Acauan escreveu:Claro que não.
De onde tirou isto? Do que escrevi acima é que não pode ser.
A começar da estranha construção "possibilidades só serem possíveis".
Construções de rascunho. A linguagem de um fórum é bem informal, até pela velocidade da informação.
Então, se não vem das potencialidades, de onde é que vem a sua defesa à humanidade do embrião?
Acauan escreveu:Talvez te entenda se você me explicar porque não vê diferença entre atuar sobre um objeto e atuar sobre uma possibilidade.
Eu vejo essa diferença claramente. Só que, assim como você parece considerar que gametas ainda estão no universo das possibilidades, eu vejo embriões TAMBÉM ainda nesse mesmo universo.
Samael escreveu: E, parafraseando alguém, uma proposição só pode ser auto-evidente se todos que a analisarem chegarem a mesma conclusão.
Acauan escreveu:Sei lá quem você está parafraseando.
Para mim, uma proposição auto-evidente é aquela em que a evidência está contida na proposição.
Pelo jeito o cara que você parafraseou defende que a auto-evidência de uma proposição está contida fora dela, ou seja, na unanimidade da conclusão dos que a analisarem.
Ou na capacidade de percepção dos indivíduos. Mas acho que você está correto quanto a isso.
Acauan escreveu:Acho que deve existir algum lugar onde é auto-evidente que "uma razão para se valorizar a vida humana é a individualidade, o fato que nenhum indivíduo é igual a outro, não podendo ser recriado ou substituído".
Note que não disse que nesta proposição estão contidas todas as razões, mas UMA delas.
Mesmo assim, você acha que não.
Creio que conceitos como "consciência", "arbítrio", "individualidade" e "humanidade" são bastante abstratos e bem pouco precisos para tornarem qualquer coisa evidente.