Juiz Odilon de Oliveira - Notícia antiga mas atual

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Re: Juiz Odilon de Oliveira - Notícia antiga mas atual

Mensagem por Orbe »

Exemplo de um tolo que abriu mão de sua liberdade.

Orbe
Mensagens: 906
Registrado em: 27 Set 2007, 04:29
Gênero: Masculino

Re: Juiz Odilon de Oliveira - Notícia antiga mas atual

Mensagem por Orbe »

Usuário deletado escreveu:
Orbe escreveu:Exemplo de um tolo que abriu mão de sua liberdade.


Exemplo de um grande homem, poucos fariam o mesmo. Admito que eu não faria.


Exemplo de um grande tolo. Poucos são tão tolos assim.

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Juiz Odilon de Oliveira - Notícia antiga mas atual

Mensagem por Samael »

Alguns "nascem" para o martírio. Por mais insano que isso possa parecer...

Avatar do usuário
Herf
Mensagens: 1178
Registrado em: 03 Mar 2007, 15:38

Re: Juiz Odilon de Oliveira - Notícia antiga mas atual

Mensagem por Herf »

Orbe escreveu:Exemplo de um tolo que abriu mão de sua liberdade.

Copy/paste do que escrevi em outro tópico:

Acho que você vai concordar comigo que este juíz é livre para deixar a atividade imediatamente caso ache isso conveniente, por qualquer motivo que seja. Se ele se mantém nessa, certamente é porque colocar a alta bandidagem atrás das grades é, para ele, algo mais recompensador do que o conforto de poder voltar para a casa todos os dias, andar pela rua sem medo de ser morto, etc.

Koga
Mensagens: 107
Registrado em: 16 Abr 2008, 15:29
Gênero: Masculino
Localização: SJdoRP

Re: Juiz Odilon de Oliveira - Notícia antiga mas atual

Mensagem por Koga »

Orbe escreveu:Exemplo de um tolo que abriu mão de sua liberdade.


Orbe escreveu:Não sei que mania idiota é essa que certas pessoas tem de querer ditar qual é o mais alto valor moral para toda a humanidade. Cada um tem suas prioridades.


:emoticon16: Perdão. não aguentei!
E se não existissem perguntas hipotéticas?

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re: Juiz Odilon de Oliveira - Notícia antiga mas atual

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Samael escreveu:Alguns "nascem" para o martírio. Por mais insano que isso possa parecer...


Desde quando se tornou insano que um juiz cumpra seu dever e nao ceda as ameacas de bandidos?

Exigir justica e ao mesmo tempo chamar de insanos aqueles que efetivamente a procuram nao me parece ser uma postura racional.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Juiz Odilon de Oliveira - Notícia antiga mas atual

Mensagem por Samael »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Samael escreveu:Alguns "nascem" para o martírio. Por mais insano que isso possa parecer...


Desde quando se tornou insano que um juiz cumpra seu dever e nao ceda as ameacas de bandidos?

Exigir justica e ao mesmo tempo chamar de insanos aqueles que efetivamente a procuram nao me parece ser uma postura racional.


Digamos que num ambiente quase que completamente corrompido, a ética e a própria lei acabam ficando presas a um campo meramente utópico. Eu não disse que o juiz é insano, eu disse que a atitude dele, de colocar a ética de seu trabalho acima de sua própria sobrevivência, me parece insana. Por mais que figuras assim sejam úteis para guiar a população contra toda essa corrupção, não acho que esse heroísmo seja o melhor caminho para combater qualquer coisa.

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re: Juiz Odilon de Oliveira - Notícia antiga mas atual

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »


Samael,

O juiz faz o trabalho que ele decidiu fazer, sabendo os riscos que estariam envolvidos. Quando alguem assume uma tarefa para poucos, esse alguem deve mostrar porque e um desses poucos capazes de realiza-la, se nao ele e apenas mais um espertalhao covarde e imoral.

Nao e "utopico" nem "insano" exigir daqueles que interpretam e aplicam a lei estarem de acordo com essa mesma lei. Ele deve saber que caso coloque a sua propria sobrevivencia e liberdades num patamar elevado demais, ele estara colocando a sobrevivencia e as liberdades dos demais em perigo.

Ao assumir sua funcao, ele preferiu tomar esse risco pelos demais. Eu nao sei o que voce entende por heroismo, mas eu creio que e dessa materia que sao feitos verdadeiros herois.

Tal qual soldados com relacao a patria, juizes assumem um compromisso de respeito e defesa a Constituicao, e muitas vezes o seu grau de aplicacao a esse compromisso tera implicacoes severas na sua liberdade e seguranca individual, na forma de ameacas da parte dos inimigos do Estado de Direito. Mas sua nocao de dever deve ser mais forte e ele nao pode dobrar frente a essas ameacas, ja que nesse caso ele nao seria apto a cumprir a funcao primordial na qual foi investido.

Voce pode dizer que e uma temeridade que a funcao de juiz no Brasil hoje so possa ser cumprida dignamente por pessoas com vocacoes heroicas. Assim como uma guerra e uma temeridade que testara a coragem e senso de dever de nossos soldados. Mas isso nao isenta qualquer covarde, traidor ou espertalhao que por acaso ache-se vestindo uma beca, ou uma farda; e que resolva fraquejar diante, colaborar com ou negligenciar o inimigo.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Juiz Odilon de Oliveira - Notícia antiga mas atual

Mensagem por Apo »

Tudo muito bonito, mas a realidade lá fora é uma só: pode chutar que são favas contadas ( este vai ficar preso pro resto da vida, enquanto os traficantes se multiplicam a cântaros ).

Conheço promotores que não podem residir no mesmo endereço por muitos meses, não podem ter o mesmo número de telefone por muito tempo ( mesmo assim as ameaças telefônicas acontecem) e seus filhos são esquadrinhados da porta de casa até a escola diariamente.

A inversão existe e este caso é prova contundente.
Imagem

Trancado