Morre cantor francês que inspirou a Bossa Nova

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Imagem

Daniela Fernandes
De Paris para a BBC Brasil

- Salvador gravou com Gilberto Gil e Caetano Veloso
O cantor e compositor francês Henri Salvador, nascido na Guiana Francesa, faleceu na manhã desta quarta-feira aos 90 anos, por uma ruptura de um aneurisma cerebral, informou sua gravadora.
Durante 60 anos de carreira, Salvador, tido como um dos grandes intérpretes da canção francesa, cantou com grandes nomes da música internacional e brasileira, como Gilberto Gil e Caetano Veloso.

Henri Salvador tinha uma forte ligação com o Brasil. Sua cançãoDans mon île, de 1957, teria influenciado Tom Jobim no nascimento da bossa nova.

Além disso, ele ficou conhecido do público brasileiro na gravação da música Reconvexo, na qual quando Caetano Veloso canta ""quem não sentiu o suingue de Henri Salvador?"

Em seu álbum Révérance, de 2006, por exemplo, várias faixas foram gravadas no Brasil, com arranjos de Jacques Morelembaum e a participação de músicos como João Donato e Jorge Helder.

O disco também apresenta duetos com Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Nos anos 40, Salvador fez uma turnê pela América Latina com a orquestra de Ray Ventura e permaneceu no Brasil por quatro anos, na época da Segunda Guerra Mundial. Ele retornou ao Rio somente décadas depois para gravar Révérance.

Seu disco anterior Chambre avec vue, lançado seis anos antes, com influências do jazz e da bossa nova, foi um grande sucesso na França e em vários países.

Durante o Ano do Brasil na França, em 2005, Henri Salvador inaugurou o show com grandes nomes da MPB que ocorreu na Praça da Bastilha, por ocasião das festividades nacionais do dia 14 de julho, data que marca a Revolução Francesa. O presidente Lula compareceu ao show.

Veterano da canção popular francesa, Henri Salvador, havia se despedido recentemente dos palcos em um show no Palais des Congrès de Paris, em dezembro do ano passado.

Salvador compôs e interpretou grandes sucessos da música popular francesa, como Zorro est arrivé, Le lion est mort ce soir, Une chanson douce, entre outros.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporte ... r_df.shtml
Imagem

Claudio Loredo
Contato:

Re.: Morre cantor francês que inspirou a Bossa Nova

Mensagem por Claudio Loredo »

Poderia ter morrido sem ter inspirado aquele chatice...

A Bossa Nova é conhecida no mundo inteiro. Ela está presente nos filmes americanos e europeus. Ela pode ser ouvida em qualquer parte do globo terrestre, onde possui milhares de fãs. Apenas no Brasil existem pessoas que não gostam da Bossa Nova e a acham uma chatisse. No restante do mundo só existe admiração a este grande estilo musical que deveria ser motivo de orgulho para todo brasileiro.

Como já dizia João Gilberto:
"Mas se você insiste em classificar meu comportamento de anti-musical, mesmo mentindo devo argumentar, que isto é bossa nova, isto é muito natural."

Apo

Re: Re.: Morre cantor francês que inspirou a Bossa Nova

Mensagem por Apo »

Claudio Loredo escreveu:

A Bossa Nova é conhecida no mundo inteiro. Ela está presente nos filmes americanos e europeus. Ela pode ser ouvida em qualquer parte do globo terrestre e possui admiradores no mundo inteiro. Apenas no Brasil existem pessoas que não gostam da Bossa Nova e a acham uma chatisse. No restante do mundo só existe admiração a este grande estilo musical que deveria ser motivo de orgulho para todo brasileiro.

Papo furado, contado por brasileiro e repetido eternamente. Alguns países ouvem e gostam como gostam de coisas exóticas do mundo todo. E fazem parcerias com outros estilos do mundo todo também.

Aquilo é uma chatice sem tamanho.
Se fosse esta maravilha toda,não seriam outras coisas muito mais ouvidas e vendidas no mundo todo.

Não sei que tanto orgulho.
Não precisamos ter orgulho. Precisamos apenas sentir se é bom ou não. O mundo que se dane.

E quem disse que APENAS no Brasil não gostam de bossa nova? Tem gente que gosta e gente que não gosta em qualquer lugar onde ela possa ser ouvida. Um amigo meu francês acha um saco, dá sono. Outro americano morre de rir daquele churumela.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Claudio Loredo escreveu:Como já dizia João Gilberto:
"Mas se você insiste em classificar meu comportamento de anti-musical, mesmo mentindo devo argumentar, que isto é bossa nova, isto é muito natural."

[/b]

:emoticon12:

João Gilberto é o maior pé no saco da turma da bosta nova.
Este dá mais sono que qualquer um outro da turma.

E este verso mostra que ele se achava "o revolucionário" com um comportamento anti-musical. E era mesmo. Uma música irrelevante.
Editado pela última vez por Apo em 13 Fev 2008, 17:43, em um total de 1 vez.
Imagem

Orbe
Gênero: Masculino

Mensagem por Orbe »

Eu gosto de bossa nova...

Mas estou pouco ligando para a morte do fulaninho francês.

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

Orbe escreveu:Eu gosto de bossa nova...

Mas estou pouco ligando para a morte do fulaninho francês.

Idem,

aliás, como "ousaaaa mulherr!!!" , independente do sucesso que faça, se foi isso ou aquilo, há de se concordar que certos momentos nada melhor que uma bossa nova, já disse aqui nesse espaço que é angustiante e monótona, não deixa de sê-lo, porém faz-se agradável também, e tem um ritmo totalmente contagiante,

Olha que coisa mais linda.... se você disser que eu desafino, amorrrrrr....

O que estraga a bossa nova é quando fica aquele bando de "rameiras" cantando no fundo... aí sim doi, e como... nauseante....

passarinho quis pousar não deu voou... / "rameiras" me diz, porque que eu também não fui feliz.... /

Apo

Mensagem por Apo »

ECAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Só falta chamar a Nara Leão!
Imagem

Fedidovisk

Uma das minhas preferidas, em especial essa versão...

certo momento ele falacom tanta expressão que arrepia!

http://www.youtube.com/watch?v=5mjdErokZnE

Apo, se tu n gostar disso.... precisa se tratar com o Kardec Mofóbico! :emoticon12:

Fedidovisk

ahhhhhhhhhhh.... se eu escutasse o o que mamãe dizia....

cadê o fogo, a água apagou...

PQP! Começo a refletir sobre os meus gostos, e Bossa Nova merece um lugar de destaque.

Que iluminava o coração, que iluminava a escuridão...

Apo

Mensagem por Apo »

Fedidovisk escreveu:ahhhhhhhhhhh.... se eu escutasse o o que mamãe dizia....

cadê o fogo, a água apagou...

PQP! Começo a refletir sobre os meus gostos, e Bossa Nova merece um lugar de destaque.

Que iluminava o coração, que iluminava a escuridão...

ihhh, rapaz...a coisa tá feia... :emoticon12:
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Fedidovisk escreveu:Uma das minhas preferidas, em especial essa versão...

certo momento ele falacom tanta expressão que arrepia!

http://www.youtube.com/watch?v=5mjdErokZnE

Apo, se tu n gostar disso.... precisa se tratar com o Kardec Mofóbico! :emoticon12:

Não! Eu prefiro a bosta nova! :emoticon12:

Tratar com o mofóbico? Eu sou hetero... :emoticon1:

Vou ver a coisa no iutubo...
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Fedidovisk,

"Luiza" é uma bela canção. Como uma poesia. Mas tem mais a ver com a letra do que com música, que aqui é um fundo bem arranjadinho. Mas não gosto mesmo destas coisas tão chorosas assim. Eu preciso de adrenalina e isto é lindo para dormir na rede numa tarde de chuva e olhe lá.
Quem sabe com um novo arranja, mais orquestrado...e num ritmo mais acelerado?
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

A bossa nova tem músicas muito boas, quando não cantadas pelo Joao Gilberto.
Aquele cara é um mala em tudo o que faz e fala.
Odeio o jeito prepotente dele.
Imagem

Anna

Mensagem por Anna »

Apo escreveu:
Claudio Loredo escreveu:

A Bossa Nova é conhecida no mundo inteiro. Ela está presente nos filmes americanos e europeus. Ela pode ser ouvida em qualquer parte do globo terrestre e possui admiradores no mundo inteiro. Apenas no Brasil existem pessoas que não gostam da Bossa Nova e a acham uma chatisse. No restante do mundo só existe admiração a este grande estilo musical que deveria ser motivo de orgulho para todo brasileiro.

Papo furado, contado por brasileiro e repetido eternamente. Alguns países ouvem e gostam como gostam de coisas exóticas do mundo todo. E fazem parcerias com outros estilos do mundo todo também.

Se fosse esta maravilha toda,não seriam outras coisas muito mais ouvidas e vendidas no mundo todo.

Não precisamos ter orgulho. Precisamos apenas sentir se é bom ou não. O mundo que se dane.

E quem disse que APENAS no Brasil não gostam de bossa nova? Tem gente que gosta e gente que não gosta em qualquer lugar onde ela possa ser ouvida. Um amigo meu francês acha um saco, dá sono. Outro americano morre de rir daquele churumela.

Não é papo furado, nem exagero, não. Pra quem tem vida ativa fora do Brasil é uma surpresa perceber e ver que a Bossa Nova é profundamente admirada, cantada, estudada, tocada pela maioria das pessoas. Eu me supreendo em achar toneladas de bossa nova nos computadores de meus colegas norte-americanos e europeus.

Fui casada com um americano, e namorada de um outro, ambos encantados por Bossa Nova, bem como muito e diferentes ramos de nossas músicas, Bahia também é uma forte expressão fora da terrinha, os tambores tem poder!!
Vanessa da Mata pode ser escutada em bares alemães de pequenas cidades, as oito da noite, em plena segunda-feira. Mas quando a gente sai na noite, nos bares europeus, é impressionante o efeito quando pessoas de nacionalidades distintas, em mesas distintas, tocando muitos sons americanos conhecidos, de artistas consagrados e conhecidos nas terras tupiniquins e nordicas, se sentam ao piano e tocam diversas músicas de bossa nova.

Dai cantoras americanas e latinas, não-brasileiras (meras moças e senhoras que sairam pra paquerar, conversar e dançar na noite de sexta) saem de suas mesas e com seus sotaques, cantam em português, as letras da bossa nova.
Os colegas voltam os olhos pra mim, sempre, e querem saber se são brasileiras, e eu digo, não. Dai todos que olham pra meu estilão, de mestiça latina não-identificável sorriem: É brasileira! Brasil! E querem saber de Tom, de Vinícius, de Toquinho, das letras, de como aconteceu, alguns vieram ao Brasil, acham lindo, nos acham lindos. De Ipanema e de copacabana. como é lindo o Brasil.

É um orgulho, e nos sentimos bem, temos muito pra nos orgulharmos, principlamente de nossa arte, e de nossa capacidade e desenvoltura na dança.
Além de nossa instigante e diferencial beleza mestiça.
Viajar pelo mundo, morar em aeroportos, perder vôos e ter que dormir de país em país esperando o vôo do dia seguinte mostra que somos muito mais queridos e admirados do que pensamos. "Donde eres?", "where are you from?" Perguntam em hoteis, bares e restaurantes, quando falo o português que mais parece russo pra eles, quáquáquá! Que lingua é essa? "Ah! POrtuguês!!!!" Brasileira! E lá vem que lindo Brasil...

No mais, bom, ou não, em termos de artes é pessoal. O que não temos capacidade é pra discuitr em termos técnicos, amenos que entendamos do trem. Meu irmão é músico, professor da Villa Lobos, e sempre me diz que coisas estranhas e desagradáveis podem ser geniais, apesar de contiuarem sendo desagradáveis e estranhas aos nossos ouvidos. Arte é arte. Movimentos modernos de arte foram considerados porcarias, Van Gogh era um lixo. Não vendeu nada, só uma tela em vida.
Arte é sentir, nem sempre nos faz sentir bem, por que é emoção, e o que a emoção traz, para cada um ... bem nao é a mesma coisa!
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Anna

Mensagem por Anna »

Lúcifer escreveu:A bossa nova tem músicas muito boas, quando não cantadas pelo Joao Gilberto.

Cá entre nós, João Gilberto e Carlinhos Brown têm sua importância, mas são duas malas sem alça! O Caetano é outro mala de marca maior!! Pseudointelectualóides.
Mas gosto de muita coisa que ele fez (Caetano
).

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Realmente eles tem sua importancia, não disculto o mérito artistico deles.
mas que Joao Gilberto é um nojo, isso ele é. :emoticon16: :emoticon16:
Aliás, é sempreum prazer em te "ver" por aqui, Anninha.
Ve se não some.
Imagem

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Bossa Nova é muito bacana e original. E esse frances não influenciou porra nenhuma.

A proposito, recomendo a música "Bossa Nova Baby", cantada por Elvis Presley no filme "O Seresteiro de Acapulco".

É bossa nova pura.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Anna escreveu:
Lúcifer escreveu:A bossa nova tem músicas muito boas, quando não cantadas pelo Joao Gilberto.

Cá entre nós, João Gilberto e Carlinhos Brown têm sua importância, mas são duas malas sem alça! O Caetano é outro mala de marca maior!! Pseudointelectualóides.
Mas gosto de muita coisa que ele fez (Caetano
).

Coitado do Jão Gilberto... Ser comparado com um negocio que escreve coisas como "cachorro louco auauau" e "olha olha olha a agua mineral"...
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Claudio Loredo escreveu:Apenas no Brasil existem pessoas que não gostam da Bossa Nova e a acham uma chatisse. No restante do mundo só existe admiração a este grande estilo musical que deveria ser motivo de orgulho para todo brasileiro.

Fico feliz com o sucesso da Bossa Nova no mundo inteiro, mas continuo achando esse negócio de "a tardinha cai e o barquinho vai" uma chatice.

Também não suporto nada que se fez em jazz depois do Jelly Roll Morton, apesar de muita gente achar que é uma coisa linda, ultra-sofisticada, tão cool...
Claudio Loredo escreveu:Como já dizia João Gilberto:

João Gilberto é um maluco anti-social que já estaria internado se não fosse considerado um gênio da música.
Quanto ao que ele disse, é a opinião dele.
Equivale a "quem não gosta de samba, bom sujeito não é".

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Apo escreveu:Papo furado, contado por brasileiro e repetido eternamente. Alguns países ouvem e gostam como gostam de coisas exóticas do mundo todo. E fazem parcerias com outros estilos do mundo todo também.

- Cara Apo, também detesto as porcarias que você escuta e ousa chamar de música.

Beijos,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Johnny

Mensagem por Johnny »

Não gosto de Bosta nenhuma, nem nova nem velha...

O dia em que alguém me der um CD do João Gilberto, eu vou saber que é inimigo mortal...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Anna

Mensagem por Anna »

O ENCOSTO escreveu:Bossa Nova é muito bacana e original. E esse frances não influenciou porra nenhuma.

A proposito, recomendo a música "Bossa Nova Baby", cantada por Elvis Presley no filme "O Seresteiro de Acapulco".

É bossa nova pura.

Oi Incoustchinhu gostosinhu! Quer casar comigo?

Johnny

Mensagem por Johnny »

Pensei que bossa nova fosse: Você me enganou...você me enganou...vocêêêê, me enganou...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Trancado