VOCÊ FARIA UMA TERAPIA DE VIDAS PASSADAS?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.

Você faria uma terapia de vidas passadas?

Sim, eu faria e contaria aqui no RV a minha experiência
3
38%
Sim, eu faria, mas não contaria aqui no RV o resultado por vergonha
2
25%
Não, eu não faria. Isso é uma perda de tempo
3
38%
Eu não faria por medo do resultado. Dá de eu me tornar espirita depois
0
Não há votos registrados
 
Total de votos: 8

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

VOCÊ FARIA UMA TERAPIA DE VIDAS PASSADAS?

Mensagem por Lúcifer »

Levando-se em conta o tópico da revista Veja, sobre terapia de vidas passadas (viewtopic.php?f=1&t=16227) você passaria pela terapia e contaria para nós a sua experiência? E por que?
Imagem

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: VOCÊ FARIA UMA TERAPIA DE VIDAS PASSADAS?

Mensagem por Lúcifer »

Eu particularmente faria a terapia. Deve ser uma experiência interessante, mesmo que falsa.
Imagem

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re: VOCÊ FARIA UMA TERAPIA DE VIDAS PASSADAS?

Mensagem por Ilovefoxes »

Se eu quisesse resolver meus problemas baseado em historinhas iria para um psicanalista.

Avatar do usuário
chagas
Mensagens: 613
Registrado em: 01 Nov 2007, 21:02
Gênero: Masculino

Re: VOCÊ FARIA UMA TERAPIA DE VIDAS PASSADAS?

Mensagem por chagas »

Ilovefoxes escreveu:Se eu quisesse resolver meus problemas baseado em historinhas iria para um psicanalista.


Alguns psicanalistas usam também destes recursos, para resolver problemas que a terapia convencional não dá solução. Confesso que se eu tivesse um problema muito grave, e a alternativa fosse esta, aceitaria sem problemas me submeter ao improvável.

Avatar do usuário
chagas
Mensagens: 613
Registrado em: 01 Nov 2007, 21:02
Gênero: Masculino

Re: VOCÊ FARIA UMA TERAPIA DE VIDAS PASSADAS?

Mensagem por chagas »

Lúcifer escreveu:Eu particularmente faria a terapia. Deve ser uma experiência interessante, mesmo que falsa.


Vi um relato há muito tempo, onde um cinegrafista teria resolvido um problema de gagueira fazendo uma destas terapias "alternativas". Se resolver acho que qualquer deveria tentar.

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: VOCÊ FARIA UMA TERAPIA DE VIDAS PASSADAS?

Mensagem por Lúcifer »

Só uma inocente pergunta.
Ninguém faria a tal da terapia somente para ver se ela funciona? Para desmascarar ela ou a ser a favor?

Como eu disse, eu faria por curiosidade. Se bem que, algo me diz que, se esse negócio de vidas passadas funcionar, eu devo ter sido uma pessoa bem desagradável na outra existência (isso se existir de outra existência)
Imagem

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re: VOCÊ FARIA UMA TERAPIA DE VIDAS PASSADAS?

Mensagem por Ilovefoxes »

Lúcifer escreveu:Só uma inocente pergunta.
Ninguém faria a tal da terapia somente para ver se ela funciona? Para desmascarar ela ou a ser a favor?
E o efeito placebo? Você não pode comprovar algo ser verdade simplesmente "eu fui lá e acho que deu certo"...

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: VOCÊ FARIA UMA TERAPIA DE VIDAS PASSADAS?

Mensagem por Lúcifer »

Ilovefoxes escreveu:
Lúcifer escreveu:Só uma inocente pergunta.
Ninguém faria a tal da terapia somente para ver se ela funciona? Para desmascarar ela ou a ser a favor?
E o efeito placebo? Você não pode comprovar algo ser verdade simplesmente "eu fui lá e acho que deu certo"...


Como pode afirmar que é um efeito placebo?
Na maioria das vezes, os ateus exigem dos cristãos, alguma prova da existência de Deus. Mas, quando se é o contrário, somente pessoas com mais experiência, ou cientistas ou amantes de ciência em geral podem dar provas da inexistência de algo.

Muitos refutam a deus com (muito) boas explicações científicas que foram explicadas por outras pessoas e que é quase inacessível para as outras pessoas. Mas essa é uma chance de pessoas que não tem condições de fazerem suas próprias experiências com, por exemplo, carbono 14, de comprovar que existe algo a mais ou não.

Acredito que uma mente cética é um tanto diferente da mente das pessoas que tem uma religião como base na vida e poderiam encontrar explicações lógicas para o que viram ou sentiram. É nesse sentido que eu gostaria de fazer essa tal terapia. Não para me "curar" de algo, mas para se ter uma noção de que aquilo é verdade mesmo ou só fruto de uma imaginação sadia.

Com o perdão da pessoa, mas vamos pegar como exemplo o Fayman. Será que, se ele fizesse esse tipo de terapia, ele veria outras situações, ou a mente dele criaria um mundo onde ele pudesse se situar. Um mundo, por exemplo, que ele criou em seus livros. Está me entendendo onde eu quero chegar agora, Foxes? Seria tudo imaginação da mente em traduzir aquele experimento para nós entendermos ou teria um caráter um pouco mais...profundo?

Por isso eu faria. Para poder avaliar se aquilo era real ou não. Para saber o que eu sentiria ou não. Se funcionaria ou não. E relatar o que vi / senti para vocês.

Ou ninguém teria coragem de se expor a essa experiência. E, se tiverem coragem, da experiência, teriam coragem de nos relatar?
Imagem

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re: VOCÊ FARIA UMA TERAPIA DE VIDAS PASSADAS?

Mensagem por Ilovefoxes »

Tá, e qual a certeza de que não seria placebo?

Avatar do usuário
chagas
Mensagens: 613
Registrado em: 01 Nov 2007, 21:02
Gênero: Masculino

Re: VOCÊ FARIA UMA TERAPIA DE VIDAS PASSADAS?

Mensagem por chagas »

Ilovefoxes escreveu:Tá, e qual a certeza de que não seria placebo?


O efeito placebo sempre explica o efeito? Vi uma reportagem onde cavalos era parte de uma experiência, onde eram ministrados medicamentos homeopáticos, e os animais se recuperavam. Como explicar o efeito placebo em animais?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: VOCÊ FARIA UMA TERAPIA DE VIDAS PASSADAS?

Mensagem por Fernando Silva »

chagas escreveu:
Ilovefoxes escreveu:Tá, e qual a certeza de que não seria placebo?


O efeito placebo sempre explica o efeito? Vi uma reportagem onde cavalos era parte de uma experiência, onde eram ministrados medicamentos homeopáticos, e os animais se recuperavam. Como explicar o efeito placebo em animais?

Talvez os animais tenham recebido mais atenção e mais cuidados além da homeopatia.
Eles são capazes de sentir isto.

O James Randi participou de uma experiência em que a homeopatia era aplicada a células em tubos de ensaio. A alegação era a de que ela fazia efeito mesmo sem nenhuma consciência ou sistema nervoso para influenciar.
Resultado: não funcionou.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: VOCÊ FARIA UMA TERAPIA DE VIDAS PASSADAS?

Mensagem por Fernando Silva »

1. Não faria a experiência porque não tenho nenhum problema a ser resolvido e não quero criar um problema novo. Não sei o que essa "terapia" faz com a cabeça das pessoas.

2. Eu vejo coisas estranhas todas as noites. Essa experiência apenas me mostraria mais coisas estranhas e nenhuma garantia de que não tivessem sido geradas pela minha imaginação a partir de dados preexistentes.

3. Se funcionar como terapia e não tiver efeitos colaterais, ótimo. Eu a verei como terapia, mas não como uma forma de lembrar de supostas vidas passadas.

Avatar do usuário
chagas
Mensagens: 613
Registrado em: 01 Nov 2007, 21:02
Gênero: Masculino

Re: VOCÊ FARIA UMA TERAPIA DE VIDAS PASSADAS?

Mensagem por chagas »

Fernando Silva escreveu:
chagas escreveu:
Ilovefoxes escreveu:Tá, e qual a certeza de que não seria placebo?


O efeito placebo sempre explica o efeito? Vi uma reportagem onde cavalos era parte de uma experiência, onde eram ministrados medicamentos homeopáticos, e os animais se recuperavam. Como explicar o efeito placebo em animais?

Talvez os animais tenham recebido mais atenção e mais cuidados além da homeopatia.
Eles são capazes de sentir isto.

O James Randi participou de uma experiência em que a homeopatia era aplicada a células em tubos de ensaio. A alegação era a de que ela fazia efeito mesmo sem nenhuma consciência ou sistema nervoso para influenciar.
Resultado: não funcionou.


Vou tomar o seu "talvez" como mais uma especulação. Na verdade na reportagem não havia nenhuma mudança no tratamento dos animais, que se pudesse colocar este seu "talvez".
Quanto ao James Randi, li criticas muito ferrenhas de outros céticos quanto aos seus métodos. Ele não é unanimidade entre a comunidade.

Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Re: VOCÊ FARIA UMA TERAPIA DE VIDAS PASSADAS?

Mensagem por Orbe »

Não tenho tempo a perder com tolices espíritas.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: VOCÊ FARIA UMA TERAPIA DE VIDAS PASSADAS?

Mensagem por Fernando Silva »

chagas escreveu:Vou tomar o seu "talvez" como mais uma especulação. Na verdade na reportagem não havia nenhuma mudança no tratamento dos animais, que se pudesse colocar este seu "talvez".

A reportagem certamente não acompanhou o tratamento 24 horas por dia.
chagas escreveu:Quanto ao James Randi, li criticas muito ferrenhas de outros céticos quanto aos seus métodos. Ele não é unanimidade entre a comunidade.

Este caso particular está bem documentado e foi todo filmado. Eu assisti ao vídeo. No início da contagem, o James Randi chegou a ficar preocupado porque as primeiras amostras pareciam indicar que a homeopatia tinha funcionado, mas a contagem final mostrou que não.

Avatar do usuário
Ilovefoxes
Mensagens: 1802
Registrado em: 20 Fev 2007, 15:44
Gênero: Masculino

Re: VOCÊ FARIA UMA TERAPIA DE VIDAS PASSADAS?

Mensagem por Ilovefoxes »

chagas escreveu:
Ilovefoxes escreveu:Tá, e qual a certeza de que não seria placebo?


O efeito placebo sempre explica o efeito? Vi uma reportagem onde cavalos era parte de uma experiência, onde eram ministrados medicamentos homeopáticos, e os animais se recuperavam. Como explicar o efeito placebo em animais?
Foi realizado teste de duplo cego?
chagas escreveu:Vou tomar o seu "talvez" como mais uma especulação. Na verdade na reportagem não havia nenhuma mudança no tratamento dos animais, que se pudesse colocar este seu "talvez".
Especulação? Sim, mas é uma dúvida razoável. Indefinido da reportagem tê-lo comentado ou não.

Além do mais, homeopatia não tem boa fama quanto a honestidade de testes aplicados. Além de ser fácil fraudar um resultado do gênero, a homeopatia costuma se basear em "estudos de historinhas" / "experiências pessoais" / como preferir (exemplo: eu ignoro um dado estatístico sobre AIDS, alegando que eu transo desprevenido e nunca peguei AIDS).

Avatar do usuário
chagas
Mensagens: 613
Registrado em: 01 Nov 2007, 21:02
Gênero: Masculino

Re: VOCÊ FARIA UMA TERAPIA DE VIDAS PASSADAS?

Mensagem por chagas »

Ilovefoxes escreveu:
Além do mais, homeopatia não tem boa fama quanto a honestidade de testes aplicados. Além de ser fácil fraudar um resultado do gênero, a homeopatia costuma se basear em "estudos de historinhas" / "experiências pessoais" / como preferir (exemplo: eu ignoro um dado estatístico sobre AIDS, alegando que eu transo desprevenido e nunca peguei AIDS).



Também desconfio da homeopatia. Mas me parece que a banda toca bem diferente do que você colocou.
Grande parte da classe médica usa da homeopatia quando a alopatia não funciona.
Fraudes e historinhas não fazem parte do que é documentado pela classe médica.

Trancado