Niilismo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
mig l
Mensagens: 80
Registrado em: 29 Mar 2008, 17:09
Gênero: Masculino

Niilismo

Mensagem por mig l »

Como pode acontecer pessoas espertas defenderem a filosofia do videomaker?

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re: Niilismo

Mensagem por Ilovefoxes »

Desde quando gente de esquerda é esperta?

Avatar do usuário
mig l
Mensagens: 80
Registrado em: 29 Mar 2008, 17:09
Gênero: Masculino

Re: Niilismo

Mensagem por mig l »

E desde quando o niilismo é de esquerda. Pelo que percebo, se o fox não gosta de feijão, o feijão é de esquerda.

Avatar do usuário
DIG
Mensagens: 2554
Registrado em: 19 Jun 2006, 13:33
Gênero: Masculino

Re: Niilismo

Mensagem por DIG »

E é! E é!

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re: Niilismo

Mensagem por Ilovefoxes »

mig l escreveu:E desde quando o niilismo é de esquerda. Pelo que percebo, se o fox não gosta de feijão, o feijão é de esquerda.
Pelo jeito você entendeu! :emoticon12:

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re: Niilismo

Mensagem por Ilovefoxes »

Usuário deletado escreveu:Seria bom começar definindo niilismo.
Algo que fundamentou o Marxismo, vale adicionar.

Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Re: Niilismo

Mensagem por Orbe »

Usuário deletado escreveu:Seria bom começar definindo niilismo.


Definição

Expressão exacerbada do materialismo e do positivismo, o niilismo é uma doutrina filosófica e política que nega, dentre outras coisas, toda subordinação ao estado, à igreja e à família. Palavra derivada do latim (nihil, ou seja, nada), o niilismo baseia-se na negação, seja da ordem social estabelecida, seja de todas as formas de esteticismo, assim como na defesa do racionalismo científico e do utilitarismo.

Recebendo influência dos pensamentos de Charles Darwin, Ludwig Feuerbach, Friedrich Nietzsche, Herbert Spencer (dentre outros), tal corrente de pensamento surgiu na Rússia czarista do século XIX. Segundo o filósofo alemão Martin Heidegger, a expressão foi empregada pela primeira vez pelo filósofo Friedrich Jacobi em 1799.

De modo geral, o niilismo é uma corrente filosófica que descarta quaisquer valores com o resultado de libertar o ser humano das fascinações ilusórias pela busca da moral e dos bens materiais. Tais fascinações ilusórias — ou crenças — afirmam que tudo o que existe possui valor absoluto, sendo, portanto, um fim para si mesmas (e não um mero meio para alcançar um certo desenvolvimento.)

A pensar o contrário, o niilismo supera o medo da morte e abre a possibilidade de visão acerca de um mundo heróico. Para isso, é mister que a mente necessitada dessa transcendência das realidades enganosas precisa achar uma maneira objetiva de removê-las. Para tal, o melhor método é o niilismo, a saber, a negação de todo e qualquer valor — exceto o significado das experiências e seus posteriores efeitos.

http://ateus.net/wiki/index.php?title=Niilismo

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re: Niilismo

Mensagem por Ilovefoxes »

Falei de esquerda e Marx, e adivinha quem veio mostrar que entende do assunto?
R: Orbe.

Coincidência...

Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Re: Niilismo

Mensagem por Orbe »

Ainda desperdiçando tempo em rotular os usuários e presumir suas intenções?

Poderia investir esse tempo em aprender mais sobre os assuntos que você se propõe a discutir. Assim não ficaria só tagarelando baseado em achismos e teria algo mais interessante a dizer do que "fulanu eh di isquerda!!1!!11" ou "fulanuh eh di direitah!1!!1!"

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re: Niilismo

Mensagem por Ilovefoxes »

Falar da esquerda é pior que falar da mãe! :emoticon12:

Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Re: Niilismo

Mensagem por Orbe »

Algo a dizer sobre o assunto "Niilismo"? Se não, pare de floodar. Quero ver se alguem que entenda do assunto vem aqui falar sobre isso, porque o material que achei na internet não diz nada para mim.

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re: Niilismo

Mensagem por Ilovefoxes »

Ah, niilismo?
Parece alguém com depressão escrevendo poema.

Avatar do usuário
SickBoy
Mensagens: 2693
Registrado em: 17 Nov 2006, 20:27

Re: Niilismo

Mensagem por SickBoy »

niilismu miguxu


descrição:
vc tb axa q nohs somus hapenas sakinhus d karni replikantis perdiduhs nu kaos, di forma aleahtohria i crueeel? q a solidaum eh a condicaum da exxistência humana? q a felicidadi, u amor, u disisperu, a dor i todu u restu naum passam d fantasias d 1 sistema neurolohgicu i biokimico q evoluiu p/ reagir a issu d modus adapitahtivus? q o q vale eh viver u nadah i negar a vidah?

entaum vem pra k!

Avatar do usuário
mig l
Mensagens: 80
Registrado em: 29 Mar 2008, 17:09
Gênero: Masculino

Re: Niilismo

Mensagem por mig l »

Resumindo. O Niilista é o que segue o caminho da verdade e da luz... mas analiticamente. E não sofre de dissonância cognitiva.

usando o "nadismo" como uma arma para limpar a terra


:emoticon12:

Quando as pessoas se põem a justificar demais só pode sair merda...

Abstenha-se de todas as coisas idiotas que as pessoas fazem e aplique-se em tarefas construtivas.


Imagem

Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Re: Niilismo

Mensagem por Orbe »

Não vi nada demais no niilismo, pelos textos aqui citados. Alguem pode me explicar o que tem de tão terrível nele?

Avatar do usuário
mig l
Mensagens: 80
Registrado em: 29 Mar 2008, 17:09
Gênero: Masculino

Re: Niilismo

Mensagem por mig l »

NADA

Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Re: Niilismo

Mensagem por Orbe »

Isso me parece uma visão bem superficial do tema. Parece que você leu algumas frases soltas do texto e transformou isso em um espantalho.

Avatar do usuário
Márcio
Mensagens: 1733
Registrado em: 12 Nov 2005, 01:14
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Pardo-SP
Contato:

Re: Niilismo

Mensagem por Márcio »

Niilismo é como dor-de-cotovelo, quando nada mais importa, a vida perde o sentido, o coração doe, a cabeça pesa e tem-se uma vontade de beber até cair da ponte ou acabar-se com os pulsos cortados.
É a fonte inspiradora das duplas pseudosertanejas. :emoticon16:
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Avatar do usuário
mig l
Mensagens: 80
Registrado em: 29 Mar 2008, 17:09
Gênero: Masculino

Re: Niilismo

Mensagem por mig l »

Orbe escreveu:Isso me parece uma visão bem superficial do tema. Parece que você leu algumas frases soltas do texto e transformou isso em um espantalho.

Talvez. Li e depois formei uma imagem na minha cabeça. Mas diz, tu que pareces conhecer. Um mundo de niilistas seria melhor?

Avatar do usuário
mig l
Mensagens: 80
Registrado em: 29 Mar 2008, 17:09
Gênero: Masculino

Re: Niilismo

Mensagem por mig l »

Ok... reli o texto do night. Alguém aqui sentiu o odor de um certo romantismo?

Avatar do usuário
Fedidovisk
Mensagens: 3495
Registrado em: 02 Mar 2007, 17:46

Re: Niilismo

Mensagem por Fedidovisk »

Vocês não entendem nada de Niilismo!

Sempre em uma cruzada contra os niilistas!!!!

Quais serão os próximos alvos ? Vão desfilar vossos corpos nus ante ascetistas !! Quem sabe cultuar a fuga dos problemas com uma busca inassecível de prazer !?

:emoticon7:

complementando ; .. de prazer e de saber!
Editado pela última vez por Fedidovisk em 30 Mar 2008, 21:21, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
mig l
Mensagens: 80
Registrado em: 29 Mar 2008, 17:09
Gênero: Masculino

Re: Niilismo

Mensagem por mig l »

Eu NADA tenho contra niilistas

Avatar do usuário
Márcio
Mensagens: 1733
Registrado em: 12 Nov 2005, 01:14
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Pardo-SP
Contato:

Re: Niilismo

Mensagem por Márcio »

mig l escreveu:Ok... reli o texto do night. Alguém aqui sentiu o odor de um certo romantismo?


Eu me lembrei da hiena Hardy.

Imagem
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Avatar do usuário
mig l
Mensagens: 80
Registrado em: 29 Mar 2008, 17:09
Gênero: Masculino

Re: Niilismo

Mensagem por mig l »

Eu lembrei-me agora do coiote, que mesmo seguindo sua natureza, falha sempre... :emoticon16:

Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Re: Niilismo

Mensagem por Orbe »

mig l escreveu:
Orbe escreveu:Isso me parece uma visão bem superficial do tema. Parece que você leu algumas frases soltas do texto e transformou isso em um espantalho.

Talvez. Li e depois formei uma imagem na minha cabeça. Mas diz, tu que pareces conhecer. Um mundo de niilistas seria melhor?


O que conheço de niilismo é o que foi postado aqui. E apenas por essas fontes de informação, não sei se um mundo de niilistas seria melhor.

O que me intriga é você abrir um tópico sobre o tema, aparentemente se colocando contra tal filosofia, mas continuar dizendo que não tem nada contra ela. :emoticon5:

Trancado