Ao Botânico e demais espíritas do fórum...
Re: Ao Botânico e demais espíritas do fórum...
vi uma entrevista de um renomado físico brasileiro no "roda viva".
ele falou que o que fere a lei da gravitação universal não se pode dar crédito.
jesus subindo aos céus ou espíritos "flutuando".
o que vcs pensam?
inclusive ele não é muito querido pelo fayman; por causa das suas teorias sobre o big bang.
fugiu-me o nome do indivíduo; mas já postei um texto dele por aqui.
ele falou que o que fere a lei da gravitação universal não se pode dar crédito.
jesus subindo aos céus ou espíritos "flutuando".
o que vcs pensam?
inclusive ele não é muito querido pelo fayman; por causa das suas teorias sobre o big bang.
fugiu-me o nome do indivíduo; mas já postei um texto dele por aqui.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).
Botanico escreveu:Alexandre escreveu:Caro Botânico,
Durante mais de um ano em que acompanho ativamente o fórum Religião é Veneno, tenho acompanhado casualmente alguns debates e questionamentos sobre a doutrina espírita, da qual você é adepto. Nas suas postagens, percebo sempre uma crítica explícita á maneira como o ceticismo é encarado por parte de alguns defensores desta filosofia aqui no fórum - não como uma ferramenta abstrata a favor do pensamento crítico e intelectual, assim como a busca sistemática pela verdade plena, mas apenas uma forma autômata de preconceito e descrença fundamentados em julgamentos pessoais e apego excessivo ao materialismo, ou ainda um falso senso de racionalismo exibicionista. Em outras palavras, a negação imediata em detrimento da dúvida é um exercício tolo de pseudo ceticismo, um amuleto ao qual muitos se apegam para preservar seus próprios juizos de valores, ou mesmo por preguiça cognitiva. Repudio estes céticos de fachada, embora eu próprio me enquadre na categoria.
Já não está começando bem: se repudia os céticos de fachada, mas se enquadra na categoria, então tem que primeiro fazer uma reforma na sua cabeça.
Desculpe. Vou rever meus conceitos e valores pessoais agora mesmo... Pronto, já foram revistos. Obrigado!
Botanico escreveu:Alexandre escreveu:Como outros membros deste fórum, ridicularizo o espiritismo, embora saiba pouco ou quase nada sobre a doutrina.
E continua ruim, pois aquele que ridiculariza algo do qual conhece pouco ou quase nada, então está apenas julgando a coisa à base de seu gosto pessoal. E gosto não se discute: lamenta-se.
Eu não tinha mesmo esperanças de que você se dispusesse a ser meu guia espiritual, mas esperava um pouco mais de receptividade da sua parte.
Botanico escreveu:Alexandre escreveu:Quero dar uma chance ao espiritismo e tenho certeza que você e os demais foristas espíritas deste espaço não se negariam em partilhar da fascinante e pungente experiência (imagino eu) que é entrar contato com o iluminado mundo espiritual. Tenho certeza que tal experiência com o desconhecido daria um novo sentido ás vidas insípidas e sem propósito de muitos de nós foristas.
Pra quem começou com péssimas credenciais , você está se dando muita importância. Até parece que o Espiritismo precisa de uma chance de sua parte! A menos que você seja um grande bambambam da comunidade cética ocultando-se atrás do nick Alexandre, sua contribuição seria nula. E a propósito, seria nula mesmo que você fosse o próprio James Randi. Afinal em tempos idos e passados, quando cientistas renomados anunciaram que iam investigar esse embuste chamado Espiritismo, a mídia aclamava, exaltava, anunciando que em breve a verdade apareceria. Só que quando a verdade aparecia na forma de confirmação da coisa, aí murchava tudo e "não se tinha dúvidas de que o cientista fora enganado". Ou como a Apo por aqui, que nem sabe a biografia dos caras, o tal aclamado cientista seria como o físico da geringonça na garagem que ela mencionou em outro lugar.
Você está sofismando, e não é a primeira vez que faz isso. Sugerir que os supostos fenômenos mediúnicos detectados e posteriormente avaliados por pesquisadores gabaritados nas mais diversas áreas da ciência, não têm respaldo e nem homologação da mesma, se deve ao fato de que há uma conspiração da própria comunidade científica cujo objetivo é desvirtuar e descredenciar os estudos de fenômenos paranormais que ela mesma toma partido em investigar, é no mínimo... Leviano. E por que haveria toda essa trama? Quem ganha com ela? Os céticos? Os ateus? Os secularistas? Tenha dó!
E de que casos "confirmados" estamos falando? O suspeitíssimo caso das irmãs Fox seria um deles, cujo enredo é extremamente controverso e obscuro, para não dizer ardiloso? Isso é tudo o que você tem? E nos acusa de caluniadores por termos lucidez o bastante para não dar crédito a essa escabrosidade toda.
Botanico escreveu:Alexandre escreveu:Independente de ser um acontecimento corriqueiro ou fortuito em centros mediúnicos, gostaria de saber o endereço de algum centro espírita em qualquer lugar do país (qualquer buraco mesmo) que realize a prática da materialização de espíritos. Estou disposto a me submeter ás regras e condições exigidas para participar de tal evento. Minha disciplina e honestidade intelectual são o que tenho a oferecer. Meu compromisso é apenas com a verdade.
Botânico, RCA e Benetton, aguardo resposta.
Nada feito pois:
1) Não conheço nenhum centro ou médium capaz de materialização ou efeitos físicos.
Será que é porquê esses tais centros não existem?
Botanico escreveu:2) Se conhecesse, nada ia lhe dizer pois sei das dificuldades e problemas que inexpertos no assunto causariam. Esse fenômeno é complexo e coloca o médium sob risco. Eu não quero ser responsável por esse tipo de problema.
Que tipo de problema posso causar? De que tipo de risco estamos falando? Gripe? Sarampo? Rejeição ectoplásmática? Lesão na glândula pineal do médium? Como você sabe dessas coisas, já assistiu a um evento de materialização, ou isso tudo faz parte do folclore?
Botanico escreveu:3) Se você fosse honesto intelectualmente saberia que não dá para se estudar uma coisa sem saber o mínimo sobre ela.
E para saber o mínimo sobre determinada coisa eu não tenho que estudá-la primeiro? Por onde devo começar então? No mundinho fechado e restrito dos espíritas, é dificl aprender algo apenas por auto didatismo.
Botanico escreveu:4) Interesse na verdade? Mais de uma vez já levamos puxadas de tapetes por causa disso. Veja só o caso da Josefa: sete repórteres de um semanário sensacionalista tiveram acesso a uma sessão, tiveram toda a liberdade de revistar tudo e a todos (até rasgaram os bolsos do Chico Xavier e rasgaram a roupa da médium também), deixaram declarações escritas, assinadas e gravadas de que nada encontraram de fraude e depois... Escreveram mais de 70 páginas denunciando fraude.
Não sou um repórter e não tenho interesse em fazer nenhuma matéria acerca da doutrina espírita, muito menos fazer julgamentos quanto aquilo que eu possa vir a presenciar. Eu só quero ver!
Botanico escreveu:5) No Brasil temos mais interesse em caridade do que em aspectos científicos. Novos experimentos a respeito nada produziriam de diferente do que já foi feito. E como os céticos insistem em nos dizer que fotografias, filmes, vídeos, infravermelho, ou qualquer outra forma de registro que ainda não foi inventada SEMPRE PODE SER FRAUDADOS, então já de antemão sabemos que nada temos a ganhar. Por isso não perdemos mais tempo com isso.
Por quê é tudo tão escondido, sigiloso e de acesso tão restrito? O espiritismo é afinal uma ciência ao alcance de todos, ou uma seita obscura onde somente os escolhidos à dedo podem participar? Por enquanto eu fico com a segunda hipótese.
"Desisti de ser feliz. Agora me sinto muito menos infeliz."
Micítaus do ISSÁS
"Um rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem."
Bertold Brecht
O que estou ouvindo?
Jeff Buckley-Hallelujah"
Micítaus do ISSÁS
"Um rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem."
Bertold Brecht
O que estou ouvindo?
Jeff Buckley-Hallelujah"
cyrix escreveu:Alexandre escreveu:Independente de ser um acontecimento corriqueiro ou fortuito em centros mediúnicos, gostaria de saber o endereço de algum centro espírita em qualquer lugar do país (qualquer buraco mesmo) que realize a prática da materialização de espíritos. Estou disposto a me submeter ás regras e condições exigidas para participar de tal evento. Minha disciplina e honestidade intelectual são o que tenho a oferecer. Meu compromisso é apenas com a verdade.
Acho que vc não é o primeiro a ter essa idéia aqui no fórum ...
Eu não perco a minha fé!
Micítaus do ISSÁS
Bertold Brecht
O que estou ouvindo?
Jeff Buckley-Hallelujah"
Micítaus do ISSÁS
Bertold Brecht
O que estou ouvindo?
Jeff Buckley-Hallelujah"
RCAdeBH escreveu:Alexandre,
Vejo que voce assim como os demais céticos focam muito o fenômeno da materialização que já foi alvo da investigação de pessoas mais céticas que voce e não encontraram nada. Certamente vai ser difícil encontrarmos centros onde se pratique a materialização por ser um fenômeno difícil de se fazer primeiro pela falta de médiuns que o façam nesses ultimos tempos e mesmo que encontrassemos algum certamente não seria pelo fato de somente lhe demonstrar algo "fantástico" que seria feito. De acordo com a doutrina para este tipo de maniferstação é necessário um dispêndio de tempo e energia dos dois lados (espiritual e carnal) imenso , que acredito inviabilizaria tal acontecimento. Certamente voce irá achar alguma coisa parecida na umbanda ou candomblé.
Agora lhe pergunto, já viu um livro psicografado pelo Chico Xavier que é na verdade uma coletânea de mensagens psicografadas de pessoas mortas com caligrafia, assinaturas e expressões de detalhes muito íntimos do "morto"? Sempre que falo sobre este livro todos se calam por aqui. Porque querer o fantástico se o óbvio está na sua cara? Baixe o livro pela net ou compre... depois me dê alguma argumento de como aquilo foi feito senão pela ligação mediúnica entre mortos e vivos.
Tive várias experiências com fenômenos mediúnicos durante minha vida, e modéstia parte me considero um homem culto e lúcido a ponto de deixar levar por embusteiros ou simplesmente me enganar, ou crer pela "fé".
Mas acredito que cada um tem seu momento de se adentrar no oculto. O seu vai chegar, assim como o de nossos amigos céticos aqui do fórum.
RCA,
entendo o seu ponto de vista, mas há de convir que obras psicografadas não são exatamente a prova contundente que os céticos tanto procuram. Qual seria o nome desse livro do Chico Xavier? Ele publicou mais de 400... A propósito: Nos centros onde se realizam psicografias, é permitido que outras pessoas que não os próprios médiuns acompanhem o, digamos, processo? Eu nunca fui a um centro, portanto nem sei se há psicógrafos em todos eles. Existe algum grupo que você possa me apresentar, ou pessoas que devo conhecer?
Micítaus do ISSÁS
Bertold Brecht
O que estou ouvindo?
Jeff Buckley-Hallelujah"
Micítaus do ISSÁS
Bertold Brecht
O que estou ouvindo?
Jeff Buckley-Hallelujah"
Apo escreveu:Alexandre escreveu:Caro Botânico,
Durante mais de um ano em que acompanho ativamente o fórum Religião é Veneno, tenho acompanhado casualmente alguns debates e questionamentos sobre a doutrina espírita, da qual você é adepto. Nas suas postagens, percebo sempre uma crítica explícita á maneira como o ceticismo é encarado por parte de alguns defensores desta filosofia aqui no fórum - não como uma ferramenta abstrata a favor do pensamento crítico e intelectual, assim como a busca sistemática pela verdade plena, mas apenas uma forma autômata de preconceito e descrença fundamentados em julgamentos pessoais e apego excessivo ao materialismo, ou ainda um falso senso de racionalismo exibicionista. Em outras palavras, a negação imediata em detrimento da dúvida é um exercício tolo de pseudo ceticismo, um amuleto ao qual muitos se apegam para preservar seus próprios juizos de valores, ou mesmo por preguiça cognitiva. Repudio estes céticos de fachada, embora eu próprio me enquadre na categoria. Como outros membros deste fórum, ridicularizo o espiritismo, embora saiba pouco ou quase nada sobre a doutrina. Quero dar uma chance ao espiritismo e tenho certeza que você e os demais foristas espíritas deste espaço não se negariam em partilhar da fascinante e pungente experiência (imagino eu) que é entrar contato com o iluminado mundo espiritual. Tenho certeza que tal experiência com o desconhecido daria um novo sentido ás vidas insípidas e sem propósito de muitos de nós foristas.
Independente de ser um acontecimento corriqueiro ou fortuito em centros mediúnicos, gostaria de saber o endereço de algum centro espírita em qualquer lugar do país (qualquer buraco mesmo) que realize a prática da materialização de espíritos. Estou disposto a me submeter ás regras e condições exigidas para participar de tal evento. Minha disciplina e honestidade intelectual são o que tenho a oferecer. Meu compromisso é apenas com a verdade.
Somos dois. As suas palavras adocicadasdevem convenc^-los a nos deixar participar destas experiências que tantos céticos devem desejar com afinco durante toda a sua "peregrinação"
.
Parabéns por falar em nome da "classe". Faço, a partir deste momento, minhas as suas palavras.
Aguardemos.
Valeu, apo. Eu vou mesmo visitar alguns centros aqui de bh em breve. Semana que vem vou ver se consigo falar com o Dr. Fritz, um cirurgião espiritual que atende num bairro próximo. Minha mãe se consultou com ele -na verdade é uma mulher franzina que incorpora o médico alemão- e disse que foi uma maravilha, as dores nas costas sumiram. O Botânico bem que podia ajudar me dando um crachá ou os contatos certos, mas pelo visto eu vou ter que encontrar os espíritos superiores sozinho. Depois abro um tópico no fórum relatando as minhas experiências.
Abraço!
Micítaus do ISSÁS
Bertold Brecht
O que estou ouvindo?
Jeff Buckley-Hallelujah"
Micítaus do ISSÁS
Bertold Brecht
O que estou ouvindo?
Jeff Buckley-Hallelujah"
Alexandre escreveu:Como outros membros deste fórum, ridicularizo o espiritismo, embora saiba pouco ou quase nada sobre a doutrina.
Típico...

É triste, pois muitos criticam e negam o que desconhecem e isso foge a atitude cética.
Foi Cristo quem disse? Então não acredito...
Isso é tão ruim quanto acreditar em algo, apenas por ter sido dito por Cristo.
Em ambos os casos, poupa-se a trabalho de pensar.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".
NadaSei escreveu:Alexandre escreveu:Como outros membros deste fórum, ridicularizo o espiritismo, embora saiba pouco ou quase nada sobre a doutrina.
Típico...![]()
![]()
É triste, pois muitos criticam e negam o que desconhecem e isso foge a atitude cética.
Foi Cristo quem disse? Então não acredito...
Isso é tão ruim quanto acreditar em algo, apenas por ter sido dito por Cristo.
Em ambos os casos, poupa-se a trabalho de pensar.
Considere que para questionar ou dividar de algo, não é necessário ser um profundo conhecedor daquele algo (e não estou dizendo que você disse isso!). Pode-se questionar alguns pontos, pode-se argumentar, pedir alguma explicação ou esclarecimento daqueles que estariam mais familiarizados com tais idéias/doutrinas.
Acho que o Alexandre escolheu mal as palavras.
Eu teria dito "Como muitos membros do fórum, questiono a DE embora não me considere um bom conhecedor da mesma".
Isso não me proíbe, pois não? Dizer o contrário também seria errado:
"Os argumentos de fulano contra a DE são irrelevantes, pois o mesmo não é um profundo conhecedor da DE". Seria um adHominem!
Posso atacar uma doutrina, se perceber, por exemplo, que alguns de seus pressupostos ferem a
lógica ou o bom-senso. E para tal não seria obrigatório ser um expert naquela doutrina.
Mas sou forçado a concordar que cetiscismo acrítico e niilismo gratuito, seriam tão nocivos quanto fé cega...
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)
"The things are what they are and are not what they are not"
"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)
"The things are what they are and are not what they are not"
"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)
Fenrir escreveu:Considere que para questionar ou dividar de algo, não é necessário ser um profundo conhecedor daquele algo (e não estou dizendo que você disse isso!). Pode-se questionar alguns pontos, pode-se argumentar, pedir alguma explicação ou esclarecimento daqueles que estariam mais familiarizados com tais idéias/doutrinas.
Acho que o Alexandre escolheu mal as palavras.
Eu teria dito "Como muitos membros do fórum, questiono a DE embora não me considere um bom conhecedor da mesma".
Isso não me proíbe, pois não? Dizer o contrário também seria errado:
"Os argumentos de fulano contra a DE são irrelevantes, pois o mesmo não é um profundo conhecedor da DE". Seria um adHominem!
Posso atacar uma doutrina, se perceber, por exemplo, que alguns de seus pressupostos ferem a
lógica ou o bom-senso. E para tal não seria obrigatório ser um expert naquela doutrina.
Mas sou forçado a concordar que cetiscismo acrítico e niilismo gratuito, seriam tão nocivos quanto fé cega...
Aqui estamos de acordo, eu mesmo sou critico de diversas idéias de alguns espíritas sobre o carma, sendo o espiritismo algo que não domino.
Questionar todo mundo pode, mas acho meio difícil apenas "escolher mal as palavras", trocando a palavra questionar por ridicularizar.
Questionar não é fazer chacota, nem tentar mostrar o ridículo de algo que não se conhece bem.
Essa atitude é conhecida como preconceito, o julgamento precipitado acerca de algo que pode ser melhor do que pensamos.
É como o pré-julgamento de um cristão a religiões afros ou orientais, que de cara são tachadas de "satanismo"...
Só que aqui alguns preferem tachar de "ridículo", "crendisse boba", etc...
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".
Botanico escreveu:Alexandre escreveu:Caro Botânico,
Durante mais de um ano em que acompanho ativamente o fórum Religião é Veneno, tenho acompanhado casualmente alguns debates e questionamentos sobre a doutrina espírita, da qual você é adepto. Nas suas postagens, percebo sempre uma crítica explícita á maneira como o ceticismo é encarado por parte de alguns defensores desta filosofia aqui no fórum - não como uma ferramenta abstrata a favor do pensamento crítico e intelectual, assim como a busca sistemática pela verdade plena, mas apenas uma forma autômata de preconceito e descrença fundamentados em julgamentos pessoais e apego excessivo ao materialismo, ou ainda um falso senso de racionalismo exibicionista. Em outras palavras, a negação imediata em detrimento da dúvida é um exercício tolo de pseudo ceticismo, um amuleto ao qual muitos se apegam para preservar seus próprios juizos de valores, ou mesmo por preguiça cognitiva. Repudio estes céticos de fachada, embora eu próprio me enquadre na categoria.
Já não está começando bem: se repudia os céticos de fachada, mas se enquadra na categoria, então tem que primeiro fazer uma reforma na sua cabeça.
Alexandre escreveu:Desculpe. Vou rever meus conceitos e valores pessoais agora mesmo... Pronto, já foram revistos. Obrigado!
De nada, mas em que categoria a revisão o colocou? No entre os céticos sérios ou entre os de fachada?
Botanico escreveu:Alexandre escreveu:Como outros membros deste fórum, ridicularizo o espiritismo, embora saiba pouco ou quase nada sobre a doutrina.
E continua ruim, pois aquele que ridiculariza algo do qual conhece pouco ou quase nada, então está apenas julgando a coisa à base de seu gosto pessoal. E gosto não se discute: lamenta-se.
Alexandre escreveu:Eu não tinha mesmo esperanças de que você se dispusesse a ser meu guia espiritual, mas esperava um pouco mais de receptividade da sua parte.
Quando começa afirmando que ridiculariza o que uma pessoa acredita, seja uma crença séria ou ingênua, como espera que ela mostre receptividade? O meu tempo anda curto e eu admitiria poder despender um pouco dele com aqueles que se mostram interessados em se esclarecer. Você até agora não me deu nenhum sinal neste sentido, então só estou respondendo por educação...
Botanico escreveu:Alexandre escreveu:Quero dar uma chance ao espiritismo e tenho certeza que você e os demais foristas espíritas deste espaço não se negariam em partilhar da fascinante e pungente experiência (imagino eu) que é entrar contato com o iluminado mundo espiritual. Tenho certeza que tal experiência com o desconhecido daria um novo sentido ás vidas insípidas e sem propósito de muitos de nós foristas.
Pra quem começou com péssimas credenciais , você está se dando muita importância. Até parece que o Espiritismo precisa de uma chance de sua parte! A menos que você seja um grande bambambam da comunidade cética ocultando-se atrás do nick Alexandre, sua contribuição seria nula. E a propósito, seria nula mesmo que você fosse o próprio James Randi. Afinal em tempos idos e passados, quando cientistas renomados anunciaram que iam investigar esse embuste chamado Espiritismo, a mídia aclamava, exaltava, anunciando que em breve a verdade apareceria. Só que quando a verdade aparecia na forma de confirmação da coisa, aí murchava tudo e "não se tinha dúvidas de que o cientista fora enganado". Ou como a Apo por aqui, que nem sabe a biografia dos caras, o tal aclamado cientista seria como o físico da geringonça na garagem que ela mencionou em outro lugar.
Alexandre escreveu:Você está sofismando, e não é a primeira vez que faz isso.
Exato, sempre faço isso... Afinal já que os céticos muito pouco me apresentam de útil então jogo com as armas deles.
Alexandre escreveu:Sugerir que os supostos fenômenos mediúnicos detectados e posteriormente avaliados por pesquisadores gabaritados nas mais diversas áreas da ciência, não têm respaldo e nem homologação da mesma, se deve ao fato de que há uma conspiração da própria comunidade científica cujo objetivo é desvirtuar e descredenciar os estudos de fenômenos paranormais que ela mesma toma partido em investigar, é no mínimo... Leviano.
Meu caro, eu só constato os fatos históricos. Se ao longo de 80 anos, mais de 200 cientistas investigaram os fenômenos mediúnicos e constataram que eram verídicos (uns aceitavam a natureza espiritual da coisa e outros buscavam hipóteses alternativas, excluindo-se os espíritos...) mas quem ficou com a razão e foram aclamados como gênios pela comunidade científica foram os que negavam esses fatos SEM NUNCA TEREM FEITO EXPERIMENTO ALGUM, então quer que eu diga o quê? Não creio que houvesse uma conspiração orquestrada intencional, mas simplesmente uma questão de fé coletiva: a ciência matou o espírito e se havia cientistas dispostos a ressuscitá-lo, estes só podiam estar errados... Sacou?
Alexandre escreveu:E por que haveria toda essa trama? Quem ganha com ela? Os céticos? Os ateus? Os secularistas? Tenha dó!
Quem sai ganhando mais? Aquele que está com a maioria ou contra ela? Que petistas saem ganhando mais: aqueles que se aproveitam da corrupção e bandalheira patrocinada pelos cumpanheiros ou os que a denunciam? Muito que bem: se a maioria da comunidade científica acha que esse negócio de espírito é ridículo, então aqueles que fazem coro do ridículo são aclamados por essa maioria. Se alguém fala a favor do dito espírito, então só pode ser um panaca, um supersticioso, um desinformado... Sacou?
Alexandre escreveu:E de que casos "confirmados" estamos falando? O suspeitíssimo caso das irmãs Fox seria um deles, cujo enredo é extremamente controverso e obscuro, para não dizer ardiloso? Isso é tudo o que você tem? E nos acusa de caluniadores por termos lucidez o bastante para não dar crédito a essa escabrosidade toda.
Ah! Comecemos por aqui. Então diz aí o que sabe deste caso e porque as pessoas lúcidas não dão crédito a essa escabrosidade toda.
Botanico escreveu:Alexandre escreveu:Independente de ser um acontecimento corriqueiro ou fortuito em centros mediúnicos, gostaria de saber o endereço de algum centro espírita em qualquer lugar do país (qualquer buraco mesmo) que realize a prática da materialização de espíritos. Estou disposto a me submeter ás regras e condições exigidas para participar de tal evento. Minha disciplina e honestidade intelectual são o que tenho a oferecer. Meu compromisso é apenas com a verdade.
Nada feito pois:
1) Não conheço nenhum centro ou médium capaz de materialização ou efeitos físicos.
Alexandre escreveu:Será que é porquê esses tais centros não existem?
[color=#00FFFF]Existem, mas como eu disse adiante, acabou-se o tempo dos espetáculos. Já que nada disso convence aos "de fora", então não há mais porque perder tempo com isso. Daí então preferem manter a coisa apenas para o seu grupo seleto.
Botanico escreveu:2) Se conhecesse, nada ia lhe dizer pois sei das dificuldades e problemas que inexpertos no assunto causariam. Esse fenômeno é complexo e coloca o médium sob risco. Eu não quero ser responsável por esse tipo de problema.
Alexandre escreveu:Que tipo de problema posso causar? De que tipo de risco estamos falando? Gripe? Sarampo? Rejeição ectoplásmática? Lesão na glândula pineal do médium? Como você sabe dessas coisas, já assistiu a um evento de materialização, ou isso tudo faz parte do folclore?
Bem, eu suponho que se estiver testemunhando uma coisa dessas, você não gostaria de estar sendo enganado, certo? É, eu também não. No entando, neste afã de se obter certeza, médiuns pagaram caro. A Florence Cook, médium estudada pelo cientista William Crookes, teve a forma fantasma agarrada por um cara a serviço de uma médium rival. Ao segurar essa forma, ela se dissolveu e a médium depois disso ficou doente por semanas. Com a médium Madame dÉsperance, aconteceu algo parecido. Durante uma sessão, ela passou mal, sentindo graves dores no peito e engasgos e afixia. Ficou também doente por semanas. Depois um dos presentes à sessão, envergonhado, confessou-lhe que agarrara a fantasma pois queria certificar-se de que não era ela disfarçada. Helen Duncan também teve sua forma fantasma agarrada por policiais que a investigavam e essa não teve tempo para ficar doente: morreu dias depois. Em outro caso, um dos presentes foi mais agressivo: sacou um canivete e cravou-o na mão fantasma que passava perto dele, atravessando-a de fora a fora. À distância, no gabinete, a médium gritou de dor. Acesas as luzes, ela dizia sentir dor na mão, que examinada, mostrou um sinal nos lugares onde o canivete atingira a mão fantasma, mas não havia corte ou perfuração.
Já que me deixou claro que nada sabe da coisa, sei lá que estripulias poderia aprontar no lugar.
Botanico escreveu:3) Se você fosse honesto intelectualmente saberia que não dá para se estudar uma coisa sem saber o mínimo sobre ela.
Alexandre escreveu:E para saber o mínimo sobre determinada coisa eu não tenho que estudá-la primeiro? Por onde devo começar então? No mundinho fechado e restrito dos espíritas, é dificl aprender algo apenas por auto didatismo.
Deve começar por onde todo cientista começa: lendo o mais possível a respeito do assunto. Experimente os livros de Carlos Imbassahy: O Espiritismo à luz dos fatos; À margem do Espiritismo, Hipóteses em Parapsicologia, A farsa escura da mente, etc. Já as obras de pataquadas céticas ficam por sua conta.
Botanico escreveu:4) Interesse na verdade? Mais de uma vez já levamos puxadas de tapetes por causa disso. Veja só o caso da Josefa: sete repórteres de um semanário sensacionalista tiveram acesso a uma sessão, tiveram toda a liberdade de revistar tudo e a todos (até rasgaram os bolsos do Chico Xavier e rasgaram a roupa da médium também), deixaram declarações escritas, assinadas e gravadas de que nada encontraram de fraude e depois... Escreveram mais de 70 páginas denunciando fraude.
Alexandre escreveu:Não sou um repórter e não tenho interesse em fazer nenhuma matéria acerca da doutrina espírita, muito menos fazer julgamentos quanto aquilo que eu possa vir a presenciar. Eu só quero ver!
Adianta alguma coisa ver o que não pode compreender?
Botanico escreveu:5) No Brasil temos mais interesse em caridade do que em aspectos científicos. Novos experimentos a respeito nada produziriam de diferente do que já foi feito. E como os céticos insistem em nos dizer que fotografias, filmes, vídeos, infravermelho, ou qualquer outra forma de registro que ainda não foi inventada SEMPRE PODE SER FRAUDADOS, então já de antemão sabemos que nada temos a ganhar. Por isso não perdemos mais tempo com isso.[/color]
Alexandre escreveu:Por quê é tudo tão escondido, sigiloso e de acesso tão restrito? O espiritismo é afinal uma ciência ao alcance de todos, ou uma seita obscura onde somente os escolhidos à dedo podem participar? Por enquanto eu fico com a segunda hipótese.
Pode ficar. Se milhares de estudos feitos ao longo de 80 anos, com mais de 200 cientistas neste processo não convenceram, que diferença mais um no bando faria?
Fedidovisk escreveu:Aos espíritas do forum, por acaso o Luíz Antonio Gasparetto negou suas origens... foi o que entendi parcialmente, será que ele assim como eu exige uma "reforma" por parte da Doutrina Espírita ?!
Cada qual tem o direito de fazer o que bem entender (São Paulo já dizia: TUDO me é permitido, mas nem tudo me convém). Os Gasparettos resolveram aderir ao estilo de vida do Pedir Mais Cedo, onde a bufunfa é a meta da coisa. Enquanto Chico Xavier preferiu despender o que ganhava com caridade, os Gasparettos preferiram gastar a grana que ganham com suas obras, palestras, etc e tal consigo mesmo.
Tal situação é repudiada pela DE, que não admite a mercantilização da mediunidade. Isso não os impede de fazer boas obras, mas no fim chega o momento em que eles próprios renegam sua condição de espíritas e até onde sei já o fizeram.
Fenrir escreveu:Ô Botânico, diz aí:
Qual é o Carma das angiospermas que estão sendo derrubadas na Amazônia??
Nenhum: as plantas não tem espírito.
- Ilovefoxes
- Gênero: Masculino
É de certa forma engraçado as falácias e apelos dos espíritas:
Obviamente é falácia, só não sei o nome, ou se tem nome. Então vou inventar:
Falácia Ad Arrogantium [à lá seu Creyçon]
Ocorre quando se assume que o argumento só pode estar errado por falha de outros.
Ex: A Bíblia não possui contradições, quem afirmar que há, é porque não leu corretamente.
Alexandre escreveu:Como outros membros deste fórum, ridicularizo o espiritismo, embora saiba pouco ou quase nada sobre a doutrina.
NadaSei escreveu:Típico...![]()
![]()
Basicamente, se algo está errado, é porque não se compreende, não se é inteligente o bastante para entender, e afins.Botanico escreveu:Adianta alguma coisa ver o que não pode compreender?
Ocorre quando se assume que o argumento só pode estar errado por falha de outros.
Ex: A Bíblia não possui contradições, quem afirmar que há, é porque não leu corretamente.
Ilovefoxes escreveu:É de certa forma engraçado as falácias e apelos dos espíritas:Alexandre escreveu:Como outros membros deste fórum, ridicularizo o espiritismo, embora saiba pouco ou quase nada sobre a doutrina.NadaSei escreveu:Típico...![]()
![]()
É triste, pois muitos criticam e negam o que desconhecem e isso foge a atitude cética.Basicamente, se algo está errado, é porque não se compreende, não se é inteligente o bastante para entender, e afins.Botanico escreveu:Adianta alguma coisa ver o que não pode compreender?
É engraçada a forma ilógica que algumas mentes trabalham.
Adora ver suas discussões e as "falácias" que aponta (ou pensa apontar), além de ver o pessoal tentando te mostrar as coisas através de argumentos que não te fazem sentido.
- Ilovefoxes
Seus argumentos não fazem sentido a ninguém, NadaSei.
Ilovefoxes escreveu:É de certa forma engraçado as falácias e apelos dos espíritas:Alexandre escreveu:Como outros membros deste fórum, ridicularizo o espiritismo, embora saiba pouco ou quase nada sobre a doutrina.NadaSei escreveu:Típico...![]()
![]()
É triste, pois muitos criticam e negam o que desconhecem e isso foge a atitude cética.Basicamente, se algo está errado, é porque não se compreende, não se é inteligente o bastante para entender, e afins.Botanico escreveu:Adianta alguma coisa ver o que não pode compreender?
Fazer o que? Na tentativa de convencer da fraude dos experimentos, os céticos têm usado de um argumento de que os médiuns teriam sido ilusionistas habilidosos. Assim, com seus truques, iludiram os pobres sábios ingênuos, QUE NADA ENTENDIAM DESSAS ARTES MÁGICAS. Aqui vale o seu argumento adeignorante, certo? Só que infelizmente os sábios céticos, mesmo aqueles que são mágicos, como o James Randi, NUNCA descreveram como foram os truques habilidosos usados pelos médiuns. Aliás, nem nos dizem como é que ficaram sabendo que eles eram ilusionistas habilidosos. E nenhum caso até hoje eu vi nos apresentarem os diplomas de ilusionistas dos cursos que os médiuns deveriam ter feito, nem nos dizem que foram seus mestres, nada. Os céticos querem me fazer crer que os médiuns foram os ilusionistas auto-didatas mais bem sucedidos do mundo. Pena que em vez de mostrarem suas artes no teatro, preferiram fazê-las em casas de particulares em troca de uma meia-dúzia de caraminguás...
- Fedidovisk
Botanico escreveu:Fedidovisk escreveu:Aos espíritas do forum, por acaso o Luíz Antonio Gasparetto negou suas origens... foi o que entendi parcialmente, será que ele assim como eu exige uma "reforma" por parte da Doutrina Espírita ?!
Cada qual tem o direito de fazer o que bem entender (São Paulo já dizia: TUDO me é permitido, mas nem tudo me convém). Os Gasparettos resolveram aderir ao estilo de vida do Pedir Mais Cedo, onde a bufunfa é a meta da coisa. Enquanto Chico Xavier preferiu despender o que ganhava com caridade, os Gasparettos preferiram gastar a grana que ganham com suas obras, palestras, etc e tal consigo mesmo.
Tal situação é repudiada pela DE, que não admite a mercantilização da mediunidade. Isso não os impede de fazer boas obras, mas no fim chega o momento em que eles próprios renegam sua condição de espíritas e até onde sei já o fizeram.
Mas a questão aqui tem mais a ver com o pensamento do que com as ações. É citado no site a crítica de Gasparetto sobre as "hierarquias" espíritas, é uma crítica que tanto vale da boca de Chico Xavier quanto de um Zé ninguém, pois isso é claro na DE.
O que há de mal nisso ? Tudo, pois estabelece um conceito de melhor ou pior, ou, evoluído ou atrasado. Evoluido é estar próximo de Deus, e para isso suas ações se baseiam em critérios que alguns "especialistas" dizem ser certou ou errado para atingir um objetivo... e que objetivo ?! Um fim ?!
Torna o sistema espírita totalmente arbitrário.
Alexandre escreveu:RCA,
entendo o seu ponto de vista, mas há de convir que obras psicografadas não são exatamente a prova contundente que os céticos tanto procuram.
A prova contundente que voces procuram nunca existirá.
Alexandre escreveu:Qual seria o nome desse livro do Chico Xavier? Ele publicou mais de 400...
http://www.universoespirita.org.br/chic ... cx_135.htm
Alexandre escreveu: A propósito: Nos centros onde se realizam psicografias, é permitido que outras pessoas que não os próprios médiuns acompanhem o, digamos, processo? Eu nunca fui a um centro, portanto nem sei se há psicógrafos em todos eles. Existe algum grupo que você possa me apresentar, ou pessoas que devo conhecer?
Sim, existe centros que permitem ver os médiuns psicografando. Voce pode ver tudo. Como voce disse que é de Belo Horizonte, posso te indicar o que eu frequento, que pode te dar essa possibilidade.
Mas antes disso, gostaria que me falasse sobre o livro do link acima. Se realmente voce está disposto a encontrar alguma coisa de concreto na DE a respeito de mediunidade , é um bom começo. Neste livro existem provas bastante interessantes de comunicações.
" ...I'm running to stand still... "
- Apo
- Gênero: Feminino
Eu vi e li um caderninho em uma tia maluca espirita da minha mãe dizia psicografar poesias de espíritos.
Impressionamente como ela levava aquilo a sério...Deus a tenha, mas era uma chata de galochas!
Não conseguia conversar meia dúzia de minutos sem puxar espírito pro meio do papo.
Parece que estava sempre noutro mundo...e quando chegava de visita ou nos aniversários de crianças, puxava o tal caderninho para ler as últimas poesias "recebidas" para qualquer um que chegasse mais perto dela desavisadamente.
Era um negócio meio histérico aquilo. Eu fugia que nem o diabo da cruz.
Pior era a cara que a gente ficava ouvindo aquela churumela. E ao fim ela perguntava: - Que lindo né, que "ele" me mandou?
Adoro poesia e já tive minha fase poeta, mas aquelas coisas esquisitas cheias de anjos de luz e amor, de imagens mórbidas, de uma atmosfera muito diferente do mundo atual ( mas muito semelhante a tempos obscuros e onde a religiosidade era guia para a vida). Uma coisa de muito mau gosto, repetitiva, enjoada mesmo.
Por que espíritos não se renovam, não escrevem coisas menos deprimentes e tristes ( com ares de paraíso, para mim aquilo é o inferno!)?
O pior é quando ela emendava poesia em elogios estranhos às pessoas ( falando no diminutivo, uma coisa muito chata mesmo), e convidava para ir ao Centro Espírita tomar uns passes...aquilo me arrepiava quando criança.
Bom, esta já passou daqui prá melhor. Os aniversários infantis da família agora só têm balões, música alegre, crianças correndo, cachorro-quente, brigadeiro e bolo com velhinhas. UFA!
Impressionamente como ela levava aquilo a sério...Deus a tenha, mas era uma chata de galochas!
Não conseguia conversar meia dúzia de minutos sem puxar espírito pro meio do papo.
Parece que estava sempre noutro mundo...e quando chegava de visita ou nos aniversários de crianças, puxava o tal caderninho para ler as últimas poesias "recebidas" para qualquer um que chegasse mais perto dela desavisadamente.
Era um negócio meio histérico aquilo. Eu fugia que nem o diabo da cruz.
Pior era a cara que a gente ficava ouvindo aquela churumela. E ao fim ela perguntava: - Que lindo né, que "ele" me mandou?

Adoro poesia e já tive minha fase poeta, mas aquelas coisas esquisitas cheias de anjos de luz e amor, de imagens mórbidas, de uma atmosfera muito diferente do mundo atual ( mas muito semelhante a tempos obscuros e onde a religiosidade era guia para a vida). Uma coisa de muito mau gosto, repetitiva, enjoada mesmo.
Por que espíritos não se renovam, não escrevem coisas menos deprimentes e tristes ( com ares de paraíso, para mim aquilo é o inferno!)?
O pior é quando ela emendava poesia em elogios estranhos às pessoas ( falando no diminutivo, uma coisa muito chata mesmo), e convidava para ir ao Centro Espírita tomar uns passes...aquilo me arrepiava quando criança.
Bom, esta já passou daqui prá melhor. Os aniversários infantis da família agora só têm balões, música alegre, crianças correndo, cachorro-quente, brigadeiro e bolo com velhinhas. UFA!

- Apo
RCAdeBH escreveu:chagas escreveu:Achei uma literatura interessante. Realmente aquele que tenha certa curiosidade deveria ler este livro.
Sem preconceito e com vontade de investigar.
Ninguem mais vai comentar nada sobre este livro?
Aceito a desistência de todos.
Não vou comentar porque simplesmente não vou cair de novo que nem uma mosca em cima de livro espírita algum.
É preconceito se assim você quiser chamar, eu formei já meu conceito a respeito de livros como este. Toda vez que me vieram com esta de "vontade de pesquisar", " interesse de estudar" , " preguiça de aprender"( o que é a máxima dos crentes, simpatizantes e estudiosos de religiões em geral), eu me arrependi amargamente de estar jogando meu rico tempo fora.
Acho que uma conclusão pode ser tirada desta estranha "conversa" entre céticos e " estudiosos" se posicionarem quando o assunto é fé: os primeiros simplesmente não dão a isto relevância em suas vidas ( ou já viram e estudaram o suficiente para saber que realmente não faz sentido), e os que percebem a religião ou a fé como importante entendem que os primeiros não pensam como eles porque são preguiçosos. Não é isto: apenas não acreditam, não concordam ou não acham importante.
Não há livro ou mágica ou lobotomia que vá mudar minha visão sobre este mundo ( que não é definitivamente o meu). As pessoas não são obrigadas a ter a mesma visão da vida e da existência por causa de livros. Isto é um esforço em vão. Quanto mais leio e vejo, menos acho coerente. So...desisto mesmo. Pode anotar meu nome no seu caderninho. Ele já consta do caderninho dos proselitistas de auto-ajuda, dos defensores da homeopatia e dos ardorosos leitores da Bíblia sagrada.

Apo escreveu:Não vou comentar porque simplesmente não vou cair de novo que nem uma mosca em cima de livro espírita algum.
É preconceito se assim você quiser chamar, eu formei já meu conceito a respeito de livros como este. Toda vez que me vieram com esta de "vontade de pesquisar", " interesse de estudar" , " preguiça de aprender"( o que é a máxima dos crentes, simpatizantes e estudiosos de religiões em geral), eu me arrependi amargamente de estar jogando meu rico tempo fora.
Acho que uma conclusão pode ser tirada desta estranha "conversa" entre céticos e " estudiosos" se posicionarem quando o assunto é fé: os primeiros simplesmente não dão a isto relevância em suas vidas ( ou já viram e estudaram o suficiente para saber que realmente não faz sentido), e os que percebem a religião ou a fé como importante entendem que os primeiros não pensam como eles porque são preguiçosos. Não é isto: apenas não acreditam, não concordam ou não acham importante.
Não há livro ou mágica ou lobotomia que vá mudar minha visão sobre este mundo ( que não é definitivamente o meu). As pessoas não são obrigadas a ter a mesma visão da vida e da existência por causa de livros. Isto é um esforço em vão. Quanto mais leio e vejo, menos acho coerente. So...desisto mesmo. Pode anotar meu nome no seu caderninho. Ele já consta do caderninho dos proselitistas de auto-ajuda, dos defensores da homeopatia e dos ardorosos leitores da Bíblia sagrada.
Ok, respeito sua posição a respeito do assunto. Mesmo considerando que voce sequer vai folear o livro pra emitir algum comentário que não seja depreciativo.
Voce já se perguntou quem é mais proselitista a respeito de suas crenças? Voce no seu ceticísmo absurdo ou o pior dos crentes proselitistas?
Por favor, Apo, não leve pro lado pessoal, mas intransigências como estas não cabem a uma mulher inteligente como voce.
De qualquer forma,
Um abraço.
" ...I'm running to stand still... "
- Apo
RCAdeBH escreveu:Apo escreveu:Não vou comentar porque simplesmente não vou cair de novo que nem uma mosca em cima de livro espírita algum.
Ok, respeito sua posição a respeito do assunto. Mesmo considerando que voce sequer vai folear o livro pra emitir algum comentário que não seja depreciativo.
Mas meu deus...isto é tão simples...é o mesmo que algum simpatizante de samba, dos programas do Didi, ou de sushi, me pedirem para ouvir mais um sambinha, assistir pelo menos o último filme do velhote ridículo ou sair para jantar mais uma vez num restaurante japonês ( mesmo eu afirmando que o meu barato não é MESMO samba e sim rock, que eu já vi Didi demais e já comi sushi o suficiente para saber que prefiro salmão grelhado com molho de vinho branco e alcaparras).
Não é simples? Eu sou o que sou e já faz tempo, sabe? Gosto de determinadas coisas e definitivamente não gosto de outras. Posso diversificar e estar aberta à novas experiências, mas as que conheci e não me agradaram, não vejo porque eu ficar provando para ninguém - através de sucessivas tentativas frustradas, que eu realmente não me agrado daquilo.
Voce já se perguntou quem é mais proselitista a respeito de suas crenças? Voce no seu ceticísmo absurdo ou o pior dos crentes proselitistas?
Eu esperava mais de você do que esta frase feita, a estas alturas da conversa. Não é proselitismo dizer que não se interessa por algo que já se provou e do que não se gosta e pronto. A recíproca ( com relação às investidas dos crentes) não é a mesma. A insistência cansa...Já me viu aqui tentando empurrar algum livro para alguém? Não né? E nem vai ver.
Por favor, Apo, não leve pro lado pessoal, mas intransigências como estas não cabem a uma mulher inteligente como voce.
De qualquer forma,
Um abraço.
HUHUHUHU O drama...o drama...Querido, não há porque inverter a opinião de uma pessoa que não gosta de samba, dizendo que ela esta sendo intransigente...respeitem as diferenças. Se você curte samba e não rock, assuma seu gosto, ouça o seu samba e deixe que o rockeiro siga o caminho dele. ( apenas uma analogia, mas imagine-se forçado a ouvir mais um disco de samba sem gostar...).
E não, passado aquele dia da grosseria pesada que você me fez, seria um retrocesso levar alguma coisa assim tão leve para algum lado pessoal, como por exemplo...você estar sutilmente colocando a minha inteligência em cheque porque eu não quero ler o tal livro.

Muito fútil, não?
Amplexos.

- Ilovefoxes
E-eu-com-isso-porra?Botanico escreveu:Fazer o que? Na tentativa de convencer da fraude dos experimentos, os céticos
Fedidovisk escreveu:Botanico escreveu:Fedidovisk escreveu:Aos espíritas do forum, por acaso o Luíz Antonio Gasparetto negou suas origens... foi o que entendi parcialmente, será que ele assim como eu exige uma "reforma" por parte da Doutrina Espírita ?!
Mas a questão aqui tem mais a ver com o pensamento do que com as ações. É citado no site a crítica de Gasparetto sobre as "hierarquias" espíritas, é uma crítica que tanto vale da boca de Chico Xavier quanto de um Zé ninguém, pois isso é claro na DE.
O que há de mal nisso ? Tudo, pois estabelece um conceito de melhor ou pior, ou, evoluído ou atrasado. Evoluido é estar próximo de Deus, e para isso suas ações se baseiam em critérios que alguns "especialistas" dizem ser certou ou errado para atingir um objetivo... e que objetivo ?! Um fim ?!
Torna o sistema espírita totalmente arbitrário.
Desculpe-me, mas não sei do que está falando. Tem-se hierarquias ESPIRITUAIS, conforme citado no Livro dos Espíritos, mas hierarquias espíritas, eu nunca soube que existisse. Não há classe sacerdotal no Espiritismo.
- Fedidovisk
Espiritual que seja...
Ilovefoxes escreveu:E-eu-com-isso-porra?Botanico escreveu:Fazer o que? Na tentativa de convencer da fraude dos experimentos, os céticos
Você com isso é que se não coloca OS SEUS argumentos e as razões que o levam a duvidar, etc e tal, então suponho que esteja afinado com o que diz aquela turma do contra. O dia que o fizer...