Direitos sobre a propriedade privada

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Herf

Re: Direitos sobre a propriedade privada

Mensagem por Herf »

Abmael escreveu:Em minha sacro-inviolável propriedade privada eu posso:

* Agenciar meninas e montar um discreto bordelzinho?
* Manipular isótopos radioativos?
* Manipular vírus e bactérias altamente contagiosos?
* Fabricar e vender pílulas anticoncepcionais cujo princípio ativo é farinha de trigo?
* Empacotar e vender leite batizado com soda cáustica?
* Gerir uma gráfica especializada em imprimir panfletos de ódio racial?
* Montar um laboratório de fabricação de ecstasy?
* Manter meus empregados em regime de semi-servidão?
* Manter um depósito de mercadoria roubada?

Não tem o menor cabimento isso. Todas as situações que você descreveu caracterizam-se ou por coerção de uma parte sobre outra ou por falta de bilateralismo no fechamento de contratos, ou seja, uma parte enganando a outra.

As que foram descritas no início do tópico, ao contrário, se resumem a uma das partes simplesmente negar o contrato, ainda que por critérios estranhos.

Você pode afirmar que muitas das situações lá descritas se tratam de "coerção", mas, se podem ser consideradas como coerção, o são de uma forma bem mais indireta.

Perceba que não estou dizendo que negar as suas analogias implica necessariamente em aceitar aquelas. Só quero dizer que as situações que você postou aí não as invalidam.

Gerir uma gráfica especializada em imprimir panfletos separacionistas

Só para constar, não vejo nada de errado nisso.

Orbe
Gênero: Masculino

Re.: Direitos sobre a propriedade privada

Mensagem por Orbe »

A adoração pela propriedade privada chega ao nível religioso para certas mentes tacanhas desse fórum...

Se deixar, eles pensam até que podem manter escravos dentro de sua propriedade.

Herf

Re: Re.: Direitos sobre a propriedade privada

Mensagem por Herf »

zumbi filosófico escreveu:Mas e vender algo como, anticoncepcionais homeopáticos que só funcionam se a mulher viver em ambiente em equilíbrio energético, estiver com suas vibrações bioenergéticas em freqüências oscilatórias adequadamente magnetizadas, e etc?

Deve-se ter um tipo de FDA, proibindo certos tipos de alegações sobre os resultados dos produtos ou talvez até mesmo os produtos em si, ou apenas grupos de cidadãos formando ONGs que aconselham e disseminam informações do tipo (ou mesmo, a favor de homeopatia (cubana, inclusive)) já seriam o bastante, melhor do que uma intervenção maior no direito de vender esses produtos para pessoas que querem comprar?

Acho que é necessário sim uma FDA. Acho que especificar bem aqulo que está sendo vendido é fundamental. E, no caso de o produto conter substâncias potencialmente danosas ao organismo se usadas em excesso ou incorretamente, também deixar isso claro.

Para esses fins e de fiscalização (= ver se determinado produto realmente contém o que se diz) seria necessário um órgão do estado.

(No caso de um homeopático que só funciona sob "condições vibratórias adequadas", a funcionalidade seria impossível de testar. Mas ainda assim o consumidor deveria estar plenamente ciente da composição química do produto que toma).

A pergunta é séria e não-espantalhica. Há alguns libertários (talvez a maioria dos mais "engajados", não sei) contra o FDA. Um dos argumentos contrários que eu achei interessante foi outro: de medicamentos em fase de teste que ficam proibidos, mas poderiam estar sendo usados por pessoas que julgam que, nas condições em que estão, é melhor usar esse remédio pouco testado (Até ajudando a testar), do que proibir e obrigar a pessoa a sofrer com a doença, até morrer, quando talvez houvesse uma chance de cura ou de melhores condições de vida.

O lado fotônicamente desprivilegiado da situação é que qualquer sandice talvez pudesse ser promovida como "em fase de testes" e etc... mais alegações cientificóides atestando um sucesso fantástico com estatísticas desonestas e etc :emoticon63:

É verdade. É uma questão delicada.
Editado pela última vez por Herf em 04 Fev 2008, 14:24, em um total de 1 vez.

Physical Graffiti

Mensagem por Physical Graffiti »

Em termos morais, eu posso deixar de contratar uma pessoa quando suas características e limitações físicas não permitem que o trabalho seja executado com perfeição. Já que eu não sou obrigado em ter prejuízo em razão de beneficiar outros.

Alguns exemplos, pra que contratar uma delicada patricinha pra fazer serviço de chapa se eu posso contratar um brutamontes? Pra que contratar um anão pra ser meu segurança particular se eu posso contratar dois "armários"...

Onde eu quero chegar é nos padrões estéticos, não raciais, meramente estéticos. Se eu tenho uma loja de roupas, acessórios, moda, etc... eu deveria contratar pessoas bonitas para trabalhar nessa loja, afinal gente bonita vende muito mais na moda que gente feia. Se na minha opinião as etnias advindas da Europa são esteticamente, ATENÇÃO, meramente esteticamente mais bonitas, eu posso deixar de contratar pessoas com etnia asiática, americana e africana. Em prol do meu negócio. Isso em termos morais poderia ser aceito?

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Orbe escreveu:A adoração pela propriedade privada chega ao nível religioso para certas mentes tacanhas desse fórum...

Ai, que dó.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Physical Graffiti escreveu:Em termos morais, eu posso deixar de contratar uma pessoa quando suas características e limitações físicas não permitem que o trabalho seja executado com perfeição. Já que eu não sou obrigado em ter prejuízo em razão de beneficiar outros.

Alguns exemplos, pra que contratar uma delicada patricinha pra fazer serviço de chapa se eu posso contratar um brutamontes? Pra que contratar um anão pra ser meu segurança particular se eu posso contratar dois "armários"...

Onde eu quero chegar é nos padrões estéticos, não raciais, meramente estéticos. Se eu tenho uma loja de roupas, acessórios, moda, etc... eu deveria contratar pessoas bonitas para trabalhar nessa loja, afinal gente bonita vende muito mais na moda que gente feia. Se na minha opinião as etnias advindas da Europa são esteticamente, ATENÇÃO, meramente esteticamente mais bonitas, eu posso deixar de contratar pessoas com etnia asiática, americana e africana. Em prol do meu negócio. Isso em termos morais poderia ser aceito?

Quando o que nos resta de bom acabar de vez, e a poligamia for obrigatória, 50% das nossas mulheres terão que ser de alguma minoria vitimizada.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Orbe escreveu:A adoração pela propriedade privada chega ao nível religioso para certas mentes tacanhas desse fórum...

Acho que você exagerou, embora concorde que há uma espécie de utopia acerca da capacidade de resolução de conflitos por parte dos indivíduos e da iniciativa privada.

Orbe

Mensagem por Orbe »

Samael escreveu:

Acho que você exagerou, embora concorde que há uma espécie de utopia acerca da capacidade de resolução de conflitos por parte dos indivíduos e da iniciativa privada.

Acho que vai bem além disso. O que não falta é gente por aqui achando que propriedade privada é território separado do resto do país e não deve se sujeitar as mesmas leis.

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

zumbi filosófico escreveu:Na verdade, é meio ao contrário. De certa forma os indivíduos poderiam discriminar como bem entendessem em suas relações pessoais ou mesmo negócios: você não precisa namorar uma asiática se não quiser,

- Entendi..., mas mesmo aí há limitações, se o rejeitador disser algo tipo: "todos asiáticos fedem" ou explicitar seu preconceito de alguma forma, ele pode ser processado sim.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Orbe escreveu:
Samael escreveu:

Acho que vai bem além disso. O que não falta é gente por aqui achando que propriedade privada é território separado do resto do país e não deve se sujeitar as mesmas leis.

Cite um post que confirme esta asneira.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Abmael escreveu:
zumbi filosófico escreveu:Na verdade, é meio ao contrário. De certa forma os indivíduos poderiam discriminar como bem entendessem em suas relações pessoais ou mesmo negócios: você não precisa namorar uma asiática se não quiser,

- Entendi..., mas mesmo aí há limitações, se o rejeitador disser algo tipo: "todos asiáticos fedem" ou explicitar seu preconceito de alguma forma, ele pode ser processado sim.

Abraços,

Inclusive a ministra do Lula :emoticon3:

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Physical Graffiti escreveu:Em termos morais, eu posso deixar de contratar uma pessoa quando suas características e limitações físicas não permitem que o trabalho seja executado com perfeição. Já que eu não sou obrigado em ter prejuízo em razão de beneficiar outros.

- Sim, mas tem outras considerações aí que vão além da moral.

- Não interessa ao estado permitir atitudes preconceituosas, é muito mais vantajoso que empregos e mercadorias fluam sem barreiras, sejam quais forem.

- Outra questão é o colonialismo estético, somos bombardeados desde a infância com padrão estético nórdico: Apresentadoras loiras, bonecas Barbie, Modelos, heróis de Histórias em quadrinhos, Personagens religiosos (Jesus, Maria, Apóstolos, etc.), etc..., isto acaba moldando em nós um padrão diferente do real (Brasileiro), o que derruba a auto-estima das pessoas de cor, imagina uma menina negra que só consegue comprar bonecas brancas, ver gente branca no cinema, na TV, nos livros infantis, nos quadrinhos..., Uma atitude como essa que você descreveu só pioraria ainda mais essa situação.

Abraços,
Ben Parker

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Aí você já está sendo Politicamente Correto, Abmael. Eu não me encaixo em nenhum padrão estético Brad Pitt, nem Alain Delon ou David Beckham, nem por isso me sinto moralmente ofendido ou vítima da DITADURA DA MAGREZA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1111111111111111111111111

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Apáte escreveu:Aí você já está sendo Politicamente Correto, Abmael. Eu não me encaixo em nenhum padrão estético Brad Pitt, nem Alain Delon ou David Beckham, nem por isso me sinto moralmente ofendido ou vítima da DITADURA DA MAGREZA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1111111111111111111111111

- Ué, mas o que escrevi é real, vá seção de bonecas de qq loja de brinquedos, veja novelas, telejornais, leia revistas, não tem como não negar, o padrão de beleza é branco, mesmo negros só são bonitos com traços brancos e cabelo alisado.

- Você pensa que os brancos são naturalmente mais bonitos, mas isso é um padrão imposto desde a infância, como a religião.

- Ditadura da magreza e próteses de silicone também são efeitos deste fenômeno, só que aí afeta os brancos também.

- Antigamente mulheres bundudas e coxudas e seios médios eram nosso padrão de perfeição, hoje em dia, com a ascenção das supermodelos e do cinemão americano a coisa mudou prá caralho.

Abraços,
Ben Parker

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Não concordo plenamente com isso, é dá crédito demais pros marketeiros. :emoticon12:

E também, qualé o problema? O que o Estado deve fazer?

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Apáte escreveu:Não concordo plenamente com isso, é dá crédito demais pros marketeiros. emoticon12

E também, qualé o problema? O que o Estado deve fazer?

- Grosseiramente falando, o problema é a colonização cultural, consumimos um padrão alienígena, primeiro falta empregos e oportunidades para atores, apresentadores e modelos negros aqui, segundo, compramos produtos conforme o padrão a que fomos doutrinados lá fora e ainda pagamos royalties da Barbie e do Ken, gerando um déficit artificial que só tende a crescer, daqui a pouco estaremos fazendo turismo nas praias americanas pra apreciar bundas magras.

- Acho que o estado deveria fazer algo, não sei bem o quê, ouvi falar que nos EUA existe uma lei obrigando diversidade racial nos desenhos animados.

Abraços,
Ben Parker

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

E graças a esta lei idiota o Hal Jordan, Lanterna Verde mais famoso, (ou o Kyle Rainer, meu preferido) cedeu lugar ao inócuo John Stewart (negro), e o grande Senhor de Atlanta deixou seu posto para a mula da Mulher Gavião (Shayera Hol, não sei se é porque é mulher ou porque é um ET humanóide :emoticon12: ) em Liga da Justiça.

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Apáte escreveu:E graças a esta lei idiota o Hal Jordan, Lanterna Verde mais famoso, (ou o Kyle Rainer, meu preferido) cedeu lugar ao inócuo John Stewart (negro), e o grande Senhor de Atlanta deixou seu posto para a mula da Mulher Gavião (Shayera Hol, não sei se é porque é mulher ou porque é um ET humanóide :emoticon12: ) em Liga da Justiça.

- Isso, isso, isso!!!!!!

- Viu aquele episódio que a Mulher-Maravilha colocou o Elektron no decote? - Aquilo foi foooooodddaaaaaa!!! :emoticon12: :emoticon12:

Abraços,
Editado pela última vez por Aranha em 04 Fev 2008, 20:22, em um total de 1 vez.
Ben Parker

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Apáte escreveu:E graças a esta lei idiota o Hal Jordan, Lanterna Verde mais famoso, (ou o Kyle Rainer, meu preferido) cedeu lugar ao inócuo John Stewart (negro), e o grande Senhor de Atlanta deixou seu posto para a mula da Mulher Gavião (Shayera Hol, não sei se é porque é mulher ou porque é um ET humanóide :emoticon12: ) em Liga da Justiça.

- Isso, isso, isso!!!!!!

- Viu aquele episódio que a Mulher-Maravilha colocou o Elektron no decote? - Aquilo foi foooooodddaaaaaa!!! :emoticon12: :emoticon12:

Abraços,
Ben Parker

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

E é! E é!

Tem um que ela recebe uma proposta do empresário do Flash de posar nua por causa das roupas. :emoticon12:

Orbe

Mensagem por Orbe »

Abmael escreveu:
- Ué, mas o que escrevi é real, vá seção de bonecas de qq loja de brinquedos, veja novelas, telejornais, leia revistas, não tem como não negar, o padrão de beleza é branco, mesmo negros só são bonitos com traços brancos e cabelo alisado.

- Você pensa que os brancos são naturalmente mais bonitos, mas isso é um padrão imposto desde a infância, como a religião.

- Ditadura da magreza e próteses de silicone também são efeitos deste fenômeno, só que aí afeta os brancos também.

- Antigamente mulheres bundudas e coxudas e seios médios eram nosso padrão de perfeição, hoje em dia, com a ascenção das supermodelos e do cinemão americano a coisa mudou prá caralho.

Abraços,

Discordo totalmente disso. Não acho que gosto possa ser imposto de alguma maneira.

Você acha que inserindo mais bonequinhas negras nas lojas de brinquedos e mais negros em novelas e comerciais as pessoas passariam a achar negros mais bonitos? Eu não acho. Isso no máximo serve para inflar o ego da população afrodescendente e limpar a consciência de alguns brancos politicamente corretos. Mas não faz diferença no que as pessoas gostam em relação a pele, cabelos, rostos...

O mercado eferece um tipo de coisa, o público gosta e consome. O mercado oferece mais e mais até não ter mais do outro tipo. Não é uma imposição, é um diálogo. Se o público estivesse interessado na imagem de negros com cabelos crespos e feições tipicamente negras, o mercado ofereceria.

E também não acho que a suposta "beleza branca" seja imposta. Não acredito que se possa moldar os gostos de alguem dessa maneira. Muito menos de uma população inteira. Fazer alguem ouvir pagode desde a infância não faz essa pessoa gostar de pagode. Expor uma pessoa a imagem de brancos desde a infância não a faz considerar os brancos mais bonitos.

Uma coisa é fazer as pessoas copiarem o visual de um famoso qualquer. Outra bem diferente é alterar as preferências pessoais dessas pessoas a ponto de não considerarem mais uma determinada coisa bonita. Mulher que não gosta de franja, continuará a não gostar mesmo que a atriz da novela use. E vice-versa.

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Orbe escreveu:Discordo totalmente disso. Não acho que gosto possa ser imposto de alguma maneira.

Você acha que inserindo mais bonequinhas negras nas lojas de brinquedos e mais negros em novelas e comerciais as pessoas passariam a achar negros mais bonitos? Eu não acho. Isso no máximo serve para inflar o ego da população afrodescendente e limpar a consciência de alguns brancos politicamente corretos. Mas não faz diferença no que as pessoas gostam em relação a pele, cabelos, rostos...

O mercado eferece um tipo de coisa, o público gosta e consome. O mercado oferece mais e mais até não ter mais do outro tipo. Não é uma imposição, é um diálogo. Se o público estivesse interessado na imagem de negros com cabelos crespos e feições tipicamente negras, o mercado ofereceria.

E também não acho que a suposta "beleza branca" seja imposta. Não acredito que se possa moldar os gostos de alguem dessa maneira. Muito menos de uma população inteira. Fazer alguem ouvir pagode desde a infância não faz essa pessoa gostar de pagode. Expor uma pessoa a imagem de brancos desde a infância não a faz considerar os brancos mais bonitos.

Uma coisa é fazer as pessoas copiarem o visual de um famoso qualquer. Outra bem diferente é alterar as preferências pessoais dessas pessoas a ponto de não considerarem mais uma determinada coisa bonita. Mulher que não gosta de franja, continuará a não gostar mesmo que a atriz da novela use. E vice-versa.

- A existência de padrões estéticos, que eles podem ser impostos pela mídia e a preponderancia do padrão estético branco são fatos, pergunte a qualquer sociólogo ou antropólogo, não debaterei o óbvio:
http://www.universia.com.br/html/noticia/noticia_dentrodocampus_fghg.html
http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/298/29829112.pdf
Raça e Gênero no Brasil
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-20702006000200011&script=sci_arttext
Uma comunicação multi-étnica é possivel
http://www.direitoacomunicacao.org.br/novo/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=243

Abraços,
Ben Parker

Orbe

Mensagem por Orbe »

O material, nos links citados, fala muito e diz nada.

A mesma ladainha de sempre, fazendo parecer que se os negros fossem os escravizadores e os brancos os escravizados, o padrão de beleza seria cabelo crespo, pele negra, nariz largo e lábios carnudos.

E mais, esses estudos fazem parecer que as pessoas são cascas vazias a serem preenchidas pela "maligna mídia" com o que é conveniente.

Mas sempre vai haver quem acredite que enchendo a TV com pessoas negras de cabelos crespos vai fazer todos acharem que cabelos crespos são bonitos...

emmmcri

Re: Direitos sobre a propriedade privada

Mensagem por emmmcri »

Apáte escreveu:Muita polêmica está sendo gerada por falta de comunicação em ambos os lados presentes no debate. Resolvi criar este tópico para que abordemos o tema com mais clareza.

Sugestões de debate:
* Pais podem contratar filhos para sua empresa (micro ou macro);
* Seguradoras podem cobrar pela "cara";
* Seguradoras de automóveis podem cobrar mais caro de homens que de mulheres;
* Um colégio privado pode boicotar crianças com necessidades especiais;
* Um colégio privado pode boicotar crianças com base em critérios sexistas;
* Um empregador pode contratar com base em critérios racistas;
* Um proprietário de um estabelecimento comercial pode privilegiar uma clientela em detrimento de outras;
* Um prestador de serviço pode boicotar um cliente porque simplesmente não foi com a cara dele;
* etc.

:emoticon1:

Respostas a todas Não !

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Claudio Loredo
Contato:

Mensagem por Claudio Loredo »

É engraçado esta fixação que parte da direita tem sobre os direitos de propriedade. Só que o problema é que para alguém dar valor ao direitos de propriedade é necessário que a pessoa tenha alguma propriedade. Caso contrário, como alguém pode valorizar algo que não possui?

Para os norte americanos foi mais fácil valorizar a propriedade, pois no passado, os imigrantes que chegavam nos EUA já recebiam um pedaço de terra que era sua. O território dos EUA foi sendo povoados com pequenos minifuncios. O mesmo não ocorreu no Brasil, onde algumas poucas pessoas herdaram capitanias hereditárias, cabendo aos imigrantes serem empregados.

Outro ponto importante a se considerar sobre os direitos de propriedade é que também existem outros direitos. Muitos desses direitos, às vezes batem de frente com o direito de propriedade. Portanto, é um direito que coexiste com outros direitos também importantes e é limitado por estes.

Trancado