe que é a realidade, mas não pode vê-la, vivê-la, alcançá-la, compreendê-la.

E ninguém interna um cara deste, e aí fica ele, feito um doidivanas excêntrico, fazendo pose de animal exótico, esperando que alguem o fotografe e mande uma notinha pra revista Caras de Idiota.

Ele conclúi o quanto é difícil ter acesso ao real, mas ele tenta desfazer a ilusão, mas quanto mais ele avançou nisso, mais percebeu que era uma busca inútil, ou, ao menos, lhe parecia inútil... mas, pelo jeito, não de todo, porque sempre deu pra alguma mudança, pra alguma melhora...
Quer dizer, ele era pior ainda do que é hoje!
Pode uma coisa dessa?
Será que é possível que ele tenha sido pior do que esse poço de presunção que é hoje?

E aí, finaliza:

- "Eu busquei por uma coisa e consegui outra, mas estou me dando conta de que não adianta buscar a realidade de fato, ela existe, mas não me parece que nos seja acessível".

Que coisa! Ele tem os sentidos para, através deles, a mente viver as realidades que experimenta, para compreende-las e se habilitar a enfrentar os desafios que o futuro lhe reservará, mas isso, pra ele, não interessa... O que interessa é aquela névoa, que só ele sabe que existe, mas não explica como conseguiu isto.

O NadaSei está com muitu pobrema... muitu pobrema.

Ele está precisando de ajuda e eu só não me disponho a ajudá-lo, porque não tenho a segurança, que teria, se fosse uma mulher.

Como homem, claro que eu não me arrisco.

Ôh lôco! é ruim, hein!?? :emoticon12:
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

zencem escreveu:Ele está meio decepcionado com a (sua pouca) capacidade humana e com a nevoa "que é" a realidade.

Com a NOSSA pouca capacidade... se bem que a sua pouca capacidade me espanta mais a cada dia... estás fazendo com que eu me sinta melhor comigo mesmo...

zencem escreveu:Aí o discípulo fica se punhetando todo, querendo entender que porra de névoa é essa, que seu mestre está falando, que ele sabe que é a realidade, mas não pode vê-la, vivê-la, alcançá-la, compreendê-la.

Mestre falando?
É um sabe tudo mesmo... alguém que não consegue pensar por si, sempre pensa que os outros cometem o mesmo erro.
zencem escreveu:Ele conclúi o quanto é difícil ter acesso ao real, mas ele tenta desfazer a ilusão, mas quanto mais ele avançou nisso, mais percebeu que era uma busca inútil, ou, ao menos, lhe parecia inútil... mas, pelo jeito, não de todo, porque sempre deu pra alguma mudança, pra alguma melhora...
Quer dizer, ele era pior ainda do que é hoje!
Pode uma coisa dessa?
Será que é possível que ele tenha sido pior do que esse poço de presunção que é hoje?

Sim, já fui pior, mas você acho bem difícil... Acho que já foi melhor e piorou.
Enquanto alguns progridem, outros regridem.

Desculpe-me por não ser um conhecedor do real como você!
zencem escreveu:Que coisa! Ele tem os sentidos para, através deles, a mente viver as realidades que experimenta, para compreende-las e se habilitar a enfrentar os desafios que o futuro lhe reservará, mas isso, pra ele, não interessa... O que interessa é aquela névoa, que só ele sabe que existe, mas não explica como conseguiu isto.

Desculpe se não sou presunçoso a ponto de me julgar conhecedor da realidade como você, desculpe também por perceber minha própria ignorância e ter coragem de admitir que não, não sou capaz de "compreender as realidades que se apresentam", nem as mais básicas.

Eu sinto muito mesmo, é por você achar que pode... a ilusão é uma coisa muito poderosa mesmo.
zencem escreveu:O NadaSei está com muitu pobrema... muitu pobrema.

Meus problemas não são nada comparados aos seus... o pior eu já passei.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
SickBoy
Mensagens: 2693
Registrado em: 17 Nov 2006, 20:27

Re.: O mistério e o problema humano.

Mensagem por SickBoy »

pelo menos na 'comunidade reviana' vc testemunhou um milagre nadasei, um forista no CC postando com o mesmo IP que o seu

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: O mistério e o problema humano.

Mensagem por NadaSei »

SickBoy escreveu:pelo menos na 'comunidade reviana' vc testemunhou um milagre nadasei, um forista no CC postando com o mesmo IP que o seu


Lá vai... eu nem do CC faço parte mais, minha conta foi caçada.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
SickBoy
Mensagens: 2693
Registrado em: 17 Nov 2006, 20:27

Re: Re.: O mistério e o problema humano.

Mensagem por SickBoy »

NadaSei escreveu:
SickBoy escreveu:pelo menos na 'comunidade reviana' vc testemunhou um milagre nadasei, um forista no CC postando com o mesmo IP que o seu


Lá vai... eu nem do CC faço parte mais, minha conta foi caçada.


depois desse curioso episódio, nao foi?

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re: O mistério e o problema humano.

Mensagem por Ilovefoxes »

NadaSei escreveu:Já a algum tempo tenho deixado de acompanhar o fórum, mas de uns dias pra cá voltei a visita-lo, mas não vou mais ser figura presente aqui.
Os motivos são vários, mas o principal é que acho que já deu o que tinha que dar e já aprendi muitas das coisas que buscava aprender com essas discussões.

O mistério:
Já fui ateu e já contei isso antes, quando descobri que Deus realmente existe, me deparei com uma incrível ilusão que cobre o mundo, buscava me livrar dessa ilusão e buscava pessoas com quem pudesse conversar sobre e que pudessem saber o mesmo que eu.
NadaSei foi um nick escolhido justamente por isso, pelo fato dessa "ilusão" não me permitir conhecer as coisas e saber o que elas são, sendo muito mais fácil identificar o que elas não são.

O Problema humano:
Entretanto, me deparei com o problema da comunicação, eu falava sobre uma coisa e as pessoas insistiam em falar sobre um espantalho dessa coisa, uma caricatura... Eu falo sobre A e as pessoas sobre B, sempre achando que estão refutando o que eu falei sobre A.
Descobri então que o problema humano está na razão, as pessoas se julgam conhecedoras da realidade, são passionais e se apegam as idéias e conceitos como alguém que torce para um time de futebol.

A maioria não tem uma postura cética e investigativa, não questiona segundo varias linhas de raciocínio... Normalmente escolhem um ponto de vista e se apegam a ele, independente de se isso foi falseado ou não... tipo, um ateu pode pensar em achismos pseudo-cientificos, idéias que seguem mais ou menos aquilo que é mais conhecido pela ciência, como apostar em uma hipótese evolutiva, na morte do corpo como o fim da vida, na consciência como fruto do cérebro, em algum defeito como responsável por certas experiências místicas, etc...
Teistas obviamente fazem o oposto, tudo depende a que religião pertencem.

Esse é o maior problema, pois uma razão não muito treinada tende a distorcer o que está sendo dito, o que inviabiliza a discussão...

As possibilidade:
Mesmo as poucas pessoas que encontrei (ateus, teístas, panteísta, deístas, agnósticos, etc...) que, ou conheciam a ilusão, ou entendiam o que eu dizia (também falavam sobre A), não serviam para me levar além daquilo que eu próprio já conhecia, quem não vê a ilusão, mas entende sobre o que falo quando explico, não pode ajudar muito, pois trabalha com possibilidades não falseadas e muitas vezes não falseáveis, quem também vê a ilusão e até vê coisas além dela que eu não vejo... também não ajuda muito, pois me apresenta possibilidades que eu não falseei e, em muitos casos, não posso falsear ou não sei como fazer.

Conhecimento:
Nosso conhecimento real é muito limitado, de resto temos a razão como guia, uma razão que por si só não faz muita coisa.
A razão depende de conhecimento e de meios para funcionar melhor, como o ceticismo e o desapego a idéias.
Infelizmente isso tudo não resolve o problema, pois as coisas a conhecer são muitas, sendo que muitas outras, não podem ser falseadas e, por sua vez, não podem realmente ser conhecidas...

Conclusão:
Primeiro gostaria de dizer que, na maioria das discussões, falta lógica.
A lógica é matemática e não é tão difícil de ser acompanhada, infelizmente a maioria não consegue acompanha-la, mas acha que consegue... normalmente apego a certas idéias... crença.
Eu nunca disse aqui que estou certo naquilo que digo, apenas esperei por pessoas que logicamente me mostrassem o erro, justamente para poder ir além de meus próprio limites, ir além de minha própria cegueira.
Infelizmente isso raramente aconteceu... prefiro estar errado seguindo uma lógica correta, que estar certo por pura "sorte", no "chute".
O que falta para muitos é seguir uma lógica correta que demonstre seu raciocínio, ou demonstrar o erro lógico no raciocínio do outro.

A conclusão a que cheguei é a que existe um dado momento onde não podemos ir além...
Mesmo com uma lógica correta, não significa que se conheça a verdade sobre algo e, quanto mais complexa a questão, mais "possibilidades" temos que não podemos falsear... o que não nos permite certezas.
Infelizmente existem tantas coisas a saber, tantas possibilidades, tantas coisas incertas e tantas coisas que não podemos saber hoje e provavelmente nunca... que é meio inútil discutir.

Mesmo o ceticismo que nos livra das crenças, não é capaz de nos mostrar o real, trocamos a cegueira da crença, pela cegueira da duvida.
Uma pessoas cética como eu, que duvida e questiona até a realidade das pessoas (por diversos motivos não sei se as pessoas são reais), olha um mar de possibilidades e é incapaz de escolher uma delas.
São muitas possibilidades, as pessoas normalmente escolhem algumas delas e passam a acreditar nelas como se fossem a verdade (ateus e teístas fazem o mesmo).
Obviamente quando acreditamos em algo, acabamos cegos a outras possibilidades, então o melhor é não acreditar?
Nem sempre... no geral sim, mas a fé também tem seu lugar.

Ser cético e ver um mar de possibilidades... mas é preciso acreditar em certas coisas, como na realidade das pessoa talvez?
Difícil saber em que é melhor acreditar...
Quanto a fé, ter "confiança" na vida, em si próprio, etc... isso é bom e necessário.
Mesmo duplos como ceticismo e fé, egoísmo e altruísmo, compaixão e indiferença, entre outros tantos, parecem contraditórios mais não são.
Ateus e teístas estão cobertos de razão em vários pontos, ao mesmo passo que são igualmente cegos e iludidos em outros.

A verdade é que o mistério é grande demais para ser desvendado e a nós não é dada a capacidade de conhecer a realidade, apenas poucas verdades transitórias, relativas e discutíveis... ainda assim insistimos em buscar a verdade e a bater cabeça pensando que a conhecemos.

No fim só resta abandonar o fardo da procura e aceitar nossa ignorância, perder o medo da sempre presente ilusão... quem sabe assim possamos brincar com as possibilidades, rir de nós mesmos e descansar nossas mentes de tantas questões sem importância.
A vida é o império do irracional, do incompreensível e a festa dos sentidos... isso é tudo... O resto são lamentos de um pobre espantalho que insiste em uma árdua jornada em busca de um cérebro que nunca vai receber. :emoticon11:
Em resumo: você tem que acreditar para entender.

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: Re.: O mistério e o problema humano.

Mensagem por NadaSei »

SickBoy escreveu:
NadaSei escreveu:
SickBoy escreveu:pelo menos na 'comunidade reviana' vc testemunhou um milagre nadasei, um forista no CC postando com o mesmo IP que o seu


Lá vai... eu nem do CC faço parte mais, minha conta foi caçada.


depois desse curioso episódio, nao foi?

Pois é... falam tão mal da moderação do RV, mas aqui nunca me baniram e imagino que não tenham banido ninguém sem provas.
Desde que entrei aqui, sou acusado de ser bogus, primeiro do pensador, depois de outros tantos... e até onde eu sei, o mesmo fulano postou aqui também, como eu estava ausente na ocasião, então não vou entrar em méritos, mas ai nós já vemos a diferença de postura entre as moderações.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: O mistério e o problema humano.

Mensagem por NadaSei »

Ilovefoxes escreveu:Em resumo: você tem que acreditar para entender.

Em resumo: Leu e entendeu o que quis entender... o texto fala sobre isso...
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: O mistério e o problema humano.

Mensagem por Fernando Silva »

Ilovefoxes escreveu:Em resumo: você tem que acreditar para entender.

Exato. Segundo ele, é preciso primeiro acreditar em uma realidade transcendental para só então ser capaz de buscá-la.
Talvez seja só o desejo de que essa realidade além da realidade exista.

Avatar do usuário
NadaSei
Mensagens: 3573
Registrado em: 27 Dez 2006, 18:43
Gênero: Masculino

Re: O mistério e o problema humano.

Mensagem por NadaSei »

Fernando Silva escreveu:
Ilovefoxes escreveu:Em resumo: você tem que acreditar para entender.

Exato. Segundo ele, é preciso primeiro acreditar em uma realidade transcendental para só então ser capaz de buscá-la.
Talvez seja só o desejo de que essa realidade além da realidade exista.

Segundo eu não... segundo VOCÊ, pois eu sempre disse o oposto disso... além de estar dizendo agora que a busca pela realidade parece inútil, pois ela me parece inacessível.
Mais um que sempre entendeu o que quis entender, colocando crenças onde ela não existe.

O problema maior é que como pra vocês religião é sinônimo de crença, qualquer um que fale sobre beber dessa fonte de conhecimento, automaticamente tem que estar falando sobre "acreditar" em papagaiadas... eu por outro lado, sempre falei sobre ceticismo, filosofia e ciência.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re.: O mistério e o problema humano.

Mensagem por Ilovefoxes »

além de estar dizendo agora que a busca pela realidade parece inútil, pois ela me parece inacessível.
"Existe mas é inacessível" soa como "dragão na garagem invisível".

Trancado