Internet vira balcão para venda de rim, revela jornal

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Gazeta do Povo, 3 de abril de 2008

A internet tornou-se um balcão de anúncios de órgãos humanos, sobretudo rins. Em um ano, a reportagem do Jornal da Tarde encontrou um mercado virtual em que possíveis compradores podem escolher a idade do 'doador', sexo, tipo sanguíneo e até se compadecer com sua história dramática. Não é difícil constatar o comércio - ou ao menos a intenção de vender um órgão - hoje. Basta fazer uma pesquisa simples em qualquer site de busca com a frase 'vendo rim'.

Em um ano, foram encontradas cerca de mil postagens, em pelo menos cinco sites, com um único objetivo: vender o próprio rim. Os anunciantes contam dramas econômicos semelhantes, quase sempre ligados a dificuldades para quitar dívidas. Alguns afirmam conhecer os riscos - legais e de complicações na cirurgia - e os questionamentos morais. Pelas leis brasileiras, tanto o anúncio quanto o comércio são ilegais e passíveis de prisão. A legislação permite doação entre vivos, que sejam parentes em até quarto grau. Desde 1997, é possível também fazer o transplante entre vivos que não tenham vínculo familiar, desde que a Justiça autorize.

Os vendedores em geral são homens ou mulheres com menos de 40 anos, esportistas, sem vícios e com família para sustentar. Ou têm um parente doente, que necessite de tratamento. Alguns até anunciam a negociação como uma mera doação, 'mediante pagamento'. Ou afirmam aceitar um valor em dinheiro em troca do órgão. "A miséria oferece e a sociedade compra", sentencia o professor Volnei Garrafa, presidente da Seção Latino-Americana da Sociedade Internacional de Bioética (Sibi).

Em 2007, das 3.397 doações, 1.730 foram feitas entre vivos - os outros 1.667 transplantes tinham doador cadáver. Mas o Ministério da Saúde não tem estatísticas sobre doações entre vivos feitas por parentes. "Nunca recebemos nenhum tipo de denúncia formal. No entanto, acho que eventualmente isso pode acontecer", diz o presidente do Sistema Nacional de Transplante, Abrahão Salomão.

Agência Estado

Sorrelfa
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Internet vira balcão para venda de rim, revela jornal

Mensagem por Sorrelfa »

[Liberal on]Normal...
Mera troca de mercadorias, quem é o estado pra dizer que eu não posso vender meus rins pra que se dispôe a pagar ?
o estado não deve se intrometer nisso [liberal off]
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

-=|†¡xä|=-
Gênero: Feminino
Contato:

Mensagem por -=|†¡xä|=- »

Que eu saiba somos donos do nosso corpo, e, por conseguinte, dos orgãos que o compõem. Logo, não vejo porque é que se há-de proibir uma pessoa de vender um rim. Se não precisa dele e precisa do dinheiro que vai conseguir com a sua venda, não vejo porquê proibi-lo.
Nunca ande por caminhos já traçados, pois eles conduzem somente até onde os outros já foram
Os mais ignorantes são aqueles que procuram respostas de joelhos e de olhos fechados
A diferença entre a genialidade e a estupidez é que a genialidade tem os seus limites
Eu sou melhor do que as pessoas pensam e pior do que elas imaginam
A única igreja que ilumina é aquela que arde
O último a morrer é cobarde

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Estranho que laboratórios podem comprar embriões sendo que estes não são parte do corpo de quem está vendendo.

Bando de hipócritas.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

exato Ápate.

e proíbamos também a venda de cabelos. afinal, são parte do corpo

Ora, vá te catar.

mas, aproveitando o gancho do mig em outro tópico, apesar de estar mais inclinado à proibição do comércio de órgãos, não consigo desejar punição a essas pessoas, tipo cadeia e etc. Claro que estou falando do comprador e vendedor diretos, e não de terceiros

Ilovefoxes

Mensagem por Ilovefoxes »

Na teoria seria porque incentivaria ataques a pessoas para tomar seus órgãos a força. O que já acontece.

Não há como contrapor a isso no caso de ser ilegal. Sendo legal, o governo pode por si só comprar órgãos e dar-lhes de graça a população. Assim acabando com o mercado negro.

Ah é, esqueci que isso incentivaria gente como o Ápate a achar que há um poço sem fundo de pulmões a absorver...

BABALU

Mensagem por BABALU »

QUERO VENDER MEU RIN COMO FAZER :emoticon21:

Apo

Mensagem por Apo »

Bogus que não sabe escrever. :emoticon5:
Imagem

marta

Mensagem por marta »

O único problema que eu vejo na liberação da venda de órgãos humanos, é que se comece a assassinar pessoas para vendê-la aos pedaços. Já estou vendo até nossos políticos assumindo o negócio
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

fortuna

Mensagem por fortuna »

tambem gostaria de vender meu rim! mas por micharia nao vendo se tiver alguem compoder aquisitivo me ligue 5391731620

Trancado