COTAS PARA INDÍGENAS?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

COTAS PARA INDÍGENAS?

Mensagem por Apo »

Mais esta agora...

Tem cotas para estudantes indígenas em toda faculdade, centro universitário e universidade do país?

Não consigo colar aqui o EDITAL da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, publicado em 05 de Janeiro de 2008, mas eis aqui o documento, um dos ítens da página.

http://www.ufrgs.br/coperse/pseindigenas/

Detalhe: Não são aceitos, para fins de inscrição, documentos onde esteja escrtio : NÃO ALBETIZADO. :emoticon5:

__________________________________________________________________________________

Processo Seletivo Específico para Ingresso de Estudantes Indígenas

Lista preliminar dos classificados de 2008

Nome Curso

Nerlei Fidelis -Agronomia
João Anilton Santos Amaral Ciências Jurídicas e Sociais - Diurno
Odirlei Fidelis Comunicação Social - Jornalismo
Denize Leticia Marcolino - Enfermagem
Evandro Palhano - História - Licenciatura - Diurno
Marli Kei Claudino Letras - Licenciatura
Lucíola Maria Inacio Belfort Medicina
Vanderlei Kafey Malaquias Odontologia
Dorvalino Cardoso Pedagogia

__________________________________________________________________________________
Imagem

Fenrir
Gênero: Masculino

Re: COTAS PARA INDÍGENAS?

Mensagem por Fenrir »

Há que ser consistente. Se já existem cotas para os negros então que criem cotas
para os índios tambem.

Note que disto não sucede que devam ser 'consistentes' e sair criando cotas para qualquer
outro grupo X, Z ou W! Me baseei no parametro de raça ou não é assim que funciona
o esquema de cotas? Se não fosse baseado em critérios de raça, porque então
criá-las para negros em lugar de para pessoas com baixa renda ou qualquer outro
grupo classificado segundo um criterio que nao o racial?

Se bem que se seguissem ate o fim com esta 'consistencia', deveriam dar as cotas aos
brancos tambem e ai com todos tendo cotas, ninguem teria cotas...

Agora se o sistema de cotas é correto ou não, eficiente ou não é outra história.
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Verdadeiros Tupis não precisam de cotas.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apo

Mensagem por Apo »

Fenrir escreveu:Há que ser consistente. Se já existem cotas para os negros então que criem cotas
para os índios tambem.

Note que disto não sucede que devam ser 'consistentes' e sair criando cotas para qualquer
outro grupo X, Z ou W! Me baseei no parametro de raça ou não é assim que funciona

Se bem que se seguissem ate o fim com esta 'consistencia', deveriam dar as cotas aos

Agora se o sistema de cotas é correto ou não, eficiente ou não é outra história.

Não é outra história. É a mesma. Ela abre portas dos fundos hora sob um argumento ( sectarismo, assimo promovendo na verdade) hora sob outro ( direitos iguais para todos, o que invalida o primeiro).

Sou judia. Se a "consistência" é o critério racial, quero um processo de seleção especial para o povo de descendência judia.
Há motivos de sobra para vitimizar os judeus na história.
Acontece que, além de descendência judia, tenho descendência negra ( já que dizem que no Brasil todo mundo tem um pé na África e minha avó materna tinha alguns traços notoriamente negros).
E se o argumento das minorias alijadas é o que vige e pauta esta política cada vez mais atrofiada, quero cotas para mulheres ( motivos óbvios), para gays ( idem), para albinos ( com iluminação especial nas dependências acadêmicas), para portadores de várias síndromes ( que são impedidos por suas doenças de participar da vida escolar normalmente ), para quem estudou em escola pública ( seria óbvio e não o fato de ser negro ou pobre) e por que não, para canhotos?

Pobre Brasil...
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Acauan escreveu:Verdadeiros Tupis não precisam de cotas.

Só Tupis?

Seres humanos estudantes de bom empenho pessoal e caráter NÃO ACEITAM COTAS.

A cota é sectarista e humilhante e seu objetivo único é político e baseia-se numa falsa correção do passado, através de mimo e não do firme propósito de um pacto com todo a sociedade. Ela alimenta a falsidade e a má-fé. Ela destrói a luta interna dos indivíduos e dos grupos pela igualdade no presente e no futuro. Ela passa a mãozinha obscura de um pai benevolente e fraco na cabecinha do que nasceu em outra circunstância sem escolher, mas que escolhe seu destino com sua capacidade individual e não usando a origem para usurpar. Usurpando, o que assim age só se sente vingado, o que não constrói a emancipação verdadeira.
Imagem

Fenrir

Mensagem por Fenrir »

Apo escreveu:
Fenrir escreveu:Há que ser consistente. Se já existem cotas para os negros então que criem cotas
para os índios tambem.

Não é outra história. É a mesma. Ela abre portas dos fundos hora sob um argumento ( sectarismo, assimo promovendo na verdade) hora sob outro ( direitos iguais para todos, o que invalida o primeiro).

Sou judia. Se a "consistência" é o critério racial, quero um processo de seleção especial para o povo de descendência judia.
Acontece que, além de descendência judia, tenho descendência negra ( já que dizem que no Brasil todo mundo tem um pé na África e minha avó materna tinha alguns traços notoriamente negros).
E se o argumento das minorias alijadas é o que vige e pauta esta política cada vez mais atrofiada, quero cotas para mulheres ( motivos óbvios), para gays ( idem), para albinos ( com iluminação especial nas dependências acadêmicas), para portadores de várias síndromes ( que são impedidos por suas doenças de participar da vida escolar normalmente ), para quem estudou em escola pública ( seria óbvio e não o fato de ser negro ou pobre) e por que não, para canhotos?

Pobre Brasil...

Note, Apo, que eu escrevi:
"Se bem que se seguissem ate o fim com esta 'consistencia', deveriam dar as cotas aos
brancos tambem e ai com todos tendo cotas, ninguem teria cotas..."
Se fossem consistentes no que diz respeito a grupos baseados em quaisquer outros
criterios chegariam a conclusao que teria de haver cotas para particamente todo mundo!
"Man is the measure of all gods"

"The things are what they are and are not what they are not"

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Apo

Mensagem por Apo »

Fenrir escreveu:
Apo escreveu:
para os índios tambem.

Pobre Brasil...

Note, Apo, que eu escrevi:
"Se bem que se seguissem ate o fim com esta 'consistencia', deveriam dar as cotas aos
brancos tambem e ai com todos tendo cotas, ninguem teria cotas..."
Se fossem consistentes no que diz respeito a grupos baseados em quaisquer outros
criterios chegariam a conclusao que teria de haver cotas para particamente todo mundo!

Claro que eu notei o que você escreveu.
O que estou colocando é que não podemos apoiar este tipo de "coerência" dentro da incoerência maior que é um crime contra toda a sociedade: a política de cotas. Imagine o quanto se pode desmembrar isto e criar distorções dentro do que seria um critério universal ( como é chamado o vestibular unificado, igual para todos).
Não há como pré-julgar quem é merecedor ou não, quem é vítima ou não, o que é ser vítima. como se devolve algo ( quem disse que precisamos devolver, e não alavancar lá na base, no ensino pré-fundamental).
É tudo uma espécie de "cala-boca" ideológico. "Pegue aí a chance e aproveite que o o futuro é uma interrogação", "deixe de ser bobo e use seus ...direitos".

Não é um horror histórico tudo isto?
Imagem

Joe

Mensagem por Joe »

Cotas deveriam ser banidas.

Trancado