Exercício

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Exercício

Mensagem por Apo »

Certa vez num exercício de reciclagem de valores, numa empresa que trabalhei, foram colocadas algumas questões que faziam estabelecer uma balança entre o que seriam prioridades experimentadas e não experimentadas. E o quanto o fator acaso, escolha ou frustração determinavam os próximos passos.

É interessante perceber como experiências passadas, metas e sonhos nos reposicionam na tomada de algumas decisões. Claro que o exercício era mais complexo e se desmembrava, até chegar a detalhes quase rotineiros e ações hipotéticas relativas à cargo e função.

Achei torturante ter que escolher entre tantas coisas e largar outras pelo caminho ( o caminho é o momento presente do exercício). O mais intrigante é imaginar que se você fizer o teste em momentos diferentes da vida ( pode ser em meses de intervalo), verá que os resultados mostram que OU você muda de perspectiva pela adição de dados vivenciados, OU seus parâmetros internos se alteram, OU a pressão por escolher faz com que você desista de dar importância para algumas e dê para outras. Mas perceba que algumas permanecem ( como ser pai ou mãe, ou o medo de ser injustiçado).

Mas, enfim, as questões iniciais eram mais ou menos assim ( percebam que neste ponto não há como expressar desejos ou metas, o que cria uma certa ansiedade pela tomada de algum projeto para curto, médio ou longo prazo):

1. O que você considera uma sorte (privilégio, bênção ou escolha) ter feito, visto, vivido ?

2. O que lamenta não ter feito, visto, vivido ( e provavelmente não irá realizar)?

3. O que jamais gostaria de fazer, ver ou viver ( tanto no passado, presente ou futuro)?

Minhas respostas HOJE seriam, muito simplificadamente, estas:

1. Ido a Nova Iorque antes do 11 de setembro ( e não ter entrado no WTC sei lá por quê). Ter vivido durante as décadas de 60, 70 e 80. Ter vivido a era Ayrton Senna. Ser mãe. Ter pintado quadros, dançado em palcos e escrito poemas.

2. Ter estudado em alguma excelente universidade nos EUA, na França ou na Inglaterra. Ter feito Engenharia e trabalhar em megaconstruções . Ter estado presente no momento da queda do Muro de Berlim. Ter assistido um show do Queen ou do Led Zeppelin. Tocar em uma banda de rock. Pilotar um caça.

3. Viver na Idade Média. Viver uma guerra ou lutar nela. Ser usada como cientista para uma finalidade monstruosa.
Imagem

emmmcri
Gênero: Masculino

Re: Exercício

Mensagem por emmmcri »

1. O que você considera uma sorte (privilégio, bênção ou escolha) ter feito, visto, vivido ?
Ver meu honrado pai chegar com saúde aos 80 anos e conseguir o que sempre sonhou: parar de trabalhar com situação financeira para tal. Idem para minha mãe.Ter conhecido e casado com minha esposa.Não ter ido para uma guerra. Não viver numa comunidade pobre. Ver o Vasco campeão !!!

2. O que lamenta não ter feito, visto, vivido ( e provavelmente não irá realizar)?
Não ter me formado em medicina, Não ter vivido em em país de primeiro mundo.

3. O que jamais gostaria de fazer, ver ou viver ( tanto no passado, presente ou futuro)?

Ir a uma guerra, matar alguém em quaisquer circunstância,ser um bandido, ser um flamenguista :emoticon12: ,
ser O ENCOSTO. :emoticon12:
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

DaviDeMogi
Gênero: Masculino

Re.: Exercício

Mensagem por DaviDeMogi »

Ter sido o mais rapido e forte da minha turma de espermatozóides.

Não ter nascido como o sultão que comprou um Airbus A380 pra sua familia.

Morrer depois do meu filho.
Creio na morte, única amante absolutamente fiel,
Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre,
E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.

Trancado