Sottomaior escreveu:Manifestação em Brasília
Para quem não acompanhou a discussão em outras comunidades (por exemplo, http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm= ... 8266587549 ), a Secretaria Especial de Direitos Humanos, em Brasília, aproveitou a criação do dia nacional contra a intolerância religiosa e criou um evento em que chamou cerca de 70 grupos religiosos.
Eu telefonei para um assessor da SEDH, que me afirmou que eles não chamaram ateus porque eles não participaram da elaboração da lei que instiotuiu o dia nacional e da cartilha contra intolerância religiosa, e porque o dia é contra intolerância *religiosa* (e não somos religiosos). Eu afirmei que isso só mostra a profundidade do problema, já que nenhum ateu foi convidado para participar da elaboração da cartilha ou da lei, mas foi em vão.
De nada adiantaram diversas linhas de argumentação minhas, como por exemplo:
- ateus não são religiosos, mas a discriminação contra ateus tem motivação religiosa e é feita por religiosos;
- Segundo recente pesquisa encomendada pela revista Veja, somente 13% dos brasileiros votariam em um ateu. São 87% de preconceituosos, uma marca muito maior do que a atingida por mulheres, negros ou homossexuais.
Assim, o Roberto vai estar lá e tentar levar a público nossa crítica, se possível com faixas ou algo assim. O email dele é ralmeida9@gmail.com. Quem estiver por perto e puder comparecer por favor entre em contato, e se não der apareça lá direto. A cerimônia acontece no Ministério da Justiça, Edifício Sede, sala 400 (Sala de Retratos), das 9h às 11h. Quem quiser pode mandar seu protesto através de http://www.presidencia.gov.br/estrutura ... /fale_con/
Celebração em Brasília marca o dia 21 de janeiro - Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
http://www.presidencia.gov.br/estrutura ... 01-16.3014
Intolerância religiosa
- Res Cogitans
Intolerância religiosa
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
- Fernando Silva
- Administrador
- Gênero: Masculino
- Contato:
Re.: Intolerância religiosa
Você pode ter qualquer religião sem ser discriminado, mas não pode ser ateu.
É uma pena e, mais uma vez, lamentável. O Daniel Sottomaior tem feito um trabalho imprescindível e corajoso (ao contrário de muitos de nós) trazendo, sempre que possível, o assunto a público. Mas então quer dizer que o FÓRUM PAULISTA DE LIBERDADE RELIGIOSA E CIDADANIA não está tendo a repercussão que deveria:
http://www.youtube.com/watch?v=io9ejyDcsRw
Ateísmo não é, sabemos, uma religião, mas é, como Sottomaior sempre disse, uma posição sobre religião. Sendo assim, esta exclusão manterá o problema bem vivo ou até pior. Ts ts ts...
http://www.youtube.com/watch?v=io9ejyDcsRw
Ateísmo não é, sabemos, uma religião, mas é, como Sottomaior sempre disse, uma posição sobre religião. Sendo assim, esta exclusão manterá o problema bem vivo ou até pior. Ts ts ts...

docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"
CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"
CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
"Nós" somos o inimigo comum.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
Ver a ateuzada se fazer de vítima depois de falar tanta merda contra os crentes é divertido...

- clara campos
- Moderadora
- Contato:
Fazendo de vítima? Que engraçado... não sei porque pedir para ser ouvido é fazer-se de vítima.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
- King In Crimson
Re: Re.: Intolerância religiosa
Até hoje lembro do Superpop. Católico, crente e macumbeiro se unindo contra o ateu.clara campos escreveu:"Nós" somos o inimigo comum.
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Amira Lépore: "Ateu tem que morrer!" (olhos arregalados, babando de ódio depois de ser desmascarada pelos ateus no Superpop).
Padre Quevedo: "Ateus são animais!" (também no Superpop).
Nenhum dos dois foi criticado por dizer isto, ao vivo, em cadeia nacional. Imagino a gritaria se o Sottomaior, APODman ou Fayman tivessem insinuado, por exemplo, que religiosos podem ter problemas mentais.
Nenhum dos dois foi criticado por dizer isto, ao vivo, em cadeia nacional. Imagino a gritaria se o Sottomaior, APODman ou Fayman tivessem insinuado, por exemplo, que religiosos podem ter problemas mentais.
Fernando Silva escreveu:Amira Lépore: "Ateu tem que morrer!" (olhos arregalados, babando de ódio depois de ser desmascarada pelos ateus no Superpop).
Algum ateu foi lá reclamar? Algum ateu ofendido abriu processo contra esses dois fulanos?
Se ninguem se mostra ofendido, acredita-se que ninguem se ofendeu...
Eu, pelo menos, não me ofendi com as falas desses dois. Esse tipo de coisa eu ignoro. Mas e você, se sentiu encomodado? Se sim, por que não abriu um processo?
Orbe escreveu:Ver a ateuzada se fazer de vítima depois de falar tanta merda contra os crentes é divertido...![]()
![]()
Isso eu concordo...
Eu sou ateu, mas acho uma babaquisse e coisa de "criança que ganhou bicicleta nova" que fica zombando dos outros.
Pregar ateísmo é burrice... Deixar de ser crente, para a maioria, é um longo processo. Não é sendo xingado de burro e ignorante que uma pessoa vai se preocupar em questionar sua fé. Muito pelo contrário, ela vai se agarrar ainda mais em sua fé e vai ter o privilégio de finalmente ter um diabo para combater.
Tem muito ateus e pseudo-céticos estúpidos, e são exatamente essas pessoas que polarizam ainda mais as pessoas entre ateus dogmáticos e crentes fanáticos.
Grandes merda ser ateu. Prefiro um teísta moderado, que usa dos privilégios de se acreditar em uma "força superior" do que um ateu metido a besta que se acha o dono da razão apenas por estar certo em "uma coisa".
Ateus não deveriam se preocupar com certas coisas.
Com religiosos então, menos ainda.
Com religiosos então, menos ainda.
No que me interessa, que é a constituição federal, o texto explicitamente iguala, nos direitos e garantias individuais, crença religiosa e convicções filosóficas, nas quais o ateísmo se inclui.
Como sempre digo, dos religiosos (na condição de maioria populacional) só quero meus direitos civis.
Não faço questão que gostem de mim e duvido que eles não durmam a noite ante a possibilidade de eu não gostar de alguns deles.
É preciso tomar cuidado com certas posições, caso contrário vai ter gente reclamando que não convidam representantes do ateísmo por ocasição de cultos ecumênicos.
Como sempre digo, dos religiosos (na condição de maioria populacional) só quero meus direitos civis.
Não faço questão que gostem de mim e duvido que eles não durmam a noite ante a possibilidade de eu não gostar de alguns deles.
É preciso tomar cuidado com certas posições, caso contrário vai ter gente reclamando que não convidam representantes do ateísmo por ocasição de cultos ecumênicos.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
- Deise Garcia
- Gênero: Feminino
Acauan escreveu:No que me interessa, que é a constituição federal, o texto explicitamente iguala, nos direitos e garantias individuais, crença religiosa e convicções filosóficas, nas quais o ateísmo se inclui.
Huhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu! Grande Acauan! Ídolo dos ateus - quiçá dos cristãos também!
E só para lembrar, em democracias como o Brasil, a maior parte das ameaças a liberdade religiosa vem dos próprios religiosos, como empresários evangélicos que privilegiam funcionários membros de sua religião, organizações como a Universal que faz violenta campanha contra os ritos afro ou a Igreja Católica, que discretamente preserva o dogma de que fora dela não há salvação.
Os casos de ação violenta de uma religião contra outra são localizados e raros, mas há, sendo que nunca ouvi falar que por aqui alguma representação do ateísmo - se é que isto existe - agrediu ou violou o direito de exercício de alguma crença religiosa.
Também desconheço empresários ateus que discrimine candidatos ou funcionários por suas opções religiosas ou monte cartéis destinados a favorecer correligionários de crença. O inverso se vê todo dia e toda hora, inclusive em anúncios de jornal que, contrariando a lei, cita na maior cara de pau "de preferência evangélico" em anúncios de emprego.
Para não falar de que basta chamar o google para dispor de uma infinidade de exemplos de campanhas de difamação que as religiões movem uma contra as outras, com algumas mais agressivas que outras, que estão sempre emitindo provas e mais provas de o quanto a religião dos outros é do diabo.
E por ai vai.
Os casos de ação violenta de uma religião contra outra são localizados e raros, mas há, sendo que nunca ouvi falar que por aqui alguma representação do ateísmo - se é que isto existe - agrediu ou violou o direito de exercício de alguma crença religiosa.
Também desconheço empresários ateus que discrimine candidatos ou funcionários por suas opções religiosas ou monte cartéis destinados a favorecer correligionários de crença. O inverso se vê todo dia e toda hora, inclusive em anúncios de jornal que, contrariando a lei, cita na maior cara de pau "de preferência evangélico" em anúncios de emprego.
Para não falar de que basta chamar o google para dispor de uma infinidade de exemplos de campanhas de difamação que as religiões movem uma contra as outras, com algumas mais agressivas que outras, que estão sempre emitindo provas e mais provas de o quanto a religião dos outros é do diabo.
E por ai vai.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Deise Garcia escreveu:Huhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu! Grande Acauan! Ídolo dos ateus - quiçá dos cristãos também!
Índio Velho faz o que pode.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan escreveu:Deise Garcia escreveu:Huhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu! Grande Acauan! Ídolo dos ateus - quiçá dos cristãos também!
Índio Velho faz o que pode.
Cuidado para que seu saco não rasgue.

Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.
Também não se pode citar apenas os casos extraordinários...
A população precisa primeiro ter acesso a uma educação decente, que ensine princípios de cidadania, que faça nossos jovens pensar e não apenas aceitar as coisas sem saber dos porquês.
Não é o ateísmo ou ceticismo que leva uma pessoa a adquirir cultura, mas sim toda pessoa que adquire cultura está mais próxima de se tornar ou pelo menos tolerar o ateísmo e ceticismo.
E quando falo que alguns (ou muitos) ateus estão intolerantes...
É só olhar em fóruns como aqui e o Clube Cético... O que vemos de crentes fanáticos indo lá pregar não é brincadeira... E o pior, tá cheio de ateuzinho metido a besta que adora ficar alimentando os trolls achando que está fazendo algo de útil.
Até mesmo crentes moderados são vítimas de algum preconceito nos ambientes "céticos", digamos assim.
É ridículo...
O maior habitat dos ateus atualmente ainda é o virtual, e talvez alguns pequenos grupos reais em metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro. No maior ambiente ateu (foruns na internet) já há um certo preconceito contra não-céticos ou teístas.
Alguns ateus são tão metidos que até parecem que nunca foram crentes... E sabemos que muitos (senão a maioria) aqui já foram crentes (alguns até fervorosos) e precisaram de alguma decepção com a religião para começar a questionar as coisas de verdade.
A população precisa primeiro ter acesso a uma educação decente, que ensine princípios de cidadania, que faça nossos jovens pensar e não apenas aceitar as coisas sem saber dos porquês.
Não é o ateísmo ou ceticismo que leva uma pessoa a adquirir cultura, mas sim toda pessoa que adquire cultura está mais próxima de se tornar ou pelo menos tolerar o ateísmo e ceticismo.
É só olhar em fóruns como aqui e o Clube Cético... O que vemos de crentes fanáticos indo lá pregar não é brincadeira... E o pior, tá cheio de ateuzinho metido a besta que adora ficar alimentando os trolls achando que está fazendo algo de útil.
Até mesmo crentes moderados são vítimas de algum preconceito nos ambientes "céticos", digamos assim.
É ridículo...
O maior habitat dos ateus atualmente ainda é o virtual, e talvez alguns pequenos grupos reais em metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro. No maior ambiente ateu (foruns na internet) já há um certo preconceito contra não-céticos ou teístas.
Alguns ateus são tão metidos que até parecem que nunca foram crentes... E sabemos que muitos (senão a maioria) aqui já foram crentes (alguns até fervorosos) e precisaram de alguma decepção com a religião para começar a questionar as coisas de verdade.
- Apo
Narkus escreveu:Também não se pode citar apenas os casos extraordinários...
É ridículo...
A maioria dos ateus prá crente nunca serviu, como o meu caso, por exemplo. Isto é balela de crente que acha que ateu virou a casaca ou cuspiu no prato que um dia comeu ( como se esta casaca e este prato fossem algo de muito nutritivo ou consolador...).
Podem ter sido criados pela família dentro de alguma cultura religiosa ou de fé ( sem religião ), ou ainda com pais que não se envolviam neste tipo de prioridade ( como os meus, embora eu tenha sido batizada e tenho freqüentado o catolicismo com meus avós maternos). Mas sempre fui cética DESDE QUE ME DOU POR GENTE. Aquilo tudo me fazia ou dar risadas, ou me sentir um peixe fora dum aquário muito bizarro.
Não é questão de precisar da decepção. Evidente que as coisas vão ficando claras para quem raciocina e não vê lógica alguma num Deus ou numa seita ou dogma que passa a mãozinha na cabecinha da criancinha na frente dos pais, pensando em como deve ser bom deitar-se na mesma cama com aquele menininho ou meninha de olhos angelicamente azuis...
Depois que crescemos um pouquinho e temos acesso à verdadeira história das religiões e em como elas enchem o saco e matam gente em nome de seus deuses todos poderosos, fica bem mais fácil ver que decepção é apenas para os inocentes.

- Apo
Falar em intolerância se referindo a ateísmo, quando os maiores problemas da história da humanidade envolveram intolerência e fundamentalismo religiosos é uma tremenda cara de pau, não é não? Ligue a TV e feche a maldita Bíblia. Ou deixa aberta, porque tanto numa mídia quanta na outra, o sangue contuinua mantando inocentes em nome de ...qualquer besta celestial destas. Todas são iguais porque são inventadas pela mente doente do homem.

Narkus escreveu:Pregar ateísmo é burrice...
Muito subjetivo de sua parte. Posso também dizer que pregar o teísmo é burrice, e acho que ninguém ficaria contente com isso. Pessoas como Sam Harris e Daniel Dennet, por exemplo, podem ser muitas coisas, mas burros é que eles não são. Se afirmas isto, é claro que não pensastes a fundo nas questões que eles colocam. Talvez o mal entendido seja o termo "pregar": Dennet não sai por aí chamando a atenção da patuléia para fazer proselitismo. Apenas escreve livros, dá entrevistas, vai a alguns debates, como todo intelectual que se preze. Como ateu, pareces ter algum problema em professar e defender suas concicções. Estes "burros" que "pregam" o ateísmo não são mais "pregadores" que qualquer outro intelectual defendendo, via argumentos, e não via doxa, suas idéias.
docdeoz escreveu:
PASMEM!"
PASMEM!"
Uma coisa é escrever livros, com boas bases e argumentos e que seja didático, fácil de compreender. Outra é ficar falando difícil, bancando o intelectual apenas porque detêm de um conhecimento importante.
Pregar ateísmo como muitos andam pregando não tem sentido, assim como também já perdeu o sentido ficar pregando o teísmo.
Eu só me tornei ateu quando comecei a assistir alguns documentários sobre religiões no discovery e ler alguns livros. Até antes disso eu era agnóstico, porque eu não conhecia a história das religiões, inclusive o próprio conceito de Deus.
Eu acredito que a melhor forma de fazer com que as pessoas questionem mais a Deus é mostrar conteúdo decente, interessante, didático E SEM PETULÂNCIA!. Não adianta só falar que a ciência não provou que Deus existe. É burrice!
Pregar ateísmo como muitos andam pregando não tem sentido, assim como também já perdeu o sentido ficar pregando o teísmo.
Eu só me tornei ateu quando comecei a assistir alguns documentários sobre religiões no discovery e ler alguns livros. Até antes disso eu era agnóstico, porque eu não conhecia a história das religiões, inclusive o próprio conceito de Deus.
Eu acredito que a melhor forma de fazer com que as pessoas questionem mais a Deus é mostrar conteúdo decente, interessante, didático E SEM PETULÂNCIA!. Não adianta só falar que a ciência não provou que Deus existe. É burrice!
As pessoas não sabem nem o que é ciência direito...
Não sabem o que é persuasão, auto-engano, dinâmica de grupo, falácias...
O que precisa acontecer primeiro é o crescimento do nível cultural da população... Maior tolerância e aderência ao ateísmo é conseqüência.
Não sabem o que é persuasão, auto-engano, dinâmica de grupo, falácias...
O que precisa acontecer primeiro é o crescimento do nível cultural da população... Maior tolerância e aderência ao ateísmo é conseqüência.
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Clara
21/01/08
Tenho apeas 13 anos e sei mto bem que Deus existe!!!!
essas perguntas saum super ridiculas…
teve uma pessoa que falo que deus naum deu nenhum motivinho pra ela crer nele!!!
irmã e o seguinte DEUS TE DEU A VIDA!!! E VC QUER MAIS?
E ELE TE DEU 2 CAMINHOS SE VC QUER SEGUIR O ERRADO SIGA !!!
DEUS E VIRA TUDO NA VIDA DE UMA PESSOA QUANDO ELA VAI APENAS UMA VEZ NUMA MISSA OU EM UM CULTO!!!
TEMTEM IR!!!
QUERIA DIZER QUE APARTIR DO MOMENTO QUE VC VIRA ATEU VC ESTA NEGANDO SUA EXISTENCIA POIS VCS AXA QUE VCS FORA QRIADOS POR BACTÉRIAS??
PELO AMOR DE DEUS PARECE QUE VCS NAUM PENSAM!!
APESAR DE TUDO QUERO TODOS VCS BEM!!!
ENTAO HJ IREI ORAR PRA DEUS E PEDIR PARA QUE MOSTRE O CAMINHO PRA VCS ESPERO QUE ALGUM DIA VCS SEJAM ESCRITOS NO LIVRO DA VIDA!!!
ABRAÇO PRA TODOS!!!
21/01/08
Tenho apeas 13 anos e sei mto bem que Deus existe!!!!
essas perguntas saum super ridiculas…
teve uma pessoa que falo que deus naum deu nenhum motivinho pra ela crer nele!!!
irmã e o seguinte DEUS TE DEU A VIDA!!! E VC QUER MAIS?
E ELE TE DEU 2 CAMINHOS SE VC QUER SEGUIR O ERRADO SIGA !!!
DEUS E VIRA TUDO NA VIDA DE UMA PESSOA QUANDO ELA VAI APENAS UMA VEZ NUMA MISSA OU EM UM CULTO!!!
TEMTEM IR!!!
QUERIA DIZER QUE APARTIR DO MOMENTO QUE VC VIRA ATEU VC ESTA NEGANDO SUA EXISTENCIA POIS VCS AXA QUE VCS FORA QRIADOS POR BACTÉRIAS??
PELO AMOR DE DEUS PARECE QUE VCS NAUM PENSAM!!
APESAR DE TUDO QUERO TODOS VCS BEM!!!
ENTAO HJ IREI ORAR PRA DEUS E PEDIR PARA QUE MOSTRE O CAMINHO PRA VCS ESPERO QUE ALGUM DIA VCS SEJAM ESCRITOS NO LIVRO DA VIDA!!!
ABRAÇO PRA TODOS!!!
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Postado por "Jesus te ama":
EU sei q tudo q falei é verdade pq eu não falei de conhecimento próprio mas eu disse o q a BÍBLIA em disse e quando ela me diz eu tenho q acreditar pois é a boca de DEUS falando.
Vai ser tudo mesmo do jeito q falei pois ela me diz assim….
por favor entenda….SE vc nao gostar de lá e o inferno?
O q vc acha dele? Maravilhoso não é?
Pra vc conhecer "esse sujeito" é só vc aceitar a ele como o seu SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO de todo o coração e vc não vai querer coisa melhor pois nada é COMPARÁVEL ao q ele tem reservado para os seus filhos quando ele vier buscá-los.
ELE TE AMA MUITO….!!!!!!
Acauan escreveu:E só para lembrar, em democracias como o Brasil, a maior parte das ameaças a liberdade religiosa vem dos próprios religiosos, como empresários evangélicos que privilegiam funcionários membros de sua religião, organizações como a Universal que faz violenta campanha contra os ritos afro ou a Igreja Católica, que discretamente preserva o dogma de que fora dela não há salvação.
E por ai vai.
Não precisa o google. O Encosto a muito tempo vem reunindo notícias aqui. É só pesquisar por tópicos dele.
O que posso falar sobre tolerância?
Bem, eu respeito as crenças, eles tem meu respeito desde que pratiquem longe de mim e não venham me azucrinar. A partir do momento que eles se dispõem a falar comigo, entrarei numa discussão curta e grossa que não levarei menos de um minuto.
Também não quero que nenhum religioso goste de mim, aqui todo mundo vive sobre os mesmos direitos civis, se ele tem o direito de não gostar de mim e expressa isso, então que assim seja, mas esteja pronto para a recíproca.
Julgar pessoas pela intolerância e processá-las por ter religião x e falar mal da sua não leva a nada. Deuses já se separaram da constituição a muito tempo.