zumbi filosófico escreveu:-=|†¡xä|=- escreveu:King In Crimson escreveu:Ah, agora entendi!
Uma pessoa só merece viver se alguém gostar dela ou se levar uma vida que você considere boa pelos seus padrões.
Não ponhas palavras na minha boca.
Toda a gente merece viver.
Mas não acho condenável matar alguém que não faz falta e que atrapalha.
Isso chega a ser impressionante. Normalmente as inconsistências na argumentação de alguém não estão assim uma imediatamente da outra, geralmente tem algum rodeio no meio.
Toda gente merece viver; mas
não acho condenável matar gente que não faz falta e que atrapalha.
"Duplipensar" é pouco para definir isso.
Você tem noção que são afirmações totalmente auto-contraditórias?
Não acho que sejam contraditórias. Vamos por isto em termos onde não entrem valores de moral, p'ra ver se entendem:
Uma aranha, por exemplo, merece viver??? Claro, porque não haveria de merecer.
É condenável matar uma aranha??? Não me parece.
TODA GENTE é toda gente, sem exceção. Não deveria importar se fazem falta ou se atrapalham.
Quem não faz falta e que atrapalha, é totalmente subjetivo. Seus vizinhos, ou diversas outras pessoas, podem achar que você não lhes faz falta alguma a eles e até que só atrapalha, mas não deve achar que devessem ter o direito de te matar.
Posso não fazer falta a eles, mas fazer a outras pessoas. Logo não têm o direito de me matar, pois isso prejudicará aqueles que se preocupam comigo.
Um feto que não é desejado não faz falta a ninguém.
Poderia dizer que faria falta a alguém além deles, que ajuda outros; ainda assim, acha que uma multidão tem o direito de matar a pauladas um solitário, que vive por seus próprios meios, só porque ele não tem ninguém para sentir falta dele, e não ajuda em nada ninguém dessa multidão enfurecida? Não, provavelmente ele faz parte do "toda gente" que você diz que merece de viver.
Se não incomodar ninguém, então não vejo porquê mata-lo, isso seria pura maldade(?)
Mas se alguém o matasse, não vejo qual seria o grande problema; desde que não houvesse absolutamente ninguém que saísse prejudicado. Acho difícil, durante a vida toda de uma pessoa, não haver absolutamente ninguém.
Parece simplesmente não considerar bebês como gente, algo que custo a acreditar que seja o caso.
Bebés são gente, e como tal, tratados de igual forma. Não estou a fazer distinção nenhuma.
Nunca ande por caminhos já traçados, pois eles conduzem somente até onde os outros já foram
Os mais ignorantes são aqueles que procuram respostas de joelhos e de olhos fechados
A diferença entre a genialidade e a estupidez é que a genialidade tem os seus limites
Eu sou melhor do que as pessoas pensam e pior do que elas imaginam
A única igreja que ilumina é aquela que arde
O último a morrer é cobarde