O medo da Teoria da Evolução
- TempestStorm
O medo da Teoria da Evolução
Houve um tempo em que tudo era explicado recorrendo a deuses ou espíritos. Porque é que o Sol se move no céu? Porque é puxado pelos cavalos alados de Apolo. Porque é que há trovões e relampagos? Porque Zeus está zangado. Estas são explicações précientificas. Hoje em dia nem mesmo os religiosos mais zelosos tremem se se disser que o sol não precisa de cavalos alados ou que os relampagos não precisam das furias de Zeus. Mas muitos ainda tremem quando se tenta explicar a vida sem recorrer aos deuses. Porquê?
Eu pergunto: o que terá passado pela cabeça de um religioso da Grécia antiga quando algum Filósofo pré-socrático lhe disse que é disparate acreditar que os relâmpagos são coisa de Zeus? Será que o religioso pensou que se isso fosse verdade, então deixava de haver sentido e moral? Hoje qualquer um acharia este receio ridiculo. Mas é um medo deste tipo que muitos crentes têm em relação á teoria da evolução.
Eu pergunto: o que terá passado pela cabeça de um religioso da Grécia antiga quando algum Filósofo pré-socrático lhe disse que é disparate acreditar que os relâmpagos são coisa de Zeus? Será que o religioso pensou que se isso fosse verdade, então deixava de haver sentido e moral? Hoje qualquer um acharia este receio ridiculo. Mas é um medo deste tipo que muitos crentes têm em relação á teoria da evolução.
Na verdade acho que precisam negar qualquer coisa que possa vir a ferir ou abalar a forma como construiram suas crenças. Quando assumiram a literalidade da bíblia foram obrigados a descartar qualquer tipo de informação que possa colocar o que está contido lá em risco. Vão ser obrigados a negar a evolução mesmo que vejam vários intermediários de uma série de transformação, não tem jeito, no dia em que passarem a considerar pelo menos a possibilidade da evolução automaticamente estão dizendo que a Bíblia não é literal, e isso desmorona todas as psudoverdades inventadas pelos que fundaram essa religião.
- TempestStorm
Re.: O medo da Teoria da Evolução
É bem. da mesma forma que os deuses gregos perderam para os filosofos, também a biblia acabará por perder. E as gerações futuras não ficarão nem um pouquito atormentadas 

Re: Re.: O medo da Teoria da Evolução
darkseid escreveu:É bem. da mesma forma que os deuses gregos perderam para os filosofos, também a biblia acabará por perder. E as gerações futuras não ficarão nem um pouquito atormentadas
Infelizmente não é a regra. O fanatismo evangélico é muito grande e as crianças são lavadas cerebralmente desque que começam a dar as primeiras palavras. Os pais e pastores ensinam a eles o que vão ver na escola e como se negar a crer naquilo, tem um site na internet que uma crente ensina como orientar os filhos de evangélicos paraa s aulas de ciência. É doentio.
É meio dificil pra criança se libertar disso, alguns quando chegam a idade adulta conseguem, mas outros muitos passam a vida inteira sob jugo mental plantado neles ainda na infância.
Os Deuses Gregos não perderam para os filosofos... a interpretação deles co relação aos deuses estava fora da literalidade que nós imaginamos hoje. A manifestação dos deuses eram simplesmente a ocorrência dos fenômenos. Por exemplo, vc poderia explicar que a fermentação da uva que produz o alcool, que isso não vai contra o conceito que "baco deixa sua essência na uva"...
Esse é o problema do biblismo, mais especificamente do antigo testamento, que quando interpretado como descrição fidedigna da realidade objetiva, perde totalmente seu valor como descriçãoda realidade subjetiva de um determinado povo em determinada época.
Esse é o problema do biblismo, mais especificamente do antigo testamento, que quando interpretado como descrição fidedigna da realidade objetiva, perde totalmente seu valor como descriçãoda realidade subjetiva de um determinado povo em determinada época.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

- Flavio Costa
- Contato:
Às vezes postas uns tópicos interessantes.
A tendência é a Bíblia, como todo o restante, se perder sim. Porém, não necessariamente como aconteceu com os deuses gregos, já que agora a forma de transmissão do conhecimento é escrita e, ao contrário dos antigos gregos, convive-se com uma diversidade ideológica que, antes, estava isolada. Isso fortalece as crenças atuais, mas só acaba adiando o inevitável.
Para a maioria dos crentes, entretanto, isso não vai acontecer pois antes virá o dia do Juízo.
A tendência é a Bíblia, como todo o restante, se perder sim. Porém, não necessariamente como aconteceu com os deuses gregos, já que agora a forma de transmissão do conhecimento é escrita e, ao contrário dos antigos gregos, convive-se com uma diversidade ideológica que, antes, estava isolada. Isso fortalece as crenças atuais, mas só acaba adiando o inevitável.
Para a maioria dos crentes, entretanto, isso não vai acontecer pois antes virá o dia do Juízo.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006
- TempestStorm
O fanatismo Evangélico (e outros) é um medra. Só espero é que as moscas venham logo para limpar essa medra. Ou então escaravelhos bosteiros que são mais eficientes... 

Sim, a religião é um vírus da mente.
O problema quando uma pessoa muito religiosa passa a descrer, é o perigo de perder todas as referências, até a úteis e tidas como corretas pelo senso-comum, por crer anteriormente que a religião é que embasava todos os aspectos da vida, inclusive os morais...
O problema quando uma pessoa muito religiosa passa a descrer, é o perigo de perder todas as referências, até a úteis e tidas como corretas pelo senso-comum, por crer anteriormente que a religião é que embasava todos os aspectos da vida, inclusive os morais...
Palavras de um visionário:
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Roberto Campos
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Roberto Campos
darkseid escreveu:O fanatismo Evangélico (e outros) é um medra. Só espero é que as moscas venham logo para limpar essa medra. Ou então escaravelhos bosteiros que são mais eficientes...
Miguel, tu és uma figura.

Roberto Campos
Roberto Campos
- TempestStorm
aknatom escreveu:Os Deuses Gregos não perderam para os filosofos... a interpretação deles co relação aos deuses estava fora da literalidade que nós imaginamos hoje.
Ó meu. Eu vi o Gladiador. Ele rezava aos Deuses...

darkseid escreveu:aknatom escreveu:Os Deuses Gregos não perderam para os filosofos... a interpretação deles co relação aos deuses estava fora da literalidade que nós imaginamos hoje.
E aos seus antepassados também.
Roberto Campos
Roberto Campos
Tranca-Ruas escreveu:darkseid escreveu:aknatom escreveu:Os Deuses Gregos não perderam para os filosofos... a interpretação deles co relação aos deuses estava fora da literalidade que nós imaginamos hoje.
A gente tá falando dos filósofos ou dos emmmmmcricris da época?

The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315

darkseid escreveu:O fanatismo Evangélico (e outros) é um medra. Só espero é que as moscas venham logo para limpar essa medra. Ou então escaravelhos bosteiros que são mais eficientes...
A gente podia dar uma mãozinha né?

O criacionismo é um grande desserviço à fé Cristã, porque divulga que anti-intelectualismo é algo benigno e que cientistas e historiadores contemporâneos são uns completos tolos que não possuem nenhuma precisão quando se referem ao passado, o mesmo só se torna válido dentro do framework literalista.
O fundamentalismo bíblico prega que o neodarwinismo é mutuamente excludente com o teísmo. Muitos jovens ingressam no ensino superior para se tornar cientistas e acabam vivendo de forma dupla, se tornando ignorantes por opção ou na pior das hipóteses, sofrendo crises de fé dolorosas.
O fundamentalismo bíblico prega que o neodarwinismo é mutuamente excludente com o teísmo. Muitos jovens ingressam no ensino superior para se tornar cientistas e acabam vivendo de forma dupla, se tornando ignorantes por opção ou na pior das hipóteses, sofrendo crises de fé dolorosas.
Sabe o que é engraçado no literalismo bíblico?
É que ele afirma com todas as letras que a Terra é plana e ponto
Mas isso, como é de praxe, todos (repito:todos) os hipócritas criacionistas ignoram ou fazem de conta que não existe.
(se algum criacionista acha que tem condições de rebater isso, crie um tópico.)
É que ele afirma com todas as letras que a Terra é plana e ponto
Mas isso, como é de praxe, todos (repito:todos) os hipócritas criacionistas ignoram ou fazem de conta que não existe.
(se algum criacionista acha que tem condições de rebater isso, crie um tópico.)
-
Existem duas correntes de crentes cristãos. Há os que crêem que tudo está na Bíblia (como os Evangélicos) e há os que crêem numa revelação paralela, a Tradição. A esse último grupo pertence a Igreja Anglicana, Ortodoxa e especialmente a Católica, a única corrente cristã a aceitar o ensinamento anti-bíblico do evolucionismo. Mas, é claro, como religião que é, diz que o mecanismo da evolução foi algo de Deus.
aknatom escreveu:Tranca-Ruas escreveu:darkseid escreveu:aknatom escreveu:Os Deuses Gregos não perderam para os filosofos... a interpretação deles co relação aos deuses estava fora da literalidade que nós imaginamos hoje.
A gente tá falando dos filósofos ou dos emmmmmcricris da época?
Os emmmcris da época viravam comida de leão.

Roberto Campos
Roberto Campos
O medo é de retirar o papel de seu deus dentro de nossas visões da vida.
Para os antigos que acreditavam no trovão como consequência divina, deve ter sido difícil aceitar uma explicação naturalística. Deviam achar que tudo aquilo era só para derrubar suas crenças. E deviam negar a explicação natural pelo simples fato de isso fazer com que algo seja sem precisar da intervenção de sua deidade.
O mesmo ocorre nos dias de hoje. As pessoas consideram que o desenvolvimento da vida acontecendo sem o dedo proposital de Deus retira todo seu papel na Criação. E alguns cristãos, como Adauto Lourenço, apelam dizendo que se Gênesis estiver errado, toda Bíblia cai por terra. Isso é um apelo para conseguir com que o povo cristão se une em prol do Criacionismo. Esse é um problema, ser cristão virou quase que uma obrigação ao cristão brasileiro.
Mas essa idéia de que a Bíblia cai por terra não possui prestígio. Ao longo de toda História a Igreja e a religião sofreram com o avanço científico que sempre foi tirando o espaço de Deus em nossa vida, mas não foi por isso que a população mundial deixou de acreditar em um ser transcendente. Não adianta, possuímos uma predisposição ao sobrenatural.
Para os antigos que acreditavam no trovão como consequência divina, deve ter sido difícil aceitar uma explicação naturalística. Deviam achar que tudo aquilo era só para derrubar suas crenças. E deviam negar a explicação natural pelo simples fato de isso fazer com que algo seja sem precisar da intervenção de sua deidade.
O mesmo ocorre nos dias de hoje. As pessoas consideram que o desenvolvimento da vida acontecendo sem o dedo proposital de Deus retira todo seu papel na Criação. E alguns cristãos, como Adauto Lourenço, apelam dizendo que se Gênesis estiver errado, toda Bíblia cai por terra. Isso é um apelo para conseguir com que o povo cristão se une em prol do Criacionismo. Esse é um problema, ser cristão virou quase que uma obrigação ao cristão brasileiro.
Mas essa idéia de que a Bíblia cai por terra não possui prestígio. Ao longo de toda História a Igreja e a religião sofreram com o avanço científico que sempre foi tirando o espaço de Deus em nossa vida, mas não foi por isso que a população mundial deixou de acreditar em um ser transcendente. Não adianta, possuímos uma predisposição ao sobrenatural.
CRIACIONISMO = MÁGICA=BRUXARIA=MACUMBA=PAGELANÇA, explicação para a evolução anti Darwin, curriculo escolar, É O FIM DA PICADA, DÁ VONTADE DE VIRAR CRENTE ATEU E FANÁTICO.
EXPLODIR E MANDAR O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE CRIACIONISTAS INFIÉIS E APOSTÁTAS DE VOLTA AO CRIADOR OU PARA O PARAÍSO, SEI LÁ PARA ONDE ELES QUEREM IR.
Daqui a pouco segundo a bíblia a terra é plana; é o centro do universo, morcegos são aves, insetos tem quatro patas, o firmamento separa às àguas e vai por ai a afora.
Não se precisa mais de governador, polícia, médico, bombeiro etc etc pois Deus é o único governador, médico etc etc.
É REVOLTANTE, MANHEEE, MEU DEUS ME AJUDE!!!!!, CACILDA!!!
ISSO É PIOR QUE ESTAR EM UM AVIÃO EM PANE.
EXPLODIR E MANDAR O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE CRIACIONISTAS INFIÉIS E APOSTÁTAS DE VOLTA AO CRIADOR OU PARA O PARAÍSO, SEI LÁ PARA ONDE ELES QUEREM IR.
Daqui a pouco segundo a bíblia a terra é plana; é o centro do universo, morcegos são aves, insetos tem quatro patas, o firmamento separa às àguas e vai por ai a afora.
Não se precisa mais de governador, polícia, médico, bombeiro etc etc pois Deus é o único governador, médico etc etc.
É REVOLTANTE, MANHEEE, MEU DEUS ME AJUDE!!!!!, CACILDA!!!
ISSO É PIOR QUE ESTAR EM UM AVIÃO EM PANE.
- TempestStorm
Anna escreveu:darkseid escreveu:O fanatismo Evangélico (e outros) é um medra. Só espero é que as moscas venham logo para limpar essa medra. Ou então escaravelhos bosteiros que são mais eficientes...
A gente podia dar uma mãozinha né?![]()
Nem morto. Eu num pego em medra...