Botanico escreveu:Apo escreveu:Botanico,
qualquer criança acha graça daqueles trecos, e dos lençóis brancos e mini cabeças em cima de mesas, ou luvinhas brancas em cima de aparadores...pelo amor de deus....
Qualquer um pode achar graça. Qualquer farsante pode montar truques assim (mas vai cobrar antes de mostrá-los, certo?), mas custa-me crer que mais de 200 cientistas iriam por sua reputação em risco compactuando-se com esses truques bobos. Ora, o cara tinha um nome e um prestígio para zelar. Se todos fossem espíritas convictos talvez eu até desse um boi, mas SÓ UMA MEIA DÚZIA DE GATOS PINGADOS era. E ainda assim só se convenceram depois de fazer vários experimentos. Os céticos não me explicam isso: ficam só nas evasivas.
Apo escreveu:Você que adora evasivas. Responde perguntas simples com enrolação. Responda:
- Quais foram estes 200 cientistas que atestaram a veracidade destas bobagens infantis? Nomes e seus registros. Se atestaram, é porque não eram cientistas, tanto quanto os espíritas vivem dizendo não serem espíritas "verdadeiros" aqueles que por acaso saem dos trilhos e questionam alguns detalhes da DOUTRINA.
[color=#FFFF00]É a estratégia quevediana? Diz que Robert Hare, William Crookes, Alfred R. Wallace, Cronwell Varley, Charles Richet, Harry Price e outros que não vou perder tempo citando (afinal você não vai conferir nada mesmo, confesse!) não eram cientistas só porque, depois de experimentos diversos, com rígidas medidas de controle, atestaram a existência dos fenômenos? E que Douglas Ramsay, que NUNCA FEZ EXPERIMENTO ALGUM NESTE CAMPO, é de fato um cientista só porque disse que Crookes não merecia confiança, pois estava muito míope e não se poderia confiar no que ele dizia a respeito desses fenômenos? Com tamanha inteligência de sua parte, acho que não vale muito a pena perder meu tempo como você.
Apo escreveu:Você jura mesmo que acredita nestas coisinhas esquisitas? Antiiiigas ( visto que nunca mais se teve a coragem de criar umas experiências documentadas através de fotos manipuladas depois do advento das montagens em geral...láááá no tempo na minha avó).
Coisas antigas... Sabe tem uma professora na USP que às vezes chama a atenção do camarada que está defendendo uma tese ou dissertação em Anatomia Vegetal por ele não ter citado um autor alemão assim ou assado, que já tinha falado daquilo que ele defende na sua tese. Por que ele não foi citado? Pô! Mas o cara fez a pesquisa no Biological Abstracts, os autores que ele consultou nunca citaram esse cara. De onde ele saiu? Vai saber: estava em um livro escrito em 1700 e antigamente que essa professora achou num sebo na Alemanha ou em algum país europeu qualquer quando em viagem por lá... Uma pena que ela guarde todos esses livros consigo em vez de doá-los à biblioteca para consulta geral.
Pois é, minha cara, tem coisas em Ciência que são bem mais velhas que isso, mas que continuam válidas até hoje. A minha bronca com a comunidade cética não é essa queixa de qualidade de fotos, mas a falta de argumentação convincente para refutá-las.
Apo escreveu:Não precisa mais ter bronca: você acaba de fugir de novo pela tangente usando meu argumento da antiguidade. Vejamos: se os tais cientistas e mediuns faziam estas brincadeiras em séculos passados , responda:
- Por que outros tantos cientistas fazem seu trabalho hoje ( no século XXI) com uma cara totalmente diferente daqueles que foram seus antecessores, de forma muito mais aprimorada, em constante evolução, questionando posições antigas em todas as ciências, ENQUANTO a DE...continua apegada à esta velharada toda ( fotos bizarras mostrando coisas absurdas, descabidas, inaceitáveis no mundo moderno, com luzinhas e fachos ridículos , paninho saindo-paninho entrando, éteres e fluidos escatológicos), e não mostra espíritos com uma cara mais moderna ( por exemplo os que morreram depois de 1700 devem aparecer de vez enquando, não? Passeando ao nosso lado no shopping, dentro da minha e da sua casa...Por quê?
Por que não. Antes de mais nada, foi dada a oportunidade àqueles nos tempos antigos, de examinar e refutar a coisa CIENTIFICAMENTE. Mas tanto naqueles tempos, como hoje, acontece a INFELIZ DESCOINCIDÊNCIA. Quando os fenômenos aparecem, não aparecem os céticos habilitados a desmenti-los. Eles só os desmentem à distância. Quando o médium já morreu ou não atua mais, aí sim aparecem os céticos dispostos a fazer experimentos... apenas para declararem que nunca houve nada, pois nunca viram nada.
Aparecerem hoje com uma cara mais moderna... Ora, vão aparecer com a mesma cara de antigamente, não importa se a foto é sob câmara infravermelha ou colorida... Qualquer que seja a forma, sempre haverá uma desculpa cética... Então em nome do ceticismo, essa dita comunidade põe em dúvida os experimentos que William Crookes descreveu e os resultados que obteve com relação à sua pesquisa mediúnica. Mas nenhum cético põe em dúvida a declaração de Jules Bois que disse ter sido amante da Florence Cook e que esta lhe confessou que engara o cientista com truques BOBOS E INFANTIS. Que interessante, não?
Apo escreveu:Não há " em nome do ceticismo". Quem usa "em nome de..." são doutrinas, seitas e religiões que citam e justificam seus preceitos através de algum livro ou de algum ente imaginário. Céticos não falam em "nome de...". Só querem respostas plausíveis. Você acha que eu não acreditaria em espíritos se eles me aparecessem agora e me mostrassem humildemente como é a vida além daqui? Que trocassem ideías comigo, que me mandassem uma mensagem de alguém que desencarnou e que estaria, pela DOUTRINA a me observar e com saudades minhas? Acreditaria certamente. Por que não?
Mas nada acontece em quase meio século de vida, nem eu indo a centros ( e não venha dar uma de video, dizendo que se eu nunca vi, é porque não estou preparada, não desenvolvi minha mediunidade ou o tal centro que eu fui não era verdadeiro, mas uma farsa!), depois de eu tomar passes, depois de quase ser enganada na infância por estas fotos medonhas ( pois era inocente), depois de ter passado por tantas provações e ter estado aberta a um único sinal "CONSOLADOR"...nada acontece! Que coisa, não? De repente, virei cética!
Cético é uma POSTURA, um estado de espírito; ceticismo é a doutrina que rege as leis céticas, os escritos céticos, os pronunciamentos céticos...
Quanto ao resto, bem, eu também tenho meio século de vida e tal como você não obtive uma prova PESSOAL da realidade dos fenômenos. Só constatei um evento de "raps" uma vez. Entretanto, não me ofereceram coisa melhor. Em termos intelectuais, estou satisfeito. Questão de fenômenos, quem procura acha ou pelo menos encontra acidentalmente o que procura. Como Kardec disse, as provas não podem ser obtidas à vontade: elas têm de ser colhidas de passagem.
Eu não sou egocêntrico como você. Se outros dão testemunhos, se cientistas fizeram experimentos e obtiveram resultados positivos, então eu posso me fiar neles. Se tiver de questionar esses experimentos e resultados, então devo saber o motivo, ver onde estão as falhas. Eu dou parecer em trabalhos científicos e neles encontro falhas e insuficiências. Só acho muito estranho que toda uma comunidade de céticos não consiga me demonstrar que os experimentos foram falhos por causa disto ou daquilo. E como o ceticismo nas mãos desses camaradas já se tornou dogma de fé, torna-se necessário e moralmente aceitável MENTIR para defender essa fé cética, como fez Massimo Polidoro.
Uma pena.A palavra do cientista e de outros que estiveram com ele, em nome do ceticismo NADA VALE. Mas a palavra de um jornalista, que nem foi testemunha dos fatos e faz uma declaração sem provas, em nome do MESMO cetiscimo é aceita pela comunidade cética SEM DISCUSSÃO. Como me explica isso?
Apo escreveu:Isto quem sabe se explica pelo bom senso e pela observação medianamente ponderada e sem paixões doutrinárias em nome qualquer coisa.
Já que estou falando com uma pessoa ponderada, sem paixões e que observa ponderadamente, apesar de mediana (deve ser, pois só uma pessoa com essas características poderia emitir tal julgamento) então me explique porque o jornalista teria razão e o cientista não.Apo escreveu:Já morreutodo mundo, Botanico...o mundo é outro e nunca mais se demonstrou nada ao vivo e cores, até porque tá cheio de mágico mais moderno fazendo coisas muito, mas muito mais convincente. Mas eles admitem que seja mágica, truque, montagem, ilusão...ninguém paga para ver como se fosse possível fazer coisas apareceram do nada. Vai-se para admirar a capacidade dos profissionais em enganar nossos sentidos. O que é uma experiência muito mais fantástica e baseada em princípios científicos a favor do entretenimento compartilhado.
Bem, o problema é que os ditos mágicos não conseguiam (e não conseguem até hoje) fazer aparecer as tais materializações conforme os cientistas verificaram.
Apo escreveu:Perdeu-se aqui ein? Não conseguem porque estas coisas não são físicamente possíveis ou não precisaria ser mágico para FAZER ACONTECEREM. Elas aconteceriam ao natural, todos veriam e não apenas aqueles que se auto-denominam interecessores ( que prepotência!). É mágicos nem tem interesse algum em fazer materializações, porque eles são ilusionistas e não crentes.
Uf! Robert Hare resolveu investigar esses fenômenos EXATAMENTE PARA DESMASCARÁ-LOS, pois estava arrasado ao ver pessoas eminentes da sociedade americana se deixando enganar por aquele embuste. Só que quando começou a fazer seus experimentos, descobriu que nada era o que ele pensava. Honestamente fez a descrição dos experimentos e resultados, admitindo que a coisa era real. ELE NÃO ERA CRENTE, NEM ESPÍRITA. E não adianta chorar: esses fenômenos acontecem em presença de um médium. SÃO FENÔMENOS NATURAIS, mas exigem um agente para acontecer.
É engraçado que um cientista veja fenômenos fisicamente impossíveis de acontecer em presença de um médium e não veja o mágico fazer a mesma coisa sob as mesmas condições.
Kanguro! Maskeline tentou impressionar o cientista Harry Price por reproduzir os truques de materialização do médium Rudi Schneider. Mas não conseguiu. Para simular o que o médium fez, o mágico precisou de 6 assistentes e teve de montar todo o cenário.
Apo escreveu:Sim, assim como o médium. Até que me provem o contrário, pois não sou crédula. Evidente que o mágico não consegue, só montando mesmo. Responda:
- Você já viu alguma materialização ao vivo e a cores ( sem que o cara fosse mágico)? Já tocou numa cabecinha daquelas, já sentiu se os fluidos são gosmentos ou tem aroma de rosas? Onde, quando e quem estava presente? Convide-me. Estou a sua disposição e venho aqui dar o meu testemunho. Ou não sou fidedigna?
Apô, o médium FEZ TUDO SOZINHO! Nas condições exigidas pelo cientista, SEM ASSISTENTES, SEM CENÁRIO, SEM APOIO, NADA! Só ele sentado numa cadeira debaixo de um cortinado. Já o mágico precisou tudo aquilo e mesmo assim não conseguiu fazer as mesmas coisas.
Eu não vi materialização alguma, mas até que me provem a inidoneidade dos cientistas que disseram que viram, dou um voto de confiança a eles. Já diante do cientista, Schneider produziu as materialização SEM QUALQUER ASSISTENTE e nas condições exigidas pelo cientista. Pode chorar e lamentar o quanto quiser, Dona Apô, mas até agora os céticos não conseguiram me convencer que tudo isso é a mesma coisa...
Apo escreveu:Onde está registrado isto? Chorar??? Lamentar??? veja como vocês são iludidos com falsos julgamentos...estou a lhe dizer...me convide para um acontecimento destes....só não peça para viajar no tempo, que nem nisso eu acredito!
Você acredita que é possível viajar no tempo para rever estas coisas in loco?
Também não posso viajar no tempo para me certificar de que o estudo que um cientista fez de uma planta que crescia numa floresta que depois foi destruída por um incêndio está correto. O que posso fazer é verificar se o trabalho está coerente e citá-lo. Se você não é capaz de pegar um trabalho feito em cima de um médium e encontrar as falhas e propor hipóteses alternativas e quer dar uma de Santa Toméia, eu sinto muito. Não tenho como satisfazê-la.Apo escreveu:Onde ficou a DE nisto tudo? Parada numas fotos de péssima qualidade ( de propósito, para não mostar fios e outras coisas primárias , que eram interessantes nos circos itinerentes, e que tanto mexiam com a fantasia dos mais inocentes)? Coisa mais triste...a DE precisa evoluir, propor novas formas de fazermos contato...usar cores, gente bonita ( porque...pelo amor de deus...que gente HORROROSA , com cara de mortos, para assustar...), gente normal, com roupas de hoje em dia...
Ou os espíritos são antiquados, deprimentes e desistiram de se comunicar no mundo contemporâneo?
Depois de mais de 80 anos de experimentos, feitos por mais de 200 cientistas e mais outros de quebra, e tudo isso para terminar em argumentos como os seus, então os médiuns decidiram tirar o time de campo e ficar onde são bem vindos. Há centros que fazem materialização hoje dia, mas restringem tudo a seu público interno e a poucos convidados. Como? Fazer novos experimentos, com os recursos de hoje? Pra que? Não vai convencer a ninguém mesmo!
Apo escreveu:Ok! Isto é uam desistência por VO! Que argumento fantástico!!! Onde estão estes centros? Tem aqui em Porto Alegre? ( de novo, não me venha com argumentos tipo video, dizendo que Porto Alegre decerto não tem centro de veradade, ou então meus amigos saberiam). Endereços. Vou lá assim que você me conseguir. Tenho amigos muito influentes em todos os meios. Só me consiga os endereços, porque alguns deles são espíritas e NUNCA disseram este despautério que você está dizendo. No aguardo...
Eu moro em São Carlos - SP e nunca fui a Porto Alegre para conferir porquê esse porto é alegre. Contate seus amigos espíritas influentes e veja o que consegue deles. Por que eu tenho de ir aí para fazer o seu trabalho? Quanto a convencer, é como Kardec disse: _ Para que tentar fazê-lo adepto se não o quer ser?Apo escreveu:Os livros de romances e dramas espíritas mais recentes continuam com temas ultrapassados, alguns com histórias de amor entre príncipes e pirncesas, cheios de pudores, melindres, ambientes lúgubres...
Sinceramente, você teria alguma coisa mais colorida, mais viva, alguma aparição ou contato testemunhado e documentado, além de comprovado cientificamente que estivesse disponível na internet? Eu gostaria de assistir. Tem?
Quer coisa mais comprovada cientificamente do que ter mais de 200 cientistas confirmando-o ao longo de 80 anos? E pior ainda do que toda uma comunidade cética dizendo que estavam TODOS errados, mas não sabendo dizer onde erraram?[/color]
[/quote]
Apo escreveu:AFE! Você aqui desistiu mesmo. Pedi claramente algo atual e olha o que voc~e me responde! Não consegue se livrar das coisas velhas, pois são as únicas que você têm para tentar nos convencer. Lamentável que eu tenha que assistir a esta desistência.
No aguardo dos endereços. E os nomes dos tais 200 e tantos cientistas. Tenho certeza de que você, bem informado como é sobre a DE dispõe disto para a sua colega cética aqui.
A colega cética tem que fazer o seu trabalho se quiser se informar e falar a sério e não como uma quevedete. Quanto a mim, as coisas velhas ENQUANTO NÃO PROVADAS FALSAS PELOS QUE DIZEM QUE SÃO FALSAS, continuarão verdadeiras para mim.